Solucionar problemas de instalação e atualização do Tableau Server

Siga as sugestões neste tópico para solucionar os problemas comuns com o Tableau Server. Para obter as etapas de solução de problemas adicionais baseadas em status do processo exibido na página Status, consulte Solucionar problemas dos processos do servidor.

 

Etapas de solução de problemas gerais

Muitos problemas do Tableau Server podem ser abordados com as mesmas etapas básicas:

  1. Certifique-se de que haja espaço em disco suficiente em cada computador executando o Tableau Server. O espaço em disco limitado pode causar uma falha na instalação, uma falha na atualização ou em problemas na execução do Tableau Server.

  2. Reinicie o Tableau Server. Os problemas relacionados aos processos não completamente iniciados podem ser resolvidos ao reiniciar o Tableau Server de maneira controlada. Para reiniciar o Tableau Server, use o comando tsm restart. Isso irá parar todos os processos associados com o Tableau Server e, em seguida, reiniciá-los.

  3. Reindexe o Tableau Server. Os problemas relacionados à indexação podem ser resolvidos pela reindexação do Tableau Server. Para reindexar o Tableau Server, use o comando tsm maintenance reindex-search. Para obter mais informações, consulte Reindexação de Pesquisar e Navegar no Tableau Server abaixo.

  4. Reinicie o computador no qual o Tableau Server está sendo executado. Alguns problemas, como aqueles relacionados à conectividade da fonte de dados, podem ser resolvidos reiniciando o computador do servidor.

Problemas comuns de instalação do Tableau Server

Local dos registros de instalação

Os registros de instalação são gravados no diretório \Temp da conta de usuário que executa a Configuração. Na maioria dos casos, está localizado em C:\Users\<user>\AppData\Local\Temp.

Para determinar onde o diretório \Temp encontra-se para o usuário conectado, execute o comando a seguir no Prompt de comando do Windows: ECHO %Temp%.

O programa de instalação não solicita o local onde instalar

Ao instalar o Tableau Server pela primeira vez, será solicitada a localização na qual deseja instalá-lo. Caso não veja esse prompt, pode haver arquivos ou diretórios restantes de uma instalação anterior, mesmo se tiver desinstalado o Tableau. Para remover completamente todos os vestígios do Tableau versão 2018.2 ou posteriores, execute o script tableau-server-obliterate, reinicie o computador e tente instalar novamente. Se a instalação anterior foi uma versão anterior a 2018.2, exclua manualmente todas as pasta relacionadas ao Tableau antes de executar o programa de instalação novamente.

Importante: caso tenha criado um backup do Tableau (<file>.tsbak) que deseja manter (por exemplo, para restaurar para a nova instalação), copie esse arquivo em um local seguro em outro computador para garantir que não seja removido ao limpar o computador com o Tableau.

O programa de instalação não reinicia o Windows

Ao instalar o Tableau Server, o programa de Instalação pode solicitar que reinicie o Windows ao final da instalação. Em certos casos, clicar em Reiniciar não reinicia o computador. Isso pode acontecer quando um instalador de componentes de terceiros está solicitando uma reinicialização do Windows.

Se clicar em Reiniciar não reiniciar o Windows, conclua a instalação reiniciando o Windows manualmente.

Falha na instalação do TSM com o erro "initialization failed"

Se tentar instalar o Tableau Server e houver falha na instalação com este erro:

Tableau server initialization failed
See install log at C:\ProgramData\Tableau\Tableau Server\logs

Isso pode estar relacionado a um problema de permissões em seu computador. O usuário será logado no Windows e a instalação do Tableau deverá ter permissões de administrador no drive C, nas pastas C:\Windows e C:\Windows\System32 e no arquivo cmd.exe. Isso é válido mesmo se não estiver instalando o Tableau no drive C.

Para obter mais informações, consulte Base de dados de conhecimento do Tableau(O link abre em nova janela).

A tela de inicialização do TSM não é exibida

Ao instalar ou atualizar o Tableau Server, se o navegador for aberto mas não exibir nada, pode ser necessário adicionar o nome de host à lista de sites confiáveis. Como alternativa, limpe o cache do navegador ou utilize um navegador diferente. Para obter mais informações, consulte Base de dados de conhecimento do Tableau.(O link abre em nova janela).

