O repositório do Tableau Server é um banco de dados do PostgreSQL que armazena os dados sobre todas as interações do usuário, atualizações de extração e muito mais.

O repositório pode ser instalado localmente nos mesmos nós do Tableau Server ou instalado externamente:

Repositório local: o Banco de dados PostgreSQL é instalado e implantado localmente, o que significa que é instalado juntamente com o Tableau Server.

Repositório externo: o Banco de dados PostgreSQL é implantado externamente. O repositório externo pode ser instalado no Amazon RDS, Banco de dados do Azure ou como uma instalação autônoma.

Para obter mais informações sobre o Repositório do Tableau Server em geral, consulte:

Os hosts aceitos para o repositório externo são:

  • Amazon RDS - A partir da versão 2019.3
  • Banco de dados do Azure - A partir da versão 2020.4
  • Instância PosgreSQL autônoma - A partir da versão 2021.2
  • Instância do Google Cloud PogreSQL - A partir da versão 2021.4

Este tópico é uma visão geral do repositório externo do Tableau Server.

Considerações sobre repositório externo

O Amazon RDS e o Banco de dados do Azure oferecem melhor escalabilidade, confiabilidade, alta disponibilidade e segurança integrada para PostgreSQL. Ao se integrar mais com essas ofertas em nuvem, você poderá aproveitar esses benefícios adicionais.

Se você estiver configurando uma instância autônoma do PostgreSQL, deverá configurar e gerenciar a alta disponibilidade e escalonamento conforme necessário.

Considerações sobre o Cloud Platform

Ao usar uma plataforma de nuvem para hospedar seu repositório externo, você tem a opção de executar instâncias do PostgreSQL na infraestrutura hospedada e gerenciá-las ou escolher a opção de serviço totalmente gerenciado.

  • Autogerenciado: configuração e gerenciamento de instâncias do PostgreSQL na infraestrutura hospedada por conta própria. Por exemplo, se você estiver usando AWS como sua plataforma de nuvem, poderá usar instâncias EC2 para executar, gerenciar e manter instâncias PostgreSQL.
  • Totalmente gerenciado: selecione um serviço totalmente gerenciado. Por exemplo, se você estiver usando AWS como sua plataforma de nuvem, poderá usar a opção RDS para hospedar seu repositório externo.

Uma das principais considerações ao fazer uma escolha entre autogerenciado e totalmente gerenciado é que em uma opção autogerenciada você tem mais controle, mas com isso vem a responsabilidade de manter as VMs e muitas tarefas administrativas de banco de dados. Uma opção totalmente gerenciada oferece facilidade de instalação, gerenciamento de configuração e manutenção.

Aqui está uma lista mais abrangente de itens a serem considerados ao escolher entre os dois:

  • Requisitos de configuração e manutenção.
  • Alta disponibilidade e opções de recuperação de desastres
  • Recursos de desempenho, escalabilidade e monitoramento
  • Manutenção de segurança
  • Custos operacionais, custos de serviço, custos de pessoal.

Aqui está um exemplo de como as duas opções podem ser comparadas para o Azure no site da Microsoft: Escolha a opção de servidor PostgreSQL certa no Azure,

Requisitos

  • Seu Tableau Server deve utilizar as seguintes versões:

    • 2019.3 ou posterior, para usar com AWS
    • 2020.4 ou posterior, para usar com o Azure.

      Para obter a versão correta do PosgreSQL a ser usada, consulte Banco de dados do Azure para servidor flexível PostgreSQL.

    • 2021.2 ou posterior para uso com a instância PosgreSQL autônoma. (Pode ser usado para instalações locais, VM do Azure ou AWS EC2).
    • 2021.4 ou posterior para usar com o Google Cloud para a instância PosgreSQL ou um PosgreSQL autônomo no Google Cloud VM. 
  • O Tableau Server deve ter as chaves Complemento de gerenciamento do servidor ativadas.

  • Dependendo de onde você está planejando hospedar o Repositório Externo, precisará se familiarizar com um dos seguintes:

    • Configuração e gerenciamento do banco de dados Amazon RDS.
    • Configuração e gerenciamento do Banco de Dados do Azure.
    • Configuração e gerenciamento do banco de dados PosgreSQL como uma instalação autônoma.
    • Configuração e gerenciamento de instância do Google Cloud PosgreSQL

Topologia

O diagrama abaixo é uma versão resumida da topologia do Tableau Server com Repositório externo.

O diagrama abaixo é uma versão detalhada da topologia do Tableau Server com Repositório externo e mostra todos os processos instalados em cada nó.

