SAP NetWeaver Business Warehouse

Este artigo descreve como conectar o Tableau aos dados do SAP NetWeaver Business Warehouse (BW) e como configurar a fonte de dados.

Use este conector com o Tableau Desktop em um computador com Windows.

Instalar o software SAP

Para conectar o Tableau a dados SAP BW, é necessário instalar o software SAP no computador. Para obter instruções sobre como instalar software SAP, consulte Conexão com SAP BW(O link abre em nova janela) (em inglês) no Tableau Community.

Antes de se conectar

Antes de se conectar, colete as seguintes informações de conexão:

  • Nome da conexão

  • Autenticação: nome de usuário e senha ou autenticação integrada.

  • (Opcional) Cliente para o sistema BW

  • (Opcional) Idioma

Caso queira usar o logon único, certifique-se de que seu ambiente pessoal seguro (PSE) SAP está configurado para isso.

Driver necessário

Este conector exige um driver para se comunicar com o banco de dados. Você talvez já tenha esse driver instalado no computador. Se o driver não estiver instalado no computador, o Tableau exibirá uma mensagem na caixa de diálogo de conexão com um link para a página Download do driver(O link abre em nova janela), na qual é possível encontrar links para o driver e instruções de instalação.

Fazer a conexão e configurar a fonte de dados

  1. Inicie o Tableau e, em Conectar, selecione SAP NetWeaver Business Warehouse. Para obter uma lista completa de conexões de dados, selecione Mais em A um servidor. Em seguida, execute estes procedimentos:

    1. Selecione uma conexão na lista suspensa.

      Uma conexão será exibida na lista suspensa se houver uma entrada de sistema para ela. Você pode criar uma nova entrada de sistema usando o utilitário Logon do SAP ou entrar em contato com seu administrador de banco de dados.

    2. Selecione o método de Autenticação:

      Nome de usuário e senha - Insira o nome de usuário e a senha para entrar no servidor.

      Autenticação integrada - Selecione esta opção se seu ambiente estiver configurado para logon único (SSO). Esta opção é configurada pelo administrador do Tableau Server. Para obter mais informações, consulte Habilitar logon único para SAP BW(O link abre em nova janela) na Ajuda do Tableau Server.

    3. Como opção, insira a ID de cliente do sistema BW e o Idioma.

    4. Selecione Fazer logon.

      Se o Tableau não conseguir fazer a conexão, verifique se as suas credenciais estão corretas. Se ainda assim não conseguir se conectar, seu computador está enfrentando problemas para localizar o servidor. Entre em contato com o administrador de banco de dados ou de rede.

  2. Na página da fonte de dados, faça o seguinte:

    1. (Opcional) Selecione o nome da fonte de dados padrão na parte superior da página e, em seguida, insira um nome de fonte de dados exclusivo para uso no Tableau. Por exemplo, use uma convenção de nomeação de fonte de dados que ajude os outros usuários da fonte de dados a deduzir a qual fonte de dados devem se conectar.

    2. Pesquise ou selecione um catálogo ou InfoProvider.

    3. Pesquise ou selecione um cubo ou uma consulta.

    4. Selecione a guia de planilha para iniciar a sua análise.

Observação: o Tableau não oferece suporte a nós de link.

Suporte para SAPUILandscape.xml

Antes da versão 7.40 das ferramentas SAP GUI, as conexões do SAP BW eram definidas em computadores clientes no arquivo saplogon.ini. Quando você adiciona uma definição de conexão usando o Logon do SAP, essa definição é adicionada ao arquivo saplogon.ini. O Tableau lê esse arquivo para obter uma lista de sistemas do SAP BW a serem mostrados na lista suspensa Selecionar conexão da caixa de diálogo de conexão do Tableau.

A partir da versão 7.40 das ferramentas SAP GUI, o formato do arquivo de definição de conexão foi alterado para XML, e essas informações de conexão agora são armazenadas no SAPUILandscape.xml e SAPUILandscapeGlobal.xml. Observe que o Tableau não é compatível com a variável de ambiente SAPLOGON_LSXML_FILE para especificar o local desses arquivos.

O Tableau é compatível com o uso de arquivos landscape XML localizados em um servidor HTTP remoto.

As conexões na lista suspensa podem não funcionar

Ao atualizar para a versão 7.40 das ferramentas SAP GUI, caso tenha problemas com a lista suspensa Selecionar conexão de forma que as conexões não funcionem no Tableau, é possível que o Tableau não seja compatível com elementos Messageserver nos arquivos SAPUILandscape.xml e SAPUILandscapeGlobal.xml. Se uma definição de conexão fizer referência a um servidor de mensagem, a conexão será exibida na lista suspensa Selecionar conexão, mas não será conectada.

