Planejar a implantação do Bridge

Como administrador de site, se você estiver configurando o Tableau Bridge pela primeira vez ou atualizando, há um conjunto de recomendações, práticas recomendadas e tarefas de planejamento a ser seguido para otimizar o Bridge para sua organização.

Para obter uma visão geral do Bridge, consulte Usar o Bridge para manter os dados atualizados.

Antes de implantar o Bridge, revise as seguintes informações para ajudá-lo, como administrador de site, a entender os diferentes componentes do Bridge, como esses componentes funcionam em conjunto e como eles afetam a implantação do Bridge.

Software do Bridge

O Bridge é um software independente, fornecido sem custo adicional, para usar em conjunto com o Tableau Cloud. O Bridge é um "thin client" que você instala atrás de um firewall para permitir a conectividade entre dados da rede privada e o Tableau Cloud.

Para aproveitar as últimas atualizações de segurança e recursos, instale sempre a versão mais recente do cliente Bridge na página Downloads(O link abre em nova janela). Para obter mais informações, consulte o tópico Instalação do Bridge.

Na maioria dos casos, você será proprietário da configuração e do gerenciamento de vários clientes, ou pools de clientes, na sua organização.

  • Os clientes só podem ser inscritos em um site de cada vez.
  • Não há limite de quantos clientes podem ser inscritos em um site.

Drivers de banco de dados

Para facilitar a conectividade entre os dados da rede privada e o Tableau Cloud, o Bridge exige que os drivers se comuniquem com alguns bancos de dados. Alguns software de driver são instalados com o cliente. Outros software de driver devem ser baixados e instalados separadamente. Para obter mais informações, consulte a seção Instalação do Bridge no tópico Instalação do Bridge.

Capacidade de agrupamento

Por padrão, as tarefas de atualização de dados, as consultas em tempo real e as fontes de dados ou conexões virtuais que usam as conexões de extração atualizadas com agendas do atualização do Bridge são distribuídas e têm um balanceamento de carga entre os clientes disponíveis no pool.

Tarefa de atualização de dadosSuporte ao agrupamentoCapacidade de simultaneidade
Consulta em tempo realSim16 consultas em tempo real por cliente
Extrair conexão – Agendamento de atualização online (fontes de dados publicadas)Sim10 atualizações por cliente (podem ser configuradas)
Conexão de extração - Agenda do Bridge herdadoNão 1 atualização por cliente

O Bridge foi desenvolvido para escalabilidade vertical e horizontal. Ao configurar a implantação do Bridge considere o seguinte:

  • Para um pool de clientes menor, executado em máquinas de especificação superior, cada cliente pode ser dimensionado para executar mais trabalhos de atualização agendados paralelamente.
  • Para um pool de clientes maior, executado em máquinas de especificação inferior, embora cada cliente possa executar menos trabalhos de atualização de modo paralelo, individualmente, eles ainda fornecem alto rendimento e capacidade para o pool como um todo.

Para obter informações sobre a capacidade do site do Tableau, consulte Capacidade de trabalhos simultâneos.

Acesso e autenticação de dados

Os dados subjacentes aos quais uma fonte de dados ou conexão virtual se conecta, muitas vezes, exigem autenticação. Se a autenticação for necessária, o publicador ou proprietário pode configurar como as credenciais do banco de dados são obtidas.

Para fontes de dados

As opções de configuração de autenticação são: Solicitar usuário ou Senha inserida.

Se a fonte de dados for definida para solicitar usuários, as credenciais do banco de dados não serão armazenadas com a conexão. Isso significa que um usuário que abre a fonte de dados (ou pasta de trabalho que usa a fonte de dados) deve inserir suas próprias credenciais de banco de dados para acessar os dados. Se uma fonte de dados for configurada com a senha inserida, as credenciais do banco de dados serão salvas com a conexão e usadas por qualquer pessoa que acesse a fonte dos dados (ou pasta de trabalho que usa a fonte de dados). Para obter mais informações, consulte Definir credenciais para acessar os dados de trabalho publicados(O link abre em nova janela).

Para conexões virtuais

As credenciais do banco de dados são armazenadas com uma conexão de conexão virtual e usadas por qualquer pessoa que a acessa.

Gerenciamento de conteúdo

Na maioria dos casos, o administrador de site é o proprietário e gerencia os clientes do Bridge. Os proprietários de conteúdo gerenciam sozinhos as fontes de dados ou conexões virtuais para tarefas que vão da publicação à atualização das credenciais do banco de dados e as agendas de atualização.

