Recursos fundamentais das organizações impulsionadas por dados

No coração de toda organização impulsionada por dados, você encontrará três recursos fundamentais: agilidade, proficiência e comunidade. Esses três recursos têm como base a intenção organizacional, o gerenciamento de mudanças e a confiança.

Uma abordagem consistente à governança estabelece ume rede de proteção em torno da segurança, do acesso e dos processos relacionados aos dados e ao conteúdo, permitindo criar um ambiente de análise confiável e seguro para todos os departamentos, equipes e pessoas da organização. A governança é fundamental para todas as iniciativas de análise de autoatendimento bem-sucedidas e ajudará sua organização a iniciar, expandir e desenvolver o uso de dados e análises.

Ampliar esses esforços também significa avaliar e confirmar o impacto deles nos objetivos transformacionais da empresa com dados e análises. Isso significa entender quais métricas melhor capturam o impacto cumulativo de suas implantações iterativas, práticas de governança, aumento dos conjuntos de habilidades analíticas e crescimento da comunidade. Métricas adequadas (especialmente para avaliar mudanças comportamentais) variam para cada organização e devem ser avaliadas em intervalos regulares à medida que as práticas de análise evoluem.

Agilidade

As implantações devem ser ágeis e flexíveis, além de oferecer várias soluções que atendam às suas necessidades tecnológicas atuais e se adaptem à medida que elas mudarem. Para implantações do Tableau Server na infraestrutura local e na nuvem pública, você deve trabalhar com processos padronizados iterativos. O primeiro passo é estabelecer uma arquitetura de base para garantir uma plataforma de servidor segura, estável e confiável. Como a análise é uma operação de missão crítica, as implantações ágeis com monitoramento proativo deverão garantir disponibilidade, capacidade e espaço de manobra suficientes, minimizando a contenção de recursos. Uma vez que as plataformas de BI modernas geralmente apresentam um crescimento rápido, você precisará avaliar a utilização do servidor e o engajamento dos usuários (e provavelmente até alterar sua topologia) com mais frequência do que com outras plataformas de tecnologia empresariais, de modo a manter a responsividade diante do aumento do uso de dados e análises. Você também pode optar pelo Tableau Online, uma solução de análise SaaS totalmente hospedada em que a Tableau trata do escalonamento e da manutenção da plataforma.

Esse fluxo de trabalho se concentra na implantação, no monitoramento e na manutenção, que geralmente são esforços liderados pela TI que dependem muito do entendimento da estratégia e dos requisitos comerciais mais amplos. 

  • Implantação: tanto o Tableau Server (infraestrutura local ou nuvem pública) quanto o Tableau Online (SaaS totalmente hospedado) aproveitam seus investimentos prévios em tecnologia e se integram à sua infraestrutura de TI para oferecer uma plataforma de análise de autoatendimento moderna para seus usuários.  No caso do Tableau Server, o administrador do sistema, juntamente com o administrador do Tableau Server, fará a instalação e a configuração. No caso do Tableau Online, você trabalhará com funções de TI específicas para fazer a integração. Um administrador do Tableau Desktop implantará aplicativos clientes para usuários licenciados do Tableau Desktop e do Tableau Prep Builder. Para casos de uso móvel, o Tableau Mobile pode ser publicado na solução de gerenciamento de dispositivos móveis da sua organização. A Implantação do Tableau engloba todo o processo de instalação e configuração, fornecendo práticas recomendadas ao longo do caminho.
  • Monitoramento — Os dados são essenciais para fazer análises de forma escalonável. É necessário um monitoramento proativo e contínuo do hardware e dos aplicativos para implantar e operar o Tableau Server a fim de atender às necessidades comerciais e às expectativas de desempenho da comunidade de usuários. Sem monitoramento, a falta de supervisão constante da implantação configurada provavelmente resultará em recursos inadequados que não comportam a carga de trabalho de usuários que fazem um uso intensivo da análise. Os administradores devem trabalhar juntos para garantir o desempenho e a estabilidade da plataforma para atender as necessidades comerciais em constante evolução. Para o Tableau Online, é fundamental acompanhar o status das atualizações de dados, o tamanho do site e as licenças. Para mais informações, consulte Monitoramento do Tableau.
  • Manutenção — Atividades de manutenção regulares ajudarão a manter a implantação do Tableau em perfeitas condições. Para o Tableau Server, você operacionalizará os processos de gerenciamento de mudanças para comportar o aumento no uso da análise, incluindo ajustes de desempenho, testes de carga, planejamento de capacidade e atualizações do servidor. Os dados de monitoramento servirão de base para muitas das decisões de manutenção. Tanto para o Tableau Server como para o Tableau Online, você planejará as atualizações dos clientes de software e dos aplicativos móveis. Manutenção do Tableau descreve atividades e ferramentas para manter sua implantação na melhor condição possível.

