Visão geral do licenciamento

As chaves de licença do Tableau Server estão disponíveis com duas métricas de licença diferentes: com base no usuário e no núcleo. As chaves de licença com prazo limitado, também conhecidas como licenças de assinatura, permitem usar e atualizar o Tableau Server em um período de tempo específico.

O Tableau oferece diversos tipos de chaves de licença com base no usuário, que fornecem uma série de recursos com faixas de preço variadas, dando flexibilidade para que as organizações paguem pelos recursos de análise e visualização de dados que cada tipo de usuário precisa em sua empresa. Para saber mais, consulte Licenças baseadas em usuário.

Métrica de licença: com base no usuário ou no núcleo

Sua licença é definida pela métrica que permite o uso do Tableau Server.

  • Uma métrica de licença baseada no usuário permite implantar o Tableau Server em um único computador ou em vários computadores em um cluster. Cada usuário que acessa o Tableau Server deve estar licenciado. Os administradores adicionam e licenciam os usuários.

  • Uma métrica de licença baseada no núcleo não impõe restrições sobre o número de contas de usuário no Tableau Server. Em vez disso, a licença especifica o número máximo de núcleos do computador para que você possa executar o Tableau Server. Você pode instalar o Tableau Server em um único computador ou em vários computadores como um cluster de vários nós, desde que o número total de núcleos em todos os computadores não ultrapasse o número total permitido pela licença.

    Observação: nem todos os processos instalados com o Tableau Server afetam o cálculo do número ttoal de núcleos usados. Um subconjunto de processos são considerados "processos licenciados". O licenciamento de núcleo é calculado somente em computadores que executam processos licenciados. Se um computador tem um ou mais processos licenciados instalados nele, os núcleos naquele computador representam o total de núcleos usados. Para obter mais informações sobre processos licenciados, consulte Processos licenciados.

Os tópicos nesta seção oferecem orientação sobre como visualizar e atualizar o licenciamento do Tableau, bem como um tópico que descreve como adicionar a capacidade de usuário no Tableau Server.

Observação: como o administrador do Tableau Server, você também pode ter a tarefa de gerenciar a implantação do Tableau Desktop e rastrear o uso da licença em computadores do cliente. Se a sua empresa estiver usando o relatório de licença do Desktop, é necessário configurar o Tableau Server para que seja compatível com isso. Para obter detalhes, consulte Configurar relatórios de licenciamento do Desktop. Para obter informações adicionais sobre as tarefas de licenciamento e gerenciamento relacionadas ao Tableau Desktop, consulte o Guia de implantação do Tableau Desktop.

Licenças baseadas no usuário

O Tableau oferece chaves de licença baseadas no usuário que fornecem uma série recursos em faixas de preço variadas. Estão disponíveis diversos tipos de chaves de licença baseada no usuário: Viewer, Explorer e Creator. Os recursos a seguir estão disponíveis a usuários que possuem estas licenças:

  • As licenças do Viewer permitem que aos usuários visualizar e interagir com pastas de trabalho no Tableau Server ou Tableau Online. As licenças do Viewer permitem aos usuários acessar o Tableau Mobile, adicionar comentários às pastas de trabalho, baixar versões em .png e .pdf de pastas de trabalho, baixar dados de resumo da pasta de trabalho, criar assinaturas para si mesmo e receber alertas orientados por dados.
  • As licenças do Explorer são equivalentes às chaves de licença baseadas no usuário disponíveis nas versões anteriores do Tableau Server e Tableau Online, além de incluírem os recursos fornecidos nas licenças do Viewer. Dependendo da funções de site de um usuário, um usuário com essa licença terá acesso aos recursos de criação da pasta de trabalho usando um navegador da Web, além de um conjunto completo de recursos de colaboração.
  • As licenças do Creator (Criador) oferecem uma grande diversidade de recursos ao usar o Tableau Server e Tableau Online, além de conceder uso do Tableau Desktop e Tableau Prep. Dependendo da função de um usuário no site, um usuário com uma licença do Creator pode ter todos os recursos disponíveis na licença do Explorer, além dos recursos a seguir ao usar o Tableau Server e Tableau Online:
    • Crie e publique novas pastas de trabalho a partir de uma nova fonte de dados.
    • Edite fontes de dados inseridas no painel Dados.
    • Crie e publique novas conexões de dados.
    • Crie novas pastas de trabalho usando os Dashboard Starters (apenas no Tableau Online).

    Observação: os administradores do Tableau sempre usarão uma licença de Creator (Criador), se disponível. Além disso, ativar uma licença de Creator no Tableau Server faz com que todas as contas de administrador solicitem licenças de Creator.

As chaves do produto fornecem aos administradores um conjunto de cada tipo de licença, as quais eles podem ativar ao atribuir funções de site associadas aos usuários. A primeira licença do Creator ou do Explorer adicionada ao Tableau Server vai ativá-lo e será usada pelo Administrador do servidor. Os administradores podem ativar licenças do Creator (Criador), do Explorer e do Viewer no Tableau Server ou no Tableau Online para aumentar a capacidade do usuário licenciado.

Data Management Add-On

A chave do produto do Data Management Add-on inclui o Tableau Prep Conductor para uma única implantação do Tableau Server, que pode ser baseada no usuário ou no núcleo. Uma implantação inclui uma instalação licenciada de produção e instalações licenciadas de não produção do Tableau Server, que oferecem suporte à instalação de produção. Para obter mais informações, consulte Usar o Data Management Add-on.

Tableau Server Management Add-on

O Tableau Server Management Add-on é licenciado por implantação, que pode ser baseada no usuário ou no núcleo. Uma implantação inclui uma instalação de produção licenciada do Tableau Server e duas instalações licenciadas de não produção do Tableau Server, que oferecem suporte à instalação de produção. Para obter mais informações sobre Server Management Add-on e os recursos incluídos neste Complemento, consulte Sobre o Tableau Server Management Add-on.

Licenças e funções de site do Tableau Server após uma atualização

Ao atualizar para a versão 2018.2, o Tableau Server exibirá as novas informações de licenciamento e funções de site. Qualquer usuário na função no site Somente leitura anterior à atualização são reatribuídas para a função de site Visualizador.

Para saber mais sobre as funções de site disponíveis em cada tipo de licença baseada no usuário, consulte Definir funções dos usuários no site. Para saber mais sobre os valores de cada tipo de licença baseada no usuário, consulte Preços do Tableau. Para saber mais sobre a solução de problemas de licenciamento, consulte Solucionar problemas de licenciamento.

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar seu feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.