Tempos limites

As consultas em tempo real têm um limite de tempo limite de 15 minutos. Este limite não é configurável. As atualizações têm um limite de tempo padrão de 24 horas e são configuráveis pelo o cliente. Para obter mais informações, consulte Alterar as configurações do cliente do Bridge.

Implantação do Linux

Para usar o Bridge no Linux, você deve criar uma imagem Docker personalizada, instalar o pacote RPM e, em seguida, executar o Bridge de dentro da imagem do contêiner. O projeto Bridge no Linux é compatível apenas com Red Hat e Centos. Para obter mais informações, consulte Instalação do Bridge para Linux para contêineres.

Para Implantar o Bridge, faça o seguinte:

  1. Crie uma imagem Docker personalizada e instale o pacote RPM mais recente.

  2. Instale os drivers.

  3. Crie um Token de acesso pessoal (PAT). Para evitar sessões PAT simultâneas conflitantes, crie um token exclusivo para cada computador executando o Bridge.

    Observação: não inclua espaços nos nomes PAT que você criar. Nomes PAT com espaços podem causar erros de “Falha desconhecida”.

  4. Implante o contêiner Bridge.

  5. Após a instalação, faça logon no cliente usando as credenciais do administrador de site do Tableau Cloud para garantir que o cliente esteja em execução.

  6. Abra um navegador, faça logon no Tableau Cloud usando as credenciais de administrador de site e acesse a página de configurações do Bridge para garantir que:

    1. Os clientes instalados estejam devidamente vinculados ao site.

    2. Os clientes fazem parte do pool de clientes .

  7. Monitore as consultas em tempo real do Bridge usando a exibição administrativa Fontes de dados conectadas do Bridge e atualize os trabalhos na página Trabalhos no Tableau Cloud.

Implantação do Windows

Recomendações mínimas de hardware

A Tableau recomenda a instalação do cliente Bridge em uma máquina virtual atrás de seu firewall para que não concorra com os recursos de outros aplicativos. Apenas um cliente pode ser instalado em uma máquina.

  • Microsoft Windows 10 ou posterior, 64 bits
  • Windows Server 2012 ou posterior
  • As CPUs devem suportar conjuntos de instruções SSE4.2 e POPCNT

Para obter mais informações, consulte Requisitos do cliente Windows.Requisitos do cliente Windows

A tabela a seguir mostra as diretrizes de hardware para ambientes virtuais com o Bridge. Essas diretrizes são baseadas no número de atualizações simultâneas que você precisa que cada cliente possa executar paralelamente.

 Atualizações executadas paralelamente por cliente
<=5<=10
vCPU48
RAM16 GB32 GB
NVMe SSD150 GB300 GB

Ambientes virtuais

Todos os produtos da Tableau operam em ambientes virtualizados quando configurados com o sistema operacional Windows subjacente adequado e os requisitos mínimos de hardware.

  • Amazon EC2
  • Ambientes Citrix (sem streaming)
  • Google Cloud Platform
  • Microsoft Azure
  • Microsoft Hyper-V
  • Paralelos
  • Vmware

Contas necessárias para Windows

Há dois tipos de contas exigidas pela implantação do Bridge: uma conta de serviço do Windows e uma conta do Tableau Cloud.

Conta de serviços do Windows

Os clientes do Bridge podem operar em um dos dois modos: aplicativo ou serviço. Para executar o cliente no modo Serviço, é necessária uma conta de serviços do Windows. O modo Serviço permite que o cliente seja executado continuamente sem um usuário conectado. O modo Serviço é recomendado para aceitar 1) fontes de dados ou conexões virtuais com conexões em tempo real para dados da rede privada e 2) balanceamento de carga (agrupamento) dos clientes. Para obter mais informações sobre cada modo, consulte Sobre o cliente do Bridge.

Importante: recomendamos que não sejam executados mais do que 10 clientes em uma única conta de serviços do Windows.

Conta do Tableau Cloud

O Tableau Cloud autentica o cliente pelo usuário que está conectado e gerenciando o cliente. Portanto, é necessária uma conta de administrador de site do Tableau Cloud para executar determinadas tarefas de gerenciamento, como adicionar ou remover um cliente de um pool, no cliente e no site do Tableau Cloud.

É necessária uma das seguintes funções no site para gerenciar o Bridge:

  • Creator (Administrador de site)
  • Explorer (Administrador de site)

As funções de site não administrador, Creator e Explorer podem publicar fontes de dados, atualizar dados e usar o Bridge para facilitar as conexões ao vivo e extrair entre Tableau Cloud e dados de rede privada. A função Creator ou Explorer e o Gerenciamento de Dados são necessários para publicar conexões virtuais e atualizar dados com o Bridge.

