Funções e responsabilidades em uma equipe de projeto do Tableau

A equipe interdisciplinar do projeto inclui profissionais de TI/BI, administradores do Tableau e criadores de conteúdo selecionados (administradores de dados e criadores de conteúdo). A equipe multifuncional de projeto concentra-se no seguinte:

  • Estabelecer e manter a prática de análise, que inclui a definição de processos, políticas e diretrizes de Governança com o Tableau.
  • Definir funções e responsabilidades para gerenciar os dados da organização em conformidade com os requisitos comerciais e/ou regulatórios.
  • Planejar e executar a implantação do Tableau e implementar a visão da organização para análises modernas.
  • Revisar políticas e procedimentos periodicamente para se adaptar e evoluir com as mudanças nas necessidades de negócios.

 

Dependendo do tamanho da organização e do grau de especialização necessário para uma função específica, você pode descobrir que cada uma das funções listadas abaixo equivale a uma pessoa em uma organização grande, enquanto mais de uma pessoa pode assumir diferentes funções em organizações menores. O mais importante é que cada função seja preenchida no momento em que é necessária, e não o número de pessoas na equipe de projeto. O diagrama abaixo mostra onde as funções da equipe de projeto podem estar em uma hierarquia organizacional (em implantações maiores, é possível que cada uma das linhas de negócios tenha seu próprio líder da comunidade).

 

 

Observação: O Tableau Server e o Tableau Online são compatíveis com a multilocação. Os administradores do Tableau Server podem criar sites para separar os usuários e o conteúdo, delegar responsabilidades relacionadas a tarefas administrativas e designar administradores de site para gerenciarem sites específicos. Os administradores de sites do Tableau Online gerenciam as configurações de sites, criam projetos para organizar o conteúdo e delegam responsabilidades relacionadas a tarefas administrativas.

Funções dos profissionais de TI/BI

As funções dos profissionais de TI/BI são coletivamente responsáveis por integrar o Tableau à arquitetura da empresa e por disponibilizar os dados de maneira segura e governada para os usuários do Tableau. Os departamentos de TI e análise podem ser combinados ou separados; isso varia de empresa para empresa. O envolvimento deles é fundamental para o planejamento, instalação, configuração e gerenciamento e monitoramento contínuos da implantação.

 

Inicialmente, as reuniões devem ser realizadas semanalmente ou a cada duas semanas para planejar e monitorar o progresso da implantação com toda a equipe de projeto. Depois que uma rotina operacional é estabelecida, as reuniões podem passar a ser menos frequentes, a não ser que você esteja planejando atualizações, escalonando a infraestrutura do servidor ou integrando-se a outros sistemas.

 

Funções dos profissionais de TI/BI

Responsabilidades

Diretor de análise ou
Proprietário do serviço de TI

O diretor de análise é o proprietário do uso do Tableau, incluindo posicionamento e adequação da análise na organização, alinhamento com iniciativas estratégicas e capacitação de usuários/adoção.

Arquiteto corporativo

O arquiteto corporativo identifica os requisitos técnicos e integra o Tableau aos padrões de arquitetura corporativa.

 

Administrador de segurança e conformidade

O administrador de segurança e conformidade garante que a empresa esteja em conformidade com as políticas de segurança interna e segurança de dados e com requisitos regulatórios externos.

 

Administrador de banco de dados

O administrador de banco de dados (DBA) é responsável pelo trabalho de administração, monitoramento, manutenção e segurança dos bancos de dados da organização. Trabalhando de forma coordenada com os engenheiros de dados e administradores de dados, o DBA concederá acesso aos dados e ajudará a modelar, estruturar e otimizar as fontes de dados que se conectam ao Tableau.

Administrador de sistemas

O administrador de sistemas é responsável pelo trabalho de instalação, configuração, gerenciamento e manutenção do hardware e do sistema operacional no qual o Tableau Server ou o Tableau Bridge é instalado no data center ou na nuvem, além de aplicar as políticas da empresa em conformidade com a estratégia comercial e tecnológica.

Administrador de rede

O administrador de rede mantém as comunicações e a conectividade da rede, incluindo SSL, VPN, Tableau Bridge e rede móvel para acessar o Tableau Server.

 

Administrador de cliente

O administrador de cliente instala e configura o software cliente, incluindo drivers de banco de dados, o Tableau Desktop, o Tableau Prep Builder, o Tableau Mobile e o Tableau Bridge.

 

Gerente de projeto

O gerente de projeto garante que o projeto seja entregue dentro do prazo e do orçamento, montando equipes de forma eficaz e gerenciando os relacionamentos entre vários grupos distintos, bem como alocando e utilizando recursos com eficiência e mantendo uma equipe colaborativa, motivada e bem-sucedida.

