Explore seus dados com o Einstein Copilot para Tableau

Observação: para usar este recurso, o Tableau AI deve estar ativado nas configurações do seu site. Para obter mais informações, consulte Ativar o Tableau AI para seu site(O link abre em nova janela).

O Einstein Copilot para Tableau é um recurso generativo de IA que ajuda você a explorar seus dados, criar visualizações e descobrir insights com a ajuda de um assistente de conversação. Conecte-se a uma pasta de trabalho ou fonte de dados e use linguagem natural para realizar análises visuais. Use o Einstein Copilot e a UI do Tableau juntos para obter insights com mais rapidez. Com o Einstein Copilot para Tableau, olhar para uma tela em branco se torna coisa do passado.

Na experiência de criação do Tableau, você pode abrir o painel de conversa do Einstein Copilot para Tableau em uma planilha. O Einstein Copilot pode ajudar nas seguintes tarefas:

  • Iniciar sua análise: o Einstein Copilot pode sugerir questões analíticas com base em seus dados

  • Criar uma visualização: “quantos filmes de ação cada diretor fez? ”

  • Escolher o melhor tipo de gráfico para uma análise: “Mostre-me a distribuição das notas dos alunos”

  • Realizar análise de série temporal: “qual mês teve o maior crescimento em número de doadores em relação ao mês anterior?”

  • Criar campos calculados: “Crie um campo que calcule a diferença entre as datas de abertura e encerramento do caso e arredonde para semanas”

  • Explicar os cálculos: “Explicar o cálculo de ‘Dias para envio real’”

  • Filtrar, classificar e agrupar dados: “Olhe apenas para Água Salgada e me mostre os peixes com as menores opções de aquário”

O Einstein Copilot cria visualizações com base em seus dados, assim como Mostre-me no Tableau. Os tipos de gráfico que o Einstein Copilot pode suportar atualmente incluem:

  • Texto

  • Mapa de calor

  • Barra

  • Barra empilhada

  • Linha

  • Linha dupla

  • Área

  • Gantt

  • Gráficos de caixa

  • Gráficos de dispersão

  • Histograma

  • Mapa de símbolos

  • Mapa preenchido

  • Mapa de árvore

  • Pizza

  • Bala

  • Bolha

Para obter mais informações sobre os tipos de gráfico do Tableau, consulte Escolher o tipo de gráfico certo para sua história com dados(O link abre em nova janela).

Einstein Copilot e Confiança

O Einstein Copilot para Tableau foi desenvolvido com base na Camada de confiança do Einstein(O link abre em nova janela) e herda todos os seus recursos de segurança, governança e confiança. À medida que você interage com o Einstein Copilot, nem seus dados nem suas conversas enviadas para o Modelo de linguagem grande (LLM) são salvos no LLM, e nenhum dado do cliente é usado para treinar o modelo.

O Tableau Copilot funciona apenas com as fontes de dados às quais sua pasta de trabalho está conectada. Ele não tem conhecimento de outra fonte de dados do Tableau, portanto não pode sugerir conteúdo relevante, responder perguntas sobre linhagem de dados ou responder perguntas de conhecimento geral. As políticas definidas pelo usuário para segurança em nível de linha e coluna são respeitadas. Os dados aos quais um usuário tem acesso ao usar o Einstein Copilot estão em conformidade com quaisquer políticas de segurança em nível de linha ou coluna que você tenha em vigor.

Quando você se conecta pela primeira vez à fonte de dados, o Einstein Copilot indexa seus dados para entender o contexto. Isso ajuda o Einstein Copilot a retornar resultados relevantes com base nas suas perguntas e na sua fonte de dados. As informações que ele indexa incluem metadados de campo (legendas de campo, descrições de campo, funções de dados e tipos de dados) e até 1.000 valores de campo exclusivos se o tipo de dados for cadeia de caracteres (texto).

As informações de identificação pessoal (PII) são mascaradas antes de serem enviadas ao LLM e, em seguida, desmascaradas nos resultados assim que a resposta for recebida. Depois que o prompt e a resposta são processados pelo LLM, o LLM esquece o prompt e a resposta.

Comecar a usar o Einstein Copilot

O Einstein Copilot está disponível por meio de um novo painel de conversa no ambiente de criação na Web de um site do Tableau Cloud. Ele está disponível apenas para planilhas, portanto você não verá essa opção em painéis ou histórias. Você também deve ter a função de site de Creator ou Explorer para usar esse recurso.

