Solucionar problemas de combinação de dados

Alguns problemas podem surgir ao usar a combinação de dados para combinar dados de diferentes fontes de dados. Este tópico lista esses problemas e descreve como poderá ser a sua resposta a cada situação.

Avisos e erros comuns ao combinar fontes de dados

Não há relação com a fonte de dados primária

Ao arrastar um campo de uma fonte de dados secundária para a exibição, você poderá ver um aviso que diz:

Os campos não podem ser usados por [nome da fonte de dados secundária], pois não há relação de combinação com a fonte de dados primária. No painel de dados, alterne para a fonte de dados [nome da fonte de dados secundária] e clique em ao menos um link para combinar essas fontes de dados.

Esse aviso é apresentado quando o usuário não tem links ativos na fonte de dados secundária.

Por exemplo, se o usuário tiver duas fontes de dados relacionadas pelos campos Estado e Data. Pelo menos um destes campos deve ter o ícone de link ativo () próximo a ele na fonte de dados secundária. Ative o link ao clicar no ícone de link no painel Dados ou usar o campo relacionado da fonte de dados primária na exibição.

A fonte de dados secundária pode não ter vinculações com a fonte de dados primária. Procure o ícone de link no painel Dados. O Tableau vincula automaticamente os campos de mesmo nome. Se os campos não tiverem o mesmo nome, defina uma vinculação entre eles. Para obter mais informações, consulte Combinar os dados.

As conexões primária e secundária são de tabelas na mesma fonte de dados.

Ao arrastar um campo de uma fonte de dados secundária para a exibição, você poderá ver um aviso que diz:

As conexões primária e secundária são de tabelas na mesma fonte de dados. Em vez de vincular as conexões, use o menu Dados para unir os dados. As uniões podem integrar dados de muitas tabelas e melhorar o desempenho e a filtragem.

Este aviso ocorre quando a pasta de trabalho contém fontes de dados separadas que se conectam ao mesmo banco de dados. Embora você possa combinar dados dessa forma, o Tableau recomenda usar uma união de colunas ou um relacionamento para combinar dados do mesmo banco de dados, pois eles podem aproveitar algumas das otimizações nativas do banco de dados de maneiras que a combinação não pode.

Não é possível combinar a fonte de dados secundária porque um ou mais campos usam uma agregação sem suporte.

A combinação de dados tem algumas limitações relacionadas a agregados não aditivos, como COUNTD, MEDIAN e RAWSQLAGG. Os agregados não aditivos são funções agregadas que produzem resultados que não podem ser agregados juntamente com uma dimensão. Em vez disso, os valores precisam ser calculados individualmente. Todas as funções numéricas, exceto por MAX e MIN, são agregados não aditivos. Para obter mais informações, consulte Funções do Tableau (por categoria).

Essas limitações fazem com que determinados campos na exibição fiquem inválidos sob determinadas circunstâncias. Ao focalizar o mouse sobre um desses campos inválidos, o seguinte erro é exibido:

Não é possível combinar a fonte de dados secundária porque um ou mais campos usam uma agregação sem suporte.

 

Esse erro pode ocorrer por uma das seguintes razões:

  • Agregados não aditivos da fonte de dados primária: os agregados não aditivos são suportados somente na fonte de dados primária se os dados na fonte de dados se originarem de um banco de dados relacional que permita o uso de tabelas temporárias. Para resolver este problema, considere criar uma extração da sua fonte de dados. As extrações suportam tabelas temporárias.

  • Agregados não aditivos da fonte de dados secundária: os agregados não aditivos são suportados apenas na fonte de dados secundária se o campo de vinculação da fonte de dados primária for incluído na exibição e nenhuma dimensão não agregada da fonte de dados secundária for incluída na exibição. Algumas funções numéricas ainda podem ser usadas se incluírem uma agregação aditiva. Por exemplo, use ROUND(SUM([Sales]),1) em vez de ROUND([Sales],1).

