Executar um backup e uma restauração completos do Tableau Server

Use as seguintes etapas para fazer backup da sua implantação do Tableau Server. Especificamente, estas etapas descrevem como recuperar um clone de um servidor em uma coleção de dados e ativos de backup.

Observação: a execução do processo de backup pode demorar muito tempo. Como nenhum outro trabalho pode ser executado durante o backup, recomendamos que você execute o backup fora do horário comercial.

Tipos de dados de backup

Há dois tipos de dados de backup que o Tableau Server pode gerar. Recomendamos realizar backups de cada tipo, caso você necessite restaurar um servidor em um cenário de recuperação:

  • Dados gerenciados pelo Tableau Server: consistem no banco de dados ou repositório PostgreSQL e Armazenamento de arquivos do Tableau, que contém metadados da pasta de trabalho e do usuário, arquivos de extração de dados e dados de configuração do site. Quando você usa o TSM para criar um backup, tudo isso é salvo em um único arquivo criado com a extensão .tsbak. O backup desses dados é feito com o comando tsm maintenance backup.

    Observação: quando um armazenamento de arquivo externo é configurado, você não pode usar o comando tsm maintenance backup para fazer backup dos dados do Tableau Server. Para obter informações sobre como fazer backup desses dados, consulte Backup e restauração com o Armazenamento de arquivos externo.

    • Só é possível restaurar a partir de um backup que tenha o mesmo tipo de armazenamento de identidades que o servidor que está rodando. Por exemplo, um backup de um servidor que usa autenticação local pode ser restaurado para um Tableau Server inicializado por autenticação local, mas um backup de um servidor que usa autenticação por Diretório ativo não pode ser restaurado para um servidor inicializado por autenticação local.

    • Você só pode restaurar um arquivo de backup para uma versão do Tableau Server que seja a mesma ou mais recente que a versão em que o backup foi criado. Você não pode restaurar para uma versão mais antiga do Tableau.
    • Importante: Se você fizer atualizações Azuis/Verdes ou atualizar manualmente o Tableau Server 2021.4 (ou anterior) usando o método de manutenção tsm (backup e restauração) , você deverá habilitarlegacy-identity-mode antes de poder restaurar para o Tableau Server 2022.1 (ou posterior). Para obter mais informações, consulte Solucionar problemas com migração de identidade.

    • A partir da versão 2022.3, não há suporte para backups criados usando tabadmin ("backups pré-TSM"). Você não pode restaurar um backup pré-TSM para Tableau Server versão 2022.3 ou posterior.

  • Dados de configuração e de topologia: incluem a maioria das informações de configuração do servidor que são necessárias para a recuperação completa de um servidor. SMTP, alertas, alguns ativos de autenticação são exemplos de dados de configuração exportáveis para backup. Os dados de topologia definem como os processos do Tableau Server são configurados em implantações de servidor único e de vários nós. O backup dos dados de configuração e de topologia é feito com o comando tsm settings export.

Observação: é possível alterar o valor padrão do caminho do arquivo usado pelo comando tsm maintenance backup. Para obter mais informações, consulte tsm File Paths.

Ativos de backup que necessitam de processo manual

Alguns dados de configuração não estão incluídos no comando tsm settings export e, portanto, devem ser documentados e restaurados manualmente. Os dados de configuração a seguir são excluídos da operação tsm settings export. O seu processo de manutenção de backup deve incluir a documentação dos seguintes dados de configuração do Tableau Server:

  • Contas de usuário do sistema. A instalação do Tableau Server cria um usuário não privilegiado, tableau. Essa conta é usada para acessar os recursos do Tableau Server. Ela pode ser alterada durante a instalação. Se você não a alterou, não precisa documentá-la.

  • Associação ao grupo do TSM. Há dois grupos criados pelo Tableau Server: tableau e tsmadmin. Se você configurou grupos alternativos quando instalou o Tableau Server, é necessário documentar os nomes de grupo.

    Em todos os casos, é essencial documentar as contas de usuário que estão nesses grupos. Para visualizar a associação em um grupo, execute este comando grep <group_name> /etc/group.

  • Configuração de implantação de serviço de coordenação. Se estiver executando em um cluster com vários nós, documente quais nós estão executando o processo de serviços de coordenação. Para visualizar a configuração do processo em seus nós, execute tsm topology list-nodes -v.

  • Configurações de personalização Se a sua empresa usar um cabeçalho personalizado ou logotipos de logon para as páginas da Web do Tableau Server, inclua uma cópia desses ativos no seu portfólio de backup. Consulte tsm customize.

  • A maioria dos ativos de autenticação. Embora os locais dos arquivos possam ser incluídos em um arquivo exportado settings.json, a maioria dos arquivos de certificado, arquivos de chave, arquivos keytab ou outros ativos relacionados à autenticação não têm backup do TSM. Verifique se qualquer um desses ativos que você está tentando mover não precisará ser recriado.

