Criar e organizar o fluxo

Após se conectar aos dados que deseja incluir no fluxo, você pode começar a limpar e formatá-los ao adicionar novas etapas ao fluxo ou inserir etapas entre as existentes.

Para organizar seu fluxo, você pode alterar as cores da etapa padrão, adicionar descrições para fornecer contexto para suas etapas ou ações de limpeza ou reorganizar seu layout de fluxo para facilitar o acompanhamento dos fluxos complexos.

Adicionar ou inserir etapas

À medida que você constrói o fluxo, pode adicionar diferentes tipos de etapas para executar as ações necessárias. Por exemplo, use a opção Adicionar etapa para adicionar uma etapa de limpeza e dividir campos, aplicar filtros ou executar várias outras operações para limpar dados sujos. Use um tipo de etapa União de colunas ou União de linhas para combinar tabelas de dados ou adicionar um tió de etapa de Script para incorporar seus scripts R ou Python no fluxo.

À medida que seu fluxo começa a se formar, talvez seja necessário voltar às etapas anteriores do fluxo e inserir diferentes tipos de etapa para executar várias ações, como adicionar uma etapa de limpeza adicional ou agregar seus dados para usar o mesmo nível de detalhe que uma etapa posterior.

As opções de menu que você visualiza variarão dependendo de sua versão do Tableau Prep Builder, e de se você está adicionando uma etapa para construir a etapa seguinte no fluxo em vez da inserção de uma etapa entre etapas existentes. Se você estiver usando o Tableau Prep Builder versão 2019.3.1 ou anterior, consulte essa seção para ver as opções do menu.

Você não pode adicionar etapas de entrada usando esses menus. Em vez disso, precisará arrastar tabelas do painel Conexões para o painel Fluxo. Para obter mais informações, consulte Conectar a dados.

Observação: alguns recursos ou ações incluídas no fluxo podem não ser compatíveis com a versão do Tableau Server ao qual você está conectado. Os fluxos que incluem recursos incompatíveis não podem ser agendados para execução com o Tableau Prep Conductor. Para obter mais informações sobre gerenciamento de incompatibilidade de versão, consulte Compatibilidade de versão com o Tableau Prep.

Adicionar passos

Passe o cursor sobre uma etapa até que o ícone de adição apareça, em seguida clique nele e selecione o tipo de etapa. Este menu aparece quando você está adicionando uma etapa para criar a próxima etapa no fluxo.

Observação: suas opções podem parecer diferentes dependendo da versão do produto. Por exemplo, o recurso Inserir fluxo foi adicionado a este menu na versão 2019.4.2 do Tableau Prep Builder.

Selecione uma das opções a seguir:

  • Adicionar extensão: divida seu fluxo em diferentes extensões. Essa opção aparece ao abrir o menu Adicionar entre duas etapas existentes.

    Observação: na versão 2019.4.2 do Tableau Prep Builder, essa opção foi substituída por Adicionar etapa de limpeza ao abrir o menu Adicionar entre duas etapas existentes.

  • Adicionar etapa ou Adicionar etapa de limpeza: adicione uma etapa de limpeza para executar várias ações de limpeza. Para obter mais informações sobre as várias ações de limpeza no dados, consulte Limpar e formatar dados
  • Adicionar agregação: crie uma etapa de agregação onde você pode selecionar os campos que deseja agregar ou agrupar. Para obter mais informações, consulte Agregar e agrupar valores.

  • Adicionar tabela dinâmica: crie uma Tabela dinâmica onde você pode executar uma variedade de opções de dinamização para converter dados de coluna em linhas ou dados de linha para colunas. Para obter mais informações, consulte Dinamizar os dados.

  • Adicionar junção: crie uma etapa de União de colunas onde você pode adicionar manualmente a outra entrada à união e adicionar as cláusulas de união. Como alternativa, é possível arrastar e soltar uma etapa para unir colunas de arquivos. O exemplo a seguir mostra a etapa de entrada Orders_Central sendo arrastada e solta em União de colunas:

    Para obter mais informações sobre a criação de uma união de colunas, consulte Unir colunas de dados.

