Licença Data Management
A Data Management inclui Tableau Catalog, Tableau Prep Conductor, conexões virtuais e políticas de dados. Entre em contato com o gerente da conta (ou vá até a página de preços(O link abre em nova janela) do Tableau) para comprar Data Management.
A Data Management só pode ser ativada em uma implantação licenciada do Tableau Server. Uma implantação inclui uma instalação licenciada de produção e instalações licenciadas de não produção do Tableau Server, que oferecem suporte à instalação de produção. Para obter mais informações sobre a implantação, consulte a Documentação do EULA(O link abre em nova janela).
Tableau Prep Conductor
Após comprar e licenciar o Data Management, é necessário ativar o Prep Conductor no Tableau Server. Para obter mais informações, consulte Habilitar e configurar o Tableau Prep Conductor no Tableau Server.
- Quando Data Management está ativo e habilitado, é possível agendar fluxos no Tableau Server ou Tableau Cloud e monitorar fluxos.
- Quando Data Management for removido ou desativado, ou se a licença do Data Management expirar, a capacidade de agendar fluxos será desabilitada.
- Se a licença do Tableau Server ou do Tableau Cloud ainda estiver ativa e válida, você poderá baixar os fluxos usando a API REST do Tableau Server. Para obter mais informações, consulte Métodos de fluxo(O link abre em nova janela).
Tableau Catalog
Após comprar e licenciar o Data Management, é necessário ativar o Catalog no Tableau Server. Para obter mais informações, consulte Habilitar o Tableau Catalog.
- Quando Data Management está ativo e habilitado, é possível usar o Tableau Catalog para descobrir dados, limpar ativos de dados, realizar análises de impacto e rastrear a linhagem dos dados usados no conteúdo do Tableau.
- Quando Data Management é removido, desativado ou licença o expira, as informações permanecem no servidor. As informações específicas do Tableau Catalog só podem ser acessadas usando a API de metadados do Tableau, ela deixa de ser exibida no produto. Para obter mais informações, consulte API de metadados(O link abre em nova janela).
- Quando Data Management é removida, desativada ou licença expira, as APIs de gravação de todas as novas informações do Tableau Catalog (por exemplo, descrições de tabela, avisos de qualidade de dados, descrições de coluna) são desabilitadas. Você ainda pode ler as informações usando a API de metadados, mas as permissões em tabelas e bancos de dados não podem ser gerenciadas explicitamente no produto.
Conexões virtuais e políticas de dados
Depois de comprar e licenciar Data Management para Tableau, conexões virtuais e políticas de dados são habilitadas automaticamente.
- Quando Data Management estiver ativa e habilitada, você pode usar conexões virtuais para criar recursos compartilháveis que fornecem um ponto de acesso central aos dados. Você também pode criar políticas de dados que permitem filtrar dados para usuários usando segurança centralizada em nível de linha.
- Quando Data Management é removida, desativada ou a licença expira, as informações permanecem no servidor, mas não são acessíveis.
- Quando Data Management é reativada, as informações são restauradas no servidor e ficam acessíveis.
Como funciona o licenciamento de Data Management
Uma implantação do Tableau Server pode ser baseada no usuário ou no núcleo, dependendo da licença adquirida.
Baseada no usuário
Uma métrica de licença baseada no usuário permite implantar o Tableau Server em um único computador ou em vários computadores em um cluster. Cada usuário que acessa o Tableau Server deve estar licenciado. Os administradores adicionam e licenciam os usuários. A primeira chave do produto do Creator ou do Explorer adicionada ao Tableau Server vai ativá-lo e será usada pelo Administrador do servidor.
A chave do produto do Data Management habilita os recursos incluídos no nível de implantação , e esses recursos são licenciados para todos os usuários que já estão licenciados para Tableau Server.
Baseada no núcleo
Uma métrica de licença baseada no núcleo não impõe restrições sobre o número de contas de usuário no Tableau Server. Em vez disso, a licença especifica o número máximo de núcleos do computador para que você possa executar o Tableau Server.
Observação: quando você compra e usa o licenciamento baseado no núcleo, aplique tanto a chave do produto Data Management quanto a chave do produto Resource Core para a implantação do Tableau. A primeira chave permite que os fluxos sejam executados no Tableau Server, embora o Tableau Prep Conductor e a segunda chave adicionem os núcleos adicionais para os nós do Tableau Prep Conductor. Todas as chaves do produto estão disponíveis no Portal do cliente(O link abre em nova janela).
Normalmente, o número total de núcleos em todos os computadores não deve exceder o número total permitido pela licença do Tableau Server. Quando você adiciona a chave do produto do Data Management ao Tableau Server, ela inclui um número específico de núcleos do Tableau Prep Conductor. Nesse cenário, o número total de núcleos em todos os computadores não deve exceder o número total permitido pela licença do Tableau Server e pela licença do Data Management juntas.
Neste tópico, vamos consultar os núcleos licenciados por meio da licença do Tableau Server como núcleos do Tableau Server e os núcleos licenciados por meio do Data Management como núcleos do Tableau Prep Conductor.
Veja abaixo alguns conceitos aplicáveis à maneira como o licenciamento é adotado em uma métrica Baseada no núcleo:
- Um nó pode ser licenciado apenas por um dos tipos, núcleos do Tableau Server ou núcleos do Tableau Prep Conductor.
- Os núcleos do Tableau Prep Conductor são aplicados a qualquer nó dedicado a executar o Tableau Prep Conductor e quando o Processador em segundo plano desse nó é definido para executar somente trabalhos em segundo plano de fluxo. Nesse caso, o número total de núcleos nesse nó não pode exceder o número de núcleos permitido pela licença do Data Management. Se esse nó tiver algum outro processo licenciado habilitado, além do Tableau Prep Conductor, Processador em segundo plano e Processador de dados, será necessário utilizar uma licença de núcleo do Tableau Server.
- Como mencionado acima, a função de nó do Processador em segundo plano também afeta a licença usada por um nó. Por exemplo, se a função de nó do Processador em segundo plano estiver definida para executar trabalhos de todos os tipos (esse é o padrão), esse nó será licenciado por meio dos núcleos do Tableau Server. Para obter mais informações sobre as funções do nó, consulte Funções do nó no Tableau Server(O link abre em nova janela).
Veja a tabela e o fluxo de decisão a seguir para entender como um nó é licenciado:
Se um nó tiver... o núcleo no nó é contado para... o nó é licenciado utilizando o... um dos seguintes processos habilitado:
- Servidor de aplicativos
- Processador em segundo plano (a função de nó é definida para executar todos os trabalhos)
- Armazenamento de arquivo
- Servidor de dados
- VizQL Server
Contagem total de núcleos do Tableau Server. Núcleos do Tableau Server. somente os seguintes processos habilitados:
- Tableau Prep Conductor
- Processador em segundo plano (a função de nó é definida para executar somente fluxos)
- Processador de Dados
Número total de Tableau Prep Cores adquiridos por meio do Data Management.
Observação: se não houver núcleos do Tableau Prep Conductor disponíveis, mas os núcleos do Tableau Server estiverem disponíveis, os núcleos do Tableau Server serão utilizados.
Núcleos do Tableau Prep incluídos no Data Management.
Observação: se não houver núcleos do Tableau Prep Conductor disponíveis, mas os núcleos do Tableau Server estiverem disponíveis, os núcleos do Tableau Server serão utilizados.
Para obter mais informações sobre os processos licenciados, consulte Processos do Tableau Server(O link abre em nova janela).
Para saber mais sobre o licenciamento do Tableau Server, consulte Visão geral do licenciamento do Tableau Server(O link abre em nova janela).