Exibições administrativas para monitoramento

Este conteúdo faz parte do Tableau Blueprint, uma estrutura de maturidade que permite ampliar e melhorar a forma como sua organização usa dados para gerar impacto. Para começar sua jornada, faça nossa avaliação(O link abre em nova janela).

Os dados do Tableau Server ou do Tableau Cloud podem ser analisados por meio de exibições administrativas padrão (Tableau Server| Tableau Cloud), exibições administrativas personalizadas e Aceleradores do Tableau.

As exibições administrativas são painéis incluídos no Tableau Server ou no Tableau Cloud que ajudam você a entender a utilização do sistema e como os usuários estão interagindo com o conteúdo, a fim de monitorar proativamente a atividade do sistema e outras tarefas agendadas.

Para acessar as exibições administrativas no Tableau Server ou no Tableau Cloud, sua função no site deve ser definida como Administrador do servidor ou Administrador de site. Os administradores do Tableau Server podem visualizar exibições administrativas de todas as atividades do servidor, enquanto administradores de site do Tableau têm acesso às exibições administrativas padrão do Tableau Server limitadas ao respectivo site. Para o Tableau Cloud, os administradores de site têm acesso às exibições administrativas padrão para seu respectivo site, bem como às exibições administrativas do Tableau Cloud, incluindo uma pasta de trabalho de introdução e fontes de dados selecionadas.

Acesse as exibições administrativas na página de status do servidor ou do site conforme mostrado a seguir.

Status do servidorStatus do site


PRÁTICA RECOMENDADA SUGERIDA:

Dedique tempo regularmente para entender os padrões de uso e o sistema de utilização do Tableau.

  • Tableau Server: entenda como está o desempenho do aplicativo no decorrer do dia. Observe atentamente as tarefas em segundo plano, como assinaturas e atualizações de extrações, para garantir que, sempre que possível, elas sejam executadas dentro do prazo e fora do horário/período de pico. É recomendável isolar os processos do Processador em segundo plano em seu próprio nó para cargas de trabalho com extrações pesadas.
  • Tableau Cloud: entenda o sucesso/as falhas das tarefas agendadas e a utilização de recursos do Tableau Bridge.

Exibições administrativas padrão

Confira abaixo descrições resumidas das exibições administrativas padrão que mais se aplicam aos administradores do Tableau Server e aos administradores de site do Tableau Cloud:

  • Tarefas em segundo plano para extrações — Análise pormenorizada de tarefas de extração concluídas, pendentes e com falha, com detalhes completos das causas de erros. (Tableau ServerTableau Cloud)
  • Tráfego para as fontes de dados conectadas ao Bridge — (Tableau Cloud)
  • Extrações do Bridge – (Tableau Cloud)
  • Tarefas em segundo plano para não extrações — Análise pormenorizada de tarefas em segundo plano de não extração concluídas, pendentes e com falha, com detalhes completos das causas de erros. (Tableau ServerTableau Cloud)
  • Atraso nas tarefas em segundo plano — Diferença entre os tempos iniciais agendado e real das tarefas em segundo plano. Essa exibição pode ajudar a identificar pontos em que é possível melhorar o desempenho do servidor redistribuindo agendamentos de tarefas e otimizando tarefas. Atrasos nas tarefas em segundo plano são uma métrica importante para determinar se você deve isolar os processos do Processador em segundo plano e escalonar horizontalmente de modo a adicionar mais capacidade para atualizações de dados. (Tableau Server)
  • Estatísticas dos tempos de carregamento — Exibição dos tempos de carregamento e do histórico de desempenho. (Tableau Server)
  • Desempenho das exibições — Distribuição geral do tempo de carregamento da exibição e as exibições mais lentas em um período de tempo determinado. Compare picos no número de sessões com picos de tempos de carregamento lentos para identificar os horários do dia em que um tráfego de usuários elevado está causando lentidão no servidor. (Tableau Server)
  • Desempenho das execuções do fluxo – Use para ver o histórico de desempenho de todos os fluxos em um site. (Tableau ServerTableau Cloud)
  • Estatísticas para utilização do espaço — Espaço usado por pastas de trabalho e fontes de dados publicadas, incluindo extrações e conexões em tempo real. (Tableau ServerTableau Cloud).
  • Espaço em disco do servidor — Utilização atual e anterior do espaço em disco, por nó de servidor. Use a exibição Espaço em disco do servidor para ver quanto espaço em disco está sendo usado nos servidores que executam o Tableau Server, em que espaço em disco refere-se apenas à partição em que o Tableau Server está instalado. Você também pode usar essa exibição para identificar mudanças repentinas no uso do espaço em disco. (Tableau Server)
  • Conteúdo obsoleto — (Tableau ServerTableau Cloud)
  • Uso da licença do Tableau Desktop — Resumo do uso para as licenças do Tableau Desktop. Gerencie licenças com eficiência e determine se você precisa de mais ou menos licenças. Essa exibição está disponível apenas para administradores de servidor.
  • Expirações da licença do Tableau Desktop — Informações sobre a validade para as licenças do Tableau Desktop. Essa exibição está disponível apenas para administradores de servidor.

As seguintes exibições administrativas padrão serão monitoradas principalmente por administradores de site e líderes de projeto, conforme abordado em Avaliação do engajamento e da adoção do Tableau pelos usuários

PRÁTICA RECOMENDADA SUGERIDA:

Publique as pastas de trabalho de administrador do Tableau para criar alertas acionados por dados alinhados com seus limites.