Comece criando uma nova pasta de trabalho ou abrindo uma existente. Para novas pastas de trabalho, você começa conectando-se aos seus dados. Para obter melhores resultados, recomendamos usar o Einstein Copilot com extrações. No entanto, você também pode usar o Einstein Copilot com conexões de banco de dados em tempo real e arquivos carregados com os seguintes tipos de arquivo:

  • .hyper

  • .csv

  • .txt

  • .xlsx

Einstein Copilot não é compatível com cubos. Além disso, se você estiver usando a combinação de dados, o Einstein Copilot só poderá ser usado com a fonte de dados primária.

Iniciar Einstein Copilot

Para abrir o painel de conversa do Einstein Copilot, faça o seguinte:

  1. Selecione o ícone do Einstein na barra de ferramentas ao lado de Mostre-me.

    Uma planilha do Tableau em branco com o botão Einstein destacado

  2. Quando o painel abrir, selecione Entendi para reconhecer a isenção de responsabilidade e começar.

    Uma planilha em branco com o painel de conversa do Einstein Copilot aberto mostrando um texto de isenção de responsabilidade e um botão Entendi

Criar e alterar uma visualização

O Einstein Copilot não é um chatbot‌aberto. Ele só pode funcionar dentro do seu conjunto de dados e executar um conjunto específico de ações relacionadas à análise e criação de visualizações. Para entender seus dados, o Einstein começa indexando o conjunto de dados ao qual você está conectado. Se você estiver conectado a mais de um conjunto de dados, funcionará com o conjunto de dados selecionado mostrado no painel Dados. O Einstein Copilot só funciona com a fonte de dados primária em uma combinação de dados.

Observação: se você alternar para uma fonte de dados diferente enquanto o Einstein estiver processando sua solicitação, isso poderá causar um erro. Aguarde até que o Einstein responda antes de alterar as fontes de dados; então faça uma nova solicitação usando essa fonte de dados.

A indexação verifica os nomes dos campos, os tipos de dados (como campos de datas, texto ou números) e os primeiros 1.000 valores de campo exclusivos para ter uma ideia do tipo de dados contidos nesse campo. A reindexação ocorre periodicamente quando uma alteração é feita, como renomear um campo.

Após a conclusão da indexação, o Einstein Copilot fornece algumas sugestões de perguntas que você pode fazer sobre seus dados. Para interagir com o Einstein, siga um destes procedimentos:

  • Clique em Sugerir perguntas, selecione uma pergunta sugerida e o Einstein Copilot criará uma visualização correspondente

  • Clique Tente novamente com o Einstein Botão com uma seta curva para regenerar perguntas sugeridas para ver mais perguntas possíveis para tentar

  • Digite sua própria pergunta na caixa de texto usando linguagem natural para descrever o que você deseja fazer

Uma planilha que mostra uma visualização criada pelo Einstein Copilot. O painel de conversa está aberto e mostra as perguntas destacadas.

Depois que o Einstein Copilot criar a visualização, você poderá interagir com ela, como se um analista criasse e compartilhasse uma visualização com você. Faça mais perguntas para iterar e explorar ainda mais seus dados ou tome as rédeas e continue sua análise por conta própria.

Se a visualização que Einstein criou não for o que você espera, você pode fornecer informações adicionais digitando o que deseja na caixa de texto ou tentando selecionar o botão Recriar Botão Recriar, e o Einstein consultará o LLM novamente e fornecerá uma nova resposta à sua solicitação.

Criar cálculos

Criar cálculos no Tableau às vezes pode ser complicado. Se você for novo no Tableau, talvez não saiba a sintaxe correta a ser usada ou como formatar corretamente seu cálculo. O Einstein Copilot para Tableau pode fazer o trabalho pesado para você, mantendo você no fluxo de sua análise.

Basta pedir ao Einstein para ajudá-lo a criar um cálculo usando linguagem natural para descrever o que você deseja fazer. O Einstein Copilot faz o seguinte:

  • Abre o Editor de Cálculo

  • Adiciona a sintaxe sugerida

  • Nomeia o cálculo

  • Fornece uma explicação do cálculo no painel do Einstein Copilot para ajudar você a avaliá-lo quanto à precisão e desenvolver proficiência

Revise o cálculo, edite-o se necessário e aceite-o. O Einstein Copilot adiciona o novo campo calculado ao painel Dados e ele está pronto para uso em sua análise.

