Permissões
As permissões determinam como os usuários podem interagir com conteúdo, como pastas de trabalho e fontes de dados. Elas são definidas na caixa de diálogo Permissões ou pela API REST(O link abre em nova janela). Na parte superior da caixa de diálogo, as regras de permissão configuram recursos para grupos ou usuários. Abaixo, a grade de permissões exibe as permissões efetivas para os usuários.
Existem vários tópicos interrelacionados que discutem como compreender, definir e gerenciar permissões. Os principais tópicos são:
- Este tópico, que abrange os fundamentos, sobre como definir regras de permissão para projetos e outros conteúdos, e considerações de permissão para cenários específicos.
- Recursos e modelos de permissão, que abrange detalhadamente os vários recursos que são usados para criar regras de permissão.
- Gerenciar permissões com projetos, que abrange o uso de projetos para gerenciar permissões e como projetos aninhados e bloqueados afetam as permissões.
- Permissões efetivas, que abrangem como as regras de permissão são avaliadas e como as permissões finais são determinadas.
- Permissões, funções de site e licenças, que abrange como as permissões interagem com funções e licenças do site para determinar o que um usuário pode fazer em um site.
Além disso, se o Data Management estiver licenciado, as permissões de ativos externos têm considerações adicionais. Para obter mais informações, consulte Gerenciar permissões para ativos externos.
Princípios básicos de permissões
Projetos e grupos
Os sites do Tableau usam projetos para organizar conteúdo e grupos para organizar usuários. Gerenciar permissões é mais fácil quando as regras de permissão são:
- Definidas no nível de projeto em vez de em partes individuais de conteúdo.
- Estabelecidas para grupos em vez de indivíduos.
As permissões só podem ser estabelecidas para usuários, grupos, projetos ou ativos que já existem. Para obter mais informações sobre a criação de usuários e grupos, criação de projetos e publicação de conteúdo, consulte Gerenciar usuários e grupos, Usar projetos para gerenciar o acesso ao conteúdo e Publicar fontes de dados e pastas de trabalho(O link abre em nova janela).
Capacidades e regras de permissão
As permissões são compostas por recursos, a capacidade de realizar ações como exibir conteúdo, editar na Web, baixar fontes de dados ou excluir conteúdo. As regras de permissão estabelecem quais recursos são permitidos ou negados para um usuário ou grupo em uma parte de um ativo.
Para obter mais informações sobre recursos e modelos de regras de permissão, consulte Recursos e modelos de permissão de permissão.
Observação: ao falar sobre permissões em geral, é comum ver uma frase como “o usuário deve ter a permissão de exclusão.” É fácil de entender em um contexto amplo. No entanto, ao trabalhar com permissões em um nível técnico, como neste artigo, é mais preciso dizer “o recurso de exclusão”. Neste tópico, usaremos o termo mais preciso recurso, mas você deve saber que pode ver permissão em outros lugares.
A interação entre nível de licença, função de site e potencialmente múltiplas regras de permissão afetam a determinação final do que um usuário pode ou não fazer. Para cada usuário, isso se torna suas permissões efetivas. Para obter mais informações, consulte Permissões efetivas. Algumas tarefas, como a criação de novas pastas de trabalho em um navegador (criação na Web) ou a movimentação de conteúdo, podem exigir configurações específicas de vários recursos, em vez de serem capturadas em um único recurso. Para obter mais informações, consulte Configurações da permissão para cenários específicos.
Definir permissões
As regras de permissão são definidas de forma diferente no nível do projeto, no nível de conteúdo ou ao publicar conteúdo do Tableau Desktop.
Observação: a frase "permissões de projeto" pode ter dois significados. Há recursos de permissão para um projeto em si (Exibir e Publicar) que controlam como um usuário pode interagir com um projeto. E há também o conceito de regras de permissão em nível de projeto para outros tipos de conteúdo. Neste artigo "permissões no nível de projeto" significa regras de permissão de pastas de trabalho, fontes de dados e outros ativos que estão configurados na caixa de diálogo Permissões de um projeto. Isso contrasta com as regras de permissão "nível de conteúdo" que podem ser definidas em uma pasta de trabalho específica, fonte de dados, etc.