Proficiência

Para que as pessoas analisem com habilidade os dados relevantes para suas funções e tomem decisões que impulsionem os negócios, elas precisam desenvolver proficiência. Além das habilidades com dados, isso também significa que os funcionários buscam ativamente usar os dados para tomar decisões, em vez se basearem em instintos ou sentimentos. Para maximizar o retorno dos investimentos em análise e capitalizar o potencial transformador dos dados, é necessário que todos aqueles que têm contato com eles (independentemente de seu nível de conhecimento e proficiência em dados) sejam capazes de transformar dados em informações.

Esse fluxo de trabalho concentra-se na capacitação do usuário, avaliando a adoção e o engajamento e aumentando a proficiência de dados em sua organização por meio de práticas recomendadas.

  • Aprendizado — Para integrar análises modernas à sua empresa, é fundamental criar um plano de aprendizagem escalonável e contínuo para todos os usuários, avaliando o relacionamento deles com os dados. A seção Capacitação do Tableau ajudará você a desenvolver e criar os programas de aprendizado adequados para sua organização.
  • Avaliação: assim como o monitoramento é necessário para garantir uma implantação ágil, a avaliação ajuda os administradores de sites do Tableau a entender o comportamento dos usuários, como quem está criando e consumindo conteúdo. Isso é importante para gerenciar e expandir o uso das análises pela sua equipe. Para mais informações, consulte Avaliação do engajamento e da adoção do Tableau pelos usuários.
  • Práticas recomendadas de análise visual — Capacite seus usuários para o ciclo da análise visual e para processos repetíveis de criação conteúdo e, em seguida, acrescente também seus próprios padrões organizacionais. Para mais informações, consulte Práticas recomendadas de análise no Tableau.

Comunidade

A comunidade cria uma rede de usuários em sua organização que usam dados para compartilhamento e colaboração. Isso ajudará a favorecer a adoção, o aprendizado sobre análises e o compartilhamento das informações descobertas. O líder da comunidade coordenará os esforços para documentar os recursos de capacitação, conectar usuários dentro da sua empresa e gerar entusiasmo entre um grupo de pessoas que têm o objetivo comum de trazer os dados para o centro das atenções. As comunidades internas de usuários também podem se beneficiar da integração com comunidade global do Tableau e obter todo o suporte dela.

Este fluxo de trabalho concentra-se em viabilizar o desenvolvimento do usuário e em divulgar as análises por meio de comunicações, atividades de engajamento e suporte.

  • Comunicações — Estabelecer recursos de comunicação interna e de capacitação de usuários promove a adoção para escalonar os dados e as análises de forma mais eficiente, orientando o aprendizado e o uso. A seção Comunicações do Tableau descreve como criar canais de comunicação eficientes, incluindo uma intranet de capacitação, um blog/boletim informativo sobre análises e fóruns de discussão/bate-papo.
  • Engajamento — Ao gerarem entusiasmo pelo uso do Tableau, as atividades de engajamento aceleram e reforçam a visão da empresa em relação às análises modernas, impulsionando, assim, a transformação organizacional. As atividades de engajamento são usadas para criar e sustentar um ambiente favorável a pessoas mais produtivas e focadas nos resultados. A seção Engajamento com a Comunidade do Tableau define tipos de atividades para cultivar uma comunidade de usuários saudável, incluindo reuniões de grupos de usuários internos, sessões de transferência de conhecimento e competições, além de atividades externas da comunidade.
  • Suporte — À medida que sua base de usuários cresce, é fundamental implementar os processos apropriados para oferecer suporte eficaz à base de usuários. A seção Processos de suporte da Tableau define as maneiras de oferecer suporte aos usuários por meio de solicitações tradicionais de suporte, da Clínica de dados, do desenvolvimento de defensores e da mentoria.

O desenvolvimento de um plano e de uma abordagem abrangentes para cada um dos tópicos desses três fluxos de trabalho garantirá a adoção de uma abordagem holística para acelerar a adoção de dados e análises em toda a empresa.

Agradecemos seu feedback!