Reconfigurar Armazenamento de arquivos

O Tableau Server pode ser configurado com um Armazenamento de arquivos em execução localmente ou com um Armazenamento de arquivos externo. Este tópico descreve as etapas necessárias para reconfigurar o Tableau Server existente:

Reconfigurar o Tableau Server com Armazenamento de arquivos externo

Pré-requisitos

  • O Tableau Server deve ser a versão 2020.1 ou posterior.
  • Você deve ter um compartilhamento de rede para usar como armazenamento externo.

    Usar compartilhamentos SMB para instalações do Windows.

    Considerações de armazenamento e rede: consulte Considerações de desempenho para armazenamento de arquivos externo.

    Estimativa do tamanho do armazenamento: você deve levar em consideração a quantidade de armazenamento necessária para publicar e atualizar as extrações. Além disso, você também deve levar em consideração o tamanho do backup do repositório, a menos que escolha especificamente a opção de fazer o backup do repositório separadamente, conforme descrito no tópico Opção 2: repositório de backup separadamente

    • Extrações:
      • Considere o número de extrações que será publicado no Tableau Server e o tamanho de cada extração. Teste as suas necessidades ao publicar várias extrações no Tableau Server e, em seguida, verifique o espaço em disco usado. Você pode usar essa quantidade de espaço em disco para ajudar a descobrir quantas extrações serão publicadas no Tableau Server no decorrer do tempo, além de como cada extração existente terá o tamanho aumentado.
      • Considere o espaço necessário pelo diretório temp durante uma atualização de extração. O diretório temp, que armazena uma extração durante a atualização, pode necessitar de um tamanho três vezes maior que o do arquivo final.

    • Backup do repositório:
      • Para obter uma estimativa dos dados do repositório, verifique o tamanho do diretório <data directory>/pgsql/data/base.

      • Para obter o tamanho exato dos dados de repositório, abra o arquivo de backup e use o tamanho do arquivo workgroup.pg_dump.
  • O Tableau Server deve ter uma licença do Complemento de gerenciamento do servidor válida e ativa.

Etapa 1: atualizar o Tableau Server

Atualize o Tableau Server para 2020.1 ou posterior: Atualização da versão 2018.2 e posterior (Windows). Se o Tableau Server já estiver na versão 2020.1 ou posterior, poderá ignorar esta etapa.

Etapa 2: ativar a licença do Complemento de gerenciamento do servidor

  1. Visualizar licenças do servidor para garantir que você tenha uma licença do Complemento de gerenciamento do servidorativada no Tableau Server.

  2. Se você não tiver um Complemento de gerenciamento do servidorno Tableau Server, use o seguinte comando tsm para ativar a licença. Forneça a chave Complemento de gerenciamento do servidor como a chave do produto:

    tsm licenses activate -k <product key>

Etapa 3: configurar o armazenamento de arquivos para usar um armazenamento externo

Depois de concluir a atualização e verificar as licenças, configure o Tableau Server com o Armazenamento de arquivos externo. Isso moverá todos os dados existentes do Armazenamento de arquivos local para o armazenamento externo de sua escolha.

  1. Configure um compartilhamento de rede. No servidor de arquivos:
    • Crie e compartilhe um diretório para hospedar os arquivos
    • Em todos os nós do Tableau Server, mapeie o compartilhamento de rede ou use um caminho UNC.
  2. Crie um diretório do tableau no compartilhamento de rede e dê acesso total à conta Serviço de rede. Recomendamos chamar diretório de tableau.