Para administradores, proprietários e líderes de projeto
Para definir permissões no nível do projeto:
- Navegue até o projeto
- Abra o menu Ações (...) e clique em Permissões.
A caixa de diálogo Permissões é aberta. Essa caixa de diálogo tem duas áreas principais: regras de permissão na parte superior e a grade de permissões efetivas embaixo. Cada tipo de conteúdo tem uma guia. A imagem abaixo mostra a guia Pasta de trabalho.
Com uma linha selecionada na parte superior, a grade de permissões efetivas é preenchida. Use isso para verificar as permissões. Passar o cursor fornece informações sobre por que o recurso é permitido ou negado para esse usuário específico.
- Para modificar uma regra de permissão existente, selecione a guia apropriada para esse tipo de conteúdo e clique em um recurso.
- Para criar nova regra, clique em + Adicionar Regra de Grupo/Usuário e digite para procurar um grupo ou usuário. Em cada guia, escolha um modelo existente na caixa suspensa ou crie uma regra personalizada clicando nos recursos.
- Ao terminar, clique em Salvar.
- Se o modelo "Nenhum" for selecionado, o botão dirá "Excluir regra".
Um clique define o recurso como Permitido, dois cliques o definem como Negado e um terceiro clique limpa a seleção (Não especificado).
Definir permissões do projeto para todos os tipos de conteúdo.
Lembre-se de que a caixa de diálogo de permissões de um projeto contém guias para cada tipo de conteúdo. Você deve definir permissões para cada tipo de conteúdo no nível do projeto ou os usuários terão acesso negado a esse tipo de conteúdo. Um recurso só é concedido a um usuário se ele tiver uma permissão expressa. Deixar um recurso como Não especificado resultará na sua rejeição.
Dica: sempre que você criar uma regra de permissão no nível do projeto, verifique todas as guias de tipo de conteúdo.
Definir a configuração de permissões de ativo
As regras de permissão definidas no nível de projeto atuam como um padrão para conteúdo salvo nesse projeto e nos projetos aninhados que ele contiver. Se essas regras padrão em nível de projeto são mantidas uniformes ou podem ser editadas depende da configuração de Permissão de ativo. Essa configuração pode ser realizada de duas maneiras, Bloqueada ou Personalizável. Para obter mais informações, consulte Bloquear permissões de ativos.
Para administradores, líderes de projeto e proprietários de conteúdo
Se as Permissões de ativos do projeto forem Personalizáveis, as permissões para ativos individuais podem ser modificadas. As informações abaixo não são relevantes para ativos em projetos bloqueados. Para obter mais informações, consulte Bloquear permissões de ativos.
Dica: embora seja possível definir permissões em ativos individuais de projetos Personalizáveis, recomendamos gerenciar permissões no nível do projeto.
Definir permissões de ativos
- Navegue até o ativo (como pasta de trabalho, fonte de dados, fluxo)
- Abra o menu Ações (...) e clique em Permissões.
A caixa de diálogo Permissões é aberta. Essa caixa de diálogo tem duas áreas principais: regras de permissão na parte superior e a grade de permissões efetivas embaixo. (Observe a falta de guias em toda a parte superior — uma caixa de diálogo Permissões de nível de ativo não tem guias.)
Com uma linha selecionada na parte superior, a grade de permissões efetivas é preenchida. Use isso para verificar as permissões. Passar o cursor do mouse sobre um quadrado de recurso fornece informações sobre por que o recurso é permitido ou negado para esse usuário específico.
- Para modificar uma regra de permissão existente, clique em um recurso.
- Para criar nova regra, clique em + Adicionar Regra de Grupo/Usuário e digite para procurar um grupo ou usuário. Escolha um modelo existente na caixa suspensa ou crie uma regra personalizada clicando nos recursos.
- Ao terminar, clique em Salvar.
- Se o modelo "Nenhum" for selecionado, o botão dirá "Excluir regra".