Líder da comunidade

O líder da comunidade coordena esforços relacionados à capacitação de usuários, incluindo recursos de suporte, eventos de engajamento, promover a interação entre usuários dentro da empresa e divulgação da análise.

Observação: Nem todas as organizações terão um cargo dedicado para essas responsabilidades.

 

Funções dos administradores do Tableau

Os administradores do Tableau Server são responsáveis pela operação do aplicativo de servidor, enquanto os administradores de site do Tableau são responsáveis por seus respectivos sites, permissões, conteúdo e usuários, quando sites são usados.

Inicialmente, devem ser realizadas reuniões semanais ou quinzenais com toda a equipe do projeto para acompanhar o progresso da implantação, a utilização do conteúdo e o engajamento dos usuários. Depois que uma rotina operacional é estabelecida, as reuniões dos administradores podem passar a ser mensais, a menos que você esteja planejando fazer atualizações, modificando ou escalonando a infraestrutura do servidor ou habilitando novas funcionalidades, como dispositivos móveis, análises avançadas ou recursos extensíveis.

 

Função de administrador

Responsabilidades

Administrador do Tableau Server

O administrador do servidor tem total acesso às configurações do Tableau Server, a todos os sites no servidor, aos usuários/grupos e a todos os ativos de conteúdo, como projetos, fontes de dados e pastas de trabalho, com a finalidade de monitorar e manter a integridade geral do servidor.

 

Os KPIs para administradores do Tableau Server podem ser consultadas em Monitoramento do Tableau.

Administrador de site do Tableau

No Tableau Server, os administradores de site do Tableau criam e gerenciam os usuários e grupos do site, criam projetos para organizar o conteúdo do site e atribuem permissões para autorizar os usuários (grupos) a acessarem o conteúdo. Eles também promovem e certificam o conteúdo e medem o uso da análise no site.

No Tableau Online, os administradores de site são a função administrativa mais alta. Eles gerenciam as configurações de sites, criam projetos para organizar o conteúdo e delegam responsabilidades relacionadas a tarefas administrativas. Eles também promovem e certificam o conteúdo e medem o uso da análise no site.

 

Os KPIs para administradores de site do Tableau podem ser consultadas em Avaliação do engajamento e da adoção do Tableau pelos usuários.

 

 

Funções de criadores de conteúdo do Tableau

Os criadores de conteúdo incluem administradores de dados e autores de conteúdo. É importante que os indivíduos selecionados para a equipe de projeto tenham um bom entendimento dos dados e do setor, além de fornecerem contribuições significativas para o desenvolvimento de políticas e procedimentos organizacionais. Os criadores de conteúdo identificados na equipe de projeto são conhecidos como Defensores do Tableau. Para mais informações, consulte Processos de suporte da Tableau.

Durante a implantação inicial, os administradores de dados e autores de conteúdo devem criar fontes de dados certificadas e pastas de trabalho relevantes que os consumidores de conteúdo possam usar no lançamento. Quaisquer gargalos ou problemas levantados por esse grupo devem ser compartilhados com toda a equipe de projeto e/ou conselho executivo para consideração e resolução, dependendo do estágio da implantação.

Inicialmente, devem ser realizadas reuniões semanais ou quinzenais com toda a equipe do projeto para acompanhar o progresso da implantação, a utilização do conteúdo e o engajamento dos usuários. Devem ser realizadas reuniões semanais para criadores de conteúdo para compartilhar práticas recomendadas, planejar e monitorar a criação de conteúdo, o design do fluxo de trabalho e as métricas de utilização de conteúdo. Depois que uma rotina operacional é estabelecida, as reuniões podem passar a ser mensais, a não ser que você esteja testando atualizações ou habilitando novas funcionalidades, como dispositivos móveis, análises avançadas ou recursos extensíveis.

Função do criador de conteúdo

Responsabilidades

Administradores de dados

Os administradores de dados entendem o setor e a interação dos processos comerciais com a análise. Um administrador de dados garante a existência de diretrizes e procedimentos documentados pertinentes ao acesso e ao uso dos dados. Ele trabalha com o administrador de banco de dados e/ou os engenheiros de dados para planejar e aplicar uma política de conformidade e governança de dados em toda a empresa. Administradores de dados devem ter uma licença Creator do Tableau.

Autores de conteúdo

Os autores do conteúdo criam e publicam painéis e/ou fontes de dados. Eles também poderão ser um recurso para outros usuários que queiram aprimorar suas habilidades com o Tableau. Autores de conteúdo devem ter uma licença Creator do Tableau.

 

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.