Não é possível fazer logon no TSM ou no Tableau Server (a tela de logon é exibida novamente após inserir as credenciais)

Usando o Internet Explorer ou o Edge, se você inserir as credenciais na tela de logon do TSM ou do Tableau Server e a página for exibida novamente sem que você se conecte, verifique se o nome de host ou domínio na URL não inclui um sublinhado (_). Se o nome de host ou domínio do computador do Tableau Server incluir um sublinhado (_), os navegadores do Internet Explorer ou do Edge não enviarão um cookie. Ou seja, a página será exibida novamente sem que você se conecte. Para solucionar isso, use "localhost" ou o endereço IP do computador na URL. Por exemplo: https://localhost:8850.

Observação: se estiver usando o AD para seu repositório de identidades do Tableau Server, pode acabar bloqueado do Active Directory se tentar entrar muitas vezes.

Para obter mais informações, consulte Base de dados de conhecimento do Tableau.(O link abre em nova janela).

Falha em várias tentativas de instalação

Se tentar instalar o Tableau Server e houver falha, todas as tentativas de instalação subsequentes também poderão falhar, a menos que execute o script tableau-server-obliterate para limpar o Tableau do computador.

Importante: você deve executar o script tableau-server-obliterate a partir de um prompt de comando de 64 bits. Por exemplo, execute cmd.exe na pasta C:\Windows\System32. Se você executar o script a partir de um prompt de comando de 32 bits, o script não removerá completamente o Tableau e poderá ocorrer falha nas instalações subsequentes. Para determinar se você está executando um prompt de comando de 64 bits, digite echo %processor_architecture% na janela de comando. Se o resultado inclui "64" (AMD64, por exemplo), o prompt de comando é um prompt de 64 bits. Se o resultado inclui "x86", você está executando um prompt de 32 bits. Para obter mais informações, consulte a documentação apropriada da Microsoft para as suas versões do Windows.

Uma tentativa de instalação falha pode deixar o computador em um estado que fará com que todas as tentativas subsequentes também falhem com erros que não parecem diretamente relacionados a uma tentativa de instalação anterior.

Para corrigir esse problema, execute o script tableau-server-obliterate para limpar quaisquer vestígios restantes da tentativa de instalação anterior e reinicie o computador. Para obter mais informações, consulte Executar o script tableau-server-obliterate.

Importante: caso tenha criado um backup do Tableau (<file>.tsbak) que deseja manter (por exemplo, para restaurar para a nova instalação), copie esse arquivo em um local seguro em outro computador para garantir que não seja removido ao limpar o computador com o Tableau.

O script obliterate gera o erro: "refresh-environment-variables.cmd' is not recognized as an internal or external command

Se você usar o Painel de controle para desinstalar o Tableau Server e, em seguida, executar o script tableau-server-obliterate para remover completamente o Tableau Server do computador, o script pode gerar um erro sobre o refresh-environment-variables. Isso ocorre porque um segundo script chamado pelo script obliterate não foi movido para o diretório temp. Você pode ignorar esse erro.

Falha na instalação devido a requisitos de hardware

Não será possível instalar o Tableau Server se o computador no qual estiver instalando não atender aos requisitos mínimos de hardware. Os requisitos se aplicam a todos os computadores nos quais o Tableau Server está sendo instalado. Para obter detalhes sobre os requisitos mínimos de hardware, consulte Requisitos mínimos de hardware e recomendações para o Tableau Server.

Falha na instalação ou atualização devido a requisitos de CPU

Começando na versão 2020.4, o Tableau Server exige CPUs compatíveis com conjuntos de instruções SSE4.2 e POPCNT. Você não pode instalar ou atualizar o Tableau Server 2020.4.0 ou posterior em computadores com CPUs não compatíveis com esses conjuntos de instruções.