Um clique define o recurso como Permitido, dois cliques o definem como Negado e um terceiro clique limpa a seleção (Não especificado).
Definir permissões em uma exibição
Dica: embora seja possível definir permissões no nível de exibição em uma pasta de trabalho, é extremamente recomendável gerenciar permissões no nível de projeto (ou pasta de trabalho, se necessário).
Se uma pasta de trabalho for publicada com Mostrar planilhas como guias marcada, as exibições nessa pasta de trabalho herdarão todas as permissões definidas para a pasta de trabalho. A caixa de diálogo Permissões de uma exibição será de somente leitura.
Em algumas situações, pode ser útil especificar permissões em uma exibição, independentemente da pasta de trabalho que a contém. Se a pasta de trabalho for publicada com Mostrar planilhas como guias desmarcada (guias ocultas da planilha), as exibições começarão com as permissões da pasta de trabalho, mas serão independentes posteriormente e poderão ser definidas de forma separada. Observe que isso significa se as regras de permissão são modificadas para a pasta de trabalho, essas alterações não serão aplicadas às exibições, as permissões de cada exibição precisarão ser gerenciadas individualmente.
Consulte Mostrar ou ocultar as guias de planilha para obter mais informações.
Para publicadores de conteúdo
Se as Permissões de ativos do projeto forem Personalizáveis, as permissões de ativos individual podem ser definidas ao publicar a partir do Tableau Desktop. As informações abaixo não são relevantes para conteúdo em projetos bloqueados. Para obter mais informações, consulte Bloquear permissões de ativos.
Dica: embora seja possível definir permissões em ativos individuais de projetos Personalizáveis, recomendamos gerenciar permissões no nível do projeto.
- Na caixa de diálogo Publicação, clique no link Editar para Permissões.
Se o link Editar não estiver disponível, as permissões serão bloqueadas para o projeto e não poderão ser modificadas, exceto pelo proprietário de projeto, líder de projeto ou um administrador. - A caixa de diálogo Adicionar/Editar permissões mostra as regras de permissão existentes. Clique em Adicionar para incluir uma regra de permissão ou Editar para modificar uma regra de permissão existente
- Selecione o grupo ou usuário no painel esquerdo. É possível expandir um grupo para ver os usuários contidos nele.
- Use o seletor na parte superior do painel direito para escolher um modelo existente ou use os botões de opção para criar uma regra personalizada.
- Ao terminar, clique em OK e retome a publicação.
Observação: as permissões não podem ser definidas durante a publicação de fluxos no Tableau Prep Builder. Para definir permissões em um fluxo, consulte as etapas para Definir permissões no nível de projeto ou Definir permissões no nível de conteúdo.
Limpar o grupo Todos os usuários
Por padrão, todos os usuários são adicionados a um grupo de “Todos os usuários” que tem permissões básicas de conteúdo. Para começar com uma tela limpa ao criar suas próprias regras de permissão, é recomendável excluir completamente a regra ou editá-la para Todos os usuários para remover as permissões (defina o modelo de função da permissão como Nenhum). Isso ajuda a evitar qualquer ambiguidade no caminho, reduzindo o número de regras que se aplicam a um usuário específico e, portanto, facilitando o entendimento das permissões efetivas.
Configurações da permissão para cenários específicos
Certas ações exigem combinações de recursos da permissão e possivelmente funções no site. Veja a seguir alguns cenários comuns e as configurações da permissão pertinentes
Salvar, publicar e substituir
No contexto das permissões, salvar é basicamente publicar. Como tal, os recursos Salvar e Salvar como uma cópia podem ser concedidos somente aos usuários com uma função de site do Administrator, Creator ou Explorer (pode publicar). As funções de site Explorer ou Viewer não podem salvar ou salvar como uma cópia.
- O recurso Publicar de um projeto permite que um usuário publique conteúdo nesse projeto.
