Solucionar problemas com migração de identidade

Não foi possível restaurar o backup

Após a atualização para o Tableau Server 2022.1 (ou posterior), a restauração de um backup do Tableau Server pode causar o seguinte erro:

“O backup não pode ser restaurado porque o Tableau Server usa as novas tabelas de serviço de identidade por padrão.”

Esse problema pode ocorrer quando o Tableau Server precisa executar a migração de identidade, que é um processo necessário para preencher o serviço de identidade. O serviço de identidade é um esquema de identidade introduzido a partir do Tableau Server 2022.1 e usado para provisionar e autenticar usuários. Para evitar possíveis problemas, o processo de restauração não pode prosseguir quando o Tableau Server detecta que o backup do Tableau Server usa um esquema de identidade diferente da versão para a qual está sendo restaurado.

Observação: o serviço de identidade é o esquema de identidade padrão no Tableau Server versão 2022.1-2022.1.7, 2022.3-2022.3.9 e 2023.1-2023.15.

Para solucionar este problema, siga as etapas descritas abaixo.

Etapa 1: habilitar legacy-identity-mode e restaurar o backup

  1. Abra um prompt de comando como administrador no nó inicial (onde o TSM está instalado) no cluster.
  2. Defina o Tableau Server 2022.1 (ou posterior) para usar o modo de armazenamento de identidade herdado executando os seguintes comandos:

    tsm authentication legacy-identity-mode enable
    tsm pending-changes apply

    O Tableau Server deve usar o modo de armazenamento de identidade herdado para preencher o Serviço de identidade. Para mais informações sobre o comando tsm, consulte tsm authentication legacy-identity-mode.

  3. Restaure o backup novamente para permitir que a migração seja iniciada executando os seguintes comandos:

    tsm maintenance restore --file <file_name>
    tsm start

    Importante: depois que o backup é restaurado, a migração preenche o Serviço de Identidade com informações de identidade. Para obter mais informações sobre restauração do backup, consulte, Restaurar de um backup.

Etapa 2: validar e concluir a migração de identidade

  1. Entre no Tableau Server como um administrador.
  2. No painel de navegação esquerdo, selecione Usuários (ou Todos os sites > Usuários para um Tableau Server de vários sites) e clique na página Migração de identidade para verificar se a migração foi iniciada.

    Você pode monitorar e gerenciar seu progresso usando a página dedicada de migração de identidade disponível na página Usuários do Tableau Server. Para obter mais informações, consulte Gerenciar a migração de identidade .

  3. Resolva ou reconheça todos os conflitos de identidade conforme descrito em Resolver conflitos de migração de identidade para que a guia Todas as falhas exiba "0" como na imagem abaixo.

  4. Execute um destes procedimentos:

    • Para executar o trabalho de migração de identidade agora, ao lado do título Visão geral da migração, clique na seta suspensa Editar agendamento e selecione Executar agora.

    • Como alternativa, você pode aguardar a execução do trabalho de migração durante o próximo horário agendado.
  5. Após a conclusão da migração, na página Migração de identidade, valide se a Visão geral da migração mostra 100% concluída.

Etapa 3: configurar o Tableau Server para usar o Serviço de identidade

  1. Abra um prompt de comando como administrador no nó inicial (onde o TSM está instalado) no cluster.
  2. Execute os seguintes comandos:

    tsm authentication legacy-identity-mode disable
    tsm pending-changes apply

    Observação: depois de executar os comandos acima, a página dedicada de migração de identidade é removida e não está mais acessível. A página só é acessível quandotsm authentication legacy-identity-mode está ativado.

Depois que o Tableau Server é configurado para usar o Serviço de Identidade, quando os usuários entram no Tableau Server, o Tableau Server pesquisa suas identidades de usuário usando seus identificadores no repositório de identidades configurado. A partir dos identificadores, os identificadores exclusivos universais (UUID) são retornados e usados para corresponder às identidades de usuário existentes do Tableau Server. Esse processo gera sessões para os usuários e conclui o fluxo de trabalho de autenticação.