Você pode ver esta mensagem de erro ao fazer uma nova instalação ou em preparação para atualizar uma instalação existente: 

Your computer’s processor doesn’t meet the minimum requirements that Tableau requires to install the software. If you are using a VM, make sure Processor compatibility mode is off.

Os conjuntos de instruções SSE4.2 e POPCNT são comuns há mais de 10 anos, e a maioria das CPUs mais novas os aceita, mas se você tiver um erro relacionado aos requisitos mínimos do processador ao tentar instalar ou atualizar o Tableau Server em uma máquina virtual (VM), o modo de compatibilidade do processador pode ser ativado na VM. Para instalar ou atualizar com sucesso o Tableau em uma VM, certifique-se de que o modo de compatibilidade do processador esteja desligado.

Problemas comuns de atualização do Tableau Server

Erro: falha ao estabelecer uma conexão com o Active Directory

A partir do Tableau versão 2021.2, o Tableau Server não permite mais conexões inseguras com o Active Directory. Se a sua instância atual do Tableau Server estiver se comunicando com o Active Directory por meio de um canal não criptografado, a atualização falhará.

Para resolver este problema, siga as etapas abaixo:

  • Investigue e resolva a conexão segura com falha. Consulte o tópico da Microsoft, Problemas de conexão LDAP por SSL(O link abre em nova janela) .
  • Execute o seguinte comando para permitir uma conexão insegura em sua versão atual do Tableau Server, antes de atualizar:

    tsm configuration set -k wgserver.domain.allow_insecure_connection -v true --force-key

    Após a conclusão da atualização, recomendamos proteger o canal e, em seguida, definir esta opção parafalse .

    Observação : por padrão (quando wgserver.domain.allow_insecure_connection está configurado para true ), a sincronização do grupo do Active Directory falhará se o canal de comunicação com o Active Directory não estiver criptografado.

Os mapas não são exibidos ou são exibidos de forma incompleta após a atualização

Começando pela versão do Tableau 2019.2, os requisitos de acesso à Internet mudaram para mapas. Se você estiver atualizando da versão 2019.1.x ou anterior para a versão 2019.2.x ou posterior, e os mapas não estiverem sendo exibidos como esperado, confirme se seu ambiente está configurado para permitir o acesso na porta 443 para mapsconfig.tableau.com e api.mapbox.com.

Na versão 2019.1.x ou anterior, o acesso foi necessário para maps.tableausoftware.com.

Para obter mais detalhes sobre os requisitos de acesso à Internet, consulte Como se comunicar com a Internet.

Erro de script de atualização: "Falha na validação de alterações da versão do Tableau Server."

Ao atualizar, se você executar o upgrade-tsm script do diretório scripts.<version_code> para a versão anterior, ocorrerá uma falha de atualização com um erro:

Tableau Server Version change validation failed.
Tableau Server <version> is already installed.

Se você tiver esse erro, mude para o diretório para a versão que scripts.<version_code> acabou de instalar e execute o script a partir daí.

Local dos registros de atualização

Por padrão, o registro de atualização app-upgrade.log é gravado no C:\ProgramData\Tableau\Tableau Server\logs.

Atualizar vários nós, falha na inicialização do nó adicional com o erro "Insira suas credenciais novamente"

Se tentar inicializar um nó adicional ao atualizar o Tableau Server e encontrar este erro:

Enter your credentials again. The credentials you enter must provide administrative access to the computer where you generated the configuration file.

pode ser uma indicação de que o nó não consegue se conectar a ou se comunicar com o nó inicial. Isso pode acontecer por diversos motivos:

  • As credenciais inseridas não são válidas ou foram digitadas incorretamente. As credenciais devem ser de um usuário com permissões de administração no computador onde o Tableau Server foi instalado pela primeira vez. Não é necessário usar as credenciais do usuário que criou o arquivo bootstrap, mas fazendo isso você garante que está usando credenciais válidas.

  • O firewall local do computador onde que está tentando adicionar não está permitindo a comunicação com o nó inicial. Para obter mais informações, consulte Configuração do firewall local.

A atualização para ou falha em 12%, 78% ou 92%

Em determinadas instâncias, o script upgrade-tsm.cmd pode paralisar ou falhar no meio do processo. A causa disso depende do ponto em que o script para.

