Backup e restauração com o Armazenamento de arquivos externo

Se o Tableau Server estiver configurado para executar o Armazenamento de arquivos externamente, o processo de backup e restauração será diferente do que se você estivesse executando o Armazenamento de arquivos localmente. Este tópico descreve o processo de backup e restauração quando:

Estratégias de backup:

A estratégia de backup usada depende do seu plano de recuperação. O processo de backup instantâneo pode ou não ser suficiente, pois só cria um backup do Armazenamento de arquivos e dos dados do repositório. Há outras configurações e definições que você pode precisar fazer uma recuperação completa. Aqui estão alguns cenários que ilustram onde o backup instantâneo pode ou não ser suficiente:

  • Você mantém um Tableau Server reserva para usar caso seu servidor de produção esteja inativo. Nesse cenário, criar um backup instantâneo e restaurá-lo ao servidor reserva em um cronograma regular pode ser suficiente. Seu cronograma de backup deve estar de acordo com o objetivo de ponto de recuperação.

  • Você planeja usar uma nova instalação do Tableau Server em caso de desastre, mas não precisa necessariamente usar as configurações e definições da instalação existente do Tableau Server. Nesse caso, você pode instalar um novo Tableau Server e usar o instantâneo para restaurar os dados.
  • Você não tem um Tableau Server reserva, mas deseja ser capaz de criar uma nova instalação do Tableau Server usando as configurações e definições do Tableau Server existente e restaurar os dados. Nesse cenário, você precisaria de mais do que o backup instantâneo para instalar um novo Tableau Server. Para fazer um backup completo, incluindo todas as configurações e definições, siga estas instruções:

    1. Exporte os dados de topologia e configuração. Isso exporta a maior parte do Tableau Server e a topologia. Para obter mais informações, consulte Executar um backup e uma restauração completos do Tableau Server.
    2. Crie um instantâneo do compartilhamento de rede para criar um backup dos dados do Armazenamento de arquivos e do Repositório, conforme descrito anteriormente na seção Backup e restauração com o Armazenamento de arquivos externo deste tópico.

    3. Documente as configurações que não estão incluídas na exportação. São configurações como contas de usuário do sistema, configuração de implantação do serviço de coordenação, configurações personalizadas, entre outros. Para obter mais informações, consulte Executar um backup e uma restauração completos do Tableau Server.

Tableau Server com o armazenamento de arquivos externo

Quando o Armazenamento de arquivos externo está habilitado no Tableau Server, você não pode usar o comando tsm maintenance backup para fazer um backup dos dados do Repositório de do Armazenamento de arquivos do Tableau Server. Em vez disso, use a tecnologia de instantâneo de armazenamento para criar um instantâneo de tempo do compartilhamento de rede. No entanto, antes que você possa criar o backup instantâneo, primeiro é preciso preparar o Tableau Server para o backup instantâneo e, ao concluir, retomar os processos normais do Tableau Server.

Quando você tem o Tableau Server configurado com a armazenamento de arquivos externo, mas está usando um repositório local, as operações de backup do Tableau Server incluem um backup do Repositório.

Como criar um backup instantâneo

Use as seguintes etapas para criar um backup instantâneo.

  1. Preparar para o backup instantâneo: execute o comando a seguir para criar um arquivo de backup de repositório e copie-o temporariamente no compartilhamento de rede. O servidor continua a operar normalmente durante o processo de backup. Alguns processos internos serão interrompidos durante este período para garantir um instantâneo consistente.

    tsm maintenance snapshot-backup prepare

    Você deve ver uma mensagem que diz 'Preparação para backup instantâneo bem-sucedida' para indicar que a etapa de preparação foi concluída.

    Verifique se o arquivo de backup do repositório foi criado no compartilhamento de rede.

    Observação: a etapa de preparação inclui a criação de um arquivo de backup do repositório e das chaves KMS e Asset. Se você estiver usando uma solução em nuvem para sua solução de chave de criptografia, precisará de acesso ao CMK usado para descriptografar as chaves necessárias para restauração. Para obter mais informações sobre a solução de chave de criptografia com a AWS, consulte o Sistema de gerenciamento de chaves da AWS. Para obter mais informações sobre a solução de chave de criptografia com o Azure, consulte o Azure Key Vault.

