A partir da versão 2020.4, você pode hospedar seu Repositório externo na Plataforma Azure Cloud. Este tópico descreve como criar uma instância de banco de dados do Azure para PostgreSQL para usar como repositório externo do Tableau Server.

Requisitos e recomendações

  • Recomendamos que você use servidor otimizado de memória 8 vCore com 50 GB de armazenamento para o repositório externo do Tableau Server, mas os requisitos exatos variam de acordo com suas exigências e uso. Se você já tiver um Tableau Server, avalie o uso do repositório existente para determinar as necessidades de armazenamento.

    Você também pode dimensionar seus recursos se achar que precisa de mais. Para obter mais informações, consulte Dimensionamento dos recursos do Banco de Dados do Azure do PostgreSQL.

  • Comunicações seguras entre o Tableau Server e a instância externa de banco de dados PostgreSQL usando o SSL são recomendadas, mas não necessárias.

    Se você não deseja usar conexões seguras entre o Tableau Server e o Repositório externo, deve configurar o Banco de dados do Azure para permitir conexões não criptografadas.

  • A instância de banco de dados PostgreSQL deve ser acessível por meio de todos os nós no cluster do Tableau Server. A instância do banco de dados deve ser configurada para permitir conexões de todos os nós do Tableau Server. Há duas maneiras de fazer isto:

  • Ao configurar a instância do Banco de dados do Azure, recomendamos o uso de postgres como nome de usuário do Administrador. Se você optar por usar um nome de usuário diferente, certifique-se de que ele não comece com pg, ou azure. O nome de usuário também não pode ser rails, tblwgadmin,tableau, readonly ou tbladminviews.
  • A versão do PostgreSQL deve coincidir com a versão usada pelo Tableau Server quando instalada localmente. O Tableau Server 2020.4 usa o PostgreSQL versão 12.

Criar uma instância de banco de dados PostgreSQL no Azure

Etapa 1: criar uma sub-rede delegada para o Banco de dados do Azure para instância do PostgreSQL

Essa etapa é um pré-requisito para configurar o acesso privado para sua opção de rede, quando você criar a instância. Configurar acesso privado ao banco de dados é essencial para comunicações seguras. Isso permite que as máquinas virtuais criadas em qualquer lugar dessa Rede virtual se conectem à instância do banco de dados, o que não ocorre com as máquinas virtuais fora da Rede virtual.

Na mesma rede virtual onde você está hospedando seu Tableau Server, crie uma nova sub-rede delegada para a instância do Banco de dados do Azure. Para obter mais informações sobre a configuração de acesso privado, consulte Opções de rede para banco de dados do Azure para PostgreSQL – Servidor flexível no site do Azure.

Etapa 2: criar uma instância de Banco de dados do Azure para PostgreSQL

Para criar um novo Banco de dados do Azure para PostgreSQL, siga as instruções fornecidas no site de documentação do Azure(O link abre em nova janela).

Abaixo estão as opções de configuração e os valores recomendados para a nova instância de banco de dados PostgreSQL:

  • Detalhes do servidor

    • Especifique Nenhum como a Fonte de dados para criar um novo servidor.
    • Para o nome de usuário Administrador, recomendamos o uso de postgres como nome de usuário do Administrador. Se você optar por usar um nome de usuário diferente, certifique-se de que ele não comece com pg, ou azure. O nome de usuário também não pode ser rails, tblwgadmin,tableau, readonly ou tbladminviews.
    • Escolha uma senha que atenda aos requisitos do Azure.

    • Use a versão compatível do PostgreSQL para a versão do Tableau Server usada. Para obter uma lista completa das versões do PostgreSQL compatíveis com as versões do Tableau Server, consulte Compatibilidade entre produtos.
    • Alocar pelo menos 512GB de armazenamento.
  • Computação e armazenamento

    • No mínimo, use o Servidor flexível com nível de computador de propósito geral e tamanho de computador Standard_D8s_v3 (8 vCores, 32 GB de RAM).
  • Opções de rede
    • Selecione Acesso privado (Rede virtual). Isso garante comunicações privadas e seguras para o banco de dados.
  • Alta disponibilidade

    • Habilite a opção de alta disponibilidade de acordo com seus requisitos.

