O uso de projetos pode simplificar a gestão de permissões por meio de recursos como hierarquias de projetos aninhados, ocultar projetos de determinados usuários ou grupos, autorizar líderes de projetos e bloquear permissões.
Dica: como as permissões são definidas no nível de projeto é muito importante, especialmente para o projeto Padrão. Quando um novo projeto de nível superior é criado, ele herda suas regras de permissão padrão (para todos os tipos de conteúdo) do projeto Padrão. Quando um novo projeto é criado aninhado dentro de outro projeto, o projeto secundário herda suas regras de permissão padrão do projeto primário.
Administração de projetos
Os projetos são contêineres usados para organizar e gerenciar o acesso ao conteúdo. Ao conceder privilégios não administrativos para gerenciar projetos, determinadas tarefas de administração de conteúdo podem ser tratadas no nível de projeto.
Líderes de projeto: os projetos podem ter líderes de projeto, usuários definidos como um Líder de projeto. Essa configuração concede automaticamente ao usuário seus recursos máximos (dependendo da função de site) para esse projeto. Os Líderes de projeto com função de site Explorer (Explorador) (pode publicar) e acima terão todos os recursos. Os líderes do projeto são essencialmente administradores locais do projeto sem acesso às configurações do site ou do servidor.
Hierarquia: somente os administradores podem criar projetos de nível superior. Os proprietários de projeto e líderes de projeto podem criar projetos aninhados dentro de seus projetos. Os proprietários e líderes de projeto têm total acesso administrativo ao projeto e seu conteúdo, bem como a qualquer projeto aninhado contido nele. Em uma hierarquia, os líderes de projeto recebem implicitamente o acesso de líder a todo o conteúdo secundário. Para remover o acesso de líder de projeto, você deve fazê-lo no nível da hierarquia em que a função foi atribuída explicitamente.
Propriedade: um projeto pode ter vários líderes de projeto, mas cada projeto tem exatamente um proprietário. Por padrão, um projeto é de propriedade do usuário que o criou. O proprietário de um projeto pode ser alterado (pelo proprietário existente ou por um administrador, mas não por um líder de projeto) para qualquer usuário com uma função no site do Explorer (pode publicar) ou Creator ou uma função no site de administrador. A propriedade do projeto pode ser alterada, independentemente de as permissões de projeto estarem bloqueadas. Observe que isso se refere à propriedade do projeto. A propriedade do conteúdo pode ser alterada pelos proprietários de projeto, líderes de projetos e administradores.
Exclusão: o conteúdo só pode existir dentro de um projeto. (Porém, ativos externos podem existir fora dos projetos. Consulte Ativos externos que não estão em projetos para obter informações.) Apenas administradores podem criar e excluir projetos de nível superior, mas os líderes de projetos podem criar ou excluir projetos aninhados. A exclusão de projetos também exclui todo o conteúdo do Tableau e os projetos aninhados contidos neles. Os ativos externos que estavam no projeto não são excluídos, mas são removidos do projeto e continuam a aparecer em Ativos externos. Para excluir um projeto sem perder seu conteúdo, mova o conteúdo para outro projeto primeiro. Não é possível desfazer a exclusão dos projetos.
Para se aprofundar mais na administração de projetos, consulte Usar projetos para gerenciar o acesso ao conteúdo e Adicionar projetos e mover conteúdo para eles.
Projetos especiais
Padrão: o projeto denominado "Padrão" é um projeto especial. Quando outros projetos de nível superior são criados, eles usam o projeto padrão como modelo e copiam todas as suas regras de permissão dele (mas não a configuração de Permissões do ativo). O projeto Padrão não pode ser excluído, movido ou renomeado, mas sua descrição pode ser alterada. Ele não tem proprietário por padrão, mas pode ser atribuído um.
Projeto padrão de ativos externos: se você tiver a licença de gerenciamento de dados com o Catalog ativado, o projeto denominado "Projeto padrão de ativos externos" aparecerá quando o Catalog precisar mover ativos externos novos ou existentes para ele. O Catalog coloca novos ativos externos que descobre neste projeto e move ativos externos de projetos excluídos aqui também. O Projeto padrão de ativos externos não tem regras de permissão definidas nele por padrão, portanto, os administradores do servidor e do site são os únicos usuários que podem vê-lo sem alterar as permissões. Ele não pode ser excluído, movido ou renomeado, mas sua descrição pode ser alterada. Ele não tem proprietário por padrão, mas pode ser atribuído um.
Definir um líder de projeto
Os líderes de projeto são usuários que têm acesso semelhante a administrador para um projeto específico ou hierarquia de projetos.
Para atribuir o status de líder de projeto a um grupo ou usuário
- Abra caixa de diálogo Permissões do projeto Padrão.
