Implantação do Tableau

Este é o melhor momento para priorizar os dados e a análise. Sua empresa, seja qual for o tamanho dela, já está coletando dados e, muito provavelmente, analisando somente uma parcela deles para solucionar seus problemas corporativos, ganhar vantagens competitivas e impulsionar a transformação organizacional Com o crescimento explosivo dos dados empresariais e das tecnologias de banco de dados, além da demanda elevada por habilidades analíticas, as organizações de TI mais eficientes da atualidade mudaram seu foco para o autoatendimento. Elas vêm implantando e executando o Tableau de forma escalonável, organizando, orquestrando e unificando fontes de dados distintas para que os usuários corporativos e especialistas possam criar e consumir conteúdo.

O Tableau prioriza a escolha ao dar flexibilidade para ajustar, em vez de ditar, a arquitetura corporativa. O Tableau Server e o Tableau Online aproveitam seus investimentos em tecnologia existentes e se integram à sua infraestrutura de TI para fornecer uma plataforma de análise de autoatendimento moderna para seus usuários. Com opções locais, na nuvem e hospedadas, sempre vai haver uma versão do Tableau para atender aos seus requisitos. Confira abaixo uma comparação dos três tipos:

Tipo Prós Contras
Tableau Server - Na infraestrutura local

Controle total do hardware e do software

Infraestrutura e dados são protegidos pelo seu firewall

Precisa de administradores dedicados para gerenciar hardware e software

Infraestrutura adicional necessária para acessar fora da rede (dispositivos móveis, acesso externo)

Tableau Server - Nuvem pública (IaaS)

Controle total do software em hardware gerenciado

Coloca a infraestrutura no mesmo local que os dados (para migração para a nuvem)

Flexibilidade para ativar/desativar o hardware, conforme necessário

Precisa de administradores dedicados para gerenciar software

Infraestrutura adicional necessária para acessar fora da rede (dispositivos móveis, acesso externo)

Tableau Online (SaaS)

Solução totalmente hospedada (atualizações de hardware, software)

Implantação rápida

Facilidade de acesso para o público externo

Site único em ambiente de multilocação

Cubos não são suportados

Contas convidadas não têm acesso

Durante a etapa de descoberta, a TI concluiu a Pesquisa de arquitetura corporativa do Tableau do Planificador do Tableau Blueprint para o tipo de implantação correspondente e realizou a Pesquisa de dados e análise do Tableau com os departamentos e equipes da sua organização. A Pesquisa de arquitetura empresarial ajuda a identificar os padrões e processos corporativos das tecnologias e plataformas que você integrará ao Tableau.

Dependendo das suas funções e responsabilidades organizacionais, o Tableau Server deverá ser instalado por um administrador de sistemas e pelo administrador do Tableau Server designado, em coordenação com as funções de TI apropriadas. Para o Tableau Online, você vai fazer a integração com a tecnologia que já possui e definir as configurações do site. A Pesquisa de dados e análise, concluída por equipes de negócios, identifica e prioriza casos de uso de dados, tamanho do público e usuários. Você usará as informações coletadas nas duas pesquisas para planejar sua estratégia de implantação, incluindo dimensionamento, instalação e configuração do Tableau Server ou integração e configuração do Tableau Online. Além de instalar o Tableau Server ou configurar o Tableau Online, os administradores também precisarão planejar a instalação do software cliente do Tableau Prep Builder, do Tableau Desktop, do Tableau Mobile e do Tableau Bridge para o Tableau Online quando aplicável.

Este documento aborda as práticas recomendadas de integração e implantação de sistemas. Ele ajudará você a planejar sua estratégia de implantação. Antes da instalação do Tableau Server, revise o Planejamento (Windows | Linux) e as Configurações básicas (Windows | Linux). Para a documentação completa, visite Introdução ao Tableau Server (Windows | Linux). Para a configuração do site e a administração do Tableau Online, confira Administrar um site.

Outros artigos nesta seção

Agradecemos seu feedback!