Datas e horas

Como você trabalha com datas no Tableau varia de acordo com o tipo de fonte de dados utilizada, relacional ou cubo (multidimensional). A seção a seguir discute as diferenças.

Datas em fonte de dados de cubo (multidimensionais)

No Tableau Desktop, as fontes de dados de cubo (multidimensionais) são compatíveis apenas com o Windows.

Para fontes de dados de cubo, as dimensões de datas costumam ser organizadas em hierarquias que contêm níveis como ano, trimestre e mês. Além disso, algumas fontes de dados multidimensionais têm inteligência de tempo habilitada, o que possibilita observar níveis de dados de maneiras diferentes, como Meses por ano, Meses por trimestre, Finais de semana etc. Esses níveis são representados como atributos da hierarquia. As hierarquias e os atributos são definidos quando o cubo é criado e você não consegue modificá-los no Tableau. For exemplo, a dimensão Year de uma fonte de dados Oracle Essbase é mostrada a seguir.

Quando você coloca uma data multidimensional em uma divisória, o campo é tratado como qualquer outra dimensão. Por exemplo, você pode detalhar, etc.

Datas em fontes de dados relacionais

Para fontes de dados relacionais, datas e horas são colocadas automaticamente na área Dimensões do painel Dados e identificadas pelo ícone de data ou data-hora. For exemplo, as dimensões Data do pedido e Data de envio de uma fonte de dados Excel são mostradas a seguir.

Quando você coloca uma data relacional em uma divisória, o nome do campo é automaticamente modificado para refletir o nível de data padrão. O Tableau define o nível de data padrão como o nível no qual existem várias instâncias. Por exemplo, se o campo de data incluir vários anos, o nível padrão será ano. Entretanto, se o campo de data contiver dados para apenas um ano, mas incluir vários meses, o nível padrão será mês.

Se você não quiser que o Tableau selecione automaticamente um nível de data e preferir ter uma dimensão de data como um campo contínuo, poderá clicar com o botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Control no Mac) no campo no painel Dados e selecionar Converter em contínua. Em seguida, a dimensão fica verde no painel Dados; agora quando você usar essa dimensão em uma exibição, ela será contínua. É fácil fazer a reversão selecionando Converter em discreta no menu de contexto do campo no painel Dados. Você também poderá converter um campo na exibição em contínuo enquanto ele estiver em uma divisória selecionando Contínuo em seu menu de contexto (que você pode ver clicando com o botão direito do mouse [clicando pressionando a tecla Control no Mac] no campo). O campo na divisória se torna verde, mas o campo no painel Dados ainda é discreto.

Outros artigos nesta seção

Agradecemos seu feedback!