Visão geral do licenciamento

Uma importante função administrativa em uma implantação do Tableau Server é o administrador do portal do Tableau. O administrador do portal gerencia o licenciamento e as chaves associadas para a implantação do Tableau. Como administrador do portal, o primeiro passo é comprar licenças no Portal do cliente do Tableau(Link opens in a new window). Quando comprar as licenças, o portal retornará as chaves do produto correspondentes. Para renovar a licença, visite a página na Web Renovação do Tableau.(Link opens in a new window)

O Tableau tem uma série de produtos (por exemplo, Desktop, Server, Prep Builder, Add-ons etc). Cada um dos produtos do Tableau exige a ativação das licenças ao atualizar o software do Tableau com as chaves do produto que são compradas e armazenadas no Portal do cliente do Tableau. Como o administrador que tem a tarefa de ativar licenças do Tableau, é importante entender a relação entre licenças e chaves. Consulte Conhecer os modelos de licença e as chaves do produto.

Ativação

Ativação é o processo de fazer upload e salvar as chaves do produto do Tableau no Tableau Server. Esta operação é feita com o Tableau Services Manager (TSM). O TSM é uma ferramenta que faz alterações no sistema operacional local e no sistema de arquivos e, portanto, requer acesso administrativo ao computador local. Um administrador do TSM requer permissões e acesso diferentes do administrador do Tableau Server, que é a função administrativa para a operação diária de tarefas do Tableau Server, como adicionar usuários, sites, gerenciar projetos e permissões etc. ConsulteFunções administrativas para obter mais informações sobre as várias funções administrativas do Tableau Server.

Os tópicos a seguir descrevem como se conectar ao TSM:

Ativação on-line

Se a instalação do Tableau Server for capaz de se comunicar com a internet, recomendamos usar o método de ativação on-line padrão.

Ativação off-line

Se o Tableau Server estiver em execução em um ambiente off-line, onde não é possível acessar os servidores de licença do Tableau na Internet, ative as licenças de acordo com o processo de ativação off-line do Tableau:

  • Para saber como ativar off-line durante o processo de instalação, consulte Ativação off-line ao instalar o Tableau Server.
  • Para saber como ativar as chaves do produto depois de atualizar a assinatura, adicionar recursos ou adicionar usuários, consulte Ativar o tableau server offline - adicionar uma licença. As instalações do Tableau Server em um modo de ativação off-line não podem executar um comando tsm licenses refresh, mas devem ativar a nova chave de assinatura localizada no Portal do cliente do Tableau.

Ativação perdida

Em alguns casos, as ativações de licença podem falhar após a ativação da licença. Essas falhas podem ocorrer devido a falhas de conexão com processos locais ou quando ocorre uma alteração na configuração de VM ou hardware. Por exemplo, alterações de proxy, bloqueio de porta, alterações de rede ou alteração do hardware de uma máquina podem fazer com que a ativação do licenciamento falhe. Se o Tableau Server não puder verificar a licença, a operação poderá ser interrompida e o servidor estará em um estado "não licenciado".

Para visualizar as chaves do produto e o estado de licença do Tableau Server, execute tsm licenses list e tsm status -v.

Dependendo da chave do produto não verificada, o Tableau Server pode operar em um estado degradado até que a chave do produto esteja em um estado válido. Consulte Solucionar problemas de licenciamento.

Desativar

Você pode ativar a mesma chave do produto do Tableau Server em até três ambientes. Isso permite testar o Tableau Server (por exemplo, em ambientes de área restrita ou de controle de qualidade), além de usar o Tableau na produção. Para maximizar as ativações, desative a chave do produto ao remover o Tableau Server de um computador ou feche uma VM, a menos que esteja reinstalando o Tableau no mesmo computador. Isso faz com que você possa usar a ativação em um computador diferente. Por exemplo, se você mover o Tableau Server de um computador para outro, desative a chave do produto e remova o Tableau do computador original. Ao instalar o Tableau no novo computador, você pode ativar a chave nele sem conflitos. Se você estiver removendo o Tableau Server para reinstalá-lo no mesmo computador, não precisará desativar a chave. O Tableau usará a chave quando reinstalado, a menos que um comando obliterate tenha sido executado com a opção "-l"

Consulte Desativar a chave do produto.

Licenciamento e máquinas virtuais (VMs) do Tableau Server

Se você executar o Tableau Server em VMs, localmente ou na nuvem, esteja ciente do potencial de complicações relacionadas ao licenciamento. Se você estiver simplesmente atualizando o Tableau Server na VM, não precisará fazer nenhuma ação extra relacionada ao licenciamento. Se você planeja clonar a VM para criar um novo ambiente de produção ou teste para atualizar, precisa desativar todas as licenças do Tableau Server antes da clonagem. Se não fizer isso, o novo ambiente de VM acabará tendo licenças não confiáveis e qualquer tentativa de atualização ou inicialização do Tableau Server falhará. Além disso, você pode acabar atingindo a quantidade máxima de ativações das licenças ao tentar ativar as chaves do produto na nova VM.

Para evitar problemas com o licenciamento em VMs, desative todas as licenças do Tableau antes de clonar uma VM ou permitir que ela seja permanentemente fechada.

Gerenciamento de licenças baseadas em logon

O gerenciamento de licenças baseadas em logon ajuda a gerenciar o licenciamento de usuários com funções Creator (Criador) no Tableau Server e no Tableau Online. Usuários com funções Explorer ou Viewer não podem usar este recurso. Se estiver usando assinaturas baseadas em função com o Tableau Server ou o Tableau Online, poderá simplificar o gerenciamento de licenças usando o gerenciamento de licenças baseadas em logon para eliminar as chaves do produto do Tableau Desktop e do Tableau Prep Builder. Basta gerenciar uma ou mais chaves do produto do Tableau Server local ou, no caso do Tableau Online, não precisa gerenciar nenhuma chave do produto.

Consulte Gerenciamento de licenças baseadas em logon.

Adicionar usuários

Cada usuário que acessa o recursos do Tableau Server deve estar licenciado.

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.