    Existem três exceções:

    • O certificado público e a chave privada para o banco de dados PostgreSQL (se ativado) são copiados.
    • O certificado e a chave do SSL externo são copiados e incluídos nos dados de configuração.
    • O certificado personalizado instalado por tsm security custom-cert add (se adicionado) é copiado.

    No entanto, todos os outros ativos relacionados à autenticação não são salvos em um backup. Por exemplo, se você habilitou o acesso ao banco de dados PostgreSQL com o comando tsm data-access repository-access enable, assegure-se de documentar os pares de nome/senha para cada conta configurada. Essas credenciais não são salvas no backup. O certificado e a chave do SSL mútuo não estão incluídos no backup.

  • Ativos LDAP. O TSM não faz backup de arquivos keytab, arquivos de configuração ou outros ativos relacionados ao LDAP.

Os segredos do servidor interno e as senhas do repositório são configurações relacionadas à criptografia que não são exportadas. Entretanto, você não precisa documentar os valores de configuração. Novos segredos serão criados como parte do processo de restauração quando a nova instância for inicializada.

Backup do Tableau Server para recuperação

O Tableau Server inclui comandos executados para gerar dados de backup para o Tableau Server.

Observação: ao fazer o backup do Tableau Server no Linux, o usuário sem privilégios deve ter acesso de gravação no compartilhamento de rede onde os arquivos de backup são gravados. Caso contrário, haverá falha no backup.

Para fazer backup dos dados de topologia e configuração do servidor, use o comando tsm settings.

  1. Os dados de topologia e configuração são incluídos ao executar o comando tsm settings export. Os dados são exportados como um arquivo json. Especifique o nome e a localização do arquivo json ao executar o seguinte comando:

    tsm settings export -f <filename>.json

    Observação: como o backup contém segredos, recomendamos que você criptografe o backup e o armazene em um local seguro. Para obter mais informações sobre os segredos do Tableau Server, consulte Gerenciar segredos do servidor.

  2. Backup dos dados do repositório e do Armazenamento de arquivos. O backup dos dados do repositório é feito com o comando tsm maintenance backup. Especifique o nome e a localização do arquivo de backup ao executar o seguinte comando:

    tsm maintenance backup -f <filename>.tsbak -d

    O arquivo de backup é reunido em um local temporário no diretório de dados e, em seguida, gravado no diretório definido na variável basefilepath.backuprestore do TSM:

    /var/opt/tableau/tableau_server/data/tabsvc/files/backups/<filename>.tsbak

    Para obter mais informações sobre os arquivos de backup e como alterar o local, consulte tsm File Paths. Observação: mesmo ao alterar o local do backup, o processo de backup usa um local temporário no diretório de dados para reunir o arquivo de backup.

    Observação: quando o Armazenamento de arquivos é configurado fora do Tableau Server, não é possível usar o comando tsm maintenance backup para fazer backup dos Dados do Tableau Server. Para obter mais informações sobre como fazer backup desses dados, consulte Backup e restauração com o Armazenamento de arquivos externo.

Restauração de uma funcionalidade do núcleo do Tableau Server

O procedimento abaixo usa os ativos das duas seções anteriores para reconstruir um Tableau Server em um cenário de recuperação.

Observação: se for necessário restaurar apenas o repositório em um Tableau Server que, fora isso, funcione normalmente, consulte Restaurar de um backup. Se você estiver executando uma implantação distribuída e o seu nó inicial falhou, consulte Recuperação de falha no nó inicial.

A topologia e os dados de backup de configuração devem ser do Tableau Server no Linux. Não é possível restaurar os dados de configuração de um arquivo de backup gerado no Tableau Server no Windows. Para restaurar um backup feito no Tableau Server do Windows para o Tableau Server no Linux, consulte Migrar o Tableau Server do Windows para o Linux.

Os seguintes ativos precisam estar disponíveis:

  • Dados de topologia e configuração: é o arquivo json gerado pelo comando tsm settings export.

  • Arquivo de backup de repositório: este é o arquivo com uma extensão .tsbak gerada pelo comando tsm maintenance backup.

    Só é possível restaurar a partir de um backup que tenha o mesmo tipo de armazenamento de identidades que o servidor que está rodando. Por exemplo, um backup de um servidor que usa autenticação local pode ser restaurado para um Tableau Server inicializado por autenticação local, mas um backup de um servidor que usa autenticação por Diretório ativo não pode ser restaurado para um servidor inicializado por autenticação local.

    Ao usar o tsm maintenance restore para restaurar os dados do Tableau, os arquivos de dados de extração e os conteúdos do banco de dados PostgreSQL são substituídos pelo conteúdo do arquivo de backup (.tsbak). Se você estiver executando uma instalação distribuída do Tableau Server, execute a restauração no nó que executa o Controlador TSM (geralmente é o nó inicial).

