Instalar o Bridge
O Tableau Bridge é um software que você pode instalar e usar com Tableau Cloud. Sempre instale a última versão do Bridge para aproveitar as atualizações mais recentes de segurança e recursos.
Antes de instalar o Bridge
A Tableau recomenda a instalação do cliente Bridge em uma máquina dedicada atrás de seu firewall para que não concorra com os recursos de outros aplicativos. Apenas um cliente pode ser instalado em uma máquina.
Antes de instalar o cliente do Bridge, revise os requisitos mínimos e as informações gerais que você precisa saber para ajudar a garantir um início bem-sucedido do uso do cliente.
Recomendações do sistema
O Bridge está disponível para o sistema operacional Windows. Você também pode instalar o cliente em uma máquina virtual. Para obter informações sobre quais versões do Windows são aceitas e outras recomendações, revise Software e hardware recomendados.
Requisitos da licença
Você não precisa de uma chave do produto para usar o Bridge. Seu uso do Bridge está sujeito ao Contrato de licença de usuário final (EULA). Os usuários do Bridge devem ser usuários autorizados do Tableau Cloud.
Acesso à rede
Como o Bridge facilita as conexões entre os seus dados da rede privada e o Tableau Cloud, ele requer a capacidade de fazer conexões de saída pela Internet. O Bridge não exige a capacidade de fazer conexões de entrada, o que significa que normalmente ele não exige que o administrador da rede faça alterações no firewall ou na rede para funcionar.
Portas necessárias
O Tableau Bridge usa a porta 443 para fazer solicitações de saída da Internet para Tableau Cloud e porta 80 para validação do certificado.
Tableau com MFA
Se a autenticação multifator (MFA) estiver habilitada com a autenticação do Tableau, os clientes Bridge devem estar executando o Tableau Bridge versão 2021.1 e posterior. Para obter mais informações sobre o Tableau com MFA, consulte Sobre a autenticação multifator e o Tableau Cloud(O link abre em nova janela).
Drivers de banco de dados
O Bridge usa conectores do Tableau para se conectar a bancos de dados diferentes para manter a atualização dos dados. Alguns desses conectores exigem que os drivers se comuniquem com os bancos de dados.
Para obter drivers para conectores aceitos pelo cliente, vá para a página Download do driver(O link abre em nova janela) no site do Tableau. Certifique-se de filtrar a lista no sistema operacional Windows e usar as instruções listadas para a versão mais recente do Tableau Desktop.
Instalar o Bridge
Siga o procedimento abaixo para instalar o cliente do Bridge. Você não precisa de uma chave do produto do Tableau para instalar ou usar o cliente.
Baixe o instalador da página Downloads(O link abre em nova janela) no site do Tableau. Recomendamos baixar a versão mais recente listada na página para aproveitar as últimas atualizações de segurança e recursos.
Execute o instalador. Você pode instalar o cliente usando uma conta de serviço compartilhada do Windows.
Quando solicitado, aceite o contrato de licença para continuar.
(Opcional) Personalize a instalação clicando em Personalizar . Você pode alterar qualquer uma das seguintes opções:
- Local da instalação: é possível especificar um local diferente para instalar o cliente.
- Criar um atalho para a área de trabalho: se não quiser criar automaticamente um atalho para a área de trabalho no Bridge, desmarque a caixa de seleção.
- Criar um atalho para o menu Iniciar: se não quiser adicionar automaticamente um atalho para o menu Iniciar no Bridge, desmarque a caixa de seleção
- Ativar relatório de erros: se o Bridge tiver um problema e for fechado inesperadamente, os arquivos de despejo e registros da falha serão gerados e enviados para o Tableau. Para desativar esta opção, desmarque essa caixa de seleção durante a instalação. Você também pode desativar essa opção (ou ativá-la novamente) no cliente após a instalação. Para obter mais informações, consulte Relatórios de erros.
Clique em Instalar para iniciar a instalação do cliente.
Depois que o cliente for instalado, você poderá iniciá-lo clicando duas vezes no atalho do Bridge na área de trabalho ou no Tableau Desktop (se estiver instalado na mesma máquina do Bridge).
Sobre Meu repositório do Tableau Bridge
Como parte da instalação do Bridge, é criada uma pasta nomeada Meu repositório do Tableau Bridge na máquina onde o cliente está instalado. Esta pasta do repositório contém subpastas importantes, como Logs e Configuração, que o Bridge precisa para funcionar adequadamente.
A pasta é criada na pasta Documentos: \Users\<user>\Documents\Meu repositório do Tableau Bridge.
Importante: recomendamos fortemente que não altere a pasta que o Bridge usa como repositório.
Atualizar o Bridge
Manter-se sincronizado com a versão mais recente do Bridge garante que você aproveite os recursos e as correções mais recentes incluídos em cada nova versão do cliente do Bridge.
Para ativar o cliente, siga o procedimento abaixo.
Importante:
Se a autenticação multifator (MFA) estiver habilitada com a autenticação do Tableau, os clientes Bridge devem estar executando o Tableau Bridge versão 2021.1 e posterior. Para obter mais informações sobre o Tableau com MFA, consulte Sobre a autenticação multifator e o Tableau Cloud(O link abre em nova janela).
Confira Implantação do Bridge existente para obter informações sobre a versão mais recente.
Faça logon na máquina onde o cliente está instalado.
Se você estiver executando o cliente no modo de serviço, no canto inferior esquerdo do cliente, ao lado de Modo, selecione Aplicativo. A alteração para o modo de Aplicativo garante que o serviço do Tableau Bridge pare completamente antes da atualização.
Selecione Configurações > Sair.
Siga as etapas listadas na seção Instalar o Bridge para instalar o cliente e concluir a atualização.
Após a conclusão da instalação, o cliente será iniciado como normal. Se o cliente estava em execução no modo de Serviço antes do processo de atualização, retorne ao modo de serviço.
Relatórios de erros
Você pode ajudar a melhorar o Bridge enviando automaticamente os relatórios de erros para o Tableau. Os relatórios de erros são compostos por arquivos de despejo da falha que são enviados para o Tableau quando o cliente do Bridge precisa fechar inesperadamente (falha). Esses arquivos são usados pelo Tableau para identificar e resolver problemas que podem causar o fechamento inesperado do cliente.
Importante: desative esta opção se os seus dados estiverem sujeitos a regulamentos de privacidade.
O que há em um relatório de erros
O pacote criptografado é composto dos seguintes arquivos: arquivos de despejo de falha/núcleo e arquivos de manifesto relacionados à falha.
Os arquivos podem conter dados que incluem:
Informações específicas da máquina. Por exemplo: hardware, sistema operacional, domínio, etc.
Instantâneo do conteúdo da memória no momento da falha. Por exemplo: quais fontes de dados tinham extrações atualizadas, quais tinham consultas em tempo real etc.
Informações que o Bridge estava processando no momento da falha, incluindo informações de identificação do cliente que podem ser usadas para corrigir o erro. Por exemplo: quem está usando o Bridge com qual site, o nome do cliente no qual o usuário está conectado, etc.
Para obter mais informações sobre como o Tableau trata informações confidenciais, consulte a política de privacidade do Tableau no site do Tableau.
Configurar relatórios de erros automáticos
Você pode configurar o Bridge para enviar relatórios de erros automaticamente em um dos dois locais: durante o processo de instalação do cliente ou após a instalação diretamente no cliente.
Ativar a opção de relatórios automáticos de erros durante a instalação do cliente
Durante a instalação, a opção para enviar automaticamente relatórios de erros do cliente é selecionada por padrão. No entanto, você pode remover a seleção.
Desativar a opção de relatórios automáticos de erros no cliente
Se você decidiu usar a configuração padrão durante o processo de instalação e decidir posteriormente que não deseja permitir que os relatórios de erros sejam enviados automaticamente, é possível modificar a opção no menu do cliente.
Instalar o Bridge da linha de comando
Se você for um administrador local na máquina, é possível instalar o cliente do Bridge da linha de comando.
Sintaxe da linha de comando geral
A sintaxe para executar o instalador do Bridge da linha de comando é a seguinte:
tableauBridge<installer_name>.exe /option1 /option2 PROPERTY1 PROPERTY2
Algumas observações sobre a sintaxe:
- O arquivo
tableau<installer_name>.exe
é o instalador do cliente para o produto e a versão que você está instalando. - As opções especificam como o processo de instalação deve ser executado. Por exemplo, se deve exibir a saída durante a instalação e se deve criar arquivos de registro.
- As configurações de propriedades especificam as configurações que o instalador deve fazer durante o processo de instalação.
Exemplo de comando do instalador
O exemplo a seguir mostra um comando do instalador com algumas opções e configurações de propriedade.
tableauBridge-64bit-2018-2-0.exe /quiet /passive ACCEPTEULA=1
Você deve executar o comando do diretório em que o arquivo .exe está localizado ou especificar um caminho completo para o local do arquivo .exe na máquina. Não execute o instalador de um diretório compartilhado na sua rede. Em vez disso, baixe o arquivo .exe para um diretório na máquina em que deseja instalar o cliente.
