Práticas recomendadas para fontes de dados publicadas
Publicar fontes de dados no Tableau Cloud ou no Tableau Server é essencial para manter uma única fonte para seus dados. A publicação também permite o compartilhamento de dados entre colegas, incluindo os que não usam o Tableau Desktop, mas têm permissão de editar pastas de trabalho no ambiente de edição da Web.
As atualizações a uma fonte de dados publicadas são replicadas para todas as pastas de trabalho conectadas, estejam as pastas de trabalho publicadas ou não.
O que forma uma fonte de dados publicada
Uma fonte de dados do Tableau consiste no seguinte:
As informações da conexão de dados que descrevem quais dados você deseja levar ao Tableau para análise. Ao conectar-se aos dados no Tableau Desktop, é possível criar uniões, inclusive entre tabelas e tipos de dados diferentes. Renomeier os campos na página Fonte de dados, para que sejam mais descritivos aos usuários que vão trabalhar com a sua fonte de dados publicada.
Uma extração, se você decidir criar uma. Diretrizes de quando criar uma extração estão incluídas abaixo, assim como nos recursos adicionais.
Informações sobre como acessar ou atualizar os dados. A conexão também inclui informações de acesso. Os exemplos desse tipo de informação incluem:
O caminho para um arquivo Excel original.
Credenciais inseridas ou tokens de acesso OAuth para acessar os dados diretamente.
Alternativamente, sem credenciais, para que os usuários sejam solicitados a inseri-las quando quiserem acessar os dados (seja para exibir uma pasta de trabalho que conecte-se a elas ou para conectar uma nova pasta de trabalho a elas).
Para obter mais informações, consulte Definir credenciais para o acesso aos dados publicados.
Personalização e limpeza, que ajudam no uso eficiente da fonte de dados. Quando estiver trabalhando com sua exibição, é possível adicionar cálculos, conjuntos, grupos, compartimentos e parâmetros; definir a formatação de qualquer campo personalizado; ocultar campos não utilizados e assim por diante.
Todos esses refinamentos se tornam parte dos metadados contidos na fonte de dados publicada e mantida pelo usuário.
Preparação de uma fonte de dados para publicação
Ao publicar uma fonte de dados, considere estas práticas recomendadas:
Criar a conexão para as informações que deseja levar ao Tableau e fazer qualquer personalização e limpeza que ajudará você e outras pessoas a usar a fonte de dados de forma eficiente.
Caso seja apropriado, crie uma extração dos dados que você deseja publicar. Para obter mais informações, consulte a seguinte seção, Quando usar uma extração.
Desenvolver uma convenção de nomeação de fonte de dados.
- Depois de publicar uma fonte de dados, você pode renomeá-la no Tableau Cloud ou Tableau Server. Para renomear uma fonte de dados publicada, escolha o menu Mais ações ao lado do nome da fonte de dados. Em seguida, escolha Renomear e insira o novo nome. Você também pode usar a API REST de atualização da fonte de dados para renomear uma fonte de dados publicada. Certifique-se de usar uma convenção de nomeação bem pensada para ajudar outros usuários dos dados a deduzir a qual fonte de dados devem se conectar.
- Quando uma fonte de dados publicada é renomeada, todas as pastas de trabalho que usam essa fonte de dados usarão o novo nome após a próxima atualização da fonte de dados ser concluída. Assim como renomear pastas de trabalho, renomear uma fonte de dados publicada não é salvo no histórico de revisão de uma fonte de dados.
- Você pode adicionar e editar legendas para sua fonte de dados, mas alterar a legenda não altera o nome da fonte de dados publicada subjacente. Se você editar o nome da fonte de dados publicada subjacente, a legenda não será atualizada. Mas não se preocupe - a fonte de dados correta ainda é referenciada. Você verá o nome da fonte de dados publicada subjacente atualizado na guia Fonte de dados.