Selecionar variáveis e parâmetros de entrada

Se a tabela usada incluir variáveis obrigatórias ou opcionais ou parâmetros, a caixa de diálogo Variáveis e parâmetros de entrada será aberta.

  • As variáveis e os parâmetros obrigatórios exibem seus valores atuais ou *Obrigatório.

  • As variáveis e os parâmetros opcionais exibem seus valores atuais ou permanecem em branco.

  • Solicite a variável quando a pasta de trabalho é aberta ao selecionar a caixa de seleção em Prompt.

Selecione uma variável ou um parâmetro e digite ou selecione um valor para ele. Repita para todos os valores solicitados e qualquer valor opcional que deseja incluir, em seguida selecione OK.

Selecionar o alias para uma dimensão

Ao se conectar a bancos de dados SAP NetWeaver Business Warehouse (SAP BW), você tem a opção de selecionar qual alias deve usar em dimensões. O SAP BW oferece algumas opções diferentes, inclusive nome longo, nome curto, nome médio e chave. Às vezes, o alias usado por padrão não é muito útil. Você pode clicar com o botão direito do mouse na dimensão e alterá-la para outra opção, como Nome curto, que altera os rótulos para algo mais significativo.

Suporte para extrações SAP BW

A partir da versão 10.4, você pode criar uma extração dos dados do SAP BW sem a necessidade de uma chave do produto especial do Tableau. Antes do 10.4, as extrações do SAP BW eram um destaque beta não suportado. Se você tiver usado este destaque beta, as chaves do produto serão estendidas até 2017, no entanto, assim que elas expirarem ou você quiser obter suporte para este produto, atualize para a versão 10.4.

Quando você cria uma extração de uma fonte de dados do SAP BW, o Tableau converte os dados do cubo em uma extração relacional. Às vezes, esta conversão pode demorar um pouco, de acordo com o tamanho do cubo. Além disso, a maior parte dos metadados do cubo não podem ser representados no modelo de dados relacional, então há algumas limitações ao trabalhar com extrações criadas em uma fonte de dados do SAP BW no Tableau Desktop. (Observe que a funcionalidade de extração beta não era suportada no Tableau Desktop 9.0.)

Destaques de extração do SAP BW

Os seguintes destaques estão incluídos na funcionalidade da extração do SAP BW:

  • O comportamento de filtros de usuário vazios foi alterado para ser consistente com o comportamento de outras fontes de dados. Utilizar um filtro de usuário vazio não oculta mais a dimensão.

  • Use Ocultar para ocultar as dimensões, antes de extrair os dados ou atualizar uma extração. Isso reduz o tamanho da extração e o tempo necessário para realizar uma extração.

  • Ocultar uma dimensão tem prioridade em relação à criar um filtro de usuário na dimensão.

  • Você pode renomear as dimensões e medidas na grade de dados, antes de extrair os dados.

  • O Tableau modifica um pouco a consulta da extração para consertar alguns dos erros do [cube contains no data to transform].

Limitações da extração do SAP BW

  • O Tableau suporta somente os infoCubes ou InfoProviders que contêm infoCubes Não há suporte para uma fonte composta que contenha outros tipos de objeto BW.

  • Para grandes extrações, o Tableau faz a partição automática da consulta, se a consulta falhar ou atingir o tempo limite.

  • As consultas BEx que contêm mais de 49 dimensões não são suportadas pelo SAP BW.

  • Você não pode alternar entre uma conexão em tempo real e a extração. Quando você se conecta a uma fonte de dados do SAP BW, tem a opção de Conectar em tempo real ou Importar os dados. Se você optar por se Conectar em tempo real, as opções de extração normalmente disponíveis para uma conexão não poderão ser usadas. Além do mais, se você escolher Importar esses dados e criar uma extração, não poderá voltar para a conexão em tempo real usando o comando Usar extração.

  • Você não pode substituir uma extração com uma conexão em tempo real para SAP BW.

  • As extrações incrementais não são suportadas.

  • Ao criar uma extração, você pode adicionar filtros para limitar os dados incluídos na extração, mas esses filtros podem ser baseados somente nas hierarquias.

  • O Tableau não suporta extrações dos seguintes Objetos do SAP BW:

    • Conjuntos calculados.

    • Formatação e propriedades das células personalizadas, exceto alias.

    • Hierarquias do usuário As hierarquias serão recolhidas.

    • Dados pré-agregados.

    • Agregação de exceção.

    • Atributo composto.

