Você pode migrar o Tableau Server de um computador em seu data center para uma máquina virtual (VM) na nuvem. Como parte desta migração, você precisará mover vários dados e configurações do Tableau Server do computador local para uma VM na nuvem onde o Tableau Server está instalado.

Observação: essa operação inclui etapas que talvez precisem ser executadas com a linha de comando do TSM. Para usar a CLI do TSM, é necessário ter acesso de administrador à linha de comando em um dos nós em sua instalação e credenciais de administrador do TSM para executar comandos do TSM.

Pré-requisitos

Antes de migrar o Tableau Server de um computador local para uma VM na nuvem, certifique-se de revisar os seguintes pré-requisitos:

Para migrar o Tableau Server para uma VM na nuvem

  1. Verifique se não há tarefas em segundo plano em execução, como as atualizações de extração, a publicação da pasta de trabalho etc. Quando o Tableau Server estiver ocioso, observe os tipos de conexão de fonte de dados em uso para que você possa instalar os drivers apropriados na nova VM do Tableau Server na nuvem.
  2. Pare o Tableau Server. Em um prompt de comando, digite:

    tsm stop(O link abre em nova janela)

  3. Depois que o Tableau Server for interrompido, faça um backup completo, seguindo as etapas em Preparação para a atualização e Backup dos dados do Tableau Server. O backup é o que você usa para restaurar seus dados do Tableau Server. Você usará esse backup para restaurar os dados do Tableau Server na VM na nuvem.
  4. Mova o backup do servidor e armazene o backup com segurança. Por exemplo, você pode armazenar seu backup no armazenamento em nuvem, como Amazon S3, Google Drive etc.
  5. Se você estiver utilizando SSL no servidor local, faça uma cópia da pasta SSL. Lembre-se de anotar todas as regras de segurança, por exemplo, regras de firewall, portas etc. para evitar problemas de comunicação entre diferentes elementos da infraestrutura e do novo Tableau Server na VM na nuvem.
  6. Remova quaisquer entradas DNS usando o endereço IP do Tableau Server local, para que você possa reatribuí-las ao Tableau Server na VM na nuvem.
  7. Inicie uma VM na nuvem que atenda às recomendações do Tableau Server.
  8. Instale o Tableau Server na VM na nuvem. Para obter mais informações, consulte:
  9. Após a conclusão da instalação, copie todos os arquivos SSL para o Tableau Server na VM na nuvem e restaure o backup no novo servidor.
  10. Configure o Tableau Server na VM na nuvem e instale tudo o que estiver relacionado ao SSH e à porta.

    Observação: se você alterar o endereço IP/porta do banco de dados, talvez seja necessário atualizar todas as informações de conexão.

  11. Copie o arquivo de backup .tsbak na localização de pasta especificada pela variável basefilepath.backuprestore. Por padrão, é: C:\ProgramData\Tableau\Tableau Server\data\tabsvc\files\backups.

    Observação: é possível alterar a localização do arquivo de backup. Para obter mais informações, consulte tsm File Paths.

  12. Em seguida, interrompa Tableau Server. Em um prompt de comando, digite:

    tsm stop(O link abre em nova janela)

  13. Restaure seus dados em produção sem informações de configuração para sua nova instalação do Tableau Server. Em um prompt de comando, digite:

    tsm maintenance restore -f <filename>

    em que <filename> é o nome do arquivo .tsbak copiado na etapa 11.

    Para obter mais informações sobre a restauração de dados do Tableau Server, consulte Restaurar de um backup.

  14. Inicie o servidor. Em um prompt de comando, digite:

    tsm start(O link abre em nova janela)

  15. Apenas instalações distribuídas: instale o Tableau Server nos novos computadores que deseja adicionar ao novo cluster do Tableau Server na nuvem. Para obter mais informações, consulte:
  16. Teste seu Tableau Server na VM na nuvem para garantir que ele funcione conforme esperado. Se o seu Tableau Server estiver funcionando bem na nuvem, você poderá desativar a chave do produto Tableau Server local e usar a mesma chave do produto para ativar o Tableau Server na VM na nuvem.

    Observação: caso não tenha uma conexão com a Internet, você deve criar um arquivo de ativação offline para concluir o processo de desativação. Para obter mais informações, consulte Desativar o Tableau Server offline(O link abre em nova janela).

  17. A mesma chave do produto do Tableau Server pode ser ativada três vezes: uma vez para um ambiente de produção, uma vez para um ambiente de teste e uma vez para um ambiente de QA. Depois de testar a sua nova instalação do Tableau Server e confirmar que está pronto para produção, você deve desativar a sua versão de produção anterior do Tableau Server e, em seguida, desinstalá-la. Para desativar a versão anterior, consulte tsm licenses deactivate.

    Observação: caso não tenha uma conexão com a Internet, você deve criar um arquivo de ativação off-line para concluir o processo de desativação. Consulte Desativar o Tableau Server offline para ver as etapas.

Agradecemos seu feedback!