    Observação:
    - A conta do Serviço de rede pode ser usada para acessar recursos em computadores remotos no mesmo domínio do Active Directory, mas recomendamos configurar uma conta de domínio o serviço Run As para usar nesse cenário. Para obter mais informações, consulte Conta de serviço Run As.
    - Serviços que funcionam como a conta do Serviço de rede acessam os recursos de rede usando as credenciais da conta do computador no formato <domain_name>\<computer_name>$.
    Se você estiver usando o Active Directory para gerenciar permissões e acesso dos usuários, aqui está uma maneira recomendada de gerenciar as permissões para o compartilhamento da rede:
    - Crie um grupo de segurança do Active Directory.
    - Adicione as contas do computador do cluster Tableau juntamente com o usuário Run-As a esse grupo.
    - Conceda acesso ao grupo de segurança no compartilhamento de rede. Desta forma, se você precisar adicionar ou remover um computador do cluster, basta fazer a alteração para o grupo de segurança.

  3. Habilite o recurso de compartilhamento de rede usando os seguintes comandos tsm:

    tsm topology external-services storage enable –-network-share \\hostname\<network share>\tableau\

    O programa de instalação cria automaticamente a seguinte estrutura de diretório e moverá os dados do Armazenamento de arquivos local para o armazenamento externo. Os Armazenamentos de arquivos locais serão desativados automaticamente durante este processo.

    Extrações e revisões de livros:

    tableau_data tabsvc/dataengine/extracts

    tableau_data/tabsvc/dataengine/revisions

    Backups de dados PostgreSQL:

    tableau_data/tabsvc/pg_backups

    Observação: esse diretório será criado na primeira vez que você criar um backup.

Reconfigurar o Tableau Server para usar o Armazenamento de arquivos local

  1. Interrompa o Tableau Server executando o seguinte comando:

    tsm stop

  2. Execute o comando a seguir para mover os dados do Armazenamento de arquivos externo para o Tableau Server:

    tsm topology external-services storage disable –fsn <node1, node2>

  3. Inicie o Tableau Server executando o seguinte comando:

    tsm start

Em um cluster do Tableau Server, especifique os nós onde o Armazenamento de arquivos deve ser instalado. Os dados são copiados para o primeiro nó especificado no comando e, em seguida, replicados para os outros nós.

Observação: ao mover o Armazenamento de arquivos de externo para local, certifique-se de que o processo do Processador de dados não está instalado sozinho em um nó separado, ele deve estar instalado juntamente com um dos principais serviços que incluem File Store, Application Server (VizPortal), VizQL Server, Data Server Processador em segundo plano.

Normalmente, quando você instala o Processador de dados do Tableau Server, a instalação acontece automaticamente nos nós com um ou mais serviços principais. No entanto, quando você configurar o Tableau Server para usar o armazenamento externo, terá a capacidade de instalar manualmente o Processador de arquivos em um nó por conta própria sem colocalizar com os processos principais.

Se você tiver atualmente um processo de Processador de dados instalado em um nó separado, você pode optar por instalar o Armazenamento de arquivos nesse nó ou remover o Processador de dados desse nó, antes de executar o comando disable. Se você instalar o Armazenamento de arquivos em um nó que atualmente não tem o Processador de dados instalado, o Processador de dados será adicionado automaticamente.

Se você tiver um nó de Processador de dados somente, quando executar o comando disable, ocorrerá um erro.

Configurar o Tableau Server para usar um armazenamento externo diferente

  1. Configure o novo compartilhamento de rede. No servidor de arquivos:

    1. Crie e compartilhe um diretório para hospedar os arquivos.
    2. Em todos os nós do Tableau Server, mapeie o compartilhamento de rede ou use um caminho UNC.

  2. Crie um diretório do tableau no compartilhamento de rede e dê acesso total à conta *Serviço de rede*. Recomendamos chamar diretório de tableau.

  3. Interrompa o Tableau Server executando o seguinte comando:

    tsm stop

  4. Execute o seguinte comando para configurar o Tableau Server para usar o novo compartilhamento de rede:2

    tsm topology external-services filestore switch-share --network-share \\newshare\tableau

  5. Inicie o Tableau Server executando o seguinte comando:

    tsm start

 

Quem pode fazer isso

Os administradores do Tableau Server podem mover os locais do Armazenamento de arquivos. Além disso, você precisará acessar o armazenamento externo usado para Armazenamento de arquivos externo.

 

Agradecemos seu feedback!