- O recurso Substituir permite que um usuário salve sobre um conteúdo existente. Ao salvar sobre o conteúdo, o usuário se torna o proprietário desse conteúdo. O recurso Substituir também permite que os usuários editem aspectos secundários de partes existentes do conteúdo, como a descrição de uma métrica ou os sinônimos de uma função de dados. Editar o conteúdo existente desta forma não altera o proprietário do conteúdo.
- O recurso Salvar uma cópia permite que um usuário salve uma nova cópia do conteúdo. Isso geralmente é feito em conjunto com a criação na Web e significa que o usuário pode salvar as modificações.
É importante observar que os usuários não podem Salvar ou Salvar como uma parte do conteúdo, a menos que tenham o recurso Publicar em pelo menos um projeto, pois todo o conteúdo deve ser publicado em um projeto. Sem o recurso Publicar no nível de projeto, o conteúdo não pode ser publicado.
Em edição na Web, a opção Salvar no menu Arquivo aparece somente para o proprietário do conteúdo. Se um usuário que não seja proprietário tiver o recurso Substituir (permitindo salvar o conteúdo), ele precisará acessar Arquivo > Salvar como e nomear a pasta de trabalho exatamente com o mesmo nome. Essa ação emite um aviso de que ele está prestes a substituir o conteúdo existente, o que ele pode fazer. Por outro lado, um usuário que tem apenas o recurso Salvar como uma cópia e tenta usar o mesmo nome recebe um erro, informando que ele não tem permissão para substituir o conteúdo existente.
Se um usuário que não é o proprietário do conteúdo substituir o conteúdo, ele se tornará o proprietário, com todas as permissões envolvidas. O acesso do proprietário original ao conteúdo é então determinado pelas permissões como um usuário, em vez de proprietário.
Observação: Baixar pasta de trabalho/Salvar como uma cópia é um recurso conjunto das pastas de trabalho. Os Explorers podem receber esse recurso, mas eles só podem baixar a pasta de trabalho e não salvar como uma cópia. Conceder o recurso às funções de site Explorer (pode publicar), Creator ou Administrator fornece o recurso de baixar pastas de trabalho e salvar como uma cópia.
Edição na Web e criação na Web
A edição na Web e a criação na Web permite que os usuários editem ou criem pastas de trabalho diretamente no navegador.
O recurso da permissão é chamado de Edição da Web e a configuração do site é chamada de criação na Web. Esta seção se refere a qualquer ação de edição ou publicação baseada na Web como criação na Web.
Para habilitar essa funcionalidade, há vários requisitos.
- Configuração do site: a criação na Web deve ser ativada para todo o site do Tableau. Consulte Definir acesso de criação na Web de um site. Sem habilitar essa configuração, os usuários não podem criar pastas de trabalho ou editar pastas de trabalho existentes no navegador, mesmo que tenham o recurso de edição na Web.
- Função no site do usuário: o usuário deve ter a função no site apropriada.
- Viewers nunca podem ser editar na Web.
- Explorers podem receber o recurso Edição na Web, mas não podem publicar. Basicamente, eles podem usar a edição na Web para responder mais perguntas com base no conteúdo existente, mas não pode salvar suas edições.
- Explorers (pode publicar) ou Site Admininstrator Explorers podem publicar, mas eles só podem usar dados que já estão publicados no site.
- Creators, Creators (Administradores de site) e Administradores do servidor podem publicar e criar fontes de dados.
- Recursos da permissão: o usuário deve ter os recursos da permissão necessários com base na funcionalidade desejada.
Configurações necessárias do recurso da permissão
Funcionalidade desejada | Função no site máxima | Edição na Web | Baixar/Salvar como cópia | Substituir (pasta de trabalho) | Publicar (projeto) | Conectar-se (a fonte de dados) |
Criação na Web sem poder salvar | Explorer | Permitir | Negar | Negar | Opcional | Permitir |
Criação na Web e salvar como novo conteúdo | Explorer (pode publicar) | Permitir | Permitir | Negar | Permitir | Permitir |
Criação na Web e salvar (substituir) conteúdo | Explorer (pode publicar) | Permitir | Permitir | Permitir | Permitir | Permitir |
Criação na Web com novos dados e salvar novo conteúdo | Creator | Permitir | Opcional | Opcional | Permitir | Opcional |
Acesso aos dados para fontes de dados publicadas do Tableau
As fontes de dados publicadas em um site do Tableau podem ter autenticação nativa, bem como permissões no ambiente do Tableau.