    No Tableau Prep Builder versão 2019.1.3 e posteriores, se você se conectar a bancos de dados que incluem tabelas com dados de relacionamento, também poderá criar uma união a partir do menu no painel Fluxo. Para obter mais informações sobre como unir tabelas utilizando este método, consulte Unir colunas de dados na etapa de entrada (versão 2019.1.3 e posterior).

  • Adicionar União: crie uma etapa de União. Adicione tabelas à União arrastando-as para a etapa e soltando-as na opção Adicionarexibida. Como alternativa, é possível arrastar e soltar uma etapa em outra etapa para unir linhas de arquivos. Para obter mais informações sobre a criação de uma união de colunas, consulte Unir linhas de dados.

  • Adicionar script (versão 2019.3.1 e posterior): crie uma etapa de script para incluir scripts R e Python em seu fluxo. Para obter mais informações, consulte Usar scripts R e Python no fluxo.

  • Adicionar saída: crie uma etapa de saída para salvar a saída de um arquivo de extração (.tde ou .hyper), de um arquivo .csv ou para publicar a saída como uma fonte de dados em um servidor.
  • Colar etapa ou Colar etapas: adicione etapas copiadas do mesmo fluxo. Para obter mais informações sobre como copiar e colar etapas no mesmo fluxo, consulte Limpar e formatar dados.
  • Inserir fluxo (versão 2019.3.2 e posterior): adicione etapas de fluxo que foram salvas de outro fluxo no seu fluxo atual. Você pode adicioná-las ao final de uma etapa ou inseri-las entre as etapas existentes. Essa opção foi adicionada a este menu na versão 2019.4.2 do Tableau Prep Builder. Em versões anteriores, você pode adicionar etapas de fluxo ao clicar com o botão direito do mouse ou pressionar Ctrl e clicar (MacOS), no espaço em branco do painel Fluxo. Para obter mais informações sobre o uso de etapas de fluxo salvas no seu fluxo, consulte Criar etapas de fluxo reutilizáveis (versão 2019.3.2 e posterior).

Inserir etapas

Insira uma etapa entre as etapas existentes. Os tipos de etapa de entrada e saída não estão disponíveis neste menu. As opções variam de acordo com a versão do produto. Se você estiver usando uma versão anterior Tableau Prep Builder, consulte a seção de versão 2019.3.1 e anterior abaixo.

  1. Passe o mouse no meio da linha de fluxo onde você deseja inserir uma etapa até que o ícone de adição apareça. Em seguida, clique no ícone e selecione um tipo de etapa.

    Observação: suas opções podem parecer diferentes dependendo da versão do produto. Por exemplo, o recurso Inserir fluxo foi adicionado a este menu na versão 2019.4.2 do Tableau Prep Builder.

  2. Selecione uma das opções a seguir:

    • Inserir etapa ou Inserir etapa de limpeza: insira uma etapa de limpeza entre as etapas existentes para executar várias ações de limpeza. Para obter mais informações sobre as várias ações de limpeza no dados, consulte Limpar e formatar dados

    • Inserir agregação: insira uma etapa de Agregação entre as etapas existentes. Você pode selecionar os campos que deseja agregar ou agrupar. Para obter mais informações, consulte Agregar e agrupar valores.

    • Inserir tabela dinâmica: insira uma etapa Dinamizar entre as etapas existentes. Você pode executar uma variedade de opções de dinamização para converter dados de coluna em linhas ou dados de linha para colunas. Para obter mais informações, consulte Dinamizar os dados.

    • Inserir união de colunas: insira uma etapa de Unir entre as etapas existentes. Você pode adicionar manualmente a outra entrada à união e adicionar as cláusulas de união. Como alternativa, é possível arrastar e soltar uma etapa para unir colunas de arquivos. O exemplo a seguir mostra a etapa de entrada Orders_Central sendo arrastada e solta em União de colunas:

      Para obter mais informações sobre a criação de uma união de colunas, consulte Unir colunas de dados.

