Desenvolvimento de defensores do Tableau

Na sua organização, existem pessoas que acreditam no poder transformador dos dados. Elas querem colocar os dados no centro de todas as conversas e decisões comerciais. Além disso, estão motivadas a desenvolver seus conhecimentos e compartilhá-los para ajudar os demais. Um programa de defensores de dados identifica e reconhece esses usuários, ajudando-os a explorar todo o seu potencial, além de nomeá-los líderes, instrutores e divulgadores da cultura de dados na comunidade da organização. Você fará investimentos para identificar e capacitar esses defensores. Como resultado, terá uma rede mais ampla de entusiastas do Tableau. Isso é fundamental para o processo de adoção da ferramenta, pois, à medida que a implantação crescer para outros departamentos e equipes, será necessário encontrar novos defensores para escalonar as práticas de análise. Os defensores reduzem a dependência de uma equipe de suporte centralizada e:

  • Exemplificam a tomada de decisões impulsionadas por dados para seus colegas;
  • Promovem conexões entre os usuários e criam oportunidades de colaboração multidisciplinar;
  • Ajudam os usuários compartilhando seus conhecimentos;
  • Divulgam e participam de atividades da comunidade;
  • Ajudam a desenvolver iniciativas da comunidade e projetos de capacitação usando sua experiência na linha de frente;
  • Identificam os casos de uso e compilam exemplos de excelência.

Cada programa de defensores de dados é diferente, já que cada comunidade tem suas próprias características. Assim como outras iniciativas do Tableau Blueprint, você precisará avaliar este programa em termos de escopo, tamanho, maturidade da organização e da comunidade de análise. Confira casos de uso de exemplo (PPTX) inspirados por programas de defensores de dados de clientes reais.

Bases do programa de defensores de dados

Antes de começar, você precisará avaliar se está preparado para realizar um programa formalizado de defensores de dados. É necessário atender aos seguintes requisitos:

  • Plano estratégico da comunidade: um programa de defensores de dados não substitui o processo de integração dos usuários ou outras iniciativas de desenvolvimento de comunidade da sua organização. Os defensores são apenas uma peça da estratégia de comunidade, e seu foco deve ser acelerar e ampliar a comunicação, as atividades de engajamento e os processos de suporte aos usuários. Para saber mais, consulte Planejamento da Comunidade do Tableau.
  • Líder dedicado do programa: é importante que haja um líder responsável por supervisionar o programa do início ao fim. O líder do programa provavelmente será o líder da sua comunidade ou outro membro da equipe principal do projeto. Para saber mais sobre o líder da comunidade e outras funções comuns de uma equipe de projeto do Tableau, consulte Funções e responsabilidades em uma equipe de projeto do Tableau.
  • Plataforma de comunicação estabelecida: você precisará de uma plataforma consistente e centralizada para se comunicar com os defensores e permitir que eles conversem entre si. Para saber mais, consulte Fóruns de discussão e bate-papo do Tableau.
  • Patrocinador executivo: Alinhe o programa de defensores de dados a um patrocinador executivo que tenha a capacidade de reconhecer os participantes e tornar outros líderes da organização cientes das imensas contribuições deles para a comunidade.

Também será necessário dedicar um tempo para identificar os objetivos do programa de defensores de dados da sua organização. Existem várias necessidades comerciais que os defensores de dados podem ajudar a atender, mas a maioria delas se resume a uma de duas metas principais: engajamento e capacitação. Após identificar as necessidades comerciais e a meta principal do programa, associe-as a algumas das métricas de sucesso mensuráveis descritas em Avaliação do engajamento e da adoção do Tableau pelos usuários. Isso ajudará a demonstrar o valor que o programa agrega e o impacto positivo do trabalho dos defensores.

 

Meta Necessidade comercial Métrica de sucesso
Engajamento Temos alguns painéis excelentes, mas eles não estão sendo usados. Aumentar em 10% o número de usuários ativos
Organizamos grupos de usuários e outras atividades da comunidade, mas poucas pessoas participam. Aumentar em 10% a participação dos grupos de usuários
Capacitação Oferecemos treinamentos do produto, mas eles não ajudam os usuários a entender como os dados são usados na organização. Reduzir em 10% o número de tíquetes de suporte
Temos um fórum interno, mas não conseguimos dar conta do volume de publicações. Reduzir em 10% o número de publicações sem resposta

Planejando um programa de defensores de dados

Você já estabeleceu as bases para organizar o programa de defensores de dados e identificou os objetivos da iniciativa. Em seguida, deverá planejar um programa que ajude a atingir as metas. Use o modelo a seguir para definir, desenvolver e recompensar os defensores:

1. Para nos ajudar a atingir nossa meta, os defensores devem _______.

2. Para ajudar nossos defensores a corresponder a essas expectativas, nós ______.

3. Recompensaremos o empenho deles com ______.

Definindo os defensores

O que significa ser um defensor na sua organização? Os defensores ajudam você a planejar e executar as atividades de engajamento? Os defensores devem ajudar ativamente seus colegas, tanto pessoalmente como em um fórum interno? Pense nas características que um defensor deve ter e naquilo que seus defensores devem fazer. É necessário informar com clareza o escopo e as responsabilidades da função, providenciar que a gerência aprove o tempo que os defensores dedicarão ao programa e garantir que as expectativas sejam devidamente documentadas.