Quando a fonte de dados é publicada no site do Tableau, o publicador pode escolher como Definir credenciais para o acesso aos dados publicados que contempla como as credenciais da fonte de dados são tratadas (como exigir que os usuários façam logon em um banco de dados ou insiram suas credenciais para Planilhas Google). Essa autenticação é controlada por qualquer tecnologia que detenha os dados. Isso pode ser inserido quando a fonte de dados é publicada ou o publicador da fonte de dados pode optar por solicitar ao usuário as credenciais da fonte de dados. Para obter mais informações, consulte Publicar uma fonte de dados.
Também há recursos de fonte de dados que permitem ou negam aos usuários a capacidade de ver (Exibir) e se conectar à fonte de dados publicada (Conectar) no contexto do Tableau. Esses recursos são definidos como qualquer outra permissão no Tableau.
Ao publicar uma pasta de trabalho que usa uma fonte de dados publicada, o autor pode controlar como a autenticação do Tableau se comporta para alguém que está consumindo a pasta de trabalho. O autor define o acesso da pasta de trabalho para a fonte de dados publicada, como a Senha inserida (usando o acesso de Conexão do autor para a fonte de dados) ou Avisar usuário (usando o acesso de Conexão da pessoa que está exibindo a pasta de trabalho), o que também pode exigir autenticação da fonte de dados.
- Quando a pasta de trabalho estiver definida como Senha inserida, qualquer pessoa que visualizar a pasta de trabalho verá os dados com base no acesso do autor para a fonte de dados.
- Se a pasta de trabalho estiver definida como Avisar usuário, o acesso controlado pelo Tableau será verificado para a fonte de dados. A pessoa que está consumindo a pasta de trabalho deve ter o recurso Conectar da fonte de dados publicada para ver os dados. Se a fonte de dados publicada também for definida como Avisar usuário, o visualizador também deverá inserir suas credenciais para a própria fonte de dados.
Autenticação da pasta de trabalho para a fonte de dados | Autenticação da fonte de dados para os dados | Como o acesso aos dados é avaliado para alguém que consome a pasta de trabalho |
Senha inserida | Senha inserida | O usuário vê os dados como se fosse o autor da pasta de trabalho |
Senha inserida | Avisar usuário | O usuário vê os dados como se fosse o autor da pasta de trabalho. (O autor é solicitado a fornecer autenticação da fonte de dados, não o usuário.) |
Avisar usuário | Senha inserida | O usuário deve ter seu próprio recurso Conectar para a fonte de dados publicada |
Avisar usuário | Avisar usuário | O usuário deve ter seu próprio recurso Conectar para a fonte de dados publicada e ser solicitado a fornecer as credenciais para os dados subjacentes |
Observe que isso se aplica ao consumo de uma pasta de trabalho, não à edição na Web. Para edição na Web, o usuário deve ter seu próprio recurso Conectar.
Para obter informações sobre como inserir senhas ao publicar conteúdo do Tableau, como uma fonte de dados ou uma pasta de trabalho que usa uma conexão virtual, consulte Conexões virtuais(O link abre em nova janela) noTableau Server ajuda.
Mover conteúdo
Para mover um item, abra o menu Ação (...) e clique em Mover. Selecione um novo projeto para o item e, em seguida, clique em Mover ativos. Se Mover não estiver disponível ou se não houver projetos de destino disponíveis, verifique se as condições apropriadas foram atendidas:
- Os administradores sempre podem mover ativos e projetos para qualquer local.
- Os líderes e proprietários de projeto podem mover ativos e projetos aninhados entre seus projetos.
- Observe que não é possível mover projetos para se tornarem projetos de nível superior
- Outros usuários podem mover os ativos somente se todos os três requisitos a seguir forem atendidos:
- Função no site do Creator ou Explorer (pode publicar).