      No Tableau Prep Builder versão 2019.1.3 e posteriores, se você se conectar a bancos de dados que incluem tabelas com dados de relacionamento, também poderá criar uma união no menu no painel Fluxo. Para obter mais informações sobre como unir tabelas usando esse método, consulte Unir colunas de dados na etapa de entrada (versão 2019.1.3 e posterior).

    • Inserir união: insira uma etapa de Unir. Adicione tabelas à União arrastando-as para a etapa e soltando-as na opção Adicionarexibida. Como alternativa, é possível arrastar e soltar uma etapa em outra etapa para unir linhas de arquivos. Para obter mais informações sobre a criação de uma união de colunas, consulte Unir linhas de dados.

    • Colar etapas: insira etapas copiadas do mesmo fluxo entre as etapas existentes. Para obter mais informações sobre como copiar e colar etapas no mesmo fluxo, consulte Limpar e formatar dados.
    • Inserir fluxo (versão 2019.3.2 e posterior): insira etapas de fluxo que foram salvas de outro fluxo no seu fluxo atual. Você pode adicioná-las ao final de uma etapa ou inseri-las entre as etapas existentes. Essa opção foi adicionada a este menu na versão 2019.4.2 do Tableau Prep Builder. Em versões anteriores, você pode adicionar etapas de fluxo ao clicar com o botão direito do mouse ou pressionar Ctrl e clicar (MacOS), no espaço em branco do painel Fluxo. Para obter mais informações sobre o uso de etapas de fluxo salvas no seu fluxo, consulte Criar etapas de fluxo reutilizáveis (versão 2019.3.2 e posterior).
Versão 2019.3.1 e versões anteriores
  1. Passe o cursor sobre uma etapa até que o ícone de adição apareça, em seguida clique nele e selecione o tipo de etapa. Inserir etapa insira uma etapa de limpeza entre as etapas. Todas as outras opções criarão uma ramificação do fluxo.

  2. Selecione uma das opções a seguir:

    • Adicionar extensão: divida seu fluxo em diferentes extensões.

    • Inserir etapa: insira uma etapa de limpeza entre as etapas existentes para executar uma variedade de ações de limpeza. Para obter mais informações sobre as várias ações de limpeza no dados, consulte Limpar e formatar dados

    • Adicionar agregação: crie uma etapa de agregação onde você pode selecionar os campos que deseja agregar ou agrupar. Para obter mais informações, consulte Agregar e agrupar valores.

    • Adicionar tabela dinâmica: crie uma Tabela dinâmica onde você pode executar uma variedade de opções de dinamização para converter dados de coluna em linhas ou dados de linha para colunas. Para obter mais informações, consulte Dinamizar os dados.

    • Adicionar junção: crie uma etapa de União de colunas onde você pode adicionar manualmente a outra entrada à união e adicionar as cláusulas de união. Como alternativa, é possível arrastar e soltar uma etapa para unir colunas de arquivos. O exemplo a seguir mostra a etapa de entrada Orders_Central sendo arrastada e solta em União de colunas:

      Para obter mais informações sobre a criação de uma união de colunas, consulte Unir colunas de dados.

      No Tableau Prep Builder versão 2019.1.3 e posteriores, se você se conectar a bancos de dados que incluem tabelas com dados de relacionamento, também poderá criar uma união no menu no painel Fluxo. Para obter mais informações sobre como unir tabelas usando esse método, consulte Unir colunas de dados na etapa de entrada (versão 2019.1.3 e posterior).

    • Adicionar União: crie uma etapa de União. Adicione tabelas à União arrastando-as para a etapa e soltando-as na opção Adicionarexibida. Como alternativa, é possível arrastar e soltar uma etapa em outra etapa para unir linhas de arquivos. Para obter mais informações sobre a criação de uma união de colunas, consulte Unir linhas de dados.

