Alterar as configurações ou o computador do Tableau Bridge

Este tópico descreve como alterar a maneira que o cliente do Tableau Bridge é executado ou alterar o computador ou o site ao qual o cliente do Tableau Bridge está associado.

Executar o Tableau Bridge como um serviço Windows.

É possível definir o Tableau Bridge para ser executado como um serviço do Windows, dessa forma ele pode continuar executando as agendas de atualização ou consultas em tempo real mesmo depois que você se desconectar do Windows. Isso será possível se a conta do Windows que executa o Tableau Bridge for de administrador local no computador.

  1. Abra a bandeja de sistema do Windows e selecione o ícone do Tableau Bridge para abri-lo.

  2. Próximo à parte inferior da janela, para Modo, selecione Serviço.

    Run Tableau Bridge continuously as a Windows service.

    É exibida uma janela de logon, solicitando que você insira as credenciais do Windows. Por exemplo, insira suas próprias credenciais se você for um administrador local no seu computador.

    Na lista de serviços do Windows, o Tableau Bridge aparece como Serviço do Tableau Bridge. Isso será exibido no console do Windows Services ou na guia Serviços do Gerenciador de Tarefas.

Para fazer com que o Tableau Bridge pare de ser executado como um serviço:

  • Próximo à parte inferior da janela, para Modo, selecione Aplicativo.

    Run Tableau Bridge as an application instead of a service.

Quando o Tableau Bridge estiver em execução no modo Aplicativo, ele pode atualizar extrações e permitir consultas em tempo real apenas quando você ou seus usuários estiverem conectados no Windows. Para obter mais informações, consulte Como funciona?.

Adicionar um novo computador (cliente do Tableau Bridge) para executar a atualização de extração agendada

Ao publicar uma fonte de dados de extração, é possível definir uma agenda de atualização para a fonte de dados. Como parte da agenda, é possível especificar o computador. O computador especificado é o cliente do Tableau Bridge que executa a atualização de extração.

Se o computador que deseja selecionar não estiver disponível na lista suspensa da caixa de diálogo Agendar uma atualização de extração, além de ser o proprietário da fonte de dados ou um administrador de site, é necessário fazer logon no cliente. Caso não tenha o cliente em seu computador, é necessário baixar e instalá-lo. Para obter mais informações sobre a instalação do Tableau Bridge, consulte Instalar o Tableau Bridge.

Observação: como alternativa, caso não queira manter a fonte de dados de extração publicada, depois de publicá-la, é possível pedir para seu administrador de site atribuí-la a um cliente diferente ou gerenciá-la usando o cliente gerenciado centralmente. Para obter mais informações, consulte Gerenciar fontes de dados usando um cliente do Tableau Bridge gerenciado centralmente.

Alterar o cliente do Tableau Bridge que executa a atualização agendada do Tableau Online

Você pode alterar o cliente do Tableau Bridge usado para executar a atualização de extração agendada de uma fonte de dados. É possível atribuir a agenda de atualização de extração de uma fonte de dados somente para um cliente com o qual está conectado.

  1. Entre no Tableau Online e vá até a página Todas as fontes de dados.

  2. Clique no nome da fonte de dados e na guia Atualizações de extrações.

  3. No lado direito da página, clique no botão ao lado de Atualizar esta extração em.

  4. Na caixa de diálogo, selecione um computador diferente (ou seja, o cliente Tableau Bridge) em que você deseja realizar a atualização de extração agendada e clique em Salvar.

Observação: se a fonte de dados exigir um nome de usuário e uma senha para acessar os dados subjacentes, abra o cliente no novo computador e edite as informações de conexão para inserir as credenciais do banco de dados. Você pode usar a Conexão de teste no cliente para verificar se a fonte de dados pode acessar os dados subjacentes.

Atribuir um cliente do Tableau Bridge para suportar conexões em tempo real

  1. Faça logon no Tableau Online como administrador de site, acesse a página Configurações do site e clique na guia Bridge.

  2. Na coluna Tipo da tabela que lista os clientes registrados, selecione Extração e em tempo real próximo ao nome do novo cliente.

    As fontes de dados que contêm conexões em tempo real e são gerenciadas pelo Tableau Bridge são atribuídas ao novo cliente.

Gerenciar as fontes de dados de extração usando um cliente central do Tableau Bridge

Como administrador, você pode executar atualizações de extração para fontes de dados usando um cliente gerenciado centralmente. Para designar um cliente como o cliente central, atribua novamente a agenda de atualização de extração de várias fontes de dados a um cliente específico.

Siga as etapas em Alterar o cliente do Tableau Bridge que executa a atualização agendada do Tableau Online para atribuir a agenda de atualização de extração de uma fonte de dados a um cliente central.

Observação: se estiver usando o mesmo cliente central para lidar com as atualizações de extração agendadas e o balanceamento de carga de consultas em tempo real, o desempenho do cliente poderá ser afetado se houver um número significativo de consultas em tempo real simultâneas. Para otimizar o desempenho, o Tableau recomenda que você atribua um cliente central para lidar com as atualizações de extração e um segundo cliente para lidar com o balanceamento de carga de consultas em tempo real.

Alterar o site ao qual o cliente do Tableau Bridge está associado

Quando quiser que um cliente do Tableau Bridge atualize os dados publicados em um site diferente do Tableau Online, desvincule o cliente atual e faça logon no novo site.

  1. Abra o ícone do Tableau Bridge na bandeja de sistema do Windows e selecione Desvincular.

    Unlink to remove all data information and stop sending refreshes to Tableau Online

    Essa ação remove a lista de fontes de dados, agendas e informações de conexão do cliente.

  2. No Tableau Desktop, selecione ServidorIniciar cliente do Tableau Bridge e faça logon no novo site.

  3. Caso esse cliente atualize extrações, configure as fontes de dados e as agendas de atualização.

    Se desejar que esse cliente mantenha conexões em tempo real, você precisará de um acesso de administrador ao site do Tableau Online. Na página Configurações do site na guia Bridge, selecione Extração e em tempo real para esse cliente na tabela Status dos clientes.

Ao desvincular um cliente do Tableau Bridge, um administrador de site também pode precisar remover as agendas de atualização às quais ele estava associado no Tableau Online. Para obter mais informações, consulte Efeitos de saída e desvinculação no tópico Parar atualizações do Tableau Bridge.

Configurar um limite de tempo limite para atualizações de extrações no Tableau Bridge

Para garantir que tarefas de atualização de execução lenta não impeçam a atualização de extrações, force um limite de tempo, também conhecido como tempo limite, para tarefas de atualização executadas por um cliente do Tableau Bridge. O tempo limite é o maior tempo permitido para que uma única extração conclua uma tarefa de atualização antes que ela seja cancelada.

Por padrão, o tempo limite para um cliente executar uma tarefa de atualização é de 24 horas. Se uma tarefa de atualização exceder o tempo limite definido no cliente, o cliente cancela a tarefa. Se uma atualização for cancelada como resultado de um tempo limite, você será notificado no cliente e um alerta por e-mail será enviado para o proprietário da fonte de dados (neste caso, extração).

É possível alterar o tempo limite de um cliente por meio do arquivo de configuração do Tableau Bridge.

Observação: To cliente deve ser reiniciado para que as alterações feitas no arquivo de configuração sejam aplicadas.

  1. No computador no qual o cliente está instalado, vá até a página Configuração no Meu repositório do Tableau Bridge.

    A localização padrão da pasta Configuração é C:\Usuários\jsmith\Documentos\Meu Repositório do Tableau Bridge\Configuração.

  2. Abra o arquivo TabBridgeClientConfiguration.txt.

  3. Próximo a extractRefreshTimeout, altere o tempo permitido para uma tarefa de atualização ser concluída.

    Observação: se não encontrar o parâmetro no arquivo de configuração, adicione "extractRefreshTimeout" : 08:00:00", à configuração dataSourceRefreshSettings, como no exemplo abaixo.

  4. Salve e feche o arquivo.

  5. Saia e reinicie o cliente para que as alterações sejam aplicadas. A maneira de reinicialização do cliente dependerá do modo de execução, Aplicativo ou Serviço.

    • Para o modo Aplicativo: no menu do cliente, selecione Sair.

    • Para o modo Serviço: no menu suspenso Modo, selecione Aplicativo; no menu do cliente, selecione Sair.

Pare de receber alertas por e-mail quando um cliente Tableau Bridge não estiver em execução

Por padrão, o Tableau Online está configurado para alertar os proprietários de fontes de dados, quando as atualizações agendadas não podem ser iniciadas porque o cliente designado para a fonte de dados de extração não está em execução.

Há duas razões principais pelas quais você pode estar recebendo esse e-mail:

  • O computador em que o cliente está sendo executado não está ligado.
  • As fontes de dados de uma extração continuam a estar associadas a um cliente que não está mais em uso.

Se alguma dessas razões se aplicar à sua situação, analise o seguinte: 1) verifique se o computador em que o cliente está instalado está ativo e se o próprio cliente está em execução e 2) se você for um administrador de site, exclua os clientes não utilizados do site. Se você não for um administrador de site, pode excluir a fonte de dados do cliente. Para obter mais informações, consulte As atualizações agendadas parecem estar em execução fora do agendamento:.

Como alternativa, você (como administrador de site) pode desativar os alertas por e-mails para todos os usuários no site.

  1. Entre no Tableau Online usando as credenciais de administrador de site.

  2. Acesse a página Configurações do site e clique na guia Bridge.

  3. Em Notificações quando os clientes não estão em execução, limpe a caixa de seleção Enviar notificações quando os clientes não estiver em execução.

Configurar alertas por e-mail para atualizações de extração incompletas

Como proprietário da fonte de dados cujas atualizações de extração são realizadas pelo Tableau Bridge, você pode configurar o Tableau Online para enviar alertas por e-mail quando as atualizações agendadas estiverem demorando mais do que o esperado e ainda não foram concluídas. Ao configurar o alerta por e-mail em um horário apropriado para a extração, você pode receber notificações antes de uma possível falha ou intervalo de atualização em nos dados.

Configurar alertas de atualização por e-mail

Por padrão, um alerta de atualização por e-mail é enviado 24 horas após o horário de início agendado para a fonte de dados com uma atualização incompleta. Se uma atualização agendada for concluída dentro de 24 horas após a hora de início agendada, você não verá um alerta por e-mail.

Em alguns casos, convém ser notificado mais cedo do que 24 horas. Você pode configurar o alerta de atualização por e-mail para um período de tempo que melhor se alinha a uma duração de uma atualização específica.

  1. Entre no Tableau Online e acesse a página Todas as fontes de dados.

  2. Clique no nome da fonte de dados, clique na guia Extrair atualizações e no botão Selecionar tudo .

    O alerta por e-mail leva em conta todos os agendamentos de uma fonte de dados ao determinar quando enviar o alerta por e-mail, mesmo se você selecionar um agendamento.

  3. No menu Ações, selecione Editar alerta de atualização por e-mail .

  4. Na caixa de diálogo Alerta de atualização por e-mail , especifique as horas e os minutos após um horário de atualização agendado que o alerta deve ser enviado e clique em OK.

Considerações ao gerenciar alertas de atualização por e-mail

  • Um alerta por e-mail por fonte de dados: você pode configurar um alerta de atualização por e-mail para uma fonte de dados de extração. Se uma fonte de dados de extração tiver várias agendas de atualização, o alerta por e-mail será enviado com base no próximo horário agendado em todas as agendas. Analise os dois cenários a seguir que demonstram como o tempo de alerta por e-mail funciona.

    Cenário 1

    Suponha que você tenha uma fonte de dados de extração com uma atualização agendada definida para executar diariamente às 5:00. Para fins deste exemplo, a atualização geralmente leva 30 minutos para que o Tableau Bridge seja concluído nesse horário do dia.