  2. Crie um instantâneo do compartilhamento de rede: use a tecnologia de instantâneo do seu armazenamento anexado à rede para criar um instantâneo do compartilhamento de rede. Esse instantâneo incluirá os dados do Armazenamento de arquivos e o arquivo de backup do repositório que foi criado na etapa anterior.

  3. Conclua o processo de backup: execute o comando a seguir para concluir o processo de backup para reiniciar os processos internos pausados. Isso também remove o arquivo de backup do repositório que foi copiado para o compartilhamento de rede.

    Verifique se o arquivo de backup do repositório temporário foi removido do compartilhamento de rede.

Restaurar um backup instantâneo

As etapas descritas abaixo aplicam-se ao Tableau Server independente e ao cluster.

  1. Interrompa o Tableau Server. No prompt de comando, execute o seguinte comando:

    tsm stop

  2. Restaurar os dados do Armazenamento de arquivos. Use o instantâneo de período no tempo que você deseja recuperar e restaure-o ao servidor de arquivos compartilhados. Uma vez que a restauração estiver concluída, o Tableau Server usará os dados restaurados do Armazenamento de arquivos.

  3. Restaurar dados do repositório. Use o comando de restauração a seguir para restaurar os dados do repositório.

    tsm maintenance snapshot-backup restore

    Observação: se você estiver usando uma solução em nuvem para sua solução de chave de criptografia, certifique-se de que o servidor onde o backup está sendo restaurado tenha acesso de descriptografia para instância da nuvem onde o CMK é implantado.

  4. Reinicie o Tableau Server. Em um prompt de comando, execute o seguinte comando:

    tsm start

O Tableau Server com armazenamento de arquivos externos e repositório externo

Quando o Armazenamento de arquivos externo está habilitado no Tableau Server, você não pode usar o comando tsm maintenance de backup para fazer um backup dos dados do Armazenamento de arquivos e do Repositório do Tableau Server. Em vez disso, use a tecnologia de instantâneo de armazenamento para criar um instantâneo de tempo do compartilhamento de rede.

Quando você tem o armazenamento de arquivos externo e o Repositório externo ativado, você tem duas opções quando fizer o backup: você pode optar por fazer backup do Repositório externo separadamente ou incluí-lo como parte da etapa inicial de Preparo.

Aqui estão algumas das razões pelas quais você pode optar por fazer backup do Repositório separadamente:

  • Fazer um backup da instância do banco de dados do Repositório externo separadamente pode ser mais rápido, especialmente se você estiver usando uma solução em nuvem que permite o backup instantâneo da instância.
  • O tamanho do arquivo de backup afeta o tempo necessário na etapa de preparação do processo de backup, uma vez que ele tem que ser copiado para o compartilhamento de rede.

Por outro lado, a vantagem de incluir o backup do Repositório como parte do backup do Tableau Server pelas seguintes razões:

  • Facilidade de gerenciamento de backup: ao incluir o backup do Repositório, você não está tendo que fazer um backup separado e garantir que o backup seja concluído no tempo necessário para manter os backups do Armazenamento de arquivos e Repositório em sincronia.
  • Restauração: as operações de restauração devem ser feitas separadamente e normalmente requer etapas adicionais para criar uma nova instância e configurar o Tableau Server para usar a nova instância restaurada.

Opção 1: inclua repositório no backup

Essa opção descreve como incluir o Repositório como parte do processo de backup do Tableau Server. Se preferir criar o arquivo de backup do repositório separadamente, consulte a Backup e restauração com o Armazenamento de arquivos externo.

Criar um backup instantâneo

  1. Prepare-se para backup instantâneo: execute o seguinte comando para iniciar o processo para que você possa obter um backup instantâneo do compartilhamento de rede. Alguns processos internos serão pausados durante este período, para garantir um instantâneo consistente, mas o Tableau Server continua operando normalmente durante o processo de backup. Para ter certeza de que o backup do repositório está incluído você deve usar a opção --include-pg-backup.

