Gerenciamento de licenças baseadas em logon

Observação: Gerenciamento de licenças baseadas em logon é a opção de gerenciamento e ativação de licença padrão do Tableau Online. Para o Tableau Desktop usado em um ambiente Tableau Server local, o gerenciamento de licenças baseadas em logon é requer uma chave do produto especial. