Instalar o Tableau Server no Google Cloud Platform
Ao instalar o Tableau Server em uma máquina virtual (VM) do Google Compute Engine você ainda terá as capacidades avançadas do Tableau Server em um ambiente local. Executar o Tableau Server em uma VM do GCE é uma excelente escolha se desejar ter a flexibilidade de escalar horizontal ou verticalmente sem precisar comprar e manter uma frota de servidores cara. Por exemplo, é possível configurar o Tableau Server para ficar altamente disponível e integrá-lo a todos os aplicativos empresariais comuns (por exemplo, o Active Directory) dos quais muitas organizações dependem.
Procurando o Tableau Server no Linux? Consulte Instalar o Tableau Server na Google Cloud Platform.(Link opens in a new window).
O Tableau Server pode aproveitar muitos serviços nativos da Google Cloud :
-
Disco persistente do Google(Link opens in a new window): armazenamento de bloquei com base na nuvem para máquinas virtuais (VMs).
-
Armazenamento da Google Cloud(Link opens in a new window): armazenamento de objeto unificado com base na nuvem para arquivamento de dados.
-
Fluxo de dados da Google Cloud(Link opens in a new window): serviço com base na nuvem para stream e processamento de dados em lote.
-
Google Cloud Dataproc(Link opens in a new window): serviço com base na nuvem para execução de clusters Spark e Hadoop.
Além disso, você pode armazenar os dados usados no Tableau Server por meio de qualquer um dos seguintes serviços da Google Cloud. O Tableau fornece conectores(Link opens in a new window) de dados nativos que permitem a conexão com dados nas seguintes fontes de dados do Google:
-
Google Analytics(Link opens in a new window): análise na Web para monitoramento e relatórios do tráfego de sites.
-
Google BigQuery(Link opens in a new window): data warehouse empresarial gerenciado para análise.
-
Google Cloud SQL(Link opens in a new window): serviço de banco de dados SQL gerenciado.
-
Google Sheets(Link opens in a new window): planilhas incluídas no Google Docs.