    Observação: a partir de 2021.1, se você tiver o Armazenamento de arquivos externos e o Repositório externo ativado, a etapa de preparação não inclui mais a criação de um arquivo de backup do repositório. Se você estiver atualizando a partir de uma versão anterior ao 2021.1, tiver scripts para executar ou agendar seus backups e quiser continuar a incluir o backup do repositório, adicione a opção --include-pg-backup no comando de preparação, conforme mostrado abaixo.

    tsm maintenance snapshot-backup prepare --include-pg-backup

    Você deve ver uma mensagem que diz 'Preparação para backup instantâneo bem-sucedida' para indicar que a etapa de preparação foi concluída.

    Verifique se o arquivo de backup do repositório foi criado no compartilhamento de rede.

    Observação: a etapa de preparação inclui a criação de um arquivo de backup do repositório e das chaves KMS e Asset. Se você estiver usando uma solução em nuvem para sua solução de chave de criptografia, precisará de acesso ao CMK usado para descriptografar as chaves necessárias para restauração. Para obter mais informações sobre a solução de chave de criptografia com a AWS, consulte o Sistema de gerenciamento de chaves da AWS. Para obter mais informações sobre a solução de chave de criptografia com o Azure, consulte o Azure Key Vault.

  2. Crie um instantâneo do compartilhamento de rede: use a tecnologia de instantâneo do seu armazenamento anexado à rede para criar um instantâneo do compartilhamento de rede. Esse instantâneo incluirá os dados do Armazenamento de arquivos e o arquivo de backup do repositório que foi criado na etapa anterior.
  3. Conclua o processo de backup: execute o comando a seguir para concluir o processo de backup para reiniciar os processos internos pausados. Isso também remove o arquivo de backup do repositório que foi copiado para o compartilhamento de rede.

    tsm maintenance snapshot-backup complete

    Verifique se o arquivo de backup do repositório temporário foi removido do compartilhamento de rede.

Restaurar um backup instantâneo

As etapas descritas abaixo aplicam-se ao Tableau Server independente e ao cluster.

  1. Interrompa o Tableau Server. No prompt de comando, execute o seguinte comando:

    tsm stop

  2. Restaurar os dados do Armazenamento de arquivos. Use o instantâneo de período no tempo que você deseja recuperar e restaure-o ao servidor de arquivos compartilhados. Uma vez que a restauração estiver concluída, o Tableau Server usará os dados restaurados do Armazenamento de arquivos.

  3. Restaurar dados do repositório. Use o comando de restauração a seguir para restaurar os dados do repositório:

    tsm maintenance snapshot-backup restore

    Observação: se você estiver usando uma solução em nuvem para sua solução de chave de criptografia, certifique-se de que o servidor onde o backup está sendo restaurado tenha acesso de descriptografia para instância da nuvem onde o CMK é implantado.

  4. Reinicie o Tableau Server. Em um prompt de comando, execute o seguinte comando:

    tsm start

Opção 2: repositório de backup separadamente

Esta opção é recomendada apenas quando a plataforma host permite que você faça backup instantâneo. Se você estiver usando o Azure como plataforma host, recomendamos usar a Opção 1.

Criar backups instantâneos

  1. Preparar para o backup instantâneo: execute o comando a seguir para criar um arquivo de backup de repositório e copie-o temporariamente no compartilhamento de rede. O servidor continua a operar normalmente durante o processo de backup. Alguns processos internos serão interrompidos durante este período para garantir um instantâneo consistente.

    tsm maintenance snapshot-backup prepare

    Observe que o Repositório não está incluído no backup neste caso.

    Você deve ver uma mensagem que diz 'Preparação para backup instantâneo bem-sucedida' para indicar que a etapa de preparação foi concluída.

    Observação: a etapa de preparação inclui a criação de um arquivo de backup do repositório e das chaves KMS e Asset. Se você estiver usando uma solução em nuvem para sua solução de chave de criptografia, precisará de acesso ao CMK usado para descriptografar as chaves necessárias para restauração. Para obter mais informações sobre a solução de chave de criptografia com a AWS, consulte o Sistema de gerenciamento de chaves da AWS. Para obter mais informações sobre a solução de chave de criptografia com o Azure, consulte o Azure Key Vault.

