Como criar um membro calculado

Se estiver usando uma fonte de dados multidimensional, você poderá criar membros calculados usando fórmulas MDX em vez de fórmulas do Tableau. Um membro calculado pode ser uma medida calculada, que é um novo campo na fonte de dados exatamente igual a um campo calculado, ou pode ser um membro de dimensão calculado, que é um novo membro dentro de uma hierarquia existente. Por exemplo, se um Produto com dimensão tem três membros (Refrigerante, Café e Biscoitos), você pode definir um novo membro calculado, como Bebidas, que soma os membros Refrigerante e Café. Quando você coloca a dimensão Produtos na divisória Linhas, ela exibe quatro linhas:

Observação: No Tableau, as fontes de dados multidimensionais são compatíveis apenas com o Windows.

Definindo membros calculados

Você pode definir um membro de dimensão calculado selecionando Membros calculados no menu do painel Dados. Na caixa de diálogo Membros calculados que abrirá você pode criar, excluir e editar os membros calculados.

Para criar um novo membro calculado, siga este procedimento:

  1. Clique em Novo para adicionar uma nova linha à lista de membros calculados no início da caixa de diálogo.

  2. Digite um nome para o novo membro calculado na área Definição de membro da caixa de diálogo.

  3. Especifique o membro Pai do novo membro calculado. A opção Todo os membros é o padrão. No entanto, você pode escolher Membro selecionado para procurar a hierarquia e selecionar um membro pai específico.

    Observação: a especificação de um membro pai não estará disponível, se você estiver conectado ao Oracle Essbase.

  4. Atribua uma ordem de resolução ao novo membro.

    Às vezes, uma única célula na fonte de dados pode ser definida por duas fórmulas diferentes. A ordem de resolução define a precedência concedida a cada fórmula. As fórmulas com uma ordem de resolução inferior são resolvidas primeiro. A ordem de resolução padrão é zero.

  5. Se estiver conectado a uma fonte de dados do Microsoft Analysis Services, o editor de cálculo vai conter uma caixa de seleção Executar antes da SSAS. Escolha esta opção para executar o cálculo do Tableau antes de qualquer cálculo do Microsoft Analysis Services. Para obter informações de como conectar às fontes de dados do Microsoft Analysis Services, consulte Microsoft Analysis Services.

  6. Digite ou cole uma expressão MDX na grande caixa de texto em branco.

  7. Clique em Verificar fórmula para verificar se a fórmula é válida.

  8. Ao terminar, clique em OK.

O novo membro é exibido no painel Dados da área Medidas, quando você escolhe [Medidas] como membro pai, ou na área Dimensões sob o membro pai especificado. Você pode usar o novo membro da mesma forma que qualquer outro campo na exibição.

Agradecemos seu feedback!