- Direitos de publicação (recursos Exibir e Publicar) do projeto de destino
- Proprietário do conteúdo ou, para pastas de trabalho e fluxos, com o recurso Mover.
Ao mover um banco de dados com suas tabelas, o usuário deve ter o recurso Mover para o banco de dados e as tabelas.
Para obter informações sobre como as permissões são tratadas ao mover conteúdo e projetos, consulte Mova projetos e conteúdo.
Métricas
Descontinuação do recurso de métricas herdado
O recurso de métricas herdado do Tableau foi descontinuado no Tableau Cloud em fevereiro de 2024 e no Tableau Server versão 2024.2. Em outubro de 2023, o Tableau descontinuou a habilidade de inserir métricas herdadas no Tableau Cloud e no Tableau Server versão 2023.3. Com o Tableau Pulse, desenvolvemos uma experiência aprimorada para monitorar métricas e fazer perguntas sobre seus dados. Para obter mais informações, veja Criar métricas com o Tableau Pulse para conhecer a nova experiência e Criar e solucionar problemas de métricas (descontinuado) para o recurso descontinuado.
As métricas são criadas a partir de exibições em pastas de trabalho publicadas. Os usuários podem criar métricas se:
- Tiver uma função de site do Creator ou Explorer (pode publicar)
- Tiver o recurso Publicar em um projeto
- Tiver o recurso Criar/atualizar métrica na exibição ou pasta de trabalho relevante
Para obter mais informações, consulte Criar e solucionar problemas de métricas (descontinuado) e Configuração de métricas.
Observação: antes de 2021.3, a capacidade de criar uma métrica em uma exibição era controlada pelo recurso Baixar dados completos.
Como as métricas são ativos independente, é importante observar que as permissões das métricas são gerenciadas independentemente da exibição da qual foram criadas. (Isso é diferente de alertas e assinaturas orientados por dados, onde o conteúdo do alerta ou da assinatura só pode ser visto se o usuário tiver as permissões corretas na própria exibição.)
Embora os recursos das métricas sejam simples, o recurso Exibir deve ser considerado cuidadosamente. É possível que uma pasta de trabalho com permissões restritas seja a base de uma métrica com permissões mais abertas. Para proteger dados confidenciais, negue a criação métrica de pastas de trabalho específicas.
As métricas exibem dados da perspectiva do proprietário
Ao criar uma métrica, você captura sua perspectiva dos dados dessa exibição. Isso significa que qualquer usuário que possa acessar sua métrica verá os dados como aparecem para você. Se os dados na exibição forem filtrados com base em suas credenciais, os dados que você vê podem ser diferentes do que outros usuários veem quando acessam a mesma exibição. Limite o recurso Exibição para sua métrica se estiver preocupado em expor sua perspectiva dos dados.
Explique os dados
Quando Explique os dados está disponível, um usuário pode selecionar uma marca em uma exibição e clicar em Executar Explique os dados no menu da Dica da ferramenta da marca. Uma combinação de configurações deve ser habilitada para disponibilizar o Explique os dados no modo de edição e no modo de exibição.
Requisitos para que os autores executem Explique os dados ou editem as configurações de Explique os dados no modo de edição:
- Configuração do site: Disponibilidade de Explique os dados definida como Habilitar. Habilitado por padrão.
- Função de site: Creator ou Explorer (pode publicar) é necessária.
- Permissões: execute o recurso Explique os dados definido como Permitido. Não especificado por padrão. Se você abrir uma pasta de trabalho (Tableau versão 2022.1 ou anterior) que usou essa permissão no Tableau versão 2022.2 ou posterior, é necessário redefinir o recurso Executar Explique os dados para Permitido.
Observação: o recurso Baixar dados completos para um Creator ou Explorer (pode publicar) controla se eles veem a opção Exibir dados completos nas explicações de Valores extremos. Os Viewers sempre têm negado o recurso Baixar dados completos. No entanto, todos os usuários podem ver detalhes de nível de registro quando o tipo de explicação Valores extremos é habilitado nas configurações de Explique os dados.
