As métricas são um tipo de conteúdo do Tableau que rastreia o valor de uma medida agregada, como a soma das vendas. Como as métricas são atualizadas com frequência e exibem o valor atual em um formato fácil de ver, elas são úteis para monitorar dados. Para saber mais sobre como os usuários trabalham com métricas, consulte Criar e solucionar problemas de métricas.

Como administrador do Tableau Server, você tem a capacidade de controlar a frequência com que as métricas são atualizadas e como as falhas de atualização são resolvidas. Você também pode assegurar que os usuários possam criar ou desativar métricas para sites específicos.

Assegure que os usuários possam criar métricas

Quando as métricas estiverem habilitadas para um site, todos os usuários com a função no site de Creator ou Explorer (pode publicar) podem criar métricas se tiverem as permissões corretas.

As métricas são criadas nas exibições existentes em um site do Tableau. Para assegurar que os usuários possam criar métricas em uma exibição, verifique se:

  • Os usuários têm o recurso de permissão de Criar/Atualizar métricas para a pasta de trabalho à qual a exibição pertence. Para obter mais informações, consulte Permissões.
  • A senha da fonte de dados é inserida, se necessário. Para obter mais informações, consulte Editar conexões no Tableau Server.

Desativar métricas para um site

As métricas são ativadas em todos os sites por padrão. É possível desativar as métricas de acordo com o site.

  1. No site em que deseja desativar as métricas, no painel de navegação, clique em Configurações.
  2. Em Tipo de conteúdo de métricas, desmarque Ativar métricas.
  3. Clique em Salvar.

Quando você desativa o tipo de conteúdo de métricas, as métricas deixam de ser exibidas no site. Os dados das métricas existentes são mantidos, mas essas métricas não são mais atualizadas. Se você reativar as métricas, essas métricas serão exibidas novamente e as atualizações serão retomadas.

Você também pode desabilitar métricas em uma pasta de trabalho específica, negando o recurso de permissão Criar/Atualizar métricas. Para obter mais informações, consulte Permissões.

Configurar a frequência com que as métricas são atualizadas

Quando uma métrica é atualizada, ela verifica novos dados por meio da exibição em que foi criada, conhecida como a exibição conectada. Você pode aumentar o tempo entre as atualizações se observar um impacto no desempenho do servidor - ou pode diminuí-lo se os usuários precisarem de dados mais atualizados.

As métricas que dependem de dados em tempo real são atualizadas a cada 60 minutos, por padrão. Para ajustar o intervalo de atualização para dados em tempo real, use a opção de configuração tsm configuration setmetricsservices.checkIntervalInMinutes. Esta é uma configuração em todo o servidor.

As métricas que dependem de dados de extrações são atualizadas quando as extrações são atualizadas. Para controlar a frequência com que essas métricas são atualizadas, altere a frequência de atualização das extrações. Para obter mais informações, consulte Agendas de atualização de extrações.

Configurar notificações de falha para atualizações das métricas

Se uma métrica não pode ser conectada aos dados necessários, ocorrerá uma falha na atualização. Quando ocorre falha na atualização da métrica 10 vezes seguidas, o proprietário da métrica recebe uma notificação por e-mail.

Para ajustar o número de falhas consecutivas antes de enviar um e-mail de aviso, use a opção tsm configuration setmetricsservices.failureCountToWarnUser. Esta é uma configuração em todo o servidor.

Configurar quando as atualizações das métricas forem suspensas

Se ocorrer falha na atualização das métricas 175 vezes seguidas, a atualização será suspensa. Uma vez que uma atualização das métricas é suspensa, o servidor não tentará mais verificar novos dados, até que a atualização seja retomada manualmente.

Para ajustar o número de falhas consecutivas antes de suspender uma atualização, use a opção tsm configuration setmetricsservices.maxFailedRefreshAttempts. Esta é uma configuração em todo o servidor.

Gerenciar métricas

Embora as métricas sejam criadas em uma exibição, elas não estão vinculadas à exibição como alertas ou assinaturas. Isso significa que você pode gerenciar métricas da mesma forma que gerencia pastas de trabalho, renomeando, movendo, marcando, excluindo ou definindo permissões em uma métrica.

Encontre métricas para gerenciar, navegando na hierarquia do projeto ou nos seguintes caminhos.

  • Para ver todas as métricas em um site: navegue até a seção Explorar e selecione Todas as métricas.
  • Para ver as métricas criadas em todas as exibições de uma pasta de trabalho: navegue até a pasta de trabalho e selecione a guia Métricas conectadas.
  • Para ver as métricas criadas a partir de uma única visualização: Abra a visualização e selecione Assistir > Métricas na barra de ferramentas.

Resolver falhas e suspensões de atualizações das métricas

Pode ocorrer falha nas atualizações das métricas por um dos seguintes motivos.

  • A exibição conectada foi excluída ou modificada.
  • As permissões foram alteradas para a exibição conectada.
  • A senha da fonte de dados não está mais incorporada ou não é mais válida.
  • O proprietário da métrica não tem a função de site necessária para atualizar a métrica. Uma função de site de Creator ou Explorer (pode publicar) é necessária.
  • Houve um problema temporário de conectividade, que se resolverá.

Observação: se a atualização da métrica for suspensa porque o proprietário não tem a função de site necessária para que ela seja atualizada, não poderá retomar a atualização, a menos que altere o proprietário.

Para obter mais informações sobre por que ocorrem falhas nas atualizações das métricas e o que os usuários podem fazer para corrigi-las, consulte Corrigir atualizações com falha.

Incentive os usuários a substituir uma métrica se a exibição conectada tiver sido modificada de uma maneira que causou a falha da atualização, mas a exibição ainda está disponível. Os usuários podem substituir uma métrica criando uma métrica com o mesmo nome no mesmo projeto da métrica existente.

Retomar atualizações suspensas

Se a causa da falha for corrigida, por exemplo, inserindo a senha correta para a fonte de dados, é possível retomar a atualização das métricas.

  1. Localize a métrica afetada. Métricas com atualizações suspensas exibem o texto Atualização suspensa, em vez do tempo da última atualização, na grade e na exibição de lista.
  2. Na mensagem de aviso, clique em Retomar a atualização.

O Tableau tenta realizar a atualização. Se essa tentativa for bem-sucedida, você receberá uma confirmação e a atualização será retomada de acordo com a agenda. Se a tentativa não for bem-sucedida, a atualização permanecerá suspensa. Você ou o proprietário da métrica pode excluir ou substituir a métrica ou mantê-la para fazer referência aos dados históricos.

Monitorar atividade das métrica com exibições administrativas

Use as exibições administrativas do Tableau Server para monitorar as atualizações das métricas e ver quais usuários estão criando e visualizando as métricas.

  1. Navegue até o site que deseja monitorar ou monitore a atividade em todo o servidor, selecionando Todos os Sites no seletor de sites.
  2. No painel de navegação, clique em Status do site ou Status do servidor.
  3. Selecione o painel que deseja inspecionar.
Agradecemos seu feedback!