Existem duas maneiras de pedir ajuda com cálculos:

  1. No painel de conversa: peça ao Einstein para criar cálculos para você como parte do fluxo da sua conversa. Basta descrever seu cálculo usando linguagem natural e o Einstein fará o resto.

    Uma planilha com um gráfico de barras e a caixa de diálogo do editor de cálculo é aberta, mostrando um cálculo criado pelo Einstein Copilot.

  2. No Editor de Cálculo: abra o Editor de Cálculo e selecione o ícone Einstein. Isso abre o painel de conversa, se ainda não estiver aberto. Se estiver, basta digitar a descrição do cálculo na caixa de texto e o Einstein Copilot adicionará a sintaxe sugerida diretamente no Editor de cálculo aberto.

    A caixa de diálogo Editor de cálculo com o ícone do Einstein destacado

Dicas para criar cálculos

Para obter os melhores resultados ao pedir ajuda ao Einstein para criar um cálculo, seja específico. Quando seu objetivo é fazer com que Einstein escreva um cálculo para você, use essa linguagem específica. Por exemplo, “Criar um cálculo…”, “Escrever um cálculo…”, “Criar um campo calculado…” ou simplesmente “Calcular…”

Também é importante evitar ser muito genérico. Por exemplo, em vez de dizer “Identifique meus produtos mais lucrativos”, tente “Calcular a taxa de lucro por nome do produto”.

Isso ajuda o Einstein a entender sua intenção (criar um cálculo) e também o que você entende pelos campos que deseja calcular.

Descrições do cálculo

Compreender o que um cálculo faz é tão importante quanto criar o cálculo em si. O Einstein Copilot pode ajudar nisso.

Quer seja um cálculo que o Einstein Copilot criou para você ou um que exista como parte do seu conjunto de dados, você pode pedir ao Einstein Copilot para explicar o cálculo. Por exemplo, “Explique o cálculo dos dias úteis entre o pedido e o envio”.

Isso não só pode ajudá-lo a verificar se o cálculo faz o que você precisa, mas também pode ajudá-lo a desenvolver proficiência no uso de campos calculados em sua análise do Tableau.

Painel de conversa do copiloto do Einstein mostrando a descrição do cálculo.

Editar cálculos

A qualquer momento você pode voltar a qualquer cálculo que o Einstein Copilot criou para você e editá-lo. Atualmente, você pode editar manualmente o cálculo no Editor de cálculos. A iteração no cálculo no modo de edição ainda não é compatível com o Einstein Copilot.

Para editar um cálculo, faça o seguinte:

  1. No painel de conversa, encontre o cálculo que deseja editar.

  2. Clique em Editar.

  3. No Editor de cálculo, faça as alterações necessárias e clique em OK.

    Uma visualização mostrando um gráfico de barras com o editor de cálculo e o painel de conversação do Einstein Copilot abertos. No painel de conversa, o botão Editar está destacado.

Para solicitar que o Einstein Copilot atualize um cálculo existente no painel Dados, abra o cálculo no Editor de cálculo primeiro.

  1. Clique com o botão direito ou em Cmd+Clique (MacOS) no campo no painel Dados.

  2. Selecione Editar…

  3. Digite a atualização que deseja fazer na caixa de texto do painel de conversa do Einstein Copilot.

Limitações de cálculo

Ao criar cálculos usando o Einstein Copilot para Tableau, a seguinte funcionalidade ainda não é compatível:

  • Ao criar um cálculo, o Einstein Copilot ainda não pode fazer perguntas esclarecedoras. Talvez seja necessário ser específico ou iterar, como especificar “alterar o campo NOME para letras maiúsculas adequadas” se houver mais de um campo com a palavra “nome” em seu nome.

  • Os cálculos disponíveis podem variar de acordo com o tipo de conexão. Por exemplo, os cálculos de percentil só estão disponíveis com extrações de dados.

  • O Einstein Copilot não pode criar um cálculo e usá-lo automaticamente na visualização. Em vez disso, faça como um processo em duas etapas. Solicite o cálculo e adicione-o ao painel Dados, depois solicite a visualização e faça referência ao novo campo calculado pelo nome.