    • Adicionar script (versão 2019.3.1 e posterior): crie uma etapa de script para incluir scripts R e Python em seu fluxo. Para obter mais informações, consulte Usar scripts R e Python no fluxo.
    • Adicionar saída: selecione essa opção para salvar a saída de um arquivo de extração (.tde ou .hyper), de um arquivo .csv ou para publicar a saída como uma fonte de dados em um servidor.

Alterar o esquema de cores do fluxo

Por padrão, o Tableau Prep Builder atribui uma cor a cada etapa do fluxo. Esse esquema de cores é aplicado em todo o fluxo para ajudar a rastrear os dados conforme você aplica as etapas de limpeza, une colunas ou linhas ou agrega os dados para saber quais arquivos são afetados pelas operações.

Para selecionar um esquema de cores diferente para as etapas, faça o seguinte:

  1. Selecione uma ou mais etapas.

  2. Clique com o botão direito do mouse em uma etapa selecionada e selecione Editar cor da etapa.

  3. Clique em uma cor na paleta de cores para aplicá-la.

Para redefinir a cor da etapa novamente como a cor padrão, escolha uma das opções a seguir:

  • Clique em Desfazer no menu superior.

  • Ctrl+Z ou Command-Shift-Z (Mac).

  • Selecione as etapas alteradas, clique com o botão direito do mouse em uma etapa selecionada e selecione Editar cor da etapa, depois selecione Redefinir cor da etapa na parte inferior da paleta de cores.

Adicionar descrições a etapas de fluxo e ações de limpeza

À medida que você cria o fluxo e realiza várias operações de limpeza, talvez queira adicionar uma descrição para ajudar outros usuários, que por sua vez podem visualizar ou trabalhar com ele posteriormente, a entender melhor suas etapas. É possível adicionar uma descrição a qualquer etapa individual do fluxo diretamente no painel Fluxo ou a qualquer ação de limpeza no painel Alterações para dar contexto adicional às alterações. A descrição pode conter até 200 caracteres.

Para obter mais informações sobre como exibir alterações no painel Alterações, consulte Visualizar suas alterações.

Adicionar uma descrição às etapas do fluxo

Ao adicionar uma descrição, um ícone de mensagem é adicionado embaixo da etapa. Clique no ícone para mostrar ou ocultar o texto da descrição no painel Fluxo.

  1. No painel Fluxo, selecione uma etapa.

  2. Execute um destes procedimentos:

    • Clique com o botão direito do mouse na etapa e selecione Adicionar descrição no menu.

    • Clique duas vezes no campo de nome da etapa, depois clique em Adicionar uma descrição.

  3. Digite a descrição na caixa de texto.

  4. Clique fora da caixa de texto ou pressione Enter para aplicar as alterações. Como padrão, a descrição é exibida embaixo da etapa. Para ocultar a descrição, clique no ícone de mensagem .

  5. Para editar ou excluir a descrição, clique com o botão direito do mouse na etapa ou na descrição e selecione Editar descrição ou Excluir descrição no menu.

Adicionar uma descrição para uma entrada de alteração (versão 2019.1.1 e posterior)

  1. No painel Fluxo, selecione uma etapa.

  2. Abra o painel Alterações ou a guia Alterações.

  3. Clique com o botão direito do mouse ou pressione Ctrl e clique (MacOS) em uma entrada no painel Alterações e selecione Adicionar descrição.

  4. Insira uma descrição para a ação de alteração.

    A descrição é exibida abaixo do texto gerado para a alteração com um ícone de comentário .

  5. Para editar ou excluir a descrição, clique com o botão direito do mouse ou pressione Ctrl e clique (MacOS) no item de alteração e selecione Editar descrição ou Excluir descrição.

