Criar filtros de divisão

Filtros de divisão, também conhecidos como divisores ou filtros de cálculo, são filtros de dimensão que se comportam de forma diferente com fontes de dados multidimensionais do que em fontes de dados relacionais.

No Tableau, as fontes de dados multidimensionais são compatíveis apenas com o Windows.

Um filtro de divisão existe quando:

  • A dimensão que você coloca na divisória Filtros não está em qualquer outra divisória na exibição.

  • O filtro é definido para incluir vários valores. Por exemplo:

Nas fontes de dados relacionais, não há nada notável a respeito de um filtro de divisão. O Tableau recalcula os valores de cada medida na exibição usando as agregações configuradas.

Mas, como as fontes de dados multidimensionais contêm dados agregados à fonte de dados, não será possível definir uma agregação na “divisão” que o filtro de dimensão corta nos valores de medidas individuais. Portanto, o Tableau faz, automaticamente, um somatório. E, como há vários valores definidos, o resultado da soma é um grupo de somas.

Por exemplo, considere a exibição mostrada abaixo, que mostra o lucro por região e estado.

Um filtro de divisão que inclui os membros T3 e T4 da dimensão Trimestre é aplicado aos dados.

Na exibição resultante, o lucro de Oregon na região Oeste é 2.567. Esse número foi calculado pela soma de valores dos dados de Trim3 e Trim4.

O símbolo de soma (Σ) que aparece na divisória Filtros na exibição acima indica que este é um filtro de divisão. Se a agregação original de um aplicativo não for aditiva (por exemplo, Contar distinto (Count Distinct) os valores exibidos depois de aplicar um filtro de divisão poderão ser inesperados.

Agradecemos seu feedback!