Implantar um ensemble do Serviço de coordenação

O Serviço de coordenação é criado no Apache ZooKeeper(O link abre em nova janela), um projeto de código-fonte aberto, e coordena atividades no servidor, garantindo quorum no caso de falha e servindo como a fonte do "truth" relacionada à topologia, a configuração e o estado do servidor. O serviço é instalado automaticamente no nó inicial do Tableau Server, mas nenhuma instância adicional é instalada ao adicionar outros nós. Como o funcionamento bem-sucedido do Tableau Server depende que o Serviço de coordenação funcione adequadamente, recomendamos que, para instalações de servidor de três ou mais nós, você adicione instâncias adicionais do Serviço de coordenação ao implantar um novo ensemble do Serviço de coordenação. Isso oferece redundância e disponibilidade aprimorada caso essa instância apresente problemas.

Importante: a partir da versão 2020.1.0, houve uma mudança no processo de implantação de um ensemble do Serviço de coordenação. Se estiver executando uma versão anterior do Tableau Server, consulte a documentação dessa versão. Você pode encontrar a documentação de todas as versões compatíveis aqui: Ajuda do Tableau(O link abre em nova janela)

Requisitos de hardware

O hardware usado para executar o Tableau Server pode afetar o modo de execução do Serviço de coordenação. Em particular:

  • Memória. O Serviço de coordenação mantém as informações de estado na memória. Originalmente, o consumo da memória é pequeno, não sendo um fator no desempenho geral do servidor.

  • Velocidade do disco. Devido ao armazenamento de informações de estado no disco, o serviço aproveita a velocidade rápida do disco nos computadores de nó individual.

  • Velocidade de conexão entre os nós. O serviço comunica-se continuamente entre nós de cluster; uma velocidade rápida de conexão entre os nós fornece uma sincronização mais eficiente.

Como o Serviço de coordenação é repleto de E/S, se estiver executando o Tableau Server em computadores que correspondem aos ou excedem os requisitos mínimos de hardware, é interessante configurar um ensemble do Serviço de coordenação que coloca o serviço em nós não utilizados por outro processo de servidor. Isso reduz a chance de atrasos devido à conflito de E/S entre processos de servidor. Para obter informações sobre como implantar um ensemble em nós exclusivos do Serviço de coordenação dedicados, consulte Configurar o Tableau Server para alta disponibilidade com nós exclusivos do Serviço de coordenação.

O quórum do Serviço de coordenação

Para garantir que o Serviço de coordenação funcione adequadamente, o serviço requer um quorum, um número mínimo de instâncias do serviço. Isso significa que o número de nós em sua instalação afeta a quantidade de instâncias do Serviço de coordenação que precisarão ser configuradas em seu ensemble.

Número de instâncias do Serviço de coordenação a serem usadas

O número máximo de instâncias do Serviço de coordenação permitidas em um ensemble no Tableau Server depende de quantos nós do Tableau Server existem em sua implantação. Configurar um ensemble do Serviço de coordenação com base nestas diretrizes:

Número total de nós do servidor Número recomendado de nós do Serviço de Coordenação no ensemble (deve ser 1, 3 ou 5) Observações
1 a 2 nós 1 nó Esse é o padrão e não requer alterações, a não ser que deseje mover o Serviço de coordenação do nó inicial para um nó adicional.
3 a 4 nós 3 nós  
5 ou mais nós 3 nós
ou 5 nós
O número máximo de instâncias do Serviço de coordenação que você pode instalar é cinco. Um conjunto de Serviço de coordenação de 3 nós permite que um dos nós do conjunto falhe sem causar a falha do Tableau Server. Um conjunto de 5 nós permite que dois nós do conjunto falhe sem causar a falha do Tableau Server.

Para a maioria das instalações, três nós do Serviço de Coordenação são adequados, e devido à natureza de E/S intensa do Serviço de coordenação, essa é a configuração mais performática.