- Selecione uma regra de permissão existente ou clique em + Adicionar Regra de grupo/usuário e escolha o grupo ou usuário desejado.
- Abra o menu de ação (...) dessa regra de permissão e selecione Definir Líder de projeto....
Observação: se o menu Ação incluir uma opção para Ativar "Definir o líder de projeto", isso precisará ser selecionado antes que o grupo ou o usuário possa ser definido como líder de projeto. Essa opção só aparece quando esse grupo ou usuário foi negado o recurso Líder de projeto (antes da versão 2020.1). Esse recurso negado precisa ser removido antes que possa ser definido como líder de projeto.
Quando uma regra de permissão estabelece um grupo ou usuário como líder de projeto, os modelos e recursos não são mais editáveis porque todos os recursos são permitidos para líderes de projetos. Se um líder de projeto for estabelecido em um projeto que contém projetos aninhados, eles terão herdado o status de líder de projetos em todos os projetos aninhados e seu conteúdo.
O status Líder de projeto é sempre aplicado para baixo por toda a hierarquia do projeto e só pode ser removido do nível onde foi definido. Para remover o status Líder de projeto, siga as mesmas etapas acima, mas selecione Remover como líder de projeto do menu Ação. Uma vez que um grupo ou usuário tenha sido removido como líder do projeto, essa regra de permissão terá todos os recursos definidos como Não especificado. Isso pode significar que o acesso e recursos desse projeto serão removidos se não houver outra regra de permissão dando-lhes permissões ao conteúdo. Para manter o acesso ao projeto e seu conteúdo, eles precisarão ter recursos definidos como qualquer outro grupo ou usuário.
Bloquear permissões de ativos
As regras de permissão definidas no nível de projeto atuam como um padrão para conteúdo salvo nesse projeto e nos projetos aninhados que ele contiver. Se essas regras padrão de nível de projeto são aplicadas ou apenas preliminares depende da configuração de Permissão de ativo. Essa configuração pode ser realizada de duas maneiras, Bloqueada (recomendado) ou Personalizável. Bloquear um projeto remove a capacidade dos proprietários de conteúdo de modificar as regras de permissão no conteúdo. As permissões de bloqueio podem ser aplicadas a projetos aninhados ou apenas ao próprio projeto principal.
- Quando as Permissões de ativo são Bloqueadas (incluindo projetos aninhados), as regras de permissão definidas no nível de projeto são aplicadas a todo os ativos e todos os projetos aninhados.
- Quando as Permissões de ativo são Bloqueadas (sem incluir projetos aninhados), as regras de permissão definidas no nível de projeto são aplicadas aos ativos no projeto, mas os projetos aninhados podem ser configurados independentemente com suas próprias regras de permissão e como bloqueados ou personalizáveis.
- Quando as Permissões de ativos são personalizáveis, as regras de permissão definidas no nível de projeto são aplicadas a todo o conteúdo do projeto por padrão. No entanto, as regras de permissão podem ser modificadas para ativos individuais durante ou após a publicação.
Observação: se as regras de permissão forem bloqueadas ou personalizáveis, as permissões de conteúdo serão sempre aplicadas. Bloqueadas e personalizáveis referem-se apenas à forma como as permissões no nível de projeto são herdadas pelo conteúdo no projeto e quem pode alterá-las. Mesmo em um projeto com permissões personalizáveis, apenas usuários específicos podem modificar permissões (conteúdo ou proprietário de projeto, líder de projeto, administradores ou aqueles com o recurso Permissão definida).
Em um projeto bloqueado:
- As regras de permissão do projeto por tipo de conteúdo são aplicadas a todo o ativos.
- Somente administradores, proprietários de projeto e líderes de projeto podem modificar as permissões.
- Os proprietários de conteúdo perdem o recurso Definir permissão, mas mantêm todos os outros recursos em seu conteúdo.
- As permissões são previsíveis para todo o conteúdo em um projeto.
Em um projeto personalizável:
- As regras de permissão do projeto são aplicadas por padrão, quando o conteúdo é publicado no projeto ou quando projetos aninhados são criados, mas as permissões podem ser modificadas durante a publicação ou após a criação do conteúdo.
- Qualquer usuário com o recurso Definir permissões pode modificar as regras de permissão desse conteúdo.
- Os proprietários do conteúdo têm todos os recursos em seu conteúdo.
- As permissões podem ser diferentes em todo o conteúdo do projeto.
Definir ativos de conteúdo (bloquear um projeto)
Novos projetos de nível superior herdam todas as regras de permissão iniciais do projeto Padrão, mas não a configuração de Permissões de ativos, que é definida como Personalizável. Isso pode ser alterado para Bloqueada, se desejado.
