Armazenamento de arquivos externo do Tableau Server

Este tópico fornece uma visão geral do Armazenamento de arquivos externo do Tableau Server.

O Armazenamento de arquivos do Tableau Server armazena extratos e revisões de pastas de trabalho. Normalmente, o Armazenamento de arquivos do Tableau Server é um processo integrado que é instalado localmente no Tableau Server. A partir do Tableau Server 2020.1, você pode configurá-lo para usar um armazenamento externo para armazenar os dados do Armazenamento de arquivos. O armazenamento externo deve ser anexado à rede - um armazenamento de arquivos dedicado que permite que vários usuários e dispositivos de cliente heterogêneos recuperem dados de uma capacidade de disco centralizada. Os usuários de uma rede de área local (LAN) acessam o armazenamento compartilhado por meio de uma conexão Ethernet padrão.

Com esse novo recurso, agora o Tableau Server pode ser configurado de duas maneiras:

  • Instalar o Armazenamento de arquivos localmente, o que significa que o Armazenamento de arquivos está instalado nos nós do Tableau Server.
  • Use o Armazenamento de arquivos externos (a partir de 2020.1).

Por que usar o armazenamento de arquivos externo?

O uso de armazenamento externo tem os seguintes benefícios principais em relação à instalação do Armazenamento de arquivos localmente:

  • Melhorar o tempo de backup: as tecnologias de backup instantâneo são eficientes e ao usar o backup instantâneo dos dados do Tableau, você pode esperar reduzir significativamente a quantidade de tempo que leva para fazer um backup do Tableau.
  • Localização centralizada: quando o Armazenamento de arquivos é instalado localmente, os dados precisam ser replicados em vários nós do Armazenamento de arquivos, o que consumirá a largura de banda da rede. Mover dados para um local centralizado eliminará a necessidade de execução do Armazenamento de arquivos em vários nós em um cluster do Tableau e a replicação entre os nós. Isso também pode reduzir os requisitos de espaço em disco em um nó individual, além de reduzir o uso da largura de banda da rede, uma vez que os dados não serão replicados em vários nós.

Gerenciamento do armazenamento de arquivos externo

Gerenciamento de licenças

Para configurar o Armazenamento de arquivos externo, você deve primeiro ativar esse recurso usando as chaves do produto do Server Management Add-on. Para obter mais informações, consulte Sobre o Tableau Complemento de gerenciamento do servidor. Se você não tiver as chaves do Server Management Add-on ativadas ou se as licenças expiraram, você observará o seguinte comportamento:

  • Se tentar configurar o Tableau Server com o Armazenamento de arquivos externo durante a instalação, você verá uma mensagem de erro, mas poderá continuar a instalação e o repositório do Tableau Server será instalado localmente.
  • Se você já estiver usando o Armazenamento de arquivos externo e a licença do Server Management Add-on expirar, você observará o seguinte comportamento:
    • Ocorrerá uma falha no servidor durante a reinicialização.
    • Ocorrerá uma falha nos backups.
    • Se você não tiver mais uma licença válida do Server Management Add-on, mas tiver uma licença válida do Tableau Server, poderá migrar o Armazenamento de arquivos externo para o Armazenamento de arquivos local para que o servidor funcione novamente. Para obter mais informações sobre como migrar do repositório externo para o repositório local, consulte Reconfigurar Armazenamento de arquivos.

Cenários de migração compatíveis

  • Como mover o Armazenamento de arquivos instalado localmente no Tableau Server para um armazenamento gerenciado externamente (armazenamento anexado à rede).
  • Mova o Armazenamento de arquivos do armazenamento gerenciado externamente para o Tableau Server.

Backup e restauração

O backup no Tableau Server com o Armazenamento de arquivos externo é diferente de como você criaria o backup ao instalar o Armazenamento de arquivos localmente. Para obter mais informações sobre como fazer backup e restauração no Tableau Server com o Armazenamento de arquivos externo, consulte Backup e restauração com o Armazenamento de arquivos externo.

Considerações de alta disponibilidade

O Tableau Server não gerencia ou configura a alta disponibilidade para o Armazenamento de arquivos externo. O armazenamento gerenciado pode ter soluções que ofereçam suporte à redundância e alta disponibilidade.

Topologia

Ao configurar o Tableau Server com o Armazenamento de arquivos externo, você não executará mais o Armazenamento de arquivos localmente. A página Status do servidor indicará que o processo do Armazenamento de arquivos está em um nó externo.

Quando o Armazenamento de arquivos é configurado externamente ao Tableau Server, o Processador de dados e o Armazenamento de arquivos não são mais co-localizados. Durante a instalação, o Processador de dados continuará a ser instalado automaticamente com outros processos, conforme descrito em Processador de dados do Tableau Server, exceto no Armazenamento de arquivos. No entanto, ao configurar o Tableau Server configurado com o Armazenamento de arquivos externo, poderá instalar o Processador de dados em um nó separado sem quaisquer outros processos.

Quando o Armazenamento de arquivos estiver configurada externamente, o Processador de dados acessará os dados do Armazenamento de arquivos (extrações) no sistema de armazenamento em toda a rede. Para garantir que o sistema geral atenda aos requisitos, há algumas coisas que você deve considerar para sua rede e sistema de armazenamento. Para obter mais informações, consulte Considerações de desempenho para armazenamento de arquivos externo.

O diagrama abaixo é uma versão resumida da topologia do Tableau Server com o Armazenamento de arquivos externo.

O diagrama abaixo é uma versão detalhada da topologia do Tableau Server com o Armazenamento de arquivos externo e mostra todos os processos instalados em cada nó.

 

Próximo

Instalar o Tableau Server com o armazenamento de arquivos externo

Outros artigos nesta seção

Agradecemos seu feedback!