Opções e propriedades do instalador
Você pode especificar uma ou mais opções na linha de comando para o instalador.
Opções do instalador
Algumas observações sobre as opções:
- Cada opção é prefixada com uma barra (/).
- As opções devem estar antes das propriedades.
Opção | Descrição |
---|---|
quiet | Executa o instalador sem mensagens (de status ou de progresso de instalação) e sem precisar de interação do usuário. O cliente não é iniciado depois que a instalação é concluída. |
passive | Executa o instalador e exibe as caixas de diálogo e o status de instalação. Não solicita informações do usuário. O cliente é iniciado depois que a instalação é concluída. |
norestart | Suprime qualquer tentativa de reiniciar. Como padrão, o instalador avisará a você antes da reinicialização, a menos que seja executado em modo silencioso. |
log "logfile.txt" | Registra informações de instalação no caminho e arquivo especificados. Especifique o caminho e o nome de arquivo, por exemplo,/log "c:\logs\logfile.txt" . O arquivo de registro padrão é o diretório %TEMP% do sistema. |
repair | Execute o instalador para reparar uma instalação existente do Bridge. |
h | Opções de listas de ajuda e propriedades do instalador. |
Propriedades do instalador
Você também pode incluir uma ou mais propriedades na linha de comando para o instalador.
Algumas observações sobre as propriedades:
- Todas essas propriedades podem ser usadas para a instalação inicial do cliente. Elas não podem ser usadas para atualizar configurações após a instalação inicial.
- Os nomes da propriedade diferenciam letras maiúsculas de minúsculas.
- Não há espaços em ambas as extremidades do sinal de igual.
- Cada conjunto de propriedade está delimitado por um espaço.
- As propriedades devem ser usadas depois das opções.
Propriedade | Descrição | Valor |
---|---|---|
ACCEPTEULA | Aceita o Contrato de licença do usuário final (EULA). Se você não definir esta opção para 1 , o Bridge não poderá ser instalado usando o modo silencioso. | 1=Aceitar 0=Não aceitar (padrão) |
CRASHDUMP | Você pode definir essa opção como "1" para ajudar a melhorar o Bridge, enviando relatórios de erros para o Tableau automaticamente quando houver falha do cliente. Para obter mais informações, consulte Relatórios de erros. | 1=Sim (padrão) 0=Não |
DESKTOPSHORTCUT | Cria um atalho na área de trabalho. | 1=Sim (padrão) 0=Não |
DRIVERDIR | Especifique um diretório de instalação (diferente do padrão) para os drivers de banco de dados. Esta opção cria o diretório e uma entrada no registro HKEY_LOCAL_MACHINE\. O local padrão dos drivers é C:\Arquivos de programas\Tableau\Drivers. | Um caminho como o D:\Drivers |
INSTALLDIR | Especifica um diretório de instalação diferente do padrão. Se você especificar um diretório personalizado para o local de instalação e planejar instalar versões futuras nesse mesmo local, será necessário especificar uma subpasta específica da versão a ser instalada. Caso contrário, será necessário desinstalar a versão anterior primeiro. Instalações lado a lado de várias versões no mesmo subdiretório não são suportadas. | Um caminho como o D:\Software\Tableau Bridge . |
SKIPAPPLICATIONLAUNCH | É possível definir essa opção como "1" para evitar que o novo aplicativo abra automaticamente ao concluir o processo de instalação. Essa opção se aplica ao manual. Essa opção não se aplica a instalações silenciosas, já que o Tableau Bridge não abre automaticamente ao usá-la. | 1=Sim 0=Não (padrão) |
STARTMENUSHORTCUT | Crie uma entrada do Tableau Bridge no menu Iniciar do Windows. | 1=Sim (padrão) 0=Não |
Desinstalar o Bridge
Embora não seja necessário desinstalar versões anteriores do cliente do Bridge ao instalar uma versão mais recente, é possível desinstalar o Bridge 2018.2 e posteriores, caso não precise mais na máquina.
O método primário para desinstalar o cliente é por meio do Painel de controle do Windows.
Como alternativa, você pode usar o procedimento a seguir para desinstalar o Bridge da linha de comando.
Abra o prompt de comando como um administrador.
No local em que o .exe estiver instalado, execute o comando a seguir:
tableau<installer_name>.exe /uninstall /quiet