Este tópico o orienta pelo processo de configuração de compartilhamento de rede como o Armazenamento de arquivos de uma nova instalação do Tableau Server. Se estiver tentando fazer isso em uma instalação existente do Tableau Server que tem o Armazenamento de arquivos funcionando localmente, consulte Reconfigurar Armazenamento de arquivos.

Pré-requisitos

  • Você deve usar o Tableau Server 2020.1 ou versões posteriores.
  • Você deve ter solução de compartilhamento de rede para uso como sua opção de armazenamento. Para recomendações sobre a solução de armazenamento, consulte Considerações de desempenho para armazenamento de arquivos externo.

    Usar compartilhamentos SMB para instalações do Windows.

    Estimativa do tamanho do armazenamento: você deve levar em consideração a quantidade de armazenamento necessária para publicar e atualizar as extrações. Além disso, você também deve levar em consideração o tamanho do backup do repositório, a menos que escolha especificamente a opção de fazer o backup do repositório separadamente, conforme descrito no tópico Opção 2: repositório de backup separadamente

    • Extrações:
      • Considere o número de extrações que será publicado no Tableau Server e o tamanho de cada extração. Teste as suas necessidades ao publicar várias extrações no Tableau Server e, em seguida, verifique o espaço em disco usado. Você pode usar essa quantidade de espaço em disco para ajudar a descobrir quantas extrações serão publicadas no Tableau Server no decorrer do tempo, além de como cada extração existente terá o tamanho aumentado.
      • Considere o espaço necessário pelo diretório temp durante uma atualização de extração. O diretório temp, que armazena uma extração durante a atualização, pode necessitar de um tamanho três vezes maior que o do arquivo final.

    • Backup do repositório:
      • Para obter uma estimativa dos dados do repositório, verifique o tamanho do diretório <data directory>/pgsql/data/base.

      • Para obter o tamanho exato dos dados de repositório, abra o arquivo de backup e use o tamanho do arquivo workgroup.pg_dump.
  • Você deve ter uma licença válida do Advanced Management ativada no servidor. Para saber mais sobre o Advanced Management, consulte Sobre o Tableau Advanced Management no Tableau Server.

Instalar o Tableau Server com o armazenamento de arquivos externo

Você pode instalar o Tableau Server com o Armazenamento de arquivos usando um compartilhamento de rede para armazenar dados do Tableau Server. Essa solução substitui a necessidade de executar o processo do Armazenamento de arquivos localmente. Para saber mais sobre essa solução e seus benefícios, consulte Armazenamento de arquivos externo do Tableau Server.

Use as etapas a seguir para instalar o Tableau Server com o Armazenamento de arquivos externo durante a instalação:

Etapa 1: configurar um compartilhamento de rede

No seu servidor de arquivos:

  1. Crie e compartilhe um diretório para usar como o Armazenamento de arquivos externo do Tableau Server.
  2. Certifique-se de que o compartilhamento de rede seja acessível como um diretório no mesmo local em todos os nós do Tableau Server.
  3. Crie o diretório do Tableau no compartilhamento de rede e dê acesso total ao Serviço de rede e à conta de usuário de domínio que você planeja usar para o usuário Run As.

    Recomendamos chamar o diretor de 'tableau'.

    \\hostname\<network share>\tableau\

    Observação:
    - A conta do Serviço de rede pode ser usada para acessar recursos em computadores remotos no mesmo domínio do Active Directory, mas recomendamos configurar uma conta de domínio o serviço Run As para usar nesse cenário. Para obter mais informações, consulte Conta de serviço Run As.
    - Serviços que funcionam como a conta do Serviço de rede acessam os recursos de rede usando as credenciais da conta do computador no formato <domain_name>\<computer_name>$.
    Se você estiver usando o Active Directory para gerenciar permissões e acesso dos usuários, aqui está uma maneira recomendada de gerenciar as permissões para o compartilhamento da rede:
    - Crie um grupo de segurança do Active Directory.
    - Adicione as contas do computador do cluster Tableau juntamente com o usuário Run-As a esse grupo.
    - Conceda acesso ao grupo de segurança no compartilhamento de rede. Desta forma, se você precisar adicionar ou remover um computador do cluster, basta fazer a alteração para o grupo de segurança.

  4. Valide se o compartilhamento de rede está configurado corretamente: no Tableau Server, execute um comando para gravar em um compartilhamento de rede e confirme que você é capaz de gravar nele.

     

Etapa 2: baixar e instalar o TSM

  1. Baixe o do instalador do Tableau Server.
  2. Abra um prompt de comando como um usuário com acesso de administrador no computador em que deseja instalar o Tableau Server.
  3. Execute o programa de instalação a partir da linha de comando usando as opções /SILENT e /ACCEPTEULA:

    tableau-setup-tsm-<branch>.<build>-x64.exe/SILENT/ACCEPTEULA

    Observação: há várias opções de instalação diferentes que você pode especificar durante a instalação da CLI, por exemplo, para alterar os caminhos de instalação e logs ou especificar a porta do controlador do TSM. Para obter uma lista completa dos switches que você pode especificar durante a instalação da CLI, consulte Instalar switches e propriedades do Tableau Server.

Etapa 3: ativar e registrar o Tableau Server

Forneça a chave do Tableau Server e do Advanced Management na etapa de ativação. Você precisará executar o seguinte comando duas vezes, primeiro com a chave do produto Tableau Server e, em seguida, a chave do produto do Advanced Management:

tsm licenses activate -k <product key>

Etapa 4. Permitir armazenamento de arquivo externo

A configuração do Tableau Server com repositório externo só pode ser feita usando a CLI do TSM.

  1. Habilite o recurso de armazenamento de rede usando os seguintes comandos tsm:

    tsm topology external-services storage enable --network-share \\hostname\<network share>\tableau\

    O programa de configuração cria automaticamente a seguinte estrutura de diretório no compartilhamento:

    Backups de dados PostgreSQL:

    tableau_data\tabsvc\pg_backups

    Observação: esse diretório será criado na primeira vez que você criar um backup.

    Extrações e revisões de livros:

    tableau_data tabsvc\dataengine\extracts

    tableau_data\tabsvc\dataengine\revisions

Etapa 5: definir as configurações iniciais do nó

Siga as instruções fornecidas no tópico Configurar as definições do nó inicial.

Etapa 6: concluir a instalação

Crie a conta administrativa inicial do Tableau Server.

  • Se tiver configurado um armazenamento de identidades local, especifique um nome e senha que deseja usar.
  • Caso tenha configurado um repositório de identidades do LDAP ou do Active Directory durante a instalação, será preciso especificar uma conta de usuário membro do diretório.

Para criar o usuário inicial, execute o comando tabcmd a seguir:

tabcmd initialuser --server localhost:80 --username '<new-admin-username>'

Depois de executar o comando, o shell solicitará uma senha administrativa.

Etapa 7: tarefas de pós-instalação

Após criar a conta de administrador do Tableau Server, continue a instalação trabalhando por meio das etapas de configuração descritas nos tópicos Tarefas pós-instalação.

Quem pode fazer isso

Os administradores do Tableau Server podem instalar e configurar o Tableau Server e o Armazenamento de arquivos externo. Além disso, você deve ter permissões e acesso para configurar o compartilhamento de rede e usar com o Tableau Server.

Próximo

Backup e restauração com o Armazenamento de arquivos externo

Agradecemos seu feedback!