  • Backup

    • Defina o período de retenção de acordo com seus requisitos. Esta seção refere-se a backups automatizados do Azure e não a backups do Tableau Server. É possível especificar as configurações que atendem aos requisitos.

Etapa 3: configurar uma regra de firewall em nível de servidor

Uma vez criado o banco de dados, configure uma regra de firewall em nível de servidor para permitir o acesso aos nós do Tableau Server.

Verifique se a instância do banco de dados pode ser acessada por todos os nós do Tableau Server usando a sub-rede dedicada descrita na Etapa 1.

Etapa 4: configurar a instância do banco de dados do Azure para PostgreSQL.

Da perspectiva do Tableau Server, a maioria dos valores de parâmetros da instância pode ser definida como padrão. Você pode modificar os valores dos parâmetros se tiver requisitos específicos de desempenho ou registro, mas recomendamos que os parâmetros a seguir sejam deixados com os valores padrão e não sejam alterados:

  • standard_conforming_strings

  • escape_string_warning

Recomendamos também o valor para o work_mem ser definido para pelo menos 16384 para ajudar a evitar problemas de desempenho.

Para obter informações sobre como configurar parâmetros do servidor, consulte esta documentação do Azure.

Etapa 5: obter o endpoint da instância de banco de dados PostgreSQL

Quando a instância estiver pronta, obtenha as informações do endpoint que você usará para configurar o Tableau Server para usar essa instância no repositório do Tableau Server.

Etapa 6: baixar o arquivo de certificado SSL

As comunicações seguras entre o Tableau Server e o Repositório externo usando SSL não é necessária, mas recomendada.

Se você deseja configurar conexões seguras entre o Tableau Server e o Repositório externo, baixe o arquivo de certificado: Você precisará desse arquivo de certificado ao configurar o Tableau Server para usar este repositório externo. Para obter mais informações, consulte Configurar a conectividade TLS no banco de dados do Azure para PostgreSQL(O link abre em nova janela).

Se você não precisa usar conexões seguras entre o Tableau Server e o Repositório externo, configure o Banco de dados do Azure para permitir conexões não criptografadas.

Configuração de alta disponibilidade para o banco de dados PostgreSQL

O Tableau Server não gerencia ou configura a alta disponibilidade para o repositório externo. O Azure oferece recursos de alta disponibilidade que podem ser usados para fornecer alta disponibilidade. Para obter mais informações, consulte Alta disponibilidade do Banco de dados do Azure(O link abre em nova janela).

Recuperação de desastres do banco de dados PostgreSQL

Em caso de desastre, talvez seja necessário configurar uma nova instância do Banco de dados do Azure para PostgreSQL. Há outros cenários em que você pode precisar se recuperar de um problema com a instância do banco de dados. Nesses cenários, para configurar o Tableau Server para usar a nova instância do banco de dados do Azure, siga as seguintes etapas:

  1. Restaurar o backup para uma nova instância do Banco de dados do Azure. No Banco de dados do Azure para PostgresQL, realizar uma restauração cria um novo servidor com base nos backups do servidor original. Para obter mais informações sobre o backup e a restauração do banco de dados do Azure para PostgreSQL, consulte Backup e restauração do Banco de Dados do Azure para PostgreSQL.

  2. Crie um novo arquivo de configurações JSON com informações de conexão para a instância do Banco de dados do Azure para PostgreSQL. Para obter mais informações sobre a criação de um arquivo de configurações JSON, consulte Etapa 1 em Instalar o Tableau Server com o repositório PostgreSQL externo.

  3. Use o comando tsm topology external-services repository replace-host para apontar o Tableau Server para a nova instância do Banco de dados do Azure para PostgreSQL.

    Para mais informações sobre o comando tsm topology external-services repository replace-host, consulte tsm topology.

Quem pode fazer isso

Somente os administradores do Tableau Server podem configurar o Tableau Server para usar o repositório externo. Você também precisará de uma conta do Azure para criar um Banco de dados do Azure.

Próximas etapas

Para novas instalações: Instalar o Tableau Server com o repositório PostgreSQL externo

Se você deseja configurar o Tableau Server existente para usar um repositório externo, consulte Reconfigurar o repositório do Tableau Server.

Agradecemos seu feedback!