Considere designar as seguintes funções entre seus usuários do Tableau:
Um administrador de dados (ou uma equipe) que crie e publique as fontes de dados na comunidade do Tableau, atendendo os requisitos de dados da sua empresa.
Um administrador de site que gerencia o conteúdo publicado, as atualizações de extração e as permissões no servidor que você publicar no (Tableau Server ou Tableau Cloud).
O gerenciamento central ajuda a evitar a proliferação da fonte de dados. Os autores que se conectam aos dados gerenciados podem ter certeza de que as respostas neles encontradas refletem o estado atual dos negócios.
Quando usar uma extração
Nas seguintes condições, é possível que você precise ou opte por publicar uma extração, em vez de se conectar em tempo real.
Publicar dados no Tableau Cloud que não possam ser obtidos diretamente
O Tableau Cloud não pode chegar a fontes de dados que você mantém em sua rede local. Dependendo da conexão, talvez seja necessário publicar uma extração e configure uma agenda de atualização com o Tableau Bridge.
Algumas fontes de dados hospedadas na nuvem sempre precisam de extrações. Elas incluem fonte de dados Google Analytics, Salesforce.com, Oracle, OData e algumas fontes de dados ODBC. É possível configurar agendas de atualização de algumas dessas fontes de dados diretamente no Tableau Cloud; para outros usuários, use o Tableau Bridge.
Fontes de dados de conector de dados da Web sempre precisam de extração. Se você se conectar à fonte de dados com a autenticação de senha e o nome de usuário padrão, poderá atualizá-la com o Tableau Bridge. Caso você se conecte à fonte de dados WDC com a autenticação OAuth, use um método alternativo para atualizá-la.
Para obter mais informações sobre como o Tableau Bridge oferece suporte a conexões em tempo real e de extração com dados que o Tableau Cloud não pode alcançar diretamente, consulte Usar o Tableau Bridge para expandir opções de atualização de dados(O link abre em nova janela) na Ajuda do Tableau Cloud.
Aprimoramento do desempenho
Mesmo que o servidor tenha suporte a conexões em tempo real a seus dados, uma extração pode fazer mais sentido. Por exemplo, se o banco de dados for grande ou a conexão lenta, é possível extrair um subconjunto que inclui apenas as informações pertinentes. A extração pode ser mais fácil e rápida de trabalhar do que a conexão em tempo real.
Nos casos em que seja possível usar uma conexão em tempo real ou uma extração atualizada em uma agenda, você pode querer experimentar ambas as opções para ver a que funciona melhor para você.
Habilitação de funcionalidade na fonte de dados que não é inerentemente compatível
Por exemplo, suponha que o usuário queira usar a função Mediano com os dados do SQL Server.
Para saber mais sobre a criaçao de extrações de dados, consulte Extrair seus dados.
Publicação de dados separadamente ou inseridos em pastas de trabalho
Você pode publicar fontes de dados como recursos autônomos aos quais as pastas de trabalham se conectam, ou pode publicar pastas de trabalho com fontes de dados incluídas.
Quando você publica uma pasta de trabalho, caso uma conexão especifique algo diferente de uma fonte de dados do Tableau publicada no mesmo projeto, os dados são publicados como parte da pasta de trabalho (às vezes, conhecidos como inseridos na pasta de trabalho).
Quando os dados estão inseridos em uma pasta de trabalho:
O acesso à fonte de dados é limitado à pasta de trabalho na qual você a publica. Nem você nem outros usuários podem se conectar a esses dados por outra pasta de trabalho.
Você pode configurar agendas de extração da mesma forma que faz para as fontes de dados que publica separadamente.
Cada modo de publicação tem as suas vantagens. A tabela abaixo mostra alguns pontos de comparação em comum. Não é uma lista abrangente, e essas são generalizações. Como esses e outros fatores se aplicam são específicos para o seu ambiente.