  2. Crie um instantâneo do compartilhamento de rede: use a tecnologia de instantâneo do seu armazenamento anexado à rede para criar um instantâneo do compartilhamento de rede. Esse instantâneo incluirá os dados do Armazenamento de arquivos que foram criados na etapa anterior.
  3. Crie um backup do repositório: use a tecnologia de backup da plataforma onde você está hospedando seu repositório externo para criar um backup.

    O backup do compartilhamento de rede e do repositório deve ser concluído dentro de 3 horas e 30 minutos após a conclusão da etapa de Preparação. Isso é para garantir que os backups de Armazenamento de arquivos e de Repositório estejam em sincronia e que a restauração funcione corretamente.

    Para obter mais informações sobre como criar um instantâneo da instância de DB da AWS, consulte Criação de um instantâneo DB.

    Para obter mais informações sobre a criação de um backup da instância do Azure DB, consulte Backup e restauração no servidor flexível (PostgreSQL 12 e posteriormente), Backup e restauração no servidor único (PostgreSQL 11 ou anterior).

    Observação: se você estiver usando uma solução em nuvem para sua solução de chave de criptografia, certifique-se de que o servidor onde o backup está sendo restaurado tenha acesso de descriptografia para instância da nuvem onde o CMK é implantado.

  4. Conclua o processo de backup: execute o comando a seguir para concluir o processo de backup para reiniciar os processos internos pausados. Isso também remove o arquivo de backup do repositório que foi copiado para o compartilhamento de rede:

    tsm maintenance snapshot-backup complete

Restaurar um backup instantâneo

As etapas descritas abaixo aplicam-se ao Tableau Server independente e ao cluster.

  1. Use o backup instantâneo de banco de dados no repositório externo. Se você estiver usando uma plataforma de nuvem para hospedar seu Repositório, normalmente isso requer que você crie uma nova instância de banco de dados para restaurar o backup. Seguindo as etapas descritas nestes artigos para criar uma nova instância:

    AWS: Criar uma instância de banco de dados PostgreSQL no Serviço de banco de dados relacional (RDS) do AWS

  2. Crie um arquivo de configuração para a nova instância. Use instruções descritas na Etapa 1 do tópico Instalar o Tableau Server com o repositório PostgreSQL externo.
  3. Interrompa o Tableau Server. No prompt de comando, execute o seguinte comando:

    tsm stop

  4. Se a restauração do repositório externo criar uma nova instância do banco de dados, use o seguinte comando para apontar o Tableau Server para a nova instância do banco de dados:

    tsm topology external-services repository replace-host -f <filename>.json -c <ssl certificate file>.pem

    O arquivo .json é o arquivo de configuração que você criou na Etapa 2. O arquivo de certificado é o certificado SSL que você baixou da nova instância de banco de dados.

  5. Restaurar os dados do Armazenamento de arquivos. Use o instantâneo de período no tempo que você deseja recuperar e restaure-o ao servidor de arquivos compartilhados. Uma vez que a restauração estiver concluída, o Tableau Server usará os dados restaurados do Armazenamento de arquivos.

    Observação: algumas tecnologias exigem que você crie um novo compartilhamento de rede ao fazer uma restauração. Se isso se aplicar ao armazenamento conectado à sua rede, você pode fazer sua restauração antes de interromper o Tableau Server. Além disso, se você estiver restaurando os dados do Armazenamento de arquivos para um novo compartilhamento de rede, você deve configurar o Tableau Server para usar o novo compartilhamento de rede. Para obter mais informações, consulte Configurar o Tableau Server para usar um armazenamento externo diferente.

  6. Execute o seguinte comando para restaurar as chaves KMS e Ativo:

    tsm maintenance snapshot-backup restore

    Observação: se você estiver usando uma solução em nuvem para sua solução de chave de criptografia, certifique-se de que o servidor onde o backup está sendo restaurado tenha acesso de descriptografia para instância da nuvem onde o CMK é implantado.

  7. Execute o seguinte comando para reiniciar o Tableau Server:

    tsm start

 

Quem pode fazer isso

Os administradores do Tableau Server podem fazer backup e restaurar o Tableau Server. Além disso, você deve ter permissão para acessar e executar backups de instantâneos no armazenamento externo.

Agradecemos seu feedback!