Solucionar problemas dos processos do servidor

Observação: as informações neste artigo se referem ao status da página do Tableau Server. Para obter informações sobre o status da página do Tableau Server e do TSM, consulte Exibir o status de processos do servidor.

Quando o Tableau Server esiver funcionando corretamente, os processos serão mostrados como Ativo, Ocupado ou Passivo (Repositório). Se houver informações adicionais, uma mensagem irá aparecer sob o ícone de status:

Possíveis indicadores de status são:

As seções a seguir fornecem recomendações sobre a solução de problemas para mensagens de status que podem ser visualizadas.

Controlador do cluster

Esta mensagem só será exibida se você tiver mais de dois nós.

Status: inativo; Mensagem: "Nó danificado"

Um ou mais dos seguintes é verdadeiro:

  • O repositório do nó foi interrompido.
  • O nó não pode responder a failover em outro lugar do cluster.
  • Se o Tableau Server estiver configurado para alta disponibilidade e este for o repositório ativo, o failover ao repositório secundário é feito.
  • Não há status disponível para o repositório ou armazenamento de arquivo neste nó.

Não é necessária nenhuma ação, a menos que o controlador de cluster esteja frequentemente fora do ar, ou esteja fora do ar por um longo período de tempo.

Caso ocorra, realize as seguintes ações, em ordem, até que o problema seja resolvido:

  1. Verifique o espaço em disco. Se houver pouco espaço em disco, salve os arquivos de registro (use tsm maintenance ziplogs) caso precise deles para o Suporte, e então remova os arquivos desnecessários.
  2. Reinicie o Tableau Server.
  3. Se o controle de cluster continuar fora do ar, salve os arquivos de registro (tsm maintenance ziplogs) e entre em contato com o Suporte.

Armazenamento de arquivo

O status de armazenamento de arquivo reflete somente o estado do armazenamento de arquivo quando a página foi carregada.

Um status ativo () sem mensagens indica que nenhuma extração estava sendo sincronizada quando a página foi carregada. É possível que o trabalho atual "catch-all" esteja em execução, sincronizando as extrações.

Status: ocupado; Mensagem: "Sincronizando"

"Sincronizando" normalmente indica que as extrações estavam sendo sincronizadas entre nós de armazenamento de arquivo quando a página foi carregada.

No entanto, a mensagem "sincronizando" também é retornada após a instalação (em um nó único nó e em vários nós). Depois da inicialização do Tableau , o status deve desaparecer dentro de 15 ou 20 minutos.

Status: inativo; "Extrações de dados não disponíveis"

Em uma instalação de nó único: "Extrações de dados não disponíveis" indica que extrações existentes podem estar disponíveis, mas haverá uma falha ao publicar/atualizar. Em instalações de vários nós, esta mensagem indica que a sincronização de extração não será bem sucedida neste nó.

Não é necessária nenhuma ação, a menos que o armazenamento de arquivo esteja frequentemente fora do ar, ou esteja fora do ar por um longo período de tempo.

Caso ocorra, realize as seguintes ações, em ordem, até que o problema seja resolvido:

  1. Verifique o espaço em disco. Se houver pouco espaço em disco, salve os arquivos de registro (use tsm maintenance ziplogs) caso precise deles para o Suporte, e então remova os arquivos desnecessários.
  2. Reinicie o Tableau Server.
  3. Se o controle de cluster continuar fora do ar, salve os arquivos de registro (tsm maintenance ziplogs) e entre em contato com o Suporte.

Status: ocupado; "Descomissionando"

Esta mensagem indica que este armazenamento de arquivo está no modo somente leitura e que quaisquer arquivos únicos neste nó serão replicados em outros nós de armazenamento de arquivo.

Para remover este nó, espere até que a mensagem mude para "Pronto para remoção".

Status: ativo; "Pronto para remoção"

Esta mensagem indica que o armazenamento de arquivo está no modo somente leitura.

É possível interromper com segurança o cluster (tsm stop) e remover os processos de armazenamento de arquivos, ou remover o nó inteiro.

Status: ativo; "Falha no descomissionamento"

Esta mensagem indica que o Armazenamento de arquivo está no modo somente leitura, e que ocorreu pelo menos uma falha de arquivo único ao replicar para outro nó de armazenamento de arquivo.

Para resolver uma falha no descomissionamento:

  1. Execute o comando tsm topology filestore decommission novamente.
  2. Verifique o espaço no disco em outros nós de armazenamento de arquivo. Haverá uma falha no descomissionamento se outro nó de armazenamento de arquivo não tiver espaço suficiente para armazenar todas as extrações.
  3. Verifique o arquivo tsm.log no nó inicial e nos adicionais para encontrar possíveis erros.
  4. Interrompa o Tableau Server (tsm stop) e tente executar o comando tsm topology filestore decommission novamente.
  5. Coloque o nó de armazenamento de arquivo de volta no modo de leitura/gravação (tsm topology filestore recommission), salve os registros e entre em contato com o Suporte.
  6. Com o Suporte: copie e mescle o diretório extracts deste nó de armazenamento de arquivo com o mesmo diretório em outro nó de armazenamento de arquivo.

Repositório

Status: ocupado; Mensagem: "Configurando"

O usuário "Configurando" indica um ou mais dos seguintes estados:

  • O repositório passivo está sendo sincronizado com o repositório ativo.
  • O repositório não está pronto para failover.
  • O repositório pode ter levado mais de dois minutos a mais que o repositório ativo e está sendo instalado novamente (o que é mais rápido do que esperar por uma sincronização).
  • Ocorreu failover e este repositório ativo anterior está reunindo-se ao cluster.

Espere até que a mensagem de status do repositório mude para "Passivo".

Se essa mensagem não aparecer, ou se demorar para aparecer:

  1. Verifique o espaço no disco e o espaço livre, se possível.
  2. Verifique os registros do controle de cluster por erros.
  3. Reinicie o nó.

Status: ocupado; Mensagem: "Sincronizando"

O repositório está sincronizando, por exemplo, depois de um failover.

Status: inativo; Mensagem: n/a

Quando o repositório mostra um status de inativo e não há nenhuma mensagem, então, ele estará em um dos seguintes estados:

  • Se a instalação estiver configurada para alta disponibilidade, ocorreu failover do repositório.
  • Processos estão reiniciando com configurações de conexão de base de dados atualizadas após o failover.
  • Se outro repositório ativo não estiver disponível, o Tableau Server está fora do ar.

Realize estas ações nesta ordem até que uma etapa resolva o problema:

  1. Espere alguns minutos até que o controle de cluster reinicie.
  2. Reinicie o Tableau Server.(tsm restart).
  3. Verifique o espaço em disco. Se houver pouco espaço em disco, salve os arquivos de registro (use tsm maintenance ziplogs) caso precise deles para o Suporte, e então remova os arquivos desnecessários.
  4. Reinicie o Tableau Server.
  5. Se o repositório continuar inacessível, salve os arquivos de registro (tsm maintenance ziplogs) e entre em contato com o Suporte.

Status: passivo; Mensagem: n/a

Um status passivo sem mensagem indica que o nó está funcionando como planejado e que está pronto para failover, se necessário.

VizQL Server

Status: sem licença; Mensagem: n/a

Para obter informações sobre o status não licenciado de um processo do VizQL Server, consulte Manipular um processo do VizQL Server não licenciado.

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.