  • Se o script para em 12% ou 78% pode ser devido a um problema conhecido (corrigido na versão 2018.2.1) relacionado à atualização enquanto o SSL estiver habilitado. Para obter mais informações, consulte Base de dados de conhecimento do Tableau(O link abre em nova janela).

  • Se o script para em 92%, ao executar a etapa "Habilitar os serviços exigidos para indexação", pode ser devido a problemas ao iniciar o Tableau Services. Você pode reiniciar o Gerenciador de serviço do Tableau Server manualmente para resolver esse problema. Para obter detalhes, consulte Comunidade do Tableau(O link abre em nova janela)

A atualização falhou devido à falta de espaço em disco

Se não houver espaço em disco suficiente disponível para que o programa de Configuração do Tableau Server seja executado e faça a atualização, a instalação irá falhar. A quantidade necessária de espaço em disco dependerá do tamanho do banco de dados do seu repositório e do número e do tamanho das suas extrações.

Observação: ao atualizar de uma versão pré-TSM do Tableau Server (uma versão anterior a 2018.2.0), a desinstalação do Tableau criará um arquivo de backup do servidor no diretório de dados. Esse arquivo de backup tem uma extensão .tsbak, necessária para a atualização. Depois de atualizar com sucesso, você poderá excluir este arquivo com segurança para liberar espaço (faça uma cópia em um computador que não seja da instalação do Tableau Server, caso precise do arquivo por qualquer motivo). Não exclua este arquivo até que tenha concluído a atualização e saiba que ela está funcionando.

Para liberar espaço em disco:

  1. Crie um instantâneo do arquivo de registro usando o comando tsm maintenance ziplogs.

    Após criar o arquivo de ziplogs, salve-o em um local seguro que não seja parte da sua instalação do Tableau Server.

  2. Limpe os arquivos desnecessários usando o comando tsm maintenance cleanup. Para obter mais informações, consulte Remover arquivos desnecessários.

Upgrade falha no trabalho RebuildSearchIndex

Começando pela versão 2020.1.x, a etapa final em uma atualização é reconstruir o índice de pesquisa. Neste ponto, todos os serviços foram atualizados, portanto, se este trabalho falhar, você pode redefinir manualmente o servidor de pesquisa executando o comando tsm maintenance reset-searchserver. Você não precisa executar obliterate e começar de novo.

O erro será:

An error occurred while rebuilding search index.

Para redefinir o servidor de pesquisa:

  1. No nó inicial, abra um prompt de comando como um administrador.

    Esta deve ser um novo prompt de comando porque o script de upgrade atualiza o ambiente do sistema para a nova versão.

  2. Reconstrua o índice de pesquisa usando o comando tsm maintenance reset-searchserver

A atualização falha em 2020.4.0 ou posterior

Começando com a versão 2020.4.0, o recurso Upgrade do Checkpoint permite que você tente novamente uma atualização com falha. Em geral, isso é mais útil para administradores de servidores experientes e profissionais de TI que estão confortáveis com arquivos de registro do Tableau Server e estão dispostos a pesquisá-los. Mas o recurso pode ajudar em todos os upgrades com falha, porque permite que você execute de novo o script upgrade-tsm a partir da última etapa de sucesso, economizando tempo. Para os experientes, pode ser possível identificar problemas como problemas de espaço em disco ou problemas de permissões, corrigi-los e refazer o upgrade.

Se você estiver atualizando para a versão 2020.4.0 ou posterior e o upgrade falhar, as seguintes etapas podem ajudá-lo na conclusão:

  • Reexecute o script upgrade-tsm. As falhas de upgrade às vezes são resultado de intervalos durante o processo de upgrade, e a nova executação do script pode permitir que o upgrade supere os problemas de tempo intermitentes ou ocasionais. Também é uma etapa segura e fácil de realizar. Uma nova execução do script não fará mal, e na pior das hipóteses, o upgrade falhará novamente no mesmo ponto, mas sem precisar passar por quaisquer etapas anteriores.