    Se você especificar 3 horas para o alerta por e-mail, será enviado um e-mail por volta das 8 AM se a atualização não tiver sido concluída até esse período.

    Cenário 2

    Suponha que você tenha a mesma fonte de dados de extração do Cenário 1, com o mesmo horário especificado para o alerta por e-mail com as três agendas a seguir:

    • Agenda 1 - executa diariamente às 5:00
    • Agenda 2 - executa duas vezes na semana, terça-feira e quinta-feira, às 13h
    • Agenda 3 - executa uma vez por semana, no sábado, às 12h

    Para fins deste exemplo, embora possa levar até 30 minutos para que o Tableau Bridge conclua a atualização às 5 AM, durante o horário comercial, a atualização pode levar até 3 horas para ser concluída.

    Como o primeiro cenário, se a atualização da agenda 1 não tiver sido concluída até 8 AM, você receberá um e-mail. Independentemente da atualização da "agenda 1" ser concluída ou não, você receberá um e-mail por volta das 4 PM na terça-feira se a atualização da "agendada 2" não tiver sido concluída. Da mesma forma, independentemente do que aconteceu na terça-feira, se a atualização da "agenda 2" não tiver sido concluída até 4 PM na quinta-feira, você receberá um e-mail. Finalmente, se a atualização da agenda 3 não tiver sido concluída até as 3:00, você receberá um e-mail.

  • O horário do alerta por e-mail é baseado no horário de início esperado da atualização agendada: o horário especificado para o alerta de atualização por e-mail é a quantidade de tempo após o horário de início agendado da atualização. Se você vir alertas por e-mail com frequência ou nunca, considere aumentar o tempo para diminuir a frequência do alerta por e-mail ou diminuir o tempo para aumentar a frequência do alerta por e-mail.

    O padrão é 24 horas.

  • O alerta por e-mail não pode ser desativado: embora os alertas por e-mail não possam ser desativados, você pode aumentar o tempo de um alerta por e-mail para que a atualização agendada seja concluída antes que o alerta por e-mail possa ser enviado.

  • Os e-mails de falha de atualização devem estar habilitados: além de e-mails de falha de atualização estarem habilitados para o site (pelo administrador de site), como o proprietário da fonte de dados, você também deve ter e-mails de falha de atualização habilitados para sua conta.

Gerenciar o tamanho dos arquivos de registro do Tableau Bridge

O cliente do Tableau Bridge cria logs de atividades como parte de sua operação usual. Os arquivos de registro do servidor podem ser necessários ao solucionar problemas com o Tableau Bridge ou se o Suporte do Tableau solicitar os registros para ajudar a resolver um problema.

Por padrão, o tamanho máximo permitido para arquivos de registro do Tableau Bridge é 25 MB. Quando um arquivo de registro excede esse limite, um novo é criado. Quando o número de arquivos de registro atingir 40, que é o valor padrão do número máximo permitido, o arquivo de registro mais antigo será excluído.

É possível alterar os valores padrão desses parâmetro por meio do arquivo de configuração do Tableau Bridge.

Observação: To cliente deve ser reiniciado para que as alterações feitas no arquivo de configuração sejam aplicadas.

  1. No computador no qual o cliente está instalado, vá até a página Configuração no Meu repositório do Tableau Bridge.

    A localização padrão da pasta Configuração é C:\Usuários\jsmith\Documentos\Meu Repositório do Tableau Bridge\Configuração.

  2. Abra o arquivo TabBridgeClientConfiguration.txt.

  3. Próximo a loggerSettings, altere os valores dos parâmetros a seguir:

    "maxLogFileSizeInMB" : 25

    "maxBackupLogFileCount" : 40

  4. Salve e feche o arquivo.

  5. Saia e reinicie o cliente para que as alterações sejam aplicadas. A maneira de reinicialização do cliente dependerá do modo de execução, Aplicativo ou Serviço.

    • Para o modo Aplicativo: no menu do cliente, selecione Sair.

    • Para o modo Serviço: no menu suspenso Modo, selecione Aplicativo; no menu do cliente, selecione Sair.

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.