Use aceleradores para visualizar dados rapidamente
Os aceleradores do Tableau são painéis pré-criados projetados para ajudar você a obter um impulso inicial na análise de dados. Adaptados a setores específicos e aplicativos corporativos, os Aceleradores são criados com dados de amostra que você pode trocar por seus próprios dados, permitindo que você descubra insights com configuração mínima.
Onde encontrar aceleradores
Você pode acessar o conjunto completo de Aceleradores no Tableau Exchange e no Tableau Desktop. Além disso, alguns Aceleradores estão disponíveis para uso quando você cria uma pasta de trabalho no Tableau Cloud.
No site do Tableau Exchange
Visite a página Aceleradores no site do Tableau Exchange. Você pode filtrar para encontrar Aceleradores com base no setor ao qual se aplicam e no tipo de dados aos quais se conectam.
Faça login no site do Tableau Exchange. Caso não tenha uma conta, crie uma.
Quando você encontrar um Acelerador que deseja usar, selecione Download para obter o arquivo TWBX.
Como os Aceleradores são simplesmente pastas de trabalho empacotadas, você pode abrir o arquivo baixado no Tableau Desktop ou carregá-lo em seu site em Tableau Cloud ou no Tableau Server. Para obter informações sobre como carregar pastas de trabalho, consulte Carregar pastas de trabalho em um site do Tableau.
No Tableau Desktop
Na página inicial do Tableau Desktop, selecione Mais aceleradores.
Os Aceleradores nesta lista são os mesmos mostrados no site do Tableau Exchange, com a conveniência adicional de que você pode abrir os Aceleradores sem sair do Tableau Desktop.
Quando você encontrar um Acelerador que deseja usar, selecione Abrir para começar a trabalhar com ele.
Em Tableau Cloud
Um número limitado de Aceleradores está disponível para você usar ao criar uma pasta de trabalho em Tableau Cloud. Esses aceleradores se conectam a dados baseados em nuvem, como Salesforce, ServiceNow ITSM, LinkedIn Sales Navigator, Marketo e Oracle Eloqua.
- Se você for um Creator em Tableau Cloud, navegue até a página Inicial ou Explorar, em seguida, selecione o botão Novo e selecione Pasta de trabalho.
Observação: os administradores de site também podem acessar os Aceleradores na página inicial, na seção rotulada Aceleradores.
- Na parte superior da janela Conectar-se aos dados, selecione Acelerador para navegar em Aceleradores disponíveis para conectar Tableau Cloud.
Você pode carregar Aceleradores do Tableau Exchange para Tableau Cloud e usá-los como faria no Tableau Desktop. No entanto, você precisará seguir as instruções do Tableau Desktop para colocar seus dados no Acelerador em vez das instruções do Tableau Cloud.
Usar um Acelerador do Tableau Exchange
Siga as instruções nesta seção para usar um Acelerador que você baixou do site do Tableau Exchange ou abriu no Tableau Desktop. Para obter instruções sobre como usar Aceleradores ao criar uma pasta de trabalho em Tableau Cloud, consulte Usar um acelerador diretamente em Tableau Cloud.
Adicionar seus dados ao Acelerador no Tableau Desktop
Use o mapeador de dados
O mapeamento de dados foi introduzido para um número limitado de Aceleradores no Tableau Desktop em 2023.1.
A partir de 2023.2, o mapeador de dados agora:
- Salva suas seleções, se você fechá-lo, para que possa continuar de onde parou
- Permite alternar entre diferentes fontes de dados conectadas
- Aceita um número maior de Aceleradores
O mapeador de dados ajuda você a se conectar aos dados e mapear os campos em seus dados para aqueles necessários para o Acelerador. Se o Acelerador que você baixou for compatível com o mapeador de dados, aparecerá um prompt para ajudar você a começar. Para encontrar Aceleradores compatíveis com o mapeador de dados, selecione o filtro Mapeamento de dados ativado no site do Tableau Exchange.
Para Aceleradores que não suportam o mapeador de dados, siga as instruções para Adicione seus dados manualmente.
Quando você abre um Acelerador, o mapeador de dados é aberto. Selecione Iniciar.
Se você fechar o mapeador de dados, poderá reabri-lo a qualquer momento selecionando Abrir mapeador de dados no menu Dados.
Se você já se conectou aos dados, selecione a fonte de dados a ser usada para mapeamento. Caso contrário, selecione Conectar aos dados e selecione o arquivo ou dados baseados em nuvem para usar com o Acelerador.
Para fontes de dados não publicadas com mais de uma tabela, você deve adicionar dados à tela para que o Tableau possa acessar os campos. Se você vir um prompt para configurar seus dados, arraste uma ou mais tabelas ou planilhas para a tela da fonte de dados. Os dados que você adicionar estarão disponíveis para mapear o Acelerador.