Requisitos para que todos os usuários executem o Explique os dados no modo de visualização:
- Configuração do site: Disponibilidade de Explique os dados definida como Habilitar. Habilitado por padrão.
- Função de site: Creator, Explorer ou Viewer
- Permissões: execute o recurso Explique os dados definido como Permitido. Não especificado por padrão. Se você abrir uma pasta de trabalho (Tableau versão 2022.1 ou anterior) que usou essa permissão no Tableau versão 2022.2 ou posterior, será necessário redefinir o recurso Executar Explique os dados para Permitido.
Mostrar ou ocultar as guias de planilha
No contexto do conteúdo publicado, as guias de planilhas (também conhecidas como exibições em guias) são um conceito distinto das guias de planilhas no Tableau Desktop. Mostrar e ocultar guias de planilhas no Tableau Desktop refere-se a ocultar as planilhas no ambiente de criação. Para obter mais informações, consulte Gerenciar planilhas, painéis e histórias.
Mostrar e ocultar guias de planilhas (ligar ou desligar as exibições em guias) para o conteúdo publicado refere-se à navegação em uma pasta de trabalho publicada. Quando as guias de folhas são mostradas, o conteúdo publicado tem guias de folha de navegação ao longo da parte superior de cada visualização.
Essa configuração também afeta a forma como as permissões funcionam e podem ter implicações de segurança (consulte a observação).
Observação: é possível ter o recurso Exibir para uma visualização sem o recurso Exibir da pasta de trabalho ou projeto que a contiver. Normalmente, se um usuário não tem o recurso Exibir para um projeto e pasta de trabalho, ele não sabe que esses ativos existem. No entanto, se ele tiver o recurso Exibir, é possível ver o nome do projeto e da pasta de trabalho ao ver a exibição, como no breadcrumb de navegação. Isso é um comportamento aceito e esperado.
Desligar as exibições em guias para permitir permissões de exibição independentes
Embora não seja recomendável como prática geral, há momentos em que pode ser útil definir permissões em modos de exibição, independentemente da pasta de trabalho que as contém. Para fazer isso, três condições devem ser atendidas.
- A pasta de trabalho deve ser publicada — não há como definir permissões de exibição durante a publicação.
- A pasta de trabalho deve estar em um projeto personalizável.
- A pasta de trabalho não pode mostrar planilhas como guias (as exibições em guias devem estar ocultas).
Quando uma pasta de trabalho mostra planilhas como guias, todas as exibições herdam as permissões da pasta de trabalho e quaisquer alterações nas permissões da pasta de trabalho afetam todas as exibições. Quando uma pasta de trabalho em um projeto personalizável não mostra exibições em guia, todas as exibições assumem as permissões da pasta de trabalho na publicação, mas qualquer alteração subsequente nas regras de permissão da pasta de trabalho não será herdada pelos modos de exibição.
Alterar a configuração das planilhas como guias em uma pasta de trabalho publicada também afetará o modelo de permissão. Mostrar guias substituirão todas as permissões existentes no nível de exibição e reforçarão as permissões no nível de pasta de trabalho para todas as exibições. Ocultar guias interromperá a relação entre a pasta de trabalho e suas exibições.
- Para configurar planilhas como guias em uma pasta de trabalho publicada, abra o menu Ações (...) da pasta de trabalho e selecione Exibições com guias. Escolha Mostrar guias ou Ocultar guias como desejado.
- Para configurar planilhas como guias durante a publicação, consulte Mostrar planilhas como guias(O link abre em nova janela).
- Para definir permissões no nível de exibição, consulte Definir permissões de ativos.
Importante: em um projeto personalizável, qualquer modificação nas permissões no nível de pasta de trabalho não será aplicada, se as guias de planilha de navegação estiverem ocultas (isto é, exibições em guia desligadas). Alterações nas permissões devem ser feitas em exibições individuais.
Coleções
Para obter informações sobre como gerenciar permissões em Coleções, consulte Coleções.