  • Ativos de backup: esses ativos incluem a lista de configurações documentadas, conforme citado na seção anterior.

Para restaurar um Tableau Server independente
  1. No computador onde deseja restaurar o Tableau Server, Instalar e inicializar o TSM. Se a sua empresa usou contas de usuário de sistema não padrão, conforme descrito no começo da seção deste tópico, será necessário especificar os usuários durante esta etapa.

  2. Ativar e registrar o Tableau Server.

  3. (Opcional). Configurar o firewall local.

  4. (Opcional). Verifique o LDAP.

  5. Inicialize o Tableau Server. Consulte Configurar as definições do nó inicial.

  6. Importe os dados de topologia e configuração. Copie o arquivo de backup json de topologia e configuração para o computador pessoal. Importe o arquivo de configuração executando o seguinte comando:

    tsm settings import -f <filename>.json

  7. (Opcional). Aplique as alterações pendentes. Em um prompt de comando, execute:

    tsm pending-changes apply

  8. Reinicie o Tableau Server. Em um prompt de comando, execute:

    tsm restart

  9. Restaure os dados do repositório. Consulte Restaurar de um backup.

  10. (Opcional). Preencha a associação do grupo do TSM. Adicione usuários aos grupos com este comando:

    sudo usermod -G <group_name> -a <username>

Para restaurar um cluster do Tableau Server
  1. No nó inicial, Instalar e inicializar o TSM. Se a sua empresa usou contas de usuário de sistema não padrão, conforme descrito no começo da seção deste tópico, será necessário especificar os usuários durante esta etapa.

  2. No nó inicial, Ativar e registrar o Tableau Server.

  3. (Opcional). No nó inicial, Configurar o firewall local.

  4. No nó inicial, verifique o LDAP (opcional) e inicialize o Tableau Server. Consulte Configurar as definições do nó inicial.

  5. No nó inicial, execute tsm topology nodes get-bootstrap-file --file <path\file>.json.

  6. Copie o arquivo bootstrap.json para todos os nós adicionais do cluster.

  7. Em cada nó adicional do cluster:

    1. Instale o pacote do Tableau Server.

    2. Navegue até o diretório de scripts.

    3. Inicie a comunicação entre o nó inicial e o nó adicional:

      sudo ./initialize-tsm -b <path-to-bootstrap>.json -u <admin-user-on-first-node> --accepteula

  8. No nó inicial, execute o tsm topology list-nodes -v e verifique se os nomes dos nós não foram alterados nas configurações de topologia exportadas. Se os nomes dos nós foram alterados, as configurações de topologia devem ser atualizadas manualmente com novos nomes ou os processos devem ser configurados manualmente.

  9. O processo do Controlador do cluster é necessário em todos os nós e precisa ser adicionado explicitamente. A partir do nó inicial, adicione uma instância do Controlador do cluster a cada nó adicional, em que <nodeID> é a ID de um dos nós adicionais. Adicione o processo a cada nó separadamente. Neste exemplo, adicionamos o Controlador do cluster aos nós 2 e 3:

    tsm topology set-process -n node2 -pr clustercontroller -c 1
    tsm topology set-process -n node3 -pr clustercontroller -c 1
    tsm pending-changes apply
  10. No nó inicial, Implantar um ensemble do Serviço de coordenação. A configuração de ensemble deve corresponder à sua configuração anterior.

  11. No nó inicial, importe os dados de topologia e configuração. Copie o arquivo de backup json de topologia e configuração para o computador pessoal. Importe o arquivo de configuração executando o seguinte comando:

    tsm settings import -f <filename>.json

  12. No nó inicial, aplique as alterações pendentes. Em um prompt de comando, execute:

    tsm pending-changes apply

  13. No nó inicial, reinicie o Tableau Server. Em um prompt de comando, execute:

    tsm restart

  14. No nó inicial, restaure os dados do repositório. Consulte Restaurar de um backup.

  15. No nó inicial, preencha a associação do grupo do TSM. Adicione usuários aos grupos com este comando:

    sudo usermod -G <group_name> -a <username>

Restaurar outra funcionalidade

Se o servidor anterior tiver sido configurado com os seguintes recursos, você precisará reabilitar e reconfigurá-los no servidor restaurado:

Criptografe novamente as extrações após a restauração

Opcionalmente, se estiver usando o recurso de criptografia de extração em repouso, depois que o backup for restaurado, você poderá criptografar novamente as extrações usando chaves de criptografia diferentes. Consulte Criptografia de extrações em repouso.

Execute o tabcmd reencryptextracts <site-name> para criptografar novamente as extrações em determinado site. Para obter mais informações, consulte reencryptextracts. Execute esse comando em cada site que armazena extrações criptografadas. Dependendo do número de extrações criptografadas no site, essa operação pode consumir uma carga significativa de processamento de servidor. Considere executar essa operação fora do horário comercial.

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!