Em um ambiente de autoatendimento com vários publicadores, é comum que um projeto no Tableau Cloud inclua uma variedade de conteúdo nomeado de forma semelhante ou que seja baseado nos mesmos dados ou em dados subjacentes semelhantes, ou que seja publicado sem qualquer informação descritiva sobre ele. Quando este é o caso, os analistas podem não ter confiança sobre os dados que devem usar.

Para ajudar os usuários a encontrar os dados confiáveis e recomendados para o tipo de análise que desejam realizar, você pode certificar os dados que atendem aos padrões de dados da sua empresa.

Além de certificar fontes de dados publicadas, se você tiver licença do Gerenciamento de dados para Tableau Server ou Tableau Cloud:

  • A partir do Tableau 2019.3, se Tableau Catalog estiver habilitado, você poderá certificar bancos de dados e tabelas associados ao conteúdo do Tableau. (Para obter mais informações sobre Tableau Catalog, consulte "Sobre o Tableau Catalog”, na Ajuda do Tableau Server ou do Tableau Cloud.)
  • A partir do Tableau 2022.1, você pode certificar conexões virtuais e tabelas de conexões virtuais.

Como a certificação ajuda os usuários a encontrar dados confiáveis

Quando você certifica um ativo, os usuários veem um emblema ou marca de seleção verde, dependendo de onde o ativo está sendo visualizado.

Crachá certificado no banco de dados

Emblema certificado na fonte de dados conforme aparece na Criação da Web ou no Desktop

Crachá certificado na fonte de dados conforme aparece na exibição de lista de servidores

As fontes de dados certificadas têm uma classificação superior nos resultados de pesquisa e são adicionadas às fontes de dados recomendadas.

Além disso, você pode fornecer observações sobre o status da certificação, exibido quando os usuários clicam no crachá, ou em uma dica de ferramenta ao passarem o mouse sobre o ícone da fonte de dados na criação na Web ou no Tableau Desktop. As informações também mostram quem certificou a fonte de dados.

Para obter mais informações, consulte as etapas de Como certificar dados abaixo.

Criar diretrizes para selecionar os dados para certificação

Como a maioria dos recursos do Tableau, a certificação é flexível. Você pode definir para a sua empresa os critérios usados para determinar quando certificar uma fonte de dados (ou banco de dados ou tabela). Ao fazer isso, documente e compartilhe suas diretrizes. À medida que novas fontes de dados forem publicadas, as diretrizes podem ajudar você e outros administradores ou líderes de projetos a serem consistentes com suas escolhas de certificação. Elas também podem ajudar os usuários a entender o que a certificação significa.

Mesmo que use os mesmos critérios de certificação em todos os projetos ou opte por definir critérios únicos para cada projeto, o importante é ser claro sobre o que a certificação significa no seu ambiente.

Quem pode certificar os dados

Para certificar uma fonte de dados, você deve:

  • ser um servidor ou administrador de site ou
  • ter uma função de site do Explorer (pode publicar) ou do Creator e ser o proprietário do projeto ou ter o recurso Líder de Projeto no projeto que contém os dados que deseja certificar.

Para certificar conexões virtuais e tabelas de conexões virtuais, você deve ter uma licença do Gerenciamento de dados em seu ambiente e você deve

  • ser um servidor ou administrador de site ou
  • ter uma função de site do Explorer (pode publicar) ou do Creator e ser o proprietário do projeto ou ter o recurso Líder de Projeto no projeto que contém os dados que deseja certificar.

Para certificar os bancos de dados ou tabelas, você deve habilitar o Tableau Catalog no ambiente e você deve

  • ser um servidor ou administrador de site ou
  • ter o recurso Definir permissões no banco de dados para certificar esse banco de dados ou quaisquer tabelas nesse banco de dados.

Como certificar dados

Os dados que você pode certificar dependem de você ter licença do Gerenciamento de dados e, caso tenha, se tiver o Tableau Catalog habilitado em seu ambiente.

  • Todos os usuários com as permissões corretas podem certificar fontes de dados.
  • Se você tiver o Gerenciamento de dados, os usuários com as permissões corretas também poderão certificar conexões virtuais e tabelas de conexões virtuais.
  • Se o Tableau Catalog estiver habilitado, os usuários com as permissões certas também podem certificar bancos de dados, tabelas e arquivos.

Execute as etapas a seguir para certificar os dados.

  1. Efetue logon no Tableau Cloud.
  2. Esta etapa depende do tipo de ativo que você deseja certificar:
    • Fonte de dados ou conexão virtual - na página Explorar, selecione Todas as fontes de dados ou Todas as conexões virtuais.
    • Tabela de conexão virtual - na página Explorar, selecione Todas as conexões virtuais e selecione a conexão virtual que contém a tabela de conexão virtual que você deseja certificar. Em seguida, selecione a tabela de conexão virtual.
    • Banco de dados ou tabela - na página Ativos externos, selecione Bancos de dados e arquivos ou Tabelas.
  3. Na página, selecione o menu Mais ações (...) ao lado do nome do ativo que deseja certificar.
  4. Selecione Editar certificação e faça o seguinte:
    • Marque a caixa de seleção Estes dados estão certificados.
    • Adicione uma observação que forneça aos usuários o contexto do status da certificação, o uso desejado para os dados ou outras informações úteis e depois clique em Salvar.

      As informações adicionadas à seção Observação são exibidas na dica de ferramenta ou crachá de certificação mencionada anteriormente em Como a certificação ajuda os usuários a encontrar dados confiáveis.

Agradecemos seu feedback!