Trabalhando com filtros

Você pode pedir ao Einstein para filtrar sua visualização usando linguagem natural. Embora o Einstein faça o possível para entender sua solicitação e retornar uma solução, às vezes ele pode precisar de sua ajuda para retornar a resposta que você está procurando. Por exemplo, se você tiver campos de alta cardinalidade, campos com muitos valores, o Einstein pode pedir para você selecionar os valores desejados.

Em casos como este, você pode selecionar Adicionar filtro no painel Einstein Copilot, e o Einstein abre a caixa de diálogo Filtro para você. Basta selecionar os valores desejados e selecionar OK para adicionar seu filtro à visualização.

Uma tela de visualização com o painel Einstein Copilot descrevendo como adicionar um filtro e uma caixa de diálogo de filtro aberta.

Histórico de conversas

Você interage com o Einstein Copilot no painel de conversa. O painel é onde o Einstein oferece sugestões de análise e mantém o histórico de conversas daquela sessão. Se você fizer uma nova pergunta, a própria visualização será atualizada, mas o painel de conversa manterá um histórico de todas as suas solicitações e das respostas do Einstein.

Ele também tem elementos interativos, como botões para tentar novamente (pedir ao Einstein para consultar o LLM novamente com a mesma solicitação e criar outra versão da visualização) ou voltar para uma resposta anterior (retornar a uma visualização anterior sem consultar o LLM, mantendo o mesmos resultados).

Se você fechar e reabrir o painel de conversa enquanto ainda estiver na mesma sessão, seu histórico de conversa persistirá. Se você fechar sua pasta de trabalho, a conversa com o Einstein Copilot será apagada. O histórico de conversas não é salvo e não aparece na próxima vez que você abrir a pasta de trabalho.

O Einstein Copilot é uma experiência por planilha. Não há conhecimento de outras planilhas em sua pasta de trabalho e as conversas não podem ser compartilhadas entre planilhas. Se você mudar para uma nova planilha, uma nova conversa será iniciada. Além disso, se você publicar sua pasta de trabalho usando Publicar como, o Einstein Copilot não manterá o histórico de conversas.

Se quiser que o Einstein esqueça o contexto do que você fez até agora, inicie uma nova planilha para que não haja histórico no painel de conversa.

Dicas para obter os melhores resultados do Einstein Copilot

O Einstein Copilot faz o possível para entender sua intenção e seus dados. Mas ainda está aprendendo. Use as dicas a seguir para ajudar o Einstein Copilot a fazer o melhor e entregar ótimos resultados para você.

DicaProblemaO que fazer
Use dados limposDados confusos são difíceis de analisar e o Einstein Copilot não saberá como limpar e preparar seus dados para você.
  • Use fontes de dados certificadas(O link abre em nova janela). Quanto melhor for a qualidade dos dados, melhores resultados o Einstein Copilot poderá retornar.

  • Limpe e prepare seus dados confusos antes da análise.

  • Certifique-se de que os nomes dos campos sejam descritivos e exclusivos.

Oculte campos não utilizadosCampos com nomes semelhantes em seu conjunto de dados podem ser confusos para o Einstein Copilot.Remova os campos de que você não precisa. O Einstein Copilot não baseará suas respostas em campos ocultos.
Cuidado com sinônimosEinstein faz um bom trabalho ao compreender sinônimos comuns. Por exemplo, saberia que “títulos” e “filmes” poderiam ser aplicados a um campo denominado “filmes”. No entanto, ele não conhece nenhuma terminologia ou siglas específicas da sua empresa que você possa usar.Consulte os campos específicos de seu interesse para ajudar o Einstein Copilot a ser mais preciso.
Seja explícito com sua intençãoO Einstein Copilot faz o possível para inferir sua intenção, mas nem sempre acerta.Se você sabe que deseja que o Einstein Copilot gere uma visualização, use dicas em sua solicitação, como “mostre-me”, “crie uma visualização”, “construa um gráfico de barras”. Como alternativa, se desejar que o Einstein Copilot crie um cálculo, tente iniciar sua solicitação com a frase “Criar um cálculo que...”
Especifique como avaliar os “principais”Solicitações como “produtos principais”, “melhores vendedores”, “trimestre mais alto” podem ser ambíguas para o Einstein Copilot e ele pode não saber como avaliar o que é “principal”, “melhor” ou “mais alto”.Indique como o “topo” deve ser medido. Por exemplo, experimente pedir ao Einstein Copilot para mostrar os “principais produtos com base no lucro” ou “principais produtos com base no volume de vendas”.
Use uma linguagem específica em suas solicitaçõesO Einstein pode verificar sua fonte de dados em busca de nomes de campos e dados nesses campos, mas não entende verdadeiramente os dados da mesma forma que um ser humano consegue.Quanto mais descritivo você for em sua solicitação, melhor será o Einstein em fornecer uma visualização relevante. Se você sabe que seus dados devem ser avaliados com uma agregação de MEDIAN em vez de AVERAGE, especifique isso.
Divida tarefas complexasO Einstein Copilot não pode atualizar o modelo de dados e gerar uma visualização como parte de uma única etapa.