Para obter mais informações sobre a criação da fonte de dados, consulte Usar relações para análise de dados de várias tabelas.
Depois de adicionar seus dados, seus campos aparecem na coluna Para no mapeador de dados. Para cada campo Acelerador, selecione um campo do mesmo tipo de dados de seus dados. Passe o mouse sobre os campos para ver detalhes sobre eles.
Se você perceber que um campo em seus dados está marcado como o tipo errado, altere o tipo de dados para que ele possa ser mapeado. Para saber como, consulte Tipos de dados.
Se você quiser alternar a fonte de dados que está usando para mapeamento de dados, selecione o nome da fonte de dados após Para, em seguida, selecione quaisquer outras fontes de dados que você conectou ou selecione Nova fonte de dados. A troca da fonte de dados limpa todas as seleções feitas.
O indicador no canto inferior esquerdo do mapeador de dados mostra quantos campos você atribuiu. Depois de concluir suas tarefas, selecione Substituir dados.
Quaisquer campos que você deixar não mapeados farão com que os painéis que usam esses campos quebrem. Isso ocorre porque todos os dados de amostra são removidos do Acelerador quando você substitui os dados.
Seus dados substituem os dados de amostra no Acelerador. Antes de fechar o mapeador de dados, verifique os painéis para certificar-se de que os dados foram mapeados conforme o esperado. Se você notar problemas com os dados, selecione Faça mudanças para retornar à tela de atribuição. Faça seus ajustes e substitua os dados novamente.
A partir do Tableau Desktop 2023.2, se quiser fazer ajustes depois de fechar o mapeador de dados, selecione Dados > Abrir mapeador de dados para refinar suas seleções. No Tableau Desktop 2023.1, as seleções feitas não persistem e, se reabrir o mapeador de dados, será necessário repetir o processo de adição de uma fonte de dados e atribuição de cada campo.
Adicione seus dados manualmente
Existem dois métodos pelos quais você pode adicionar seus dados ao Acelerador: substituir a fonte de dados por uma nova fonte de dados (método 1) ou adicionar uma nova conexão à fonte de dados existente (método 2).
Método 1 | Método 2 |
---|---|
Funciona com fontes de dados com mais de uma tabela. | As fontes de dados devem ter apenas uma tabela física. |
Permite alterar os nomes dos campos no Tableau Desktop para corresponder ao Acelerador. | Não permite alterar os nomes dos campos no Tableau Desktop, o que significa que os nomes dos campos em sua fonte de dados devem corresponder aos campos no Acelerador. |
Não preserva a estrutura de pastas no Acelerador. | Preserva a estrutura de pastas, que mantém organizados os campos utilizados pelo Acelerador. |
Método 1: substituir a fonte de dados
Use este método se estiver adicionando uma fonte de dados com várias tabelas.
Com o Acelerador aberto no Tableau Desktop, selecione Dados > Nova fonte de dados.
Conecte os dados que deseja usar. Para obter mais informações, consulte Conectar aos dados. Se você estiver usando o Salesforce Accelerator, certifique-se de que sua conta tenha acesso de API à sua instância do Salesforce.
Na guia Fonte de Dados, arraste as tabelas para a tela para criar sua nova fonte de dados. Para obter mais informações, consulte Usar relações para análise de dados de várias tabelas.
Navegue até um painel e selecione o ícone Ir para planilha para uma das planilhas listadas.
Você só pode substituir dados de uma planilha, não de um painel ou guia de história. Para obter mais informações sobre os tipos de planilhas em uma pasta de trabalho, consulte Pastas de trabalho e planilhas.
Selecione Dados > Substituir fonte de dados. Para obter mais informações, consulte Substituir fontes de dados.
Em Substituição, selecione a fonte de dados que você adicionou e selecione OK.
No painel Dados, clique com o botão direito do mouse na fonte de dados original e selecione Fechar. Para obter mais informações, consulte Fechar fontes de dados.
Corrigir referências quebradas
Se a nova fonte de dados não tiver os mesmos nomes de campo que a original, partes do Acelerador ficarão em branco. Substitua as referências quebradas, para que elas usem os campos corretos de sua nova fonte de dados.
Navegue até um painel e selecione o ícone Ir para planilha para uma das planilhas listadas.
No painel Dados, identifique os campos obrigatórios para o Acelerador. A página Acelerador no Tableau Exchange deve listar esses campos na seção de descrição.
Substitua as referências de campo por todos os campos marcados com um ponto de exclamação vermelho.
Para obter mais informações, consulte Substituir referências de campo.
Método 2: editar a fonte de dados
Use este método se você tiver uma fonte de dados com apenas uma tabela física que possa substituir diretamente a tabela física no Acelerador.
Com o Acelerador aberto no Tableau Desktop, selecione a guia Fonte de dados.