Para configurar permissões de ativos:
- Você deve estar conectado ao site como administrador, proprietário do projeto ou líder de projeto
- Abra caixa de diálogo Permissões de um projeto.
- Ao lado de Permissões de ativos no canto superior esquerdo, clique no link Editar e selecione a opção desejada na caixa de diálogo Permissões de ativos
Observação: se o canto superior esquerdo não mostrar um link Editar na etapa 3 acima, use a caixa de diálogo Permissões de um (a) projeto aninhado ou uma parte de conteúdo em um projeto bloqueado, nesse caso o link deve levá-lo ao projeto de gestão, (b) parte de conteúdo em um projeto personalizável, que não mostrará nada, ou (c) exibição, que indicará como as permissões de exibição estão atreladas à pasta de trabalho. Para obter mais informações sobre a interação de permissões de exibições e pastas de trabalho, consulte Mostrar ou ocultar as guias de planilha.
Alterar permissões de ativos
Quando a configuração de Permissão de ativos de um projeto é alterada, o resultado depende da nova configuração. Alterações nas regras de permissão em uma hierarquia bloqueada devem ser feitas no nível de projeto de gestão.
Mudar de | Mudar para | Resultado |
Bloqueada (incluindo projetos aninhados) | Bloqueada | Não modifica as regras de permissão existentes. Qualquer projeto aninhado se torna personalizável. |
Personalizável | Não modifica as regras de permissão existentes, embora se tornem personalizáveis. Qualquer projeto aninhado se torna personalizável. | |
Bloqueada | Bloqueada (incluindo projetos aninhados) | Substitui as regras de permissão personalizadas existentes para todos os projetos aninhados e seu conteúdo. Isso não pode ser desfeito. |
Personalizável | Não modifica as regras de permissão existentes, embora se tornem personalizáveis. Quaisquer projetos aninhados mantêm suas configurações de permissão de conteúdo e regras de permissão. | |
Personalizável | Bloqueada (incluindo projetos aninhados) | Substitui as regras de permissão personalizadas existentes do conteúdo no projeto, além de todos os projetos aninhados e seu conteúdo. Isso não pode ser desfeito. |
Bloqueada | Substitui as regras de permissão personalizadas existentes para conteúdo no projeto. Isso não pode ser desfeito. Quaisquer projetos aninhados mantêm suas regras de permissão e permanecem personalizáveis. |
Mova projetos e conteúdo
Mova o conteúdo do Tableau e os ativos externos
Quando o conteúdo do Tableau ou ativos externos é movido entre projetos com configurações de permissão diferentes, as configurações de Permissão de ativos determinam a lógica de como as permissões são aplicadas.
- Mover os ativos para um projeto bloqueado substituirá as regras de permissão existentes e imporá as permissões do destino.
- Mover os ativos para um projeto personalizável manterá as regras de permissão existentes no ativo.
Observação: antes do Tableau Server 2022.3 e do Tableau Cloud de junho de 2022, os ativos externos não podiam estar em projetos e as permissões nas tabelas eram gerenciadas por meio da configuração de Permissões de tabela do banco de dados pai. A partir do Tableau Server 2022.3 e do Tableau Cloud de junho de 2022, os ativos externos podem estar em projetos. Se um banco de dados ou uma tabela for movida para um projeto, as configurações mais antigas para controlar as permissões da tabela por meio do banco de dados serão ignoradas e as permissões do banco de dados ou da tabela seguirão a lógica de outros ativos, acima.
Mover projetos
Quando um projeto é movido para outro, as configurações de permissões no projeto que está sendo movido são mantidas, a menos que o item de destino tenha escopo para incluir projetos aninhados. (As permissões do projeto, neste caso, significam os recursos Exibir e Publicar para o próprio projeto.)
- Se o projeto de destino estiver definido comobloqueado (incluindo projetos aninhados), as permissões do projeto que está sendo movido e o conteúdo são substituídas.
- Se o projeto de destino estiver definido comobloqueado (sem incluir projetos aninhados), as permissões do projeto que está sendo transferido não são substituídas. Se o projeto movido está ou não bloqueado ou é ou não personalizável é mantido da configuração original.
- Se o projeto de destino for definido como personalizável,as permissões do projeto que está sendo movido não são substituídas, mas agora são editáveis.
Se o projeto que está sendo movido foi anteriormente aninhado um principal que estava bloqueado (incluindo projetos aninhados), quando movido, o projeto assume a configuração bloqueado (incluindo projetos aninhados) e se torna o projeto de gestão dos projetos que contiver. Observação: esse é o mesmo resultado se um projeto for movido para se tornar um projeto de alto nível.