Definir permissões ao publicar uma fonte de dados ou pasta de trabalho
Como publicador de uma pasta de trabalho ou fonte de dados, você pode definir permissões, como parte do processo de publicação. As permissões permitem ou negam o acesso de outros usuários ao conteúdo publicado no Tableau Server ou no Tableau Cloud. Por exemplo, quem pode interagir com as exibições em uma pasta de trabalho, baixar uma cópia de uma fonte de dados e assim por diante.
Observe que as permissões são diferentes do acesso para a fonte de dados. O acesso a alguns tipos de dados exigem o logon usando um nome e uma senha do banco de dados ou credenciais do banco de dados inseridas na conexão. Para obter informações, consulte Definir credenciais para o acesso aos dados publicados.
Quando possível, é melhor usar as regras de permissão padrão para o projeto onde você está publicando o conteúdo. Se você estiver publicando em um projeto bloqueado(O link abre em nova janela), não poderá modificar as permissões. Mas se estiver publicando conteúdo em um projeto personalizável e houver uma razão para que o conteúdo tenha permissões exclusivas, você poderá definir regras de permissão durante a publicação.
Sobre definir permissões durante a publicação
Ao iniciar o processo de publicação, a caixa de diálogo mostrará as permissões que serão aplicadas. Por padrão, o conteúdo publicado por você segue as regras de permissão do projeto em que está publicando.
Ao alterar as permissões na caixa de diálogo de publicação, você define as regras de permissão exclusiva para o conteúdo que está publicando. Isso significa que as alterações nas regras de permissão do projeto não afetarão o conteúdo. Dependendo do seu ambiente, isso pode ser como você desejar, ou pode entrar em conflito com as diretrizes que o administrador definiu e ter consequências inesperadas.
Dicas para decidir se deve definir as permissões no conteúdo
Aprenda as práticas da sua empresa
Entre em contato com o administrador do Tableau para aprender as diretrizes de sua organização. É uma prática comum (e recomendável) que um administrador bloqueie as permissões para o projeto. Se você trabalhar em um ambiente como esse, você não poderá definir permissões exclusivas para o conteúdo. E saiba que, mesmo que defina as permissões durante a publicação, a pessoa que gerencia as permissões no servidor pode alterar essas configurações posteriormente.
Saber as consequências da definição de permissões explícitas
Além dos possíveis conflitos descritos anteriormente, as permissões exclusivas em alguns conteúdos exigem manutenção extra para controlar qual conteúdo tem exceções, e quais exceções serão aplicadas.
Publicar rapidamente, aceitando as configurações de permissões padrão
Se necessário, você ou o administrador pode atualizar as permissões no servidor posteriormente, onde é possível ter uma visão mais abrangente dos efeitos de suas alterações.
Como definir permissões durante a publicação
Na caixa de diálogo de publicação, ao lado do resumo que indica as configurações atuais, clique em Editar.
Na janela pop-up que abrirá, realize uma das seguintes ações:
Para definir recursos personalizados ou atribuir uma função explicitamente, selecione um usuário ou grupo existente e clique em Editar, ou em Adicionar.
Na caixa de diálogo Adicionar/editar permissões, faça suas alterações.
Clique em Aplicar para salvar as alterações e mantenha a caixa de diálogo aberta para configurar outro usuário ou grupo. Clique em OK para fechar a caixa de diálogo.
Para remover uma regra de permissão, selecione o usuário ou grupo e clique em Remover.
Atribuir modelos de permissão
Ao publicar conteúdo, você pode atribuir qualquer um dos seguintes modelos(O link abre em nova janela) a um grupo ou usuário selecionado:
- Exibir: permite que o usuário tenha acesso básico ao conteúdo, como filtro de uma pasta de trabalho ou conexão com uma fonte de dados.
- Explorar: permite que o usuário tenha todos os recursos do modelo Exibir, bem como funcionalidades adicionais como edição na Web de uma pasta de trabalho ou download de uma fonte de dados.
- Publicar: permite que o usuário tenha a capacidade de substituir o conteúdo (como por meio da edição na Web e salvar sobre o original). Também concede a propriedade do conteúdo.
- Administrar: permite que o usuário tenha a capacidade de gerenciar o conteúdo, como excluí-lo e definir permissões.