  • Tableau Server: você deve publicar e extrair as pastas de trabalho de exibições administrativas padrão e configurar alertas. Após abrir as exibições administrativas no Tableau Server, você pode copiar a pasta de trabalho temporária para o seu computador, abri-la no Tableau Desktop e publicá-la no Tableau Server para que outras pessoas possam visualizá-la. Nas versões 10.x a 2018.1 do Tableau Server , o local é “Tableau Server\data\tabsvc\temp”. Na versão 2018.2 e posteriores, ela pode estar em qualquer processo do VizQL Server. Por exemplo: Tableau Server\data\tabsvc\temp\vizqlserver_1.20182.18.0627.2230.

    Na pasta de trabalho de exibições administrativas, configure alertas acionados por dados nas exibições Estatísticas para uso do espaço e Estatísticas para tempos de carregamento para identificar quais pastas de trabalho e fontes de dados excederam o limite de tamanho ou o tempo de carregamento esperado conforme seus padrões de governança. Por exemplo, se você tiver um padrão de tempo de carregamento < 10 segundos, o alerta acionado por dados notificará você sobre tempos de carregamento > 10 segundos. Da mesma forma, se você tiver um padrão de 1 GB para tamanho de pasta de trabalho ou fonte de dados, o alerta acionado por dados notificará você sobre pastas de trabalho ou fontes de dados > 1 GB.

  • Tableau Cloud: copie a pasta de trabalho de introdução com informações administrativas para um novo projeto e defina seus alertas. Alguns exemplos são atividade de logon, para ver se sua base de usuários está inferior a um certo limite, e atividade de publicação.

Exibições administrativas personalizadas

As exibições administrativas personalizadas são úteis para uma análise mais profunda dos comportamentos do usuário e dos KPIs específicos da organização identificados. No caso do Tableau Server, é possível começar com as exibições administrativas padrão, conectar-se ao Repositório do Tableau Server para criar as próprias conexões e usar as informações do Tableau Server, que são fontes de dados selecionadas para desempenhar análises relevantes em sua implantação.

PRÁTICA RECOMENDADA SUGERIDA:

Conceda permissão às fontes de dados de informações do Tableau Server ou de informações administrativas do Tableau Cloud como um ponto de partida para análises mais aprofundadas feitas por outras pessoas em exibições administrativas personalizadas. Para saber mais sobre o gerenciamento de informações administrativas do Tableau Cloud, consulte Dicas para gerenciar informações administrativas.

Disponível para download no GitHub, as fontes de dados das informações do Tableau Server são mostradas abaixo:

  • Tarefas em segundo plano do TS — Usadas principalmente para analisar tarefas de atualização de extração e assinatura executadas nos processos do Processador em segundo plano.
  • Conteúdo do TS — Dados resumidos para cada exibição, pasta de trabalho e fonte de dados publicada no Tableau Server.
  • Conexões de dados do TS — Mapeia as pastas de trabalho e as fontes de dados publicadas para suas conexões de dados subjacentes. Serve para esclarecer quais pastas de trabalho se conectam a qual fonte de dados e, por sua vez, a quais bancos de dados essa fonte de dados se conectará.
  • Eventos do TS — Uma fonte de dados de auditoria mestre que mostra os eventos que ocorrem no Tableau Server: logon de usuários, acesso de visualizações, publicação de conteúdo etc.
  • Usuários do TS — Informações agregadas sobre a atividade de usuários.
  • Solicitações da Web do TS — Solicitações feitas por meio do componente de servidor Web do Tableau Server. Serve para entender a interação dos usuários com as visualizações, bem como para monitorar o desempenho.

Os administradores de site do Tableau Cloud criarão o projeto e as fontes de dados de informações administrativas. Inicialmente, este projeto e o conteúdo estão visíveis somente para administradores de site. Os administradores de site do Tableau Cloud devem considerar quem se beneficiará desses dados e conceder as permissões adequadamente. As fontes de dados das informações administrativas do Tableau Cloud são mostradas a seguir:

  • Eventos do TS — Uma fonte de dados de auditoria mestre que mostra os eventos: logon de usuários, acesso de visualizações, publicação de conteúdo etc.
  • Usuários do TS — Informações agregadas sobre a atividade de usuários.

 

Aceleradores do Tableau

Os Aceleradores do Tableau são painéis predefinidos projetados para ajudar você a começar rapidamente suas análises de dados. Nossa coleção de Aceleradores inclui dois painéis que os administradores podem usar para melhorar os tempos de carregamento do painel em escala. Para saber mais, veja o blog do Tableau.

Acesse o conjunto completo de Aceleradores no Tableau Exchange e no Tableau Desktop. Além disso, alguns Aceleradores estão disponíveis para uso ao criar uma pasta de trabalho no Tableau Cloud.

Servidores locais seguros

Para impedir que usuários com permissões de publicação/exploração se conectem a recursos do Tableau Server aos quais não deveriam ter acesso, siga as etapas a seguir para configurar e proteger seus servidores locais.

  1. Crie uma conta de usuário do PostgreSQL.

  2. Dê o seguinte nome a ela: tbladminviews

  3. Selecione os privilégios mínimos para exibições administrativas.

  4. Altere os modelos de pasta de trabalho das exibições administrativas a fim de usar tbladminviews em vez de tblwgadmin.

  5. Adicione a política de IP de conexão para negar endereços IP privados (não roteáveis):

    1. Altere a regra padrão de IP de conexão para Permitir.

      tsm configuration set -k ConnectionIPDefaultRule=ALLOW

    2. Negue endereços IP privados (não roteáveis)

      tsm configuration set -k ConnectionIPDenyRanges=127.0.0.1,192.168.0.0-192.168.255.255,172.16.0.0-172.31.255.255,10.0.0.0-10.255.255.255

Agradecemos seu feedback!Seu feedback foi enviado. Obrigado!