Divida nossas tarefas em partes e repita. Por exemplo:

  • Tarefa 1: crie um cálculo chamado lucro…

  • Tarefa 2: mostre-me como o lucro variou ao longo do tempo…

Apenas faz perguntas sobre seus dadosO Einstein Copilot não é um chatbot de uso geral. Não pode responder a perguntas de consultoria como “como devo analisar meus dados?” ou perguntas gerais como “qual raça de gato é o melhor animal de estimação?”Faça perguntas direcionadas à análise de seus dados e à iteração e ao aprofundamento dos resultados da visualização.

Seja o humano no circuito

Assim como acontece com toda IA, é importante revisar os resultados obtidos ao usar o Einstein Copilot. O Einstein fará o possível para entender seus dados e sua intenção ao fazer perguntas, mas nem sempre acertará.

Por exemplo, o Einstein tenta escolher um padrão para coisas como granularidade de data (como ano, mês ou dia) ou agregação (como mediana ou média). Se você conhece a agregação desejada, é melhor especificá-la em sua solicitação.

Se o Einstein errar, você poderá reformular sua solicitação e esclarecer o que deseja ou interagir diretamente com a visualização. Afinal, você está no ambiente de criação padrão e tem acesso a todas as funcionalidades do Tableau.

Você também pode fornecer feedback a qualquer momento sobre os resultados usando os botões de polegar para cima ou de polegar para baixo que aparecem com cada resposta do Einstein Copilot.

Painel de conversa do Einstein Copilot mostrando os botões de feedback destacados

Se você clicar na opção Não gostei, forneça comentários adicionais para ajudar a melhorar as respostas do Einstein Copilot.

Caixa de diálogo mostrando opções de feedback do Einstein Copilot

Perguntas frequentes do Einstein Copilot para Tableau

O Tableau fornece ferramentas poderosas para o analista humano, e o Einstein Copilot não é diferente. O Tableau AI não pretende substituir analistas e exploradores de dados; ele está aqui para ajudar você. Sua participação no processo é crucial.

Tipos de análises

O Einstein Copilot ainda não consegue gerenciar questões consultivas como “como devo analisar meus dados?” ou “Existe sazonalidade nestes dados?”. Em vez disso, você precisa especificar o que gostaria de ver, como “Quais são minhas vendas ao longo do tempo?”

Recursos não compatíveis

O Einstein ainda não tem acesso a todos os recursos de criação do Tableau, e atualmente está disponível apenas na criação na Web. Por enquanto, há algumas coisas que ele não pode fazer por você.

O Einstein Copilot para Tableau atualmente não consegue:

  • Escolher uma fonte de dados para você ou fazer modelagem de dados (como criar junções ou relacionamentos)

  • Ter compatibilidade de dados em outros idiomas além do inglês. Você pode inserir suas solicitações em outros idiomas suportados, mas a resposta também será apenas em inglês.

  • Alterar tipos de dados, funções de campo ou nomes de legendas

  • Formatar uma visualização, como adicionar campos às propriedades do cartão Marcas. Por exemplo, detalhes, dicas de ferramentas e tamanho.

  • Adicionar linhas de referência

  • Organizar ou personalize campos usando grupos, conjuntos ou parâmetros

  • Criar interatividade com elementos como controles de filtro, parâmetros e ações

  • Crie painéis

  • Analisar grandes conjuntos de dados. O Einstein Copilot não funcionará tão bem se você tiver centenas ou milhares de campos em seu conjunto de dados, especialmente se eles tiverem nomes semelhantes. Se você tentar filtrar campos de alta cardinalidade (muitos valores distintos para um único campo), o Einstein Copilot poderá precisar que você execute manualmente as operações de filtro.

  • Bloquear atualizações de indexação após alterações no modelo de dados

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!