Usar linhagem para análise de impacto

Saber a origem dos seus dados é fundamental para confiar nos dados, e saber quem mais usa isso significa que você pode analisar o impacto das alterações nos dados em seu ambiente. O recurso de linhagem no Tableau Catalog ajuda nisso.

A linhagem exige o Data Management Add-on. A partir do 2019.3, o Tableau Catalog está disponível no Tableau Online e no Tableau Server do Data Management Add-on. Quando o Tableau Catalog está habilitado no seu ambiente, você tem acesso à linhagem para suas fontes de dados, métricas, fluxos, bancos de dados e tabelas. Para obter mais informações sobre Tableau Catalog, consulte "Sobre o Tableau Catalog”, na Ajuda do Tableau Server(Link opens in a new window) ou do Tableau Online(Link opens in a new window).

O modo como você navega até o painel Linhagem depende do tipo de ativo com o qual está trabalhando.

Para ver a linhagem do conteúdo do Tableau, como fontes ou fluxos de dados, em Explorar, navegue e abra o ativo do conteúdo e, em seguida, selecione a guia Linhagem.

Para ver a linhagem para ativos externos, como bancos de dados e tabelas, em Ativos Externos, navegue até e selecione um ativo na lista. Ao selecionar uma tabela, por exemplo, uma página é aberta com informações sobre essa tabela, incluindo nome, tipo, descrição, colunas e detalhes sobre cada coluna. À direita das informações da tabela está o painel Linhagem, que mostra a linhagem para essa tabela.

A linhagem mostra dependências em relação à âncora da linhagem, que nesse caso é o ativo que você selecionou. Uma âncora de linhagem pode ser um banco de dados, tabela, pasta de trabalho, fonte de dados publicada ou fluxo. (No primeiro exemplo, a âncora é a fonte de dados CurrentWorkItem atual e, no segundo exemplo, é a tabela TestResult). Todos os ativos abaixo da âncora dependem, direta ou indiretamente, da âncora, ou seja, as saídas ou os ativos downstream. Os ativos acima da âncora são dos quais a âncora é direta ou indiretamente dependente — as entradas ou os ativos upstream.

Quando você seleciona um campo em uma fonte de dados ou uma coluna em uma tabela, a linhagem é filtrada para mostrar apenas ativos downstream que dependem do campo (ou coluna) ou entradas upstream para o campo (ou coluna), como neste exemplo de pasta de trabalho 'exportação de superlojas':

Você pode selecionar um ativo upstream ou downstream no painel Linhagem para visualizar seus detalhes. Por exemplo, quando você seleciona Métricas, a lista de métricas que dependem dessa pasta de trabalho aparece à esquerda do painel Linhagem.

No painel Linhagem, você pode navegar para qualquer ativo relacionado à sua escolha inicial, nesse caso, a pasta de trabalho, seguindo os links que lhe interessam.

Ativo incorporado aparece em Ativos externos

O Catálogo de Tableau tratará um ativo externo como “inserido” se a caixa de seleção Incluir arquivos externos for selecionada quando uma fonte de dados ou pasta de trabalho for publicada. Quando um ativo externo (banco de dados, tabela ou arquivo) é incorporado ao conteúdo publicado do Tableau (pastas de trabalho, fontes de dados e fluxos), o ativo externo é usado pelo conteúdo, mas não é compartilhável com outros usuários. Esse ativo externo incorporado aparece no upstream da linhagem do conteúdo do Tableau e está listado nos Ativos externos.

Para ver se um ativo externo está incorporado, acesse a página de detalhes do ativo e veja se "Ativo inserido" está listado na Categoria.

Para obter informações sobre dados incorporados, consulte Publicar dados separadamente ou incorporados nas pastas de trabalho(Link opens in a new window) na Ajuda do Tableau Desktop da Criação na Web.

Conexões de linhagem e SQL personalizado

Quando você visualiza a linhagem de uma conexão que usa SQL personalizado, o Catalog não exibe as informações da coluna. Para obter mais informações, consulte Suporte ao Tableau Catalog para SQL personalizado(Link opens in a new window) no Tableau Desktop e na Web Authoring Help.

Incompatibilidade entre contagem de linhagens e guias

Você pode notar uma incompatibilidade na contagem de ativos entre a ferramenta Linhagem do Tableau Catalog e as guias no Tableau Server ou Tableau Online.

A incompatibilidade de contagem é explicada pelo fato de cada uma (contagem de linhagem x contagem de guias) conta os ativos de uma maneira diferente. Por exemplo, em um determinado momento, o Catalog pode contar apenas os ativos que são indexados, enquanto o Tableau Server ou o Tableau Online conta todos os ativos publicados. Outras razões para as diferenças de contagem incluem se:

  • Você tem permissões de "Exibir" para o ativo.
  • Um ativo está oculto.
  • Todos os campos são usados em uma pasta de trabalho.
  • Um ativo está direta ou indiretamente conectado.

Exemplo de incompatibilidade de contagem de pastas de trabalho

Por exemplo, veja como a contagem de guias x a contagem de linhagem é determinada para pastas de trabalho.

A guia Pastas de trabalho conectadas conta as pastas de trabalho que atendem aos dois critérios:

  • Conecta-se à fonte de dados (independentemente de os campos serem ou não realmente usados na pasta de trabalho).
  • O usuário tem permissões para exibir (seja uma planilha, um painel ou uma história).

A Linhagem do Tableau Catalog conta as pastas de trabalho que atendem a todos estes critérios:

  • Foi indexado pelo Tableau Catalog.
  • Conecta à fonte de dados e utiliza pelo menos um campo na fonte de dados.
  • Contém planilhas, incluindo painéis ou histórias que contêm uma planilha, que usa pelo menos um campo na fonte de dados.

Quando os metadados são bloqueados devido a permissões limitadas, o Catalog ainda faz a contagem da pasta de trabalho. Mas, em vez de ver alguns dos metadados confidenciais, você verá Permissões necessárias. Para obter mais informações, consulte Informações de linhagem de acesso.

Usar e-mail para entrar em contato com proprietários

No final da linhagem, há Proprietários. A lista de proprietários inclui qualquer pessoa designada como proprietária ou contato para qualquer conteúdo downstream da âncora de linhagem.

Você pode enviar e-mail aos proprietários para informá-los sobre alterações nos dados. (Para os proprietários de e-mail, você deve ter o recurso 'Sobrescrever' [Salvar] no conteúdo da âncora de linhagem.)

  1. Selecione Proprietários para visualizar a lista de pessoas afetadas pelos dados nesta linhagem.
  2. Selecione os proprietários aos quais deseja enviar mensagem.
  3. Clique em Enviar e-mail para abrir a caixa de mensagem de e-mail.
  4. Insira o Assunto e sua mensagem na caixa de texto e clique em Enviar.
Agradecemos seu feedback!