Dinamizar os dados

Às vezes, a análise de dados em uma planilha ou no formato de tabela de referência cruzada pode ser difícil no Tableau. O Tableau prefere que os dados sejam "compridos" em vez de "largos", o que significa que, com frequência, é necessário dinamizar os dados de colunas para linhas para que o Tableau possa avaliá-los adequadamente.

No entanto, você também pode ter cenários em que as tabelas de dados são verticais e estreitas, além de muito normalizadas para serem analisadas adequadamente. Por exemplo, um departamento de vendas que acompanha o gasto com publicidade em duas colunas, uma chamada Publicidade, que contém linhas para rádio, televisão e impressão e outra para o gasto total. Nesse tipo de cenário, para analisar esses dados como medidas separadas, seria necessário dinamizá-los de linha para colunas.

Mas, como dinamizar conjuntos de dados maiores ou dados que mudam com frequência ao longo do tempo? Você pode usar uma correspondência de padrão curinga para pesquisar campos que correspondam ao padrão e dinamizar automaticamente os dados.

Use uma das seguintes opções ao dinamizar os dados:

  • Dinamizar colunas para linhas

  • Use a pesquisa curinga para dinamizar instantaneamente os campos com base em uma correspondência de padrão (Tableau Prep Builder versão 2019.1.1 e posteriores).

  • Dinamize colunas para linhas (Tableau Prep Builder versão 2019.1.1 e posteriores).

Independentemente de como os campos são dinamizados, é possível interagir diretamente com os resultados e executar quaisquer operações de limpeza adicionais para que seus dados tenham a aparência que você deseja. Além disso, é possível usar o recurso de nomeação inteligente padrão do Tableau Prep Builder para renomear automaticamente os campos e valores dinamizados.

Observação: não há suporte para dinamização de colunas para linhas em vários grupos de campos no Tableau Prep Builder 2018.1.1. A edição de uma dinamização que inclui colunas dinamizadas de vários grupos de campos no Tableau Prep Builder versão 2018.1.1 pode ocasionar erros ou resultados inesperados.

Dinamizar colunas para linhas

Use essa opção de dinamizar para alterar de dados horizontais para dados verticais. Dinamize de colunas para linhas em um ou mais grupos de campos. Selecione os campos com os quais deseja trabalhar e dinamize os dados de colunas para linhas.

  1. Conecte-se à fonte de dados.

  2. Arraste a tabela que deseja dinamizar até o painel Fluxo.

  3. Execute um destes procedimentos:

    • Versão 2019.4.2 e posterior: no painel Perfil, selecione os campos que deseja dinamizar, clique com o botão direito do mouse ou pressione Ctrl e clique (MacOS) e selecione Dinamizar colunas para linhas no menu. Se usar essa opção, pule para a etapa 7.
    • Todas as versões: clique no ícone de adição e selecione Adicionar dinamização no menu de contexto.

      Selecionar campos (versão 2019.4.2 e posterior) Menu Etapa do fluxo (todas as versões)
  4. (Opcional) No painel Campos, insira um valor no campo Pesquisar para pesquisar a lista de campos a serem dinamizados.

  5. (Opcional) Selecione Renomear automaticamente campos e valores dinamizados para permitir que o Tableau Prep renomeie os novos campos dinamizados usando valores comuns nos dados. Caso nenhum valor comum seja encontrado, o nome padrão é usado.
  6. Selecione um ou mais campos no painel à esquerda e arraste-os até a coluna Valores da Dinamização1 no painel Campos dinamizados.

  7. (Opcional) No painel Campos dinamizados, clique no ícone de adição para adicionar mais colunas para dinamizar, em seguida, repita a etapa anterior para selecionar mais campos a serem dinamizados. Seus resultados aparecem imediatamente tanto no painel Dinamizar resultados quanto na grade de dados.

    Observação: é necessário selecionar o mesmo número de campos selecionados na Etapa 5. Por exemplo, se tiver selecionado 3 campos para iniciar a dinamização, cada coluna dinamizada subsequente também deve conter 3 campos.

  8. Caso não tenha habilitado a opção de nomeação padrão ou se o Tableau Prep não detectou automaticamente um nome, edite os nomes dos campos. Também é possível editar os nomes dos campos originais neste painel para descrever os dados adequadamente.

  9. (Opcional) Renomeie a nova etapa Dinamizar para monitorar suas alterações. Por exemplo "Dinamizar meses".

  10. Para atualizar os dados dinâmicos quando os dados forem alterados, execute o fluxo. Caso sejam incluídos novos campos na fonte de dados que precisa ser adicionada à dinamização, adicione-os manualmente à dinamização.

Exemplo: dinamização em vários campos

Este exemplo mostra uma planilha de vendas, taxas e totais farmacêuticos por mês e ano.

Ao dinamizar os dados, é possível criar linhas para cada mês e ano e colunas individuais para vendas, taxas e totais, de forma que o Tableau possa interpretar esses dados com mais facilidade para a análise.

Veja a opção “Dinamizar em vários campos” em ação.

