Definir acesso de criação na Web ou funções de um site

Os administradores do Tableau Server podem especificar no site se os usuários têm ou não permissão para editar as exibições publicadas no ambiente da Web e configurar outra funcionalidade de criação na Web.

Por padrão, a funcionalidade de criação na Web está habilitada para todos os sites, Usuários com o recurso Edição na Web podem criar e editar pastas de trabalho diretamente no servidor. Desative essa funcionalidade caso deseje que os usuários visualizem e interajam com as pastas de trabalho publicadas sem causar alterações nas informações principais.

As etapas abaixo descrevem como configurar a criação na Web e outra funcionalidade associada para todo um site: Para um controle mais granular sobre quais usuários podem usar a edição na Web, use projetos, grupos e permissões. Consulte Definir acesso de Edição na Web, Salvar e Baixar conteúdo(Link opens in a new window).

Ativar ou desativar a criação na Web para um site

  1. Em um navegador da Web, entre no servidor como um administrador e acesse o site para o qual deseja habilitar a criação na Web. Neste site, clique em Configurações.

  2. Selecione Permitir criação na Web pelos usuários para habilitar a funcionalidade.

    Desmarque a caixa de seleção para desativar a criação na Web para o site.

    Make views on your site uneditable

  3. Se o site já estiver em produção e você quiser que a alteração entre em vigor imediatamente, reinicie o servidor.

    Caso contrário, a alteração terá efeito depois que o cache da sessão do servidor expirar na próxima vez que um usuário fizer logon, depois que sair.

Observações

  • Ao habilitar a criação na Web, certifique-se de que, nas pastas de trabalho e exibições apropriadas, a regra de permissão para um usuário ou grupo permite o recurso Edição na Web.

  • Se optar por desabilitar a criação na Web em um site de produção e não concluir a última etapa para reiniciar o servidor, é possível que os usuários continuem com acesso à criação até que façam logout ou até que os caches da sessão expirem.

Ver quais sites permitem a criação na Web

Para confirmar quais sites permitem criação na Web, no menu de seleção de site, clique em Gerenciar todos os sites e vá para a página Sites.

Configurar opções de união entre bancos de dados

Para melhorar o desempenho da união entre bancos de dados, os usuários podem permitir que o Tableau execute a união usando o banco de dados em tempo real em que estão conectados, em vez de usar Hyper. Embora essa opção seja mais rápida, se o Tableau usar o banco de dados conectado para realizar a união, os dados da fonte de dados de arquivo em que o usuário está conectado serão temporariamente movidos para tabelas temporárias no banco de dados. Como administrador, talvez você queira restringir o acesso a esse recurso para usuários com permissões de criação da Web, pois essa ação retira os dados do Tableau.

  1. Em um navegador da Web, entre no servidor como um administrador e acesse o site para o qual deseja habilitar a criação na Web. Neste site, clique em Configurações.
  2. Na configuração União entre bancos de dados, selecione uma das seguintes opções:
    • Usar banco de dados do Tableau ou banco de dados existente - selecione esta opção se quiser permitir que os usuários escolham se desejam permitir que o Tableau use o banco de dados em tempo real para realizar a união entre bancos de dados. As fontes de dados publicadas com essa opção habilitada continuarão a usar o banco de dados do usuário para união entre bancos de dados.
    • Usar somente o Tableau - selecione esta opção para restringir os usuários a usar somente o Hyper para realizar a união entre bancos de dados.

      Se você selecionar Usar somente o Tableau, a opção para escolher como o Tableau realiza a união entre bancos de dados não será exibida na tela, quando o usuário se conectar a uma fonte de dados compatível e ao banco de dados compatível. Para obter mais informações sobre esse recurso, consulte Melhorar o desempenho da união entre bancos de dados(Link opens in a new window).

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.