Capacitando os defensores

Você já definiu as expectativas dos defensores de dados. Como garantir que eles possam corresponder a essas expectativas? Por exemplo, no caso de uma equipe centralizada que não está dando conta do fluxo de solicitações de suporte recebidas, talvez a prioridade seja capacitar os defensores como especialistas do Tableau que possam ajudar a reduzir a dependência dessa equipe de suporte. Da mesma forma, se os seus defensores tiverem a função de divulgadores, você deverá planejar atividades e comunicações direcionadas especificamente a eles para mantê-los motivados e informados sobre as últimas iniciativas de dados e análise da organização.

A maioria dos programas de defensores de dados investe em atividades da comunidade e treinamentos voltados especificamente para os defensores. Para saber mais sobre cada tipo de iniciativa, consulte: Recursos de capacitação e treinamento de defensores de dados (PPTX) e Atividades de engajamento para defensores de dados (PDF)

É necessário planejar com antecedência esses treinamentos e atividades de engajamento. Durante o planejamento, leve em consideração o cronograma das atividades e outras questões de logística. Para saber mais, consulte Práticas recomendadas de logística e planejamento de pessoal (PDF).

Recompensando os defensores

É fundamental que o programa tenha um plano de incentivos. Sem algum tipo de recompensa, os defensores não se sentirão motivados a corresponder às expectativas. Pense no que os defensores receberão em troca de sua participação no programa, como certificações, distintivos de habilidades, conforme descrito em Sistemas de acompanhamento e recompensa, ou reconhecimentos especiais que são comunicados à liderança.

Executando um programa de defensores de dados

Você já estabeleceu as bases e fez o planejamento do programa. Agora, precisa considerar como será a identidade de marca e a divulgação do programa, identificar os defensores e iniciar a execução do programa.

Criando a identidade de marca do programa

Desenvolver uma identidade de marca vai muito além de escolher um nome divertido ou criar materiais e acessórios da marca. A marca ajuda a comunicar o propósito do programa de defensores de dados para o restante da organização, além de dar mais coesão e credibilidade ao programa. Para começar, confira as Diretrizes de logotipo e marca para programas de defensores de dados (PDF).

Identificando os defensores

Encontrar usuários para participar do programa de defensores de dados pode ser um desafio. Em alguns casos, você não encontrará defensores que correspondam a todas as expectativas. Não se esqueça de que o principal objetivo do programa de defensores de dados é investir em pessoas que têm interesse e paixão pelos dados e pela análise. Estas são algumas formas de identificar defensores:

  • Divulgue o programa em uma atividade de engajamento já programada, como um grupo de usuários do Tableau ou um Dia do Tableau. Use este modelo (PPTX) como ponto de partida.
  • Analise os fóruns de discussão e outras comunicações baseadas em bate-papos (Slack, Yammer, etc.) e encontre as pessoas que se mostram mais ativas ao responder a perguntas, fornecer informações etc.
  • Peça aos líderes que indiquem candidatos a defensores.
  • Analise dados do seu repositório do Tableau Server para identificar os usuários mais ativos.
  • Anuncie o programa na intranet, no boletim informativo ou em outros canais de comunicação da organização.
  • Envie uma pesquisa para todos os seus usuários.

Executando o programa

Você planejou o programa e identificou os defensores que participarão dele. Agora, precisa apresentar aos defensores a estrutura que criou, garantir que eles cumpram suas responsabilidades, capacitá-los e recompensar sua participação. Considere estas práticas recomendadas adicionais ao executar o programa:

  • Crie um “Diretório de defensores de dados” ou outro recurso centralizado que ajude a organização a se comunicar com os defensores.
  • Faça um acompanhamento das atividades dos defensores, assegurando que eles correspondam às expectativas definidas originalmente.
  • Faça pesquisas de opinião regulares com os defensores para saber como está sendo sua experiência e encontrar formas de melhorar o programa.
  • Reavalie as necessidades comerciais, metas e métricas de sucesso originais.

 

Agradecemos seu feedback!