Usar a pesquisa curinga para dinamizar (versão 2019.1.1 e posterior)

Se você trabalhar com conjuntos de dados maiores ou os dados mudarem com frequência ao longo do tempo, use uma pesquisa curinga ao dinamizar colunas para linhas, assim os dados serão dinamizados instantaneamente com base em uma correspondência de padrão curinga. Caso sejam adicionados ou removidos novos campos que correspondam ao padrão, o Tableau Prep Builder detectará a alteração do esquema quando o fluxo for executado e os resultados da dinamização serão atualizados automaticamente.

  1. Conecte-se à fonte de dados.

  2. Arraste a tabela que deseja dinamizar até o painel Fluxo.

  3. Clique no ícone de adição e selecione Adicionar dinamização no menu de contexto.

  4. No painel Campos dinamizados, clique no link Clique aqui para criar uma dinamização curinga.

  5. Insira um valor ou valor parcial que deseja pesquisar. Por exemplo, insira Vendas_ para corresponder aos campos rotulados como vendas_2017, vendas_2018 e vendas_2019.

    Não use asteriscos para corresponder ao padrão, a menos que eles façam parte do valor do campo pesquisado. Em vez disso, clique no botão Opções de pesquisa para selecionar como deseja corresponder ao valor. Em seguida, pressione Enter para aplicar a pesquisa e dinamizar os valores correspondentes.

  6. (Opcional) No painel Campos dinamizados, clique no ícone de adição para adicionar mais colunas para dinamizar, em seguida, repita a etapa anterior para selecionar mais campos a serem dinamizados.

  7. Caso não tenha habilitado a opção de nomeação padrão ou se o Tableau Prep Builder não detectou automaticamente um nome, edite os nomes dos campos.

  8. Para atualizar os dados dinâmicos quando os dados forem alterados, execute o fluxo. Quaisquer novos campos adicionados à fonte de dados que correspondam ao padrão curinga são detectados e adicionados automaticamente à dinamização.

  9. Se os resultados não forem os esperados, tente uma das seguintes opções:

    • Insira um padrão de valor diferente no campo Pesquisar e pressione Enter. A dinamização será atualizada automaticamente e mostrará os novos resultados.

    • Arraste manualmente os campos adicionais para a coluna Valores de dinamização 1 no painel Campos dinamizados. Você também pode remover os campos que foram adicionados manualmente, arrastando-os da coluna Valores de dinamização 1 e soltando-os no painel Campos.

      Observação: os campos que foram adicionados dos resultados da pesquisa curinga não poderão ser removidos ao arrastá-los para fora da coluna Valores de dinamização 1. Em vez disso, tente usar um padrão mais específico para corresponder aos resultados da pesquisa desejados.

Dinamize linhas para colunas (versão 2019.1.1 e posterior)

Use essa opção caso os dados sejam muito normalizados e você precise criar novas colunas, de dados verticais para mais horizontais.

Por exemplo, se você tiver custos de publicidade referentes a cada mês que incluam todos os tipos de publicidade em uma coluna, ao dinamizar os dados de linhas para colunas, será possível ter uma coluna separada para cada tipo de publicidade, facilitando a análise dos dados.

Você pode selecionar um campo para a dinamização. Os valores desse campo são usados para criar as novas colunas. Em seguida, selecione um campo para ser usado para preencher as novas colunas. Esses valores de campo são agregados e é possível selecionar o tipo de agregação a ser aplicado.

Como a agregação foi aplicada, a dinamização inversa de colunas para linhas não reverterá essa ação de dinamização. Para inverter um tipo de dinamização de linha para coluna, você precisará desfazer a ação. Clique no botão Desfazer no menu superior, remova os campos do painel Campos dinamizados ou exclua a etapa de dinamização.

  1. Conecte-se à fonte de dados.

  2. Arraste a tabela que deseja dinamizar até o painel Fluxo.

  3. Clique no ícone de adição e selecione Adicionar dinamização no menu de contexto.

  4. No painel Campos dinamizados, selecione Linhas para colunas na lista suspensa.

  5. (Opcional) No painel Campos, insira um valor no campo Pesquisar para pesquisar a lista de campos a serem dinamizados.
  6. Selecione um campo no painel esquerdo e arraste-o para a seção Campo para dinamizar linhas para colunas no painel Campos dinamizados.

    Observação: se o campo no qual deseja dinamizar tiver um tipo de dados de data ou de data e hora, será necessário alterar o tipo de dados para cadeia de caracteres para dinamizá-lo.

    Os valores nesse campo serão usados para criar e nomear as novas colunas. Você pode alterar os nomes das colunas no painel Dinamizar resultados posteriormente.

  7. Selecione um campo no painel esquerdo e arraste-o para a seção Campo a ser agregado para as novas colunas no painel Campos dinamizados. Os valores nesse campo são usados para preencher as novas colunas criadas na etapa anterior.

    Um tipo de agregação padrão é atribuído ao campo. Clique no tipo de agregação para alterá-lo.

  8. No painel Dinamizar resultados, revise os resultados e aplique as operações de limpeza às novas colunas criadas.

  9. Se o campo que está sendo dinamizado tiver uma alteração nos dados da linha, clique com o botão direito do mouse ou pressione Ctrl e clique (MacOS), na etapa de Dinamização do painel Fluxo e selecione Atualizar.

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.