  • Agregados não aditivos de uma fonte de dados de várias conexões que usam uma conexão em tempo real: as fontes de dados de várias conexões que conectam-se aos dados usando uma conexão em tempo real não suportam tabelas temporárias. Portanto, usar uma fonte de dados de várias conexões que conecta-se aos dados usando a conexão em tempo real proíbe o uso da funcionalidade de união com agregados não aditivos. Para resolver este problema, considere criar uma extração da sua fonte de dados de várias conexões. As extrações suportam tabelas temporárias.

  • Expressões de nível de detalhe da fonte de dados secundária: este erro também pode aparecer ao usar uma expressão de nível de detalhe em uma exibição que usa combinação de dados. Para solucionar o erro, certifique-se de que o campo de vinculação da fonte de dados primária esteja na exibição antes de usar uma expressão LOD da fonte de dados secundária e remova qualquer dimensão, inclusive filtros de dimensão, da fonte de dados secundária.

Fontes de dados que contêm tabelas lógicas não podem ser usadas como fontes de dados secundárias para combinação de dados

A fonte de dados secundária pode usar junções lógicas, desde que as seguintes condições sejam satisfeitas: 

  • Todos os campos de vinculação ativos da fonte de dados primária devem ser incluídos na exibição em uma prateleira diferente da prateleira Filtros
  • Todos os campos da fonte de dados secundária são agregados, incluindo dimensões

 

Asteriscos mostrados na planilha

Ao combinar os dados, verifique se há somente um valor correspondente na fonte de dados secundária para cada marca na fonte de dados primária. Se houver vários valores correspondentes, um asterisco aparecerá na exibição após combinar os dados.

Por exemplo, suponha que você tenha duas fontes de dados: População e Superstore. A fonte de dados primária, População, tem um campo denominado Estado. A fonte de dados secundária, Superstore, contém campos demoninados Estado e Segmento. Na fonte de dados secundária, cada estado tem vários segmentos. Alabama, por exemplo, possui três segmentos: consumidor, corporativo e Home Office.

Fonte de dados primária

Fonte de dados secundária

Ao combinar as duas fontes de dados no campo Estado, você criará uma vinculação em que os valores individuais de estado (na fonte de dados primária) podem ter vários valores de segmento (na fonte de dados secundária). Neste caso, vários valores de segmentos na fonte de dados secundária para cada valor de estado correspondente na fonte de dados primária causam o aparecimento de asteriscos na exibição, como demonstrado nas imagens abaixo.

Dados combinados

Resolver os asteriscos na planilha

Evite asteriscos na planilha certificando-se de que há apenas um valor correspondente na fonte de dados secundária para cada marca na fonte de dados primária. Embora a forma como se certificará disso depende dos dados e da exibição que está tentado criar, considere uma das sugestões a seguir para resolver os asteriscos na planilha.

  • Adicionar campo com um nível maior de granularidade da fonte de dados primária à planilha.

    Por exemplo, suponha que você tenha uma exibição semelhante à do exemplo acima. Considere adicionar um campo como Cidade na planilha, porque os valores dele são em um nível de granularidade maior que um campo como Estado.

  • Recriar a exibição para alterar as fontes de dados primária e secundária entre si. No geral, você deve definir a fonte de dados que possui valores com um nível maior de granularidade como a fonte de dados primária.

    Por exemplo, suponha que você tenha uma exibição semelhante à do exemplo acima. Considere definir a Superstore como fonte de dados primária e População como a fonte de dados secundária.

Valores nulos aparecem após a união de fontes de dados

Às vezes, ao usar a combinação de dados, os valores nulos podem aparecer no lugar dos dados desejados na exibição. Os valores nulos podem aparecer por alguns motivos:

  • A fonte de dados secundária não contém valores correspondentes na fonte de dados primária.

  • Os tipos de dados dos campos sendo combinados são diferentes.

  • Os valores nas fontes de dados primária e secundária usam capitalização diferente.