    O script está instalado no diretório \scripts.

    Por padrão,

    C:\Program Files\Tableau\Tableau Server\packages\scripts.<version_code>\upgrade-tsm.cmd

    Se o upgrade do Tableau Server não for bem-sucedido quando você executar novamente o script upgrade-tsm e estiver confortável com os registros do Tableau Server, pode realizar essas etapas adicionais de solução de problemas:

  • Veja a saída do script na janela de comando (execute novamente o script se você não tiver mais a janela de comando aberta). Você precisa executar o script em uma janela de comando com acesso de administrador. Mensagens de erro úteis podem ajudá-lo a identificar a causa da falha de upgrade e dar-lhe algumas ideias de como corrigir o problema.

  • Olhe no arquivo app-upgrade.log. Quaisquer erros são exibidos na linha de comando também aparecerão no arquivo app-upgrade.log, muitas vezes com mais detalhes.

  • Olhe no arquivo tabadmincontroller.log. Problemas de upgrade que não são facilmente identificáveis nas duas instâncias acima são provavelmente o resultado de um problema em um trabalho. O arquivo tabadmincontroller.logpode ter mais informações que ajudam você a diagnosticar o problema.

    Observação: para obter informações sobre locais de registro, consulte Locais de arquivo de registro e registros do Tableau Server.

Problemas de importação de configurações comuns

A importação de configurações do arquivo causa erro de validação "não presente em qualquer nó" devido a serviços ausentes

Se você estiver atualizando ao instalar uma nova versão do Tableau Server e importar um arquivo de configurações de uma versão anterior, poderá encontrar erros de validação de topologia ao executar o comando tsm settings import.

Isso pode acontecer quando você exporta um arquivo de configurações de uma versão mais antiga do Tableau Server e o importa para uma nova versão, e novos serviços foram adicionados ao Tableau entre as duas versões.

Os erros serão semelhantes a este (o serviço específico pode ser diferente):

                                    c:\Users\mytableau\Desktop>tsm settings import -f 20183-export.json

Pending topology set.
There are 1 topology validation errors/warnings.

Service 'elasticserver' is not present on any node in the cluster.
Service: Elastic Server

Para resolver esse problema, adicione quaisquer serviços ausentes ao Tableau Server:

  1. Para qualquer serviço que gerou um erro de validação, adicione o serviço com uma contagem de instâncias de 1.

    Por exemplo, se o Elastic Server não estiver presente no cluster, defina a contagem da instância do processo como 1 usando o nome do serviço que aparece na primeira linha da mensagem de erro de validação:

    tsm topology set-process -n node1 -pr elasticserver -c 1

    Repita esta etapa para cada serviço que resulte em um erro.

  2. Quando você não tiver mais avisos ou erros, aplique as alterações pendentes:

    tsm pending-changes apply

Suas configurações devem ser importadas com sucesso.

A importação de configurações do arquivo causa erro "valor de configuração especificado não corresponde"

Se você estiver instalando uma nova versão do Tableau Server e importar um arquivo de configurações de uma versão anterior, poderá encontrar erros de validação de configuração ao executar o comando tsm settings import. Isso pode ocorrer quando um arquivo de configurações inclui um valor de configuração que foi removido do Tableau.

O erro será semelhante a este (a chave de configuração pode ser diferente):

                                    c:\Users\mytableau\Desktop>tsm settings import -f 20183-export.json
Configuration error: At least one configuration value you specified does not match a known configuration key. This applies to the following keys: '[features.TsmConfigFileService]'
Use this parameter to override unknown key error: --force-keys

Para resolver esse problema, edite o arquivo de configurações que você está importando para remover a referência à chave de configuração ou às chaves no erro:

  1. Copie o arquivo de configurações JSON e salve a cópia para backup.

  2. Abra o arquivo de configurações JSON em um editor de texto.

  3. Localize e exclua toda a linha que inclui a chave. Neste exemplo, features.TsmConfigFileService:

    "configKeys" : {
      "config.version" : 19,
      "tabadmincontroller.port" : "8850",
      "endpoints.enabled" : false,
      "endpoints.health.enabled" : true,
      "features.TsmConfigFileService" : true,
      "tableau_projects.language" : "en",

    O acima é um exemplo de uma pequena seção de um arquivo de configurações exportados e não se destina a representar todo o conteúdo do arquivo.

