Monitoramento do Tableau

À medida que cada vez mais usuários são integrados e o uso de análises cresce em toda a organização, o Tableau se torna essencial para possibilitar decisões impulsionadas por dados. Sem monitoramento, a falta de supervisão constante da implantação configurada poderá resultar em recursos inadequados que não comportam a carga de trabalho de usuários que fazem um uso intensivo da análise. É necessário um monitoramento proativo e contínuo para operar e dar suporte à sua implantação de forma escalonável e atender às expectativas da sua comunidade de usuários.

Como o Tableau está integrado à arquitetura da sua empresa (incluindo hardware, rede, bancos de dados e aplicativos), entender a interoperacionalidade de todos os elementos é essencial para o monitoramento rotineiro do desempenho à solução de problemas. A função de monitoramento concentra-se nesses sistemas e em sua integração com o Tableau Server ou Tableau Online. É principalmente de natureza técnica e desempenhada por funções de TI. Os administradores do Tableau Server ou administradores de site do Tableau Online trabalharão juntos para garantir que a plataforma atenda às necessidades de negócios em evolução.

PRÁTICA RECOMENDADA SUGERIDA:

Combine dados de monitoramento com a Avaliação do engajamento e da adoção do Tableau pelos usuários para moldar novos comportamentos e acelerar em direção ao seu objetivo de se tornar mais orientado por dados, levando essas informações para as Atividades internas da Tableau, como reuniões de grupo de administradores, usuários e defensores.

Por exemplo, se você encontrou várias fontes de dados com atualizações agendadas e pastas de trabalho que não foram acessadas em 180 dias, você pode adicionar uma sessão na política de gerenciamento de conteúdo para arquivar e excluir conteúdo desatualizado.

Para o Tableau Server, você pode usar uma combinação de monitoramento da utilização de hardware, dados do Repositório do Tableau Server e ferramentas externas para entender e monitorar a integridade do Tableau Server e como as análises estão sendo consumidas. Licenciada como parte do Tableau Server Management Add-on, a Resource Monitoring Tool é um aplicativo de monitoramento baseado em agente. A Resource Monitoring Tool oferece informações aprimoradas sobre a integridade e o desempenho de um cluster do Tableau Server, interpretando e analisando os registros gerados pelo uso do Tableau Server e combinando esses dados com o monitoramento do uso do sistema físico (uso de CPU, RAM, E/S de disco etc.). Além disso, plataformas de monitoramento empresarial padrão, como Splunk, New Relic ou outros utilitários baseados em agente, podem ser usadas para monitoramento. Com todos os dados que o Tableau e essas soluções coletam, o Tableau Desktop deve ser usado para analisar a atividade em seu Tableau Server.

Monitorar as coisas que dão certo é tão importante quanto monitorar as que dão errado. Com a adoção viral do Tableau em sua organização, você precisará responder às cargas de trabalho crescentes e escalonar a implantação de forma proativa para evitar restrições de recursos. Por outro lado, supondo que uma configuração de hardware de tamanho correto seja aplicada desde início, a falta de monitoramento do uso de hardware e das cargas de trabalho de usuários, pastas de trabalho ineficientes, um design de extração de dados inadequado e agendamentos de atualizações no horário de pico podem ter um grande impacto no desempenho do servidor e na experiência do usuário, causando a degradação do desempenho devido ao efeito cumulativo dos diversos incidentes.

Para monitoramento e operações do Tableau Server, os administradores de sistemas e administradores do Tableau Server devem realizar as seguintes tarefas:

  • Configurar ferramentas para monitorar a utilização de hardware e garantir espaço de manobra suficiente para crescimento futuro e picos de uso.
  • Configurar alertas e incidentes integrados para receber notificações sobre eventos e limites.
  • Usar exibições administrativas padrão para identificar êxito/falha de tarefas em segundo plano e enfileiramento de tarefas, pastas de trabalho lentas, uso de disco e alocações de licença.
  • Cria exibições administrativas personalizadas usando dados do repositório para análises mais detalhadas sobre sua implantação e defina alertas acionados por dados personalizados para as políticas e metas específicas da sua organização.
  • Solucionar problemas com os registros do Tableau Server.

Como o Tableau Online é uma plataforma de análise SaaS, o Tableau monitora a infraestrutura e as operações. No entanto, as implantações do Tableau Online ainda têm tarefas de monitoramento:

  • Assine as atualizações do Tableau Trust para receber notificações por e-mail, texto e Feed Atom ou Feed RSS quando o Tableau criar, atualizar ou resolver um incidente. Acesse a página do Tableau Trust sempre que quiser para ver o status do sistema.
  • Monitore outros sistemas integrados ao Tableau Online, como autenticação, banco de dados e conectividade de rede.
  • Usar exibições administrativas padrão para identificar êxito/falha de tarefas em segundo plano e enfileiramento de tarefas, pastas de trabalho lentas, uso de disco e alocações de licença.
  • Crie exibições administrativas personalizadas usando informações administrativas do Tableau Online para análises mais detalhadas sobre sua implantação e defina alertas acionados por dados personalizados para as políticas e metas específicas da sua organização.

Outros artigos nesta seção

Agradecemos seu feedback!