“Erro inesperado” na página de migração de identidade

Após resolver ou reconhecer todas as identidades de usuário na página de migração de identidade, você verá uma mensagem de “erro inesperado”. Essa mensagem pode ser exibida quando você tenta resolver ou reconhecer mais de 1.000 identidades de usuário ao mesmo tempo.

Para resolver esse problema, selecione e resolva ou reconheça 1.000 identidades de usuário ou menos e tente novamente.

Para obter mais informações sobre como gerenciar conflitos de identidade, consulte Resolver conflitos de migração de identidade .

O progresso da migração parece não responder ou travado

Se o status da migração ou a barra de progresso da migração não responder ou travar, confirme se você resolveu e reconheceu todos os conflitos de usuário em Falhas de migração.

Para resolver esse problema, certifique-se de que todos os conflitos sejam resolvidos e reconhecidos selecionando uma ou mais identidades de usuários na guia Todas as falhas e clicando em Reconhecer no menu suspenso Ações. Execute esta tarefa até que a guia Todas as falhas exiba "0". Para obter mais informações sobre como gerenciar conflitos de identidade, consulte Resolver conflitos de migração de identidade .

Observação: depois que todos os conflitos de identidade forem resolvidos ou resolvidos, todos os trabalhos de migração devem ser executados antes que você possa habilitar o Serviço de identidade para Tableau Server. Você pode executar os trabalhos de migração agora clicando na seta suspensa Editar agendamento ao lado do título Visão geral da migração e selecionando Executar agora. Quando a Visão geral da migração mostrar 100% concluída, você poderá configurar o Tableau Server para usar o Serviço de identidade. Para obter mais informações, consulte Etapa 3: concluir a migração de identidade.

O pop-up "A migração de identidade está em andamento" persiste

A notificação "a migração de identidade está em andamento" persiste apesar da conclusão da migração de identidade porque o Serviço de Identidade ainda não foi habilitado. Para concluir a migração de identidade, o Serviço de Identidade precisa estar ativado em Etapa 4: configurar o Tableau Server para usar o Serviço de identidade para que o Tableau Server possa usar a estrutura de identidade que habilita o recurso de pools de identidades.

A página de migração de identidade desaparece

Quando a migração de identidade estiver concluída ,e o Tableau Server estiver configurado para usar o Serviço de identidade, a página Migração de identidade dedicada será removida e não poderá mais ser acessada. A página Migração de identidade é necessária apenas para a migração de identidade ou quando tsm authentication legacy-identity-mode está ativado.

Usuários não conseguem fazer logon

Após a conclusão da migração de identidade e a ativação do Serviço de identidade, alguns usuários não conseguem fazer logon no Tableau Server. Na maioria dos casos, esse problema ocorre com usuários cujas identidades tiveram conflitos e foram posteriormente Reconhecidas durante a migração de identidade. As identidades dos usuários que foram reconhecidas não são migradas para o Serviço de Identidade e subsequentemente serão ignoradas durante as sincronizações do Active Directory (AD) ou do grupo LDAP daqui para frente.

Se os usuários associados a essas identidades de usuário reconhecidas precisarem de acesso ao Tableau Server novamente, adicione manualmente os usuários ao Tableau Server. Depois que os usuários são adicionados manualmente, as sincronizações subsequentes do grupo AD ou LDAP reconhecem as identidades dos usuários e sincronizam conforme esperado.

Reverter migração de identidade

Se houver problemas, como certos usuários que não conseguem entrar no Tableau Server, que você acredita serem causados pelo Serviço de identidade, você pode usar o comando tsm authentication legacy-identity-mode para voltar a usar o modo de armazenamento de identidade herdado. Após a reversão, os novos usuários que foram adicionados após a migração de identidade, e os usuários que só puderam entrar no Tableau Server antes da migração, poderão entrar no Tableau Server sem problemas.

Depois de reverter do Serviço de Identidade para o modo de armazenamento de identidade herdado, você pode usar a página Migração de Identidade para executar a migração para as identidades de usuário problemáticas. Para obter mais informações sobre como gerenciar conflitos de identidade, consulte Resolver conflitos de migração de identidade .

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!