Não foi possível restaurar o backup

Após a atualização para o Tableau Server 2022.1 (ou posterior), a restauração de um backup do Tableau Server causa o seguinte erro:

“O backup não pode ser restaurado porque o Tableau Server usa as novas tabelas de serviço de identidade por padrão.”

Esse problema ocorre porque o Tableau Server precisa executar a migração de identidade. A migração é necessária para preencher o Serviço de identidade, um esquema de identidade que o Tableau Server 2022.1 (e posterior) usa para provisionar e autenticar usuários. Para evitar possíveis problemas, o processo de atualização não pode prosseguir quando o Tableau Server detecta que o backup do Tableau Server usa um esquema de identidade diferente do Tableau Server 2022.1 (ou posterior).

Para solucionar este problema, siga as etapas descritas abaixo.

Etapa 1: habilitar legacy-idenity-mode e restaurar o backup

  1. Abra um prompt de comando como administrador no nó inicial (onde o TSM está instalado) no cluster.
  2. Defina o Tableau Server 2022.1 (ou posterior) para usar o modo de armazenamento de identidade herdado executando os seguintes comandos:

    tsm authentication legacy-identity-mode enable
    tsm pending-changes apply

    O Tableau Server deve usar o modo de armazenamento de identidade herdado para preencher o Serviço de identidade. Para mais informações sobre o comando tsm, consulte tsm authentication legacy-identity-mode.

  3. Restaure o backup novamente para permitir que a migração seja iniciada executando os seguintes comandos:

    tsm restore
    tsm pending-changes apply

    Importante: depois que o backup é restaurado, a migração preenche o Serviço de Identidade com informações de identidade.

Etapa 2: validar e concluir a migração de identidade

  1. Entre no Tableau Server como um administrador.
  2. No painel de navegação esquerdo, selecione Usuários (ou Todos os sites > Usuários para um Tableau Server de vários sites) e clique na página Migração de identidade para verificar se a migração foi iniciada.

    Você pode monitorar e gerenciar seu progresso usando a página dedicada de migração de identidade disponível na página Usuários do Tableau Server. Para obter mais informações, consulte Gerenciar a migração de identidade .

  3. Resolva ou reconheça todos os conflitos de identidade conforme descrito em Resolver conflitos de migração de identidade .

  4. Execute um destes procedimentos:

    • Para executar o trabalho de migração de identidade agora, ao lado do título Visão geral da migração, clique na seta suspensa Editar agendamento e selecione Executar agora.
    • Como alternativa, você pode aguardar a execução do trabalho de migração durante o próximo horário agendado.
  5. Após a conclusão da migração, na página Migração de identidade, valide se a Visão geral da migração mostra 100% concluída.

Etapa 3: configurar o Tableau Server para usar o Serviço de identidade

  1. Abra um prompt de comando como administrador no nó inicial (onde o TSM está instalado) no cluster.
  2. Execute os seguintes comandos:

    tsm authentication legacy-identity-mode disable
    tsm pending-changes apply

Depois que o Tableau Server é configurado para usar o Serviço de Identidade, quando os usuários entram no Tableau Server, o Tableau Server pesquisa suas identidades de usuário usando seus identificadores no repositório de identidades configurado. A partir dos identificadores, os identificadores exclusivos universais (UUID) são retornados e usados para corresponder às identidades de usuário existentes do Tableau Server. Esse processo gera sessões para os usuários e conclui o fluxo de trabalho de autenticação.

“Erro inesperado” na página de migração de identidade

Após resolver ou reconhecer todas as identidades de usuário na página de migração de identidade, você verá uma mensagem de “erro inesperado”. Essa mensagem pode ser exibida quando você tenta resolver ou reconhecer mais de 1.000 identidades de usuário ao mesmo tempo.

Para resolver esse problema, selecione e resolva ou reconheça 1.000 identidades de usuário ou menos e tente novamente.

Para obter mais informações sobre como gerenciar conflitos de identidade, consulte Resolver conflitos de migração de identidade .

Reverter migração de identidade

Se houver problemas, como certos usuários que não conseguem entrar no Tableau Server, que você acredita serem causados pelo Serviço de identidade, você pode usar o comando tsm authentication legacy-identity-mode para voltar a usar o modo de armazenamento de identidade herdado. Após a reversão, os novos usuários que foram adicionados após a migração de identidade, e os usuários que só puderam entrar no Tableau Server antes da migração, poderão entrar no Tableau Server sem problemas.

Depois de reverter do Serviço de Identidade para o modo de armazenamento de identidade herdado, você pode usar a página Migração de Identidade para executar a migração para as identidades de usuário problemáticas. Para obter mais informações sobre como gerenciar conflitos de identidade, consulte Resolver conflitos de migração de identidade .

Agradecemos seu feedback!