tabcmd
Observação:
O Tableau fornece o utilitário de linha de comando tabcmd que pode ser usado para automatizar tarefas de administração do site no seu site do Tableau Server. Por exemplo, criar ou excluir usuários, projetos e grupos.
Observação: nas versões do Tableau anteriores a 2024.1, o tabcmd versão 1 não funciona para exportar visualizações.
Observação: o utilitário tabcmd está incluído no Tableau Server e é instalado automaticamente nos nós do servidor. No entanto, seu instalador não está incluído, portanto, se você deseja executar o tabcmd em computadores que não fazem parte da instalação do Tableau Server, você precisa baixar o instalador do site do Tableau. Para obter mais informações, consulte Instalar tabcmd abaixo.
Observação: estas instruções são para instalar o utilitário de linha de comando tabcmd 1.0. Para instalar o utilitário de linha de comando tabcmd 2.0, vá para Tableau tabcmd(O link abre em nova janela) (nova janela).
Ao atualizar o Tableau Server ou o Tableau Cloud para uma nova versão, se uma versão atualizada do tabcmd for exigida, é possível baixá-la da página de Versões do Tableau Server, no site do Tableau.
Para o Tableau Server , recomendamos que você baixe a versão que corresponde à versão do seu servidor. Para o Tableau Cloud, recomendamos que você sempre baixe a versão mais recente para evitar problemas causados por incompatibilidades de versão. Em ambos os casos, usar uma versão desatualizada do tabcmd pode causar erros e resultados imprevisíveis.
Abra um navegador da Web e vá para a página Versões do Tableau Server.(O link abre em nova janela) Acesse esta página mesmo que você use o Tableau Online.
Se você estiver usando:
- Tableau Cloud, use o Tableau tabcmd 2.0(O link abre em nova janela) (nova janela).
- O Tableau Server (Windows ou Linux): selecione a versão que corresponde à versão do seu servidor.
Em ambos os casos, se as informações expandidas mostrarem as versões de manutenção, selecione a mais recente ou a que corresponde à versão de seu servidor.
Você será redirecionado à página de notas de versão, chamada Problemas resolvidos, onde poderá ler sobre as melhorias de segurança e os problemas resolvidos.
Nos problemas resolvidos, navegue até a seção Baixar arquivos e selecione o link de download do tabcmd compatível com o computador no qual você executará os comandos.
As etapas restantes se referem a este computador como "o computador do tabcmd”.
Salve o instalador no computador do tabcmd ou em uma localização acessível a partir daquele computador .
Conclua as etapas de instalação como adequado para o sistema operacional do computador do tabcmd.
- Windows
- Linux
Para desinstalar o tabcmd de um computador Linux, consulte a documentação da variedade Linux que você está executando.
(Opcional) Adicione o local totalmente qualificado onde o tabcmd está instalado no caminho do sistema para permitir que você execute comandos tabcmd sem alterar para esse local ou especificar o local com cada comando. As etapas para fazer isso dependem do tipo e da versão do sistema operacional. Para obter mais informações, consulte PATH_(variável).
As etapas básicas para usar o tabcmd são as seguintes:
Abra o prompt de comando como um administrador.
Observação: não use o PowerShell para executar comandos tabcmd no Windows. O uso do PowerShell pode causar um comportamento inesperado.
Em um computador com Windows, se o tabcmd foi instalado em um computador que não seja o nó inicial, altere para o diretório em que o tabcmd foi instalado.
Em um computador com Linux, não é necessário mudar para o diretório de instalação.
Execute o comando tabcmd.
Ao usar o tabcmd, você deve estabelecer uma sessão de servidor autenticado. A sessão identifica o site do servidor ou do Tableau Cloud e o usuário que a executa. Você pode iniciar uma sessão primeiro e especificar seu comando em seguida, ou você pode iniciar uma sessão e executar o comando de uma vez.
Importante: caso esteja usando o tabcmd para executar mais de uma tarefa, você deve executar uma tarefa após a outra (em série), em vez de ao mesmo tempo (em paralelo).
Os comandos (como login
) e as opções (como -s
, -u
, etc.) não diferenciam maiúsculas de minúsculas, mas os valores fornecidos por você (como User@Example.com
) diferenciam maiúsculas de minúsculas.
O comando a seguir demonstra como iniciar uma sessão com o Tableau Server chamada tabserver.mycompany.com:
tabcmd login -s http://tabserver.mycompany.com -u admin -p mypassword
O próximo exemplo mostra um comando que exclui uma pasta de trabalho chamada Sales_Workbook:
tabcmd delete "Sales_Workbook"
Confira aqui como fazer tudo o que foi descrito acima com um comando; observe que não é preciso usar login
aqui:
tabcmd delete "Sales_Workbook" -s http://tabserver.mycompany.com -u admin -p mypassword
Um Tableau Server pode executar vários sites. Quando uma pasta de trabalho está no site Padrão de um servidor de vários sites, não é preciso especificar Padrão, o comando acima é suficiente. No entanto, se o comando se aplicar somente a algo em um site diferente do Padrão, você deverá especificar a ID desse site (consulte logon). Este é o mesmo comando para uma pasta de trabalho que está no site West Coast Sales (ID de site wsales
):
tabcmd delete "Sales_Workbook" -s http://tabserver.mycompany.com -t wsales -u admin -p mypassword
As opções -s
, -t
, -u
, e -p
estão entre as variáveis globais do tabcmd, que podem ser usadas com qualquer comando.
Para obter mais informações, consulte Comandos tabcmd.
Quando um comando for bem-sucedido, o tabcmd retornará um código de status de zero. Uma mensagem de erro completa para códigos de status diferentes de zero é impressa para stderr. Além disso, as mensagens de progresso ou informativas podem ser impressas para stdout.
Um registro completo chamado tabcmd.log que inclui depuração, progresso e mensagens de erro é gravado em C:\Users\<username>\AppData\Local\Tableau\
.