Se a alta disponibilidade for sua prioridade absoluta, você pode querer considerar a implantação de um conjunto de Serviço de coordenação de 5 nós. Isso fornece a maior redundância no caso de um ou mais nós falharem, mas exigirá mais recursos do sistema. Um máximo de dois nós do conjunto pode falhar sem afetar o Tableau Server (desde que outros serviços no nó também existam em nós ainda em funcionamento).

Para reduzir o impacto no desempenho, localize o Serviço de Coordenação em nós que estão executando menos os outros serviços ou considere usar nós somente de Serviço de Coordenação. Para obter detalhes, consulte Configurar o Tableau Server para alta disponibilidade com nós exclusivos do Serviço de coordenação.

 

Implantar um novo ensemble do Serviço de coordenação

Se instalar um total de três ou mais nós, implante também um ensemble do Serviço de coordenação. Se não fizer isso, receberá uma mensagem de aviso sempre que fizer alterações na configuração ou na topologia do servidor. É possível ignorar esta mensagem, mas, como uma prática recomendada, você deve implantar um ensemble do Serviço de coordenação para vários nós.

Ao instalar o Tableau Server, uma única instância do Serviço de coordenação é instalada no nó inicial. O TSM e o Tableau Server dependem do Serviço de coordenação para funcionarem adequadamente. Sendo assim, de forma a fornecer redundância e garantir disponibilidade nas instalações de vários nós, configure instâncias adicionais do Serviço de coordenação ao implantar um ensemble do Serviço de coordenação. Os ensembles do Serviço de coordenação estão instalados com uma, três ou cinco instâncias do Serviço de coordenação. Em uma instalação de três nós do Tableau Server, o número recomendado de instâncias do Serviço de coordenação é três: um em cada nó.

Não tente implantar um ensemble do Serviço de coordenação se houver outras mudanças pendentes. Descarte ou aplique quaisquer alterações pendentes antes de implantar um novo ensemble do Serviço de coordenação.

Observação: essa operação inclui etapas que talvez precisem ser executadas com a linha de comando do TSM.

As etapas a seguir mostram como implantar um novo ensemble do Serviço de coordenação em um cluster de três nós do Tableau Server já existente, assim como limpar o ensemble antigo.

  1. No nó inicial, abra uma sessão do terminal.

  2. Interrompa o Tableau Server:

    tsm stop

    Se solicitado, faça logon como administrador do TSM.

    Alguns processos do TSM permanecerão em execução, inclusive o Controlador de administração e o Agente de administração.

  3. Confirme que não há alterações pendentes:

    tsm pending-changes list

    Se houver alterações pendentes, você precisará descartá-las ou aplicá-las. A aplicação de alterações pendentes levará algum tempo:

    • Descartar as alterações

      tsm pending-changes discard
    • ou

    • Aplique as alterações:

      tsm pending-changes apply

    Aguarde até que o comando seja concluído e você retorne ao prompt do sistema.

  4. Obtenha as IDs de cada nó no cluster:

    tsm topology list-nodes -v

  5. Use o comando tsm topology deploy-coordination-service para adicionar um novo ensemble do Serviço de coordenação ao adicioná-lo a nós específicos. Especifique os nós aos quais o Serviço de coordenação deve ser adicionado. O comando também torna o ensemble de “produção” (o ensemble em uso) no ensemble novo e remove o antigo, a menos que a implantação falhe. Se isso acontecer, veja a etapa 6 abaixo.

    Observação:um prompt "y/n” é exibido, confirmando que uma reinicialização do servidor ocorrerá. Para executar o comando sem entrada, inclua a opção --ignore-prompt.

    Por exemplo, implante o Serviço de coordenação em todos os nós de um cluster de três nós, sendo eles: nó1, nó2, nó3

    tsm topology deploy-coordination-service -n node1,node2,node3

    Aguarde até que o comando seja concluído e você retorne ao prompt do sistema.

  6. (Opcional) Se a implantação falhar, você precisa executar o comando tsm topology cleanup-coordination-service para remover o conjunto implantado sem sucesso. Para obter detalhes sobre a execução do comando, consulte tsm topology cleanup-coordination-service.

  7. Inicie o Tableau Server:

    tsm start

Agradecemos seu feedback!