Tableau Prep na Web

O Internet Explorer 11 no Windows e o modo de compatibilidade para o Internet Explorer não são aceitos.

A partir da versão 2020.4, o Tableau Prep oferece suporte à criação na Web para fluxos, permitindo que você crie fluxos para limpar e preparar seus dados usando o Tableau Prep Builder ou . Você também pode executar fluxos manualmente na Web e o Data Management Add-on não é necessário.

Embora a maior parte da mesma funcionalidade do Tableau Prep Builder também seja compatível com a Web, existem algumas diferenças ao criar e trabalhar com os fluxos.

Importante: para criar e editar fluxos na Web, você deve ter uma licença de Creator. O Data Management Add-on só é necessário se você quiser executar os fluxos de acordo com a agenda, usando o Tableau Prep Conductor.

Instalação e implantação

Para permitir que os usuários criem e editem fluxos na Web, você precisará fazer várias configurações no servidor. Para obter mais informações sobre cada uma dessas configurações, consulte Criar e interagir com fluxos na Web(O link abre em nova janela).

  • Criação na Web: controla se os usuários podem criar e editar fluxos no Tableau Server ou no Tableau Online.
  • Executar agora: controla se os usuários ou apenas os administradores podem executar fluxos manualmente, usando a opção Executar agora. O Data Management Add-on não é necessário para executar fluxos manualmente na Web.
  • Tableau Prep Conductor: se o Data Management Add-on estiver ativado, ative essa opção para permitir que os usuários agendem e rastreiem os fluxos.
  • Tableau Prep Extensions (versão 2021.2.0 e posterior): controla se os usuários podem se conectar ao Einstein Discovery para aplicar e executar modelos preditivos em relação aos dados em seu fluxo.
  • Salvamento automático: ativado por padrão, esse recurso salva automaticamente o fluxo de trabalho de um usuário em um intervalo de poucos segundos.

Dados de amostra e limites de processamento

Para manter o desempenho enquanto trabalha com fluxos na Web, os limites são aplicados ao volume de dados que você pode incluir em um fluxo.

Aplicam-se os seguintes limites:

  • O tamanho máximo do arquivo é de 1GB ao se conectar aos arquivos.
  • A opção de amostragem de dados para incluir todos os dados não está disponível. O limite padrão de dados da amostra é de 1 milhão de linhas.
  • O número máximo de linhas que um usuário pode selecionar, ao usar grandes conjuntos de dados, é configurado pelo administrador. Como usuário, você pode selecionar o número de linhas até esse limite.

Recursos disponíveis na Web

Quando você cria e edita fluxos na Web, pode perceber algumas diferenças na navegação e na disponibilidade de determinados recursos. Embora a maioria dos recursos esteja disponível em todas as plataformas, alguns recursos são limitados ou ainda não são compatíveis com o Tableau Server ou o Tableau Online. A tabela a seguir identifica os recursos em que as diferenças podem ser aplicadas.

Área de recursos Tableau Prep Builder Tableau Server Tableau Online
Conectar-se a dados(O link abre em nova janela)*
Criar e organizar o fluxo(O link abre em nova janela)
Definir o tamanho da amostra de dados(O link abre em nova janela)**
Unir linhas de arquivos e tabelas de banco de dada na etapa de entrada(O link abre em nova janela)***
Limpar e formatar dados(O link abre em nova janela)
Agregar, unir colunas ou linhas de dados(O link abre em nova janela)
Usar scripts R e Python no fluxo(O link abre em nova janela) ****
Criar etapas de fluxos reutilizáveis(O link abre em nova janela)
Salvar os fluxos automaticamente na Web(O link abre em nova janela) Não aplicável
Recuperação automática de arquivos(O link abre em nova janela) Não aplicável Não aplicável
Exibir saída de fluxo no Tableau Desktop(O link abre em nova janela)
Criar uma extração para um arquivo(O link abre em nova janela)
Criar uma extração para uma planilha do Microsoft Excel(O link abre em nova janela)
Criar uma fonte de dados publicada(O link abre em nova janela)
Salvar saída de fluxo em bancos de dados externos(O link abre em nova janela)
Adicionar previsões do Einstein Discovery ao seu fluxo(O link abre em nova janela)

* Alguns conectores podem não ser compatíveis com a Web. Abra o painel Conectar no servidor para ver os conectores compatíveis.