  4. Salve o arquivo de configurações e importe-o novamente.

Você pode encontrar erros adicionais relacionados à validação da topologia. Para obter informações sobre a resolução desses erros, consulte A importação de configurações do arquivo causa erro de validação "não presente em qualquer nó" devido a serviços ausentes acima.

Erro "Você não pode modificar diretamente as instâncias do Serviço de Coordenação"

Esse erro pode ocorrer em duas situações:

  • Quando você importa um arquivo de configurações do Tableau Server em uma instalação que tem uma topologia de Serviço de Coordenação diferente do que a do arquivo de configurações
  • Quando você tenta configurar o Serviço de Coordenação usando o comando tsm topology set-process

Se você vir esse erro depois de importar um arquivo de configurações:

O arquivo de configurações do Tableau Server tem uma topologia de Serviço de Coordenação diferente da do servidor de destino. Isso pode acontecer se você estiver atualizando o Tableau Server pela instalação de uma nova versão e a importação de um arquivo de configurações de uma versão anterior. Se você não implantou explicitamente um conjunto de Serviço de Coordenação no servidor de destino, ele terá uma única instância do Serviço de Coordenação, no nó inicial.

Para corrigir esse erro, você pode corrigir a incompatibilidade da linha de comando ou editar o arquivo de importação de configurações. Você também pode descartar todas as alterações pendentes, implantar o Serviço de Coordenação no computador de destino para corresponder às configurações no arquivo de importação e reimportar o arquivo de configurações.

Para corrigir a incompatibilidade da linha de comando, em cada nó que gera um erro, use o comando tsm topology set-process para reverter a contagem de instâncias do Serviço de Coordenação.

  1. Execute o comando tsm pending-changes list. A saída mostra quais nós têm alterações.

  2. Encontre um ou mais nó onde a contagem do Serviço de Coordenação é alterada.

    Por exemplo, se o arquivo de configurações tivesse uma instância do Serviço de Coordenação no nó 2, mas o sistema de destino não tivesse qualquer instância de Serviço de Coordenação nesse nó, a contagem para o nó 2 seria alterada de 0 para 1 pela importação do arquivo de configurações:

    C:\Windows\system32>tsm pending-changes list
    Configuration
    There are no pending configuration changes.
    Topology
    node2:
                Coordination Service
                                    New Instance Count:1 
                                    Old Instance Count:0
  3. Use o comando tsm topology set-process para definir a contagem de volta ao valor "Old Instance".

    Para o exemplo acima:

    tsm topology set-process -n node2 -c 0 -pr "Coordination Service"
  4. Assim que você redefinir qualquer contagem de instâncias do Serviço de Coordenação que foi alterada, aplique alterações pendentes:

    tsm pending-changes apply

Se você ver o erro ao definir a contagem de processos para o Serviço de Coordenação manualmente:

Esse erro também pode ocorrer se você tentar atualizar diretamente o Serviço de Coordenação, usando o comando tsm topology set-process em vez dos comandos tsm topology para gerenciar o Serviço de Coordenação. Se você tentasse isso:

  1. Use o comando tsm pending-changes discard para descartar as alterações pendentes.
  2. Use os comandos corretos para configurar o Serviço de Coordenação. Para obter mais informações, consulte Implantar um ensemble do Serviço de coordenação.

Solução de problemas de conexão com o TSM

Não é possível se conectar ao TSM

Caso consiga conectar-se ao TSM a partir do computador em que o Tableau foi instalado (usando https://localhost:8850, por exemplo), mas não conseguir conectar-se de outro computador (usando https://<server-name>:8850), pode ser necessário configurar o firewall local no computador do Tableau Server.

A partir da versão 2018.2 será necessário configurar o firewall manualmente. Para obter mais informações, consulte Configuração do firewall local.