Os dados são exibidos de forma diferente para as conexões de extração e em tempo real

Além das limitações acima, há algumas diferenças entre as conexões de extração e as em tempo real aos dados do SAP BW data. Especificamente, ao se conectar diretamente ao SAP BW, as dimensões, as hierarquias e os níveis são representados no painel Dados. Após criar uma extração, todos os campos são mostrados em uma lista plana.

Conexão em tempo real Conexão de extração

Quando você se conecta a uma fonte de dados do SAP BW e cria uma extração, ou conecta-se a um arquivo de fonte de dados do Tableau (.tds) que se conecta a uma extração do SAP BW, os campos são exibidos no painel Dados, conforme esperado. Entretanto, se você se conectar diretamente ao arquivo de extração, verá campos adicionais que representam opções de alias. Todos os alias estão incluídos na extração e, geralmente, ocultos. Você pode ocultar as variações de alias que não estiver usando. Para isso, basta clicar com o botão direito no campo e selecionar Ocultar.

Alias oculto Alias exibido

Perguntas frequentes

Requisitos

Quais são as versões que preciso?

  • Para o computador cliente em que o Tableau Desktop ou o Tableau Server está instalado: SAP GUI 7.30 ou versão posterior para Windows.

  • Para o computador servidor: SAP BW 7.40 ou versões posteriores.

  • Tableau Desktop ou Tableau Server, qualquer versão compatível. Para obter informações sobre quais versões são compatíveis, consulte Versões compatíveis(O link abre em nova janela) no site do Tableau.

Preciso de alguma licença especial, como OpenHub para usar o Tableau com SAP BW?

A Tableau usa o SAP OLE DB para o provedor OLAP (parte das Interfaces de Análise Abertas) para interagir com o SAP BW. Esse provedor é um mecanismo para fazer "relatórios" e recuperar valores "razoáveis" de dados. Ao contrário do OpenHub, a interface não é projetada para mover grandes quantidades de dados. Você deve verificar com o SAP se tem o SAP BW corretamente licenciado para seu ambiente, e se seus termos de licenciamento permitem o uso do OLE DB para o provedor OLAP em ferramentas como o Tableau.

O conector SAP BW requer o HANA?

Não. O conector SAP BW do Tableau não requer o HANA. O conector vai funcionar com qualquer um dos bancos de dados de back-end SAP BW suportados, como Oracle e SQL Server. No entanto, você pode usar o HANA, se preferir.

Posso conectar ao SAP BW usando grupos de logon?

Não. O Tableau não oferece suporte à conexão com o SAP BW usando grupos de logon.

Conexão

A conexão entre o Tableau e SAP BW é uma conexão em tempo real ou uma extração do Tableau?

O Tableau é compatível com conexões em tempo real e de extração para os dados do SAP BW.

Com uma conexão em tempo real, você sempre verá os dados mais recentes em suas pastas de trabalho e painéis.

O Tableau é compatível com a conexão direta às tabelas de banco de dados subjacentes que suportam a instância BW?

Não. O Tableau não oferece suporte a este método para se conectar ao sistema SAP BW.

Desempenho

Como o desempenho é comparado com as ferramentas existentes que usamos?

O desempenho do sistema deve ser comparável às ferramentas existentes. Se o desempenho for um problema em seu ambiente, considere adotar o SAP HANA. Para obter mais informações, consulte SAP HANA(O link abre em nova janela) no site do SAP.

Segurança

Como o Tableau lida com a segurança do usuário?

O Tableau aproveita todas as políticas de segurança já implementadas no servidor SAP BW. Não há necessidade em duplicar isto no Tableau. Toda a autenticação e autorização de usuário é realizada pelo SAP BW. O Tableau passa suas credenciais para o sistema SAP BW para ser autenticado. Uma vez autenticado, você só verá os objetos e dados que o seu perfil ou função no sistema SAP BW foi habilitada para acessar.

Como funciona a segurança do usuário com o Tableau Server quando publico um painel?

Por padrão, planilhas e painéis conectados a dados do SAP BW exigem que você entre no SAP BW com seu nome de usuário e senha SAP. No entanto, o Tableau Server pode ser configurado para incorporar as credenciais, para que você seja levado diretamente às exibições e painéis publicados. Além disso, o Tableau Server oferece uma camada adicional de segurança, se desejar. Os administradores do Tableau Server podem configurar a autenticação e autorização de usuários, independente e além da autenticação e autorização do SAP BW. Para obter mais informações sobre a segurança do Tableau Server, consulte a seção Segurança(O link abre em nova janela) da Ajuda online do Tableau Server.

 

Consulte também

Agradecemos seu feedback!