Reorganizar o layout do seu fluxo (versão 2019.2.2 e posterior)

Ao criar um fluxo, o Tableau Prep Builder usa um layout padrão. Cada fluxo é disposto e processado da esquerda para a direita, com as etapas de entrada começando na extremidade esquerda da tela e as etapas de saída terminando no lado direito da tela. No entanto, se você criar fluxos grandes e complexos, eles poderão se tornar difíceis de seguir.

Para limpar o layout do fluxo, você pode selecionar e mover etapas para que o layout do fluxo seja organizado de forma que faça sentido para você. Por exemplo, você pode corrigir linhas de fluxo cruzadas, movimentar as etapas do fluxo para limpar espaço em branco extra ou reorganizar as etapas do fluxo para mostrar uma sequência clara de eventos.

Por exemplo, o fluxo a seguir é confuso e difícil de seguir:

Para limpar esse fluxo, você pode selecionar e arrastar etapas para cima, para baixo, para a esquerda ou para a direita e soltá-las em um novo local na tela. As etapas de fluxo não podem ser movidas para uma posição que interrompa o fluxo do processo da direita para a esquerda. Por exemplo, você não pode arrastar uma etapa de união que esteja posicionada antes de uma etapa de junção para uma posição posterior à etapa de junção no fluxo.

Ao arrastar as etapas do fluxo para um local permitido, é exibida uma caixa laranja. Se o local não for permitido, nenhuma caixa laranja será exibida e as etapas retornarão ao local original quando você tentar soltá-las.

Para mover as etapas do fluxo, faça o seguinte:

  1. No painel Fluxo, selecione as etapas que você quer mover. Clique em uma etapa específica, arraste para selecionar várias etapas ou clique com a tecla Ctrl pressionada ou aplique Cmd+Clique (MacOS) para selecionar etapas que não estejam próximas umas das outras.

  2. Arraste e solte as etapas para o novo local.

    Observação: se você não gostar da reorganização, poderá clicar em Desfazer no menu superior para reverter. No entanto, se você executar ações de limpeza entre o movimento das etapas, também poderá desfazer essas ações. A opção Desfazer reverte suas ações na ordem em que você as executou.

Assista a "Reorganizar etapas de fluxo" em ação

O exemplo a seguir mostra a reorganização de um fluxo usando arrastar e soltar.

Usar a ferramenta de navegação de fluxo

Ao trabalhar com grandes fluxos, pode ser difícil rolar a página para trás e para frente para procurar uma área específica do fluxo à qual você precisa voltar. A ferramenta do navegador do fluxo facilita isto. O navegador de fluxo é uma versão em miniatura do seu fluxo que aparece no canto inferior direito da tela.

Clique em qualquer área do gráfico para saltar para essa área do fluxo ou use as seguintes opções da barra de ferramentas para navegar:

Opção da barra de ferramentas Descrição
Recolher o gráfico do navegador de fluxo. No estado recolhido, você só pode ver o indicador de porcentagem. Basta passar o mouse sobre isso para expandir a barra de ferramentas e clique na seta para cima para expandir o gráfico novamente.
Expanda o gráfico do navegador de fluxo.
Altere o tamanho do seu fluxo para caber na tela.
Aumente e saia do seu fluxo. Você pode clicar no indicador de porcentagem para restaurar a exibição para 100 por cento.

Remover etapas do fluxo

A qualquer momento no fluxo, é possível remover etapas ou as linhas de fluxo entre etapas.

  • Para remover uma etapa ou linha de fluxo, selecione a etapa ou linha que deseja remover, clique com o botão direito do mouse no elemento e selecione Remover.

  • Para remover várias etapas ou linhas de fluxo, execute uma das ações a seguir:

    • Use o mouse para arrastar e selecionar uma seção inteira do fluxo. Em seguida, clique com o botão direito do mouse em uma das etapas selecionadas e selecione Remover

    • Pressione Ctrl+A ou Cmd+A (MacOS) para selecionar todos os elementos do fluxo, ou pressione Ctrl+clique ou Cmd+clique (MacOS) para selecionar elementos específicos; em seguida, pressione a tecla Excluir.

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.