Inicialização do Tableau Server

O Tableau Server não pode determinar se iniciou completamente

Em alguns casos, o Tableau Server pode relatar que não seria possível determinar se todos os componentes foram iniciados corretamente. Uma mensagem exibe: "Não foi possível determinar se todos os componentes do serviço iniciaram de maneira correta."

Se você visualizar essa mensagem após a inicialização, verifique se o Tableau Server está sendo executado conforme esperado usando um comando tsm status -v

Se o status mostra como em execução ("Status: RUNNING"), em seguida, o servidor é inicializado com êxito e você pode ignorar a mensagem. Se o status for DEGRADED or STOPPED, consulte "O Tableau Server não inicia" na próxima seção.

O Tableau Server não inicia

Se o Tableau Server não iniciar ou estiver sendo executado em um estado degradado, execute o comando tsm restart de um prompt de comando. Isso irá interromper qualquer processo em execução e iniciar novamente o Tableau Server.

Reindexação de Pesquisar e Navegar no Tableau Server

Problemas que podem ser resolvidos ao criar o índice de pesquisa e navegador

Os sintomas de um índice que precisa ser recriado incluem:

  • Uma lista em branco de sites quando um usuário tenta efetuar logon
  • Uma lista em branco de projetos quando um usuário tenta selecionar um projeto
  • Conteúdo ausente (pastas de trabalho, exibições, painéis)
  • Alertas inesperados ou imprecisos (por exemplo, um alerta "atualização falhou" em uma pasta de trabalho que não inclua uma extração)

Se você observar qualquer um destes comportamentos, reinicie e recrie o índice de pesquisa e navegador, usando o comando tsm maintenance reset-searchserver.

Ativação do Tableau Server

Falha na ativação da licença do Tableau Server

A ativação da licença pode falhar em algumas instâncias do Tableau Server. As mensagem de erro podem originar de uma bem genérica:

  • An error has occurred

Para mensagens mais detalhadas:

  • Function flxActCommonLicSpcPopulateFromTS returned error 50030, 71521,
  • No license found for 'Tableau Server'

Para resolver esse problema, experimente estas soluções na ordem listada:

Confirme que pode acessar o servidor de licenciamento

O serviço de licenciamento do Tableau foi movido para um novo Data center em 6 de outubro de 2018. Isso significa que os ambientes que exigem configuração especial (lista segura de IP estático, por exemplo) para acessar o licensing.tableau.com ou o licensing.tableau.com precisarão ser atualizados antes que possa ativar, atualizar ou desativar uma chaves do produto.do Tableau.

Para testar o acesso, digite a URL e a porta do servidor de licenciamento em um navegador:

https://licensing.tableau.com:443

e:

https://atr.licensing.tableau.com/_status/healthz

Se puder acessar o servidor, a mensagem “Teste realizado com sucesso” será exibida para o primeiro servidor, e a mensagem “OK” será exibida para o segundo.

O Tableau Server precisa fazer uma conexão com os seguintes locais na Internet para fins de licenciamento:

  • licensing.tableau.com:443

  • atr.licensing.tableau.com:443

  • s.ss2.us

  • ocsp.rootg2.amazontrust.com

  • ocsp.rootca1.amazontrust.com

  • ocsp.sca1b.amazontrust.com

  • crt.sca1b.amazontrust.com

  • crt.rootca1.amazontrust.com

  • ocsp.sca0a.amazontrust.com

  • crt.sca0a.amazontrust.com

  • ocsp.sca1a.amazontrust.com

  • crt.sca1a.amazontrust.com

  • ocsp.sca2a.amazontrust.com

  • crt.sca2a.amazontrust.com

  • ocsp.sca3a.amazontrust.com

  • crt.sca3a.amazontrust.com

  • ocsp.sca4a.amazontrust.com

  • crt.sca4a.amazontrust.com

  • crl.rootca1.amazontrust.com

  • crl.rootg2.amazontrust.com

  • crl.sca1b.amazontrust.com

As solicitações para os domínios acima podem ser feitas na porta 80 ou 443. A porta 80 é utilizada para validação de certificados (revogação, cadeia de certificados etc). A porta 443 é usada para conexões SSL.

