Fazer backup dos dados do Tableau Server

É importante fazer backup do Tableau Server regularmente como parte da manutenção e administração apropriada do seu servidor. É possível usar o comando tsm maintenance restore para restaurar backups do Tableau Server criados usando o tabadmin backup e o tsm maintenance backup. Backups de bancos de dados feitos de outras maneiras e instantâneos da máquina virtual não são fontes válidas para restaurar o Tableau Server, então é importante ter um backup atualizado.

Os dados do Tableau Server incluem arquivos de dados de extração, bem como o banco de dados PostgreSQL do Tableau, que contém metadados da pasta de trabalho e do usuário e dados de configuração. Quando você usa o TSM para criar um backup, tudo isso é salvo em um único arquivo criado com a extensão .tsbak. Se você estiver executando uma instalação distribuída do Tableau Server, é feito um backup dos dados de todos os nós.

A frequência dos seus backups depende do seu ambiente, incluindo a intensidade de uso de seu servidor e o número e a frequência de alterações do conteúdo e do usuário. Qualquer alteração ou atualização que acontecer após o backup será perdida se houver uma falha no sistema e você precisar restaurar o Tableau Server. Quanto mais atividade, mais frequentemente você precisará fazer backup no servidor.

Além dos backups regulares, sempre crie um backup antes de atualizar para uma nova versão do Tableau Server.

Para ajudar na proteção contra perda de dados, após criar o backup, armazene o arquivo .tsbak em um computador que não faça parte da instalação do Tableau Server.

Requisitos de espaço em disco para backup

Você deve ter espaço em disco adequado para os processos de backup e restauração de banco de dados, para que sejam executados com êxito. Você precisa de espaço em disco livre suficiente para restaurar a partir do backup, ou seja, em todos os casos 15% do tamanho do disco. Em alguns casos, pode ser ainda maior. Durante backups, as tarefas em segundo plano para limpeza de extrações antigas são temporariamente pausadas. Isso significa que, durante o backup, as atualizações de extração deixarão arquivos extras, aumentando o uso de espaço em disco. Se o backup demorar muito, ou se a sua empresa usar muitas extrações regularmente atualizadas, isso poderá resultar em uma quantidade significativa de uso de espaço em disco temporário. Esses arquivos antigos serão removidos depois que o backup for concluído.

  • Em nós com o repositório, você precisa de espaço livre adicional igual a pelo menos o dobro do tamanho dos dados do repositório. Para obter uma estimativa dos dados do repositório, verifique o tamanho do diretório <data directory>/pgsql/data/base.

  • Em nós com o armazenamento de arquivo, você precisa de espaço livre adicional igual a pelo menos o tamanho dos dados do armazenamento de arquivo. Para obter uma estimativa dos dados do armazenamento de arquivo (extrações, fluxos etc.), verifique o tamanho do diretório <data directory>/dataengine.

  • Em nós com o controlador de administração ou o controlador TSM (normalmente o nó inicial, a menos que precisou se recuperar de uma falha de nó inicial), você precisa de espaço livre adicional, equivalente a pelo menos o tamanho dos dados do repositório mais o tamanho dos dados do repositório de arquivos.

Se todos os itens acima estiverem no mesmo nó, você poderá usar a soma dos tamanhos para determinar a quantidade de espaço em disco necessária.

Para restaurar o Tableau Server:

  • Em nós de controlador, você precisa de espaço livre igual a pelo menos o tamanho do arquivamento de backup.

  • Em nós de repositório, você precisa de espaço livre igual a pelo menos duas vezes o tamanho dos dados do repositório no arquivamento de backup.

  • Em nós de armazenamento de arquivo, você precisa de espaço livre igual a pelo menos duas vezes o tamanho da pasta dataengine no arquivo de backup.

Criar um backup usando a interface de linha de comandos (CLI) do TSM

Use o comando tsm maintenance backup para criar um backup dos dados gerenciados pelo Tableau Server. Estes dados incluem arquivos de dados de extração e o banco de dados PostgreSQL do Tableau, que contém metadados da pasta de trabalho e do usuário.

Antes de fazer backup do Tableau Server, verifique se as permissões estão configuradas corretamente para os seguintes cenários:

  • O Tableau Server instalado em uma unidade não padrão: se você tiver instalado o Tableau Server em uma unidade ou pasta não padrão, será necessário configurar manualmente as permissões para a conta de Serviço de rede. Talvez seja necessário configurar também permissões adicionais para a conta de serviço Run As. Consulte Instalando em um local não padrão.
  • Gravação do backup em uma unidade de rede: a conta de serviço Run As (por padrão, Serviço de rede) deve ter acesso de gravação no compartilhamento de rede onde os arquivos de backup são gravados.

Para fazer backup dos dados de configuração do servidor, use o comando tsm settings. Ao usar o comando tsm maintenance backup, a data atual é anexada ao arquivo de backup:

tsm maintenance backup -f <backup_file> -d

Para obter mais informações, consulte tsm maintenance backup.

Criar um backup de pré-atualização

Você deve sempre criar um backup antes de atualizar o Tableau Server. Também é possível criar um backup durante a execução do Tableau Server e minimizar a quantidade de tempo de indisponibilidade do servidor durante a atualização. O processo para criar um backup de pré-atualização é o mesmo para a criação de backups regulares, com uma consideração adicional para as instalações distribuídas.

Observação: desinstale o Tableau Server de dos nós que não serão incluídos na nova instalação para evitar conflitos entre os nós mais antigos e a nova instalação.

Criar o script para o processo de backup

Caso faça o backup frequentemente, talvez deseje criar um script que execute o backup e as tarefas relacionadas. Essas tarefas incluem:

  • Limpe arquivos e pastas antes de executar o backup.

  • Executar o próprio backup.

  • Copiar o arquivo de backup em um computador separado para proteção.

Esta seção discute os comandos tsm que podem ser usados em conjunto para executar um backup e as tarefas relacionadas.

Observação: o TSM é um arquivo de lote. Para executar comandos tsm em outro arquivo de lote, use o comando call . Por exemplo, "call tsm maintenance ziplogs”. Executar essa ação retornará o controle para o arquivo de lote. Além disso, é preciso autenticar para o TSM antes de emitir comandos. Para obter mais informações, consulte Autenticação com a CLI tsm.

Para obter informações adicionais sobre o script de comandos do TSM, consulte os Fóruns da Comunidade do Tableau.

Remover arquivos de log e limpar pastas temporárias

É possível limpar o arquivo de registro antigo do Tableau Server e os arquivos temporários para reduzir o tempo de criação de um backup e garantir que o arquivo de backup seja o menor possível.

Para limpar os arquivos de log anteriores a alguns dias, execute o seguinte comando:

tsm maintenance cleanup

Executar o backup

Observação: ao fazer backup do Tableau Server no Windows, o NetworkService deve ter acesso de gravação ao compartilhamento de rede onde os arquivos de backup são gravados. Caso contrário, haverá falha no backup.

Para criar o backup, use o comando tsm maintenance backup:

tsm maintenance backup --file <backup_file> --append-date

Observe o seguinte sobre o comando:

  • Adicione --append-date ao comando para incluir a data no nome de arquivo de backup.

  • Por padrão, o arquivo de backup é criado em C:\ProgramData\Tableau\Tableau Server\data\tabsvc\files\backups\. Para obter mais informações, consulte tsm maintenance backup.

Copiar um arquivo de backup em outro computador

Como uma prática recomendada, após a criação do backup, copie o arquivo de backup em outro local, que seja separado do Tableau Server.

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.