** No Tableau Server e no Tableau Online, o tamanho dos dados de amostra está sujeito aos limites definidos pelo administrador.

*** As uniões de linhas de entrada não podem ser editadas ou criadas no Tableau Server ou no Tableau Online. Somente no Tableau Prep Builder.

**** As etapas de script não podem ser adicionadas ao criar ou editar um fluxo no Tableau Online. No momento, esse recurso é compatível somente com o Tableau Prep Builder e com o Tableau Server.

Salvamento automático e como trabalhar com rascunhos

Quando você cria ou edita fluxos no servidor, o trabalho é salvo automaticamente como rascunho em um intervalo de poucos segundos para que você não perca o trabalho, em caso de acidente ou se uma guia for fechada por acidente.

Os rascunhos são salvos no servidor e no projeto em que você está conectado. Você não pode salvar ou publicar um rascunho em outro servidor, mas pode salvar o fluxo em outro projeto desse servidor, usando a opção do menu Arquivo > Publicar como.

Só você pode ver o conteúdo do rascunho até a publicação. Se você publicar alterações e precisar revertê-las, pode usar a caixa de diálogo Histórico de revisões para exibir e reverter para uma versão publicada anteriormente. Para obter mais informações sobre como salvar fluxos na Web, consulte Salvar os fluxos automaticamente na Web(O link abre em nova janela).

Publicando fluxos

Se você criar um fluxo do zero na Web ou editar um fluxo existente, antes de executar o fluxo, é necessário publicá-lo.

  • Você só pode publicar fluxos de rascunho no mesmo servidor em que está conectado.
  • Você pode publicar um rascunho em um projeto diferente usando o menu Arquivo e selecionando Publicar como.
  • Você pode inserir credenciais para as conexões de banco de dados do fluxo, a fim de permitir que o fluxo seja executado sem inserir manualmente as credenciais quando o fluxo for executado.

Inserir credenciais

As credenciais inseridas só se aplicam à execução de fluxos no servidor. No momento, é necessário inserir as credenciais manualmente ao editar um fluxo conectado a um banco de dados. As credenciais inseridas só podem ser definidas no nível de fluxo e não no nível do servidor ou do site.

Execute um destes procedimentos:

  • No menu superior, selecione Arquivo > Credenciais de conexão > Inserir no fluxo publicado.

  • Ao publicar um fluxo, selecione a caixa de seleção Inserir credenciais. Essa opção é mostrada quando você seleciona Publicar como para publicar o fluxo em um novo projeto pela primeira vez ou quando você está editando um fluxo que foi publicado pela última vez por outra pessoa.

Publicar um fluxo

Quando você publica o fluxo, ele se torna a versão atual do fluxo e pode ser executado e visto por outros usuários com acesso ao projeto. Só você pode ver os fluxos que nunca foram publicados ou as alterações de fluxo que você faz em um rascunho, até que você publique o fluxo. Para obter mais informações sobre os status de fluxos na Web, consulte Salvar os fluxos automaticamente na Web(O link abre em nova janela).

Para publicar o fluxo, siga um destes procedimentos:

  • No menu superior, selecione Arquivo > Publicar ou Arquivar > Publicar como

  • Na barra superior, clique no botão Publicar ou clique na seta suspensa para selecionar Publicar como.

Quem pode fazer isso

  • Administrador do servidor, Creator (administrador de site) e Creator (Criador) têm acesso total de conexão e publicação.
  • O Creator pode realizar as tarefas de criação na Web.
  • Explorer (pode publicar) e o Explorer administrador de site têm recursos de publicação limitados. Para obter mais informações, consulte:

Agradecemos seu feedback!