Os fóruns de discussão e outras comunicações baseadas em bate-papo fornecem aos usuários informações em tempo real. Esses métodos também podem se tornar uma base de dados de conhecimento, pois os bate-papos arquivados podem responder a perguntas que surgirão no futuro. Configure um fórum de discussão do Tableau, sala de bate-papo e/ou canal (Slack, Yammer etc.) e convide todos os seus usuários do Tableau para participar.

Dependendo dos sistemas usados pela sua empresa, os fóruns de discussão e o bate-papo serão muito úteis para os gerentes da comunidade determinarem tópicos que possam precisar de mais atenção no treinamento ou nas atividades de engajamento. Nas discussões em estilo de fórum, perguntas e respostas podem ser categorizadas por tópico para facilitar pesquisas futuras. Para comunicações baseadas em canais, você pode obter um resultado semelhante com um canal por tópico ou um único canal de ajuda para todas as perguntas. Seja como for, facilitar essas conexões entre usuários fortalecerá sua comunidade.

Introdução

Criar seus próprios espaços comunitários pode ser um desafio, mas, depois de configurados, eles servirão como um ponto de encontro virtual para seus usuários. Os métodos abaixo podem ser usados para ajudar você a se preparar para o sucesso:

  • Defensores da comunidade: um comitê ou equipe de especialistas do Tableau pode servir de porta-voz para seus usuários e determinar como seus fóruns serão configurados com base nas necessidades deles. Manter esse grupo diversificado garantirá que você esteja planejado para as necessidades de todos os seus usuários.
  • Tipos de recursos: quais tópicos são mais importantes para seus usuários? Como eles preferem consumir conteúdo? Qual é a frequência com que você deve disponibilizar conteúdo? Responder a essas perguntas pode ajudar você a criar o conteúdo certo para sua base de usuários. Seus defensores da comunidade devem participar desta fase de planejamento.
  • Incentive a ajuda de autoatendimento: uma das maiores vantagens dos espaços comunitários é que eles possibilitam aos usuários resolverem seus próprios problemas e dúvidas aproveitando a experiência dos outros membros. Se você definir regras no nível do serviço relativas aos tempos de resposta para mensagens de bate-papo ou publicações, poderá dar aos usuários da comunidade a garantia de que eles serão ouvidos.
  • Funções e responsabilidades: uma comunidade bem-sucedida pode crescer rapidamente e influenciar todos os aspectos de uma organização. Certifique-se de que as funções da equipe que gerenciará seus fóruns internos estejam definidas com clareza. Confira alguns exemplos de funções de fóruns e salas bate-papo:
    • Administradores: monitoram a integridade e o desempenho geral dos fóruns
    • Moderadores: respondem a perguntas e interagem com os usuários do fórum
    • Embaixadores: funcionam como defensores e porta-vozes dos fóruns
  • Seja realista: defina as expectativas para seus fóruns desde o início no que diz respeito ao engajamento, aos tipos de conteúdo necessários e à atribuição de responsabilidades.
  • Comece pequeno: desenvolva de acordo com suas necessidades atuais, mas planeje-se para o futuro. Seus fóruns poderão começar pequenos, mas vão crescer com o tempo.

Criando seu fórum

Ao configurar seus próprios fóruns e espaços de bate-papo, tenha em mente algumas das práticas recomendadas abaixo:

  • Plataforma: busque padrões empresariais para aplicativos baseados em bate-papo e intranet que funcionam na sua organização. Pode ser algo que já exista na sua Intranet de capacitação no Tableau ou um aplicativo de bate-papo. O importante é que seus usuários saibam onde ir para se conectar com outros usuários do Tableau fora das Atividades internas da Tableau habituais.
  • Recursos fáceis de encontrar: crie espaços dedicados para os usuários encontrarem rapidamente recursos como guias de introdução ao Tableau, cálculos avançados e funcionários que possam oferecer orientação. Definir esses espaços com antecedência e preenchê-los com conteúdo fará com que seus usuários tenham o hábito de visitá-los com frequência.
  • Categorização: configure canais de bate-papo ou marque publicações no fórum com tópicos específicos para facilitar a pesquisa de conteúdo. Quanto maior se tornar sua comunidade, maior será a quantidade de conteúdo. Garanta que seus usuários possam encontrar de forma rápida e simples o que precisam.
  • Moderadores internos: identifique um grupo de usuários avançados que possam ajudar a moderar os fóruns, respondendo a perguntas, criando conteúdo e integrando novos usuários. Esses indivíduos também deverão ser especialistas do Tableau, capazes de ajudar seus usuários a realizarem até mesmo as tarefas mais complexas.
  • Use os dados: monitore como os usuários estão interagindo com os fóruns e quais tópicos são mais populares. Isso ajudará você a desenvolver o conteúdo e os planos de engajamento no fórum adequados para seus usuários, além de identificar conteúdo para as Atividades internas da Tableau habituais.

Com um bom planejamento, seus fóruns de discussão e espaços de bate-papo podem se tornar um recurso inestimável para impulsionar a adoção do Tableau em sua organização.

Bate-papo

Reserve um tempo para pesquisar, identificar e implementar a plataforma de bate-papo que atende à maioria das necessidades comerciais da sua empresa. Ao identificá-la, recomendamos:

  • Criar duas salas de bate-papo ou canais dedicados à capacitação: uma para anúncios (eventos futuros, implantações, manutenção) e outra para que os usuários façam perguntas sobre o Tableau.
  • Ter diretrizes claras de engajamento para redirecionar e treinar os usuários sobre como fazer perguntas ou onde encontrar recursos de treinamento ou perguntas frequentes.

Para mais informações sobre como transformar sua experiência de bate-papo e integrá-la ao programa Clínica de dados, consulte Guia de Implementação da Clínica de dados.

Aprenda com a Tableau

Aproveite os recursos do Fórum do Tableau abaixo para obter inspiração sobre como você deseja que os usuários interajam com seus fóruns e os tipos de guias que você pode criar:

Agradecemos seu feedback!