A combinação de dados complementa os dados da fonte de dados primária com os dados da fonte de dados secundária, com base no campo de vinculação. Isso significa que o Tableau obtém todos os dados na fonte de dados primária e apenas as combinações correspondentes na fonte de dados secundária. Se o Tableau não puder identificar pelo menos um valor correspondente na fonte de dados secundária para o valor correspondente na fonte de dados primária, os valores nulos serão exibidos.

É possível resolver esse problema fazendo o seguinte:

  • Insira os dados na fonte de dados secundária: insira os dados ausentes na fonte de dados secundária, para que todos os registros na fonte de dados primária tenham um correspondente. Por exemplo, suponha que a sua fonte de dados primária contém valores para todos os 50 estados dos EUA, mas a sua fonte de dados secundária só tem valores para 30 estados dos EUA. Para resolver esse problema, você pode adicionar os valores dos 20 estados restantes dos EUA no conjunto de dados subjacentes da fonte de dados secundária. Alternativamente, você poderá Inserir um campo na fonte de dados primária ou Valores do campo de alias usando a combinação de dados para trabalhar com valores nulos, caso não possa modificar os dados subjacentes.

  • Verifique os tipos de dados na correspondência das fontes de dados primária e secundária: por exemplo, ambas fontes de dados devem usar dados de cadeia de caracteres para os campos a serem combinados, ou ambos os campos devem conter números. Não é possível combinar os campos quando um campo contiver números e o outro contiver cadeia de caracteres.

  • Verifique a capitalização dos valores na correspondência das fontes de dados primária e secundária: se uma fonte de dados usa uma mistura de nomes em maiúsculas e minúsculas e a outra usa somente maiúsculas, a união exibirá valores nulos. Para obter mais informações, consulte Mostrar nulo na combinação de dados.

Combinação de problemas após a publicação das fontes de dados

Quando você faz uma personalização no campo que combina duas fontes de dados, a personalização baseia-se em uma das fontes de dados, a fonte de dados primária. Em seguida, quando as fontes de dados primária e secundária são publicadas no Tableau Server ou no Tableau Online, a fonte de dados primária, que contém a personalização (isto é, a referência à fonte de dados secundária) não funciona mais. A personalização não funciona mais porque a relação de combinação entre as fontes de dados primária e secundária é perdida. Isso ocorre porque a relação de combinação entre as fontes de dados primária e secundária é definida no nível da pasta de trabalho.

Por exemplo, suponha que você tenha duas fontes de dados: Loja - Principal e Loja - Oeste. Você cria uma personalização em campo, como um cálculo, que combina os totais de vendas da fonte de dados primária, Loja - Principal, com os totais de venda da fonte de dados secundária, Loja - Oeste. Assim que você publicar as fontes de dados no Tableau Server ou no Tableau Online, o cálculo em Loja - Principal não funcionará mais. Isso é porque o cálculo refere-se à fonte de dados secundária, Loja - Oeste, cuja localização agora é indeterminada.

Para resolver este cenário, faça o seguinte:

  1. Antes de criar qualquer personalização em campo, publique cada fonte de dados primeiro.

  2. Conecte-se a cada fonte de dados.

  3. Crie uma pasta de trabalho que contenha as personalizações em campo que você precisa.

  4. Publique a pasta de trabalho no Tableau Server.

    Use esta pasta de trabalho como um "modelo" que pode ser compartilhado e baixado por você e por outras pessoas.

Combinar com uma fonte de dados de cubo (multidimensional)

As fontes de dados de cubo podem ser usadas somente como fonte de dados primária para combinação de dados no Tableau. Não podem ser usadas como fontes de dados secundárias.

Outros problemas com a combinação de dados

Para outros problemas que possam surgir ao realizar a combinação de dados, consulte os links a seguir.

A classificação não está disponível.
As ações não se comportam como esperado.
Valores inesperados e alterações de campo.
Agradecemos seu feedback!