Ao lado de Conexões, selecione Adicionar. Conecte os dados que deseja usar. Para obter mais informações, consulte Conectar aos dados.
Na tela da fonte de dados, clique duas vezes na tabela lógica para abrir a tabela física. Para obter mais informações sobre tabelas lógicas e físicas, consulte Camadas de modelo de dados.
Arraste a tabela da fonte de dados que você adicionou e solte-a na tabela física existente para substituir os dados de amostra. Sua fonte de dados deve ser apenas uma tabela física.
Em conexões, clique com o botão direito do mouse na conexão dos dados de amostra e selecione Remover.
Usar um acelerador diretamente em Tableau Cloud
Um número limitado de Aceleradores está disponível para você usar ao criar uma pasta de trabalho em Tableau Cloud. Esses Aceleradores solicitam que você se conecte diretamente a uma fonte de dados baseada em nuvem, em vez de exigir que você adicione dados manualmente.
No Tableau Cloud, crie uma nova pasta de trabalho.
Na parte superior da janela Conectar-se a dados, selecione Acelerador.
Na lista de designs pré-criados, encontre uma opção que reflita a fonte de dados e as métricas empresariais necessárias e selecione Usar painel.
Para ver rapidamente a aparência de uma pasta de trabalho com dados de exemplo, selecione Continuar sem entrar. Ou selecione Continuar para criar uma pasta de trabalho com seus dados.
Especifique um nome para a pasta de trabalho e o projeto que a contém.
Se você optar por criar uma pasta de trabalho com seus dados, conecte-se à sua fonte de dados. Enquanto o Tableau prepara uma extração de seus dados, os dados de amostra são exibidos para que o layout possa ser explorado.
Observação: se você baixar um Acelerador do Tableau Exchange com a intenção de carregá-lo no Tableau Cloud, precisará substituir os dados seguindo as instruções em Usar um Acelerador do Tableau Exchange.
Alterar as permissões para compartilhar os Aceleradores com colegas
Por padrão, para evitar a exposição de dados confidenciais, as pastas de trabalho dos Aceleradores são visíveis apenas para autores e administradores. Para compartilhar um Acelerador com seus colegas, siga estas etapas:
No Tableau Cloud, navegue até a pasta de trabalho(O link abre em nova janela) do Acelerador.
Na pasta de trabalho, selecione Ações > Permissões.
Conceda permissões de Exibição para qualquer usuário ou grupo que você deseja ver no painel. Para obter mais informações, consulte Editar permissões(O link abre em nova janela) na ajuda do Tableau Cloud.
Substituir dados de amostra pelos seus dados
Se você optar por usar os dados de amostra em um painel, poderá substituí-los por seus dados a qualquer momento.
No Tableau Cloud, navegue até a pasta de trabalho(O link abre em nova janela) do Acelerador.
Na guia Fontes de dados, selecione a fonte de dados. No menu Ações, escolha Editar conexão.
Para autenticação, selecione Credenciais inseridas na conexão e escolha uma conta de usuário existente ou adicione uma nova. Em seguida, selecione Salvar.
Na guia Agendas de atualização, selecione a agenda. No menu Ações, selecione Executar agora.
Corrigir as exibições esmaecidas substituindo os nomes de campos
Se a sua organização personalizou a estrutura de dados para um sistema baseado em nuvem, talvez seja necessário combinar essas alterações nos Aceleradores depois que os dados forem carregados. Por exemplo, se a sua organização tiver renomeado o campo “Conta” do Salesforce para “Cliente”, será necessário fazer uma alteração correspondente nos Aceleradores para evitar que as exibições fiquem esmaecidas, como mostrado abaixo:
Substitua as referências de campo para corrigir os campos corrompidos.
No painel, clique em Editar.
Navegue diretamente para a planilha esmaecida(O link abre em nova janela).
No painel Dados à esquerda, procure por pontos de exclamação vermelhos (!) ao lado dos nomes de campos, que indicam que sua organização usa nomes diferentes.
Clique com o botão direito do mouse em cada um desses campos e selecione Substituir referências. Em seguida, selecione o nome de campo correto na lista.
Corrigir painéis em branco alterando os intervalos de datas padrão
Se um painel estiver totalmente em branco, a causa provável é um intervalo de datas padrão que não corresponde às datas nos dados de origem.
Baixe a pasta de trabalho(O link abre em nova janela) e abra-a no Tableau Desktop.
Selecione a guia Fonte de dados.
No canto superior esquerdo, selecione a seta ao lado do nome da fonte de dados e Editar conexão. Em seguida, faça logon.
Especifique um intervalo de datas que reflita as datas nos seus dados e selecione Conectar.
Selecione Servidor > Publicar fonte de dados para atualizar as extração de dados no Tableau Cloud.