Publicada separadamente | Inserida na pasta de trabalho |
---|---|
A publicação de fontes de dados é um passo rumo à centralização do gerenciamento de dados. Você pode criar políticas voltadas para a minimização da proliferação de fontes de dados e para ajudar as pessoas a encontrar os dados certos para o trabalho que fazem. | Cada fonte de dados inserida tem uma conexão separada com os dados. Cada uma delas tem o potencial de mostrar algo diferente da outra, em qualquer momento específico (e a proliferação da fonte de dados é comum). |
Deve ser compartilhada; torna-se disponível para que outros usuários do Tableau possam se conectar. | Os dados estão disponíveis apenas dentro da pasta de trabalho; não estão disponíveis para que outros usuários do Tableau Desktop possam se conectar. |
Sem gerenciamento de conteúdo e orientações de autosserviço, ver uma longa lista de fontes de dados para conexão pode ser confuso para usuários que dependem dos dados para fazer seu trabalho, além de ser mais difícil de gerenciar no servidor. | Os usuários criam suas próprias conexões e sabem exatamente que dados eles estão adquirindo. |
Alguém que altera uma fonte de dados compartilhada pode estar incerto ou não estar ciente dos efeitos que essas alterações geram em pastas de trabalho conectadas. | A alteração de dados exige a abertura da pasta de trabalho onde se pode visualizar o resultado da alteração. |
Mesmo que os efeitos das alterações na fonte de dados em pastas de trabalho conectadas sejam planejados, a atualização dessas pastas de trabalho conectadas é complexa. | O mesmo que acima; no entanto, se múltiplas pastas de trabalho usam dados similares e precisam ser atualizadas, pode valer a pena conectar com uma fonte de dados publicada. |
As extrações podem ser atualizadas de acordo com uma agenda. Você configura apenas uma agenda de atualização para a extração, e todas as pastas de trabalho que se conectam a ela mostram sempre os dados mais recentes. | As extrações inseridas que não foram atualizadas podem ser úteis para mostrar os instantâneos na hora. Se quiser manter os dados atualizados, cada pasta de trabalho precisa ter a sua própria agenda de atualização. |
Geralmente ajuda a otimizar o desempenho no servidor ou site. | O desempenho pode ser afetado quando o servidor contiver várias pastas de trabalho que se conectam aos mesmos dados originais, e cada pasta de trabalho tem a sua própria agenda de atualização. |
Manter extrações atualizadas
Quando você publica uma fonte de dados com uma extração, é possível adicioná-la a uma agenda de atualização. A forma como você agenda as atualizações depende do tipo da fonte de dados e se você está publicando no Tableau Server ou no Tableau Cloud.
Para obter mais informações, consulte os tópicos a seguir:
Manter dados atualizados(O link abre em nova janela) no Tableau Cloud
Manter dados atualizados(O link abre em nova janela) no Tableau Server
Recursos adicionais
Noções básicas de Tableau Data Extracts(O link abre em nova janela)
Uma série em três partes, independente de versão por Gordon Rose no blog do Tableau. Ela inclui uma observação detalhada da estrutura de arquivo da extração, diretrizes para quando usar extrações e as práticas recomendadas.
Oh extração, onde está você?(O link abre em nova janela) e TDE ou em tempo real? Quando usar as extrações de dados do Tableau (ou não)(O link abre em nova janela)
Publicações pelo Tableau Visionary Jonathan Drummey em seu blog Desenhando com números. Inclui dicas sobre extrações, explica os diferentes tipos de arquivos, descreve os diferentes cenários de publicação. (Leia os comentários também).
Extrações do Tableau – O quê / Por quê / Como etc(O link abre em nova janela)
Do blog mantido por The Information Lab, um Tableau Gold Partner.
Isenção de responsabilidade: Ainda que façamos todos os esforços para assegurar que os links para sites externos sejam precisos, estejam atualizados e sejam relevantes, a Tableau não pode se responsabilizar pela precisão ou atualização das páginas mantidas por provedores externos. Entre em contato com o site externo para obter respostas para perguntas relacionadas ao conteúdo dele.