Capacidade de agendamento

Como os clientes Bridge podem ser facilmente conectados e desconectados, você pode aproveitar scripts para agendar a capacidade do Bridge (ou seja, o número de máquinas clientes em execução) antes das cargas de trabalho de atualização de dados antecipadas.

Por exemplo, se os clientes Bridge são executados em máquinas virtuais na AWS, os seguintes recursos da AWS podem ajudar você a começar com o agendamento: 

Nova implantação do Bridge no Windows

Para Implantar o Bridge, faça o seguinte:

  1. Para cada máquina, faça logon usando sua conta de serviços do Windows e instale o cliente mais recente.

  2. Após a instalação, faça logon no cliente usando as credenciais do administrador de site do Tableau Cloud para garantir que o cliente esteja em execução no modo Serviço (ativo por padrão).

  3. Abra um navegador, faça logon no Tableau Cloud usando as credenciais de administrador de site e acesse a página de configurações do Bridge para garantir que:

    1. Os clientes instalados estejam devidamente vinculados ao site.

    2. Os clientes fazem parte do pool de clientes.

  4. Monitore as consultas em tempo real do Bridge usando a exibição administrativa Fontes de dados conectadas do Bridge e atualize os trabalhos na página Trabalhos no Tableau Cloud.

Atualizar uma implantação do Bridge existente

Tal como acontece com as versões anteriores, as melhorias empresariais nesta versão são projetadas para complementar sua implantação existente do Bridge. Tal como acontece com outras implantações, recomendamos as seguintes etapas abaixo.

Observações: 

  • Sites com pools padrão não podem ser configurados para acessar uma rede privada específica. Para reduzir o escopo de acesso desse pool e habilitar recursos de agendamento mais avançados, recomendamos que você crie novos pools e os mapeie para domínios específicos. Para obter mais informações, consulte Etapa 2: configurar um pool.

  • Como os pools de ponte são mapeados para e atualizam os dados de domínios específicos, é altamente recomendável que as fontes de dados extraídas que contêm conexões com vários domínios sejam atualizadas de uma das seguintes maneiras:

    • Consolide os locais de dados subjacentes para que as conexões estejam no mesmo domínio
    • Altere o tipo de cada conexão para usar a consulta em tempo real
    • Converta cada conexão a uma fonte de dados
  • Ao usar 1) Tableau Desktop em um Mac, 2) publicar uma fonte de dados baseada em arquivo de um compartilhamento de arquivo de rede do Windows e, em seguida, 3) configurar uma agenda do Online, as atualizações falharão. Se esta fonte de dados baseada em arquivo for um recurso crítico de negócios para sua organização, considere configurar uma agenda do Bridge (legado) em vez disso. Para obter mais informações, consulte Configurar uma agenda do Bridge herdado.

  • As fontes de dados existentes, incluindo todas as fontes de dados baseadas em arquivo, que já estão configuradas com agendamentos Bridge herdado e associadas a clientes específicos, continuarão a funcionar conforme o esperado.Importante: o suporte para programações de Bridge legado será removido na versão 2025.1. Para garantir uma transição tranquila, recomendamos que você use as agendas de atualização do Bridge. Para obter mais informações, consulte Migrar do Bridge herdado para agendas de atualização do Bridge.

Etapas da atualização

  1. Adicione novos clientes.

  2. Crie novos pools, mapeie domínios para um pool e atribua clientes da versão aos pools.

    Siga os procedimentos descritos em Etapa 2: configurar um pool, Etapa 3: especificar um domínio para um pool e Etapa 4: adicionar clientes a um pool.

  3. Se você tiver agendas herdadas do Bridge, solicite aos proprietários da fonte de dados que convertam as agendas (herdadas). Consulte Migrar agendas de atualização do Bridge herdado para o Bridge.

    Importante: recomendamos que os proprietários de fontes de dados iniciem o processo convertendo as agendas de atualização para fontes de dados de extração que sejam menos críticas aos negócios diários. Isso ocorre porque a conversão das agendas de atualização do Bridge herdado para o Bridge excluirá imediatamente as agendas de atualização existentes.

  4. Atualize os clientes existentes. Para obter mais informações, consulte Instalação do Bridge.

  5. Adicione clientes existentes a um pool.

Após a atualização, certifique-se de que os clientes atualizados estejam em execução como um serviço do Windows e, em seguida, adicione-os ao pool. Para obter mais informações, consulte Etapa 4: adicionar clientes a um pool.

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!