Verificar data e hora

Verifique se a data e a hora no computador do Tableau Server inicial estão corretas. Se o relógio estiver definido com a hora e a data anteriores à data atual, o Tableau Server não poderá ser ativado.

Verificar se o serviço de licenciamento FlexNet foi iniciado

Se a data e a hora no computador do Tableau Server estiverem corretas, verifique se o serviço de licenciamento FlexNet está em execução no computador inicial do Tableau Server.

  1. No computador inicial, no menu Iniciar do Windows, abra services.msc.

  2. Na caixa de diálogo Serviços, verifique se o status do Serviço de licenciamento FlexNet 64 (64 bits) ou Serviço de licenciamento FlexNet (32 bits) está Iniciado.

    Se o FLEXnet não estiver listado como Iniciado, clique com o botão direito do mouse no Serviço de licenciamento FlexNet e selecione Iniciar.

    Se a opção Iniciar estiver esmaecida, talvez o serviço esteja definido como Desabilitado. Para habilitar o serviço:

    1. Clique com o botão direito do mouse em Serviço de licenciamento FlexNet e selecione Propriedades.

    2. Na lista suspensa Tipo de inicialização, selecione Automática.

    3. Clique no botão Iniciar e clique em OK.

Forçar uma nova leitura da chave do produto

  1. No computador inicial do Tableau Server, faça logon como administrador e abra um prompt de comando.

  2. Altere para o diretório bin do Tableau Server. Por padrão, ele é:

    C:\Program Files\Tableau\Tableau Server\packages\bin.<version_code>

  3. Digite os seguintes comandos:

    tsm stop
    lmreread
    tsm start

Enviar o conteúdo do armazenamento confiável para o suporte do Tableau

Se os serviços de licenciamento FlexNet estiver instalado e em execução, mas você ainda estiver vendo um erro, poderá haver um problema com as informações de chave de produto do Tableau. Para solucionar isso, conclua as etapas a seguir para criar um arquivo das informações importantes no armazenamento confiável.

  1. No computador inicial do Tableau Server, faça logon como administrador e abra um prompt de comando.

  2. Digite o seguinte comando:

    serveractutil -view > <machine_name>-LicResults.txt

    Isso cria o arquivo <machine_name>-LicResults.txt no diretório atual. Se não tiver permissões de gravação para esse local e visualizar um erro, altere para um local onde tenha permissão para criar um arquivo e execute o comando novamente.

  3. Entre em contato com o Suporte do Tableau (http://www.tableau.com/pt-br/support/request(O link abre em nova janela)) e inclua o arquivo <machine_name>-LicResults.txt criado.

Problemas de instalação de tabcmd

Instalação de tabcmd separadamente

O tabcmd é instalado automaticamente no nó inicial do Tableau Server quando você instala o Tableau Server, mas se quiser executá-lo em outro computador, precisa baixar e instalar tabcmd separadamente. Para obter detalhes, consulte Instalar tabcmd.

Problemas na instalação do tabcmd no Linux

O tabcmd requer Java 8 (também conhecido como Java 1.8) para funcionar corretamente. Em sistemas semelhantes ao RHEL, ele será instalado como uma dependência ao instalar o tabcmd. Em sistemas semelhantes ao Debian, você precisa instalar o Java 8 (1.8) separadamente, se ele ainda não estiver instalado.

O Java não está instalado

Se você receber erros semelhantes a este ao instalar tabcmd, confirme se o Java 8 está instalado no seu computador Linux:

Cannot find 'java' in your PATH. Install 'java' and make sure it is in your PATH to continue.

Versão incorreta do Java instalada

Se você receber erros semelhantes a estes, confirme se o Java 8 está instalado:

Exception in thread "main" java.lang.UnsupportedClassVersionError: com/tableausoftware/tabcmd/Tabcmd : Unsupported major.minor version 52.0

ou.

*** Uncaught exception NoClassDefFoundError: javax/xml/bind/JAXBException
*** See the logs for the stacktrace.
Agradecemos seu feedback!