Gerenciamento do repositório externo

Gerenciamento de licenças

Para habilitar esse recurso, você deve primeiro ativar as chaves do produto Complemento de gerenciamento do servidor no Tableau Server. Para obter mais informações, consulte Sobre o Tableau Complemento de gerenciamento do servidor. Se você não tiver as chaves do Complemento de gerenciamento do servidor ativadas ou se as licenças expiraram, você verá o seguinte comportamento:

  • Se tentar configurar o Tableau Server para usar o repositório externo durante a instalação, você verá uma mensagem de erro, mas poderá continuar a instalação e o repositório do Tableau Server será instalado localmente. Para instalações de servidor único, o repositório é instalado na mesma máquina do Tableau Server. Para instalações de vários nós, o repositório é instalado em um dos nós do cluster do Tableau Server.

  • Se você já estiver usando um repositório externo do Tableau Server na instalação do Tableau Server e a licença do Complemento de gerenciamento do servidor expirar, o servidor falhará ao reiniciar. Se você não tiver mais uma licença válida do Complemento de gerenciamento do servidor, mas tiver uma licença válida do Tableau Server, ainda poderá criar um backup. Você também pode migrar o repositório externo para repositório local, o que não requer a licença do Complemento de gerenciamento do servidor, para que o servidor funcione novamente. Para obter mais informações sobre como migrar do repositório externo para o repositório local, consulte Reconfigurar o repositório do Tableau Server.

Cenários de migração compatíveis

  • Transferência do repositório do local para externo.

  • Transferência do repositório de externo para o local

Backup e restauração

Se você tiver apenas o Repositório externo configurado:

O processo de backup e restauração continua o mesmo para repositório local e externo e conforme descrito no tópico de dados Fazer backup dos dados do Tableau Server.

  • Os comandos de backup e restauração funcionam da mesma maneira para repositório local e externo. O backup no caso em que o Tableau Server usa o repositório externo exige mais espaço em disco para backup, portanto, você deve se lembrar disso ao configurar o espaço em disco.

  • O padrão e outros locais compatíveis para armazenar o arquivo de backup são os mesmos, se o repositório for local ou externo.

As exceções a seguir se aplicam aos Tableau Servers que utilizam repositório externo:

  • Todas as contas de usuário personalizadas criadas no repositório externo do Tableau Server serão incluídas na restauração, mas as senhas das contas de usuário personalizadas não. As senhas deverão ser reconfiguradas após a conclusão da restauração. As contas de usuário personalizadas são contas de usuário do banco de dados PostgreSQL, utilizadas pelo SQL ou outro software cliente do banco de dados, para conectar-se ao banco de dados PostgreSQL.

    Nota: estas contas personalizadas serão desativadas como medida de segurança, mas isso pode ser reconfigurado.

  • A configuração e a topologia não devem ser incluídas no backup. Para obter mais informações sobre como exportar a configuração e as definições de topologia, consulte Executar um backup e uma restauração completos do Tableau Server.

Se você tiver o Repositório externo e o Armazenamento de arquivos externos configurados:

Você tem algumas opções se tiver o Repositório externo e o Armazenamento de arquivos externos configurados para o Tableau Server. Essas opções permitem que você aproveite os recursos de backup instantâneo das plataformas de nuvem utilizadas para hospedar o Repositório externo e o Armazenamento de arquivos. Para obter mais informações e instruções em etapas detalhadas, consulte Backup e restauração com o Armazenamento de arquivos externo.

Conexões SSL

Você tem a opção de exigir ou não conexões TLS/SSL do Tableau Server para o Repositório externo.

Se você não precisar usar conexões criptografadas, deverá configurar o Repositório Externo para permitir conexões não criptografadas e usar a opção --no-ssl ao configurar o Repositório Externo para o Tableau Server. Para obter mais informações, consulte tsm topology external-services repository enable.

Se desejar ativar ou desativar o SSL posteriormente, após a instalação, use tsm security repository-ssl enable ou tsm security repository-ssl disable . Esta opção está disponível a partir de 2021.4.

Atualizar o Certificado SSL

Se, como parte de um vencimento planejado do certificado SSL da instância RDS, Banco de dados do Azure, a instância Google Cloud PosgreSQL ou instância autônoma do PostgeSQL, você precisa atualizar sua instância RDS com o novo arquivo de certificado, também precisa atualizar as configurações do Tableau Server para usar o novo arquivo de certificado. Você pode fazer isso ao baixar o arquivo mais recente e executar o comando tsm topology external-services repository replace-host e fornecer o novo arquivo de certificado.

Considerações de alta disponibilidade

O Tableau Server não gerencia ou configura a alta disponibilidade para o repositório externo.

 

Monitoramento do status do repositório

A página de status do TSM mostrará o serviço externo do Tableau Server como um nó adicional para a instalação do Tableau Server.

A guia de topologia indica se há serviços externos do Tableau Server configurados:

Obtenção de registros

Os registros do Tableau Server não incluirão os do repositório externo. Use as seguintes maneiras para obter os registros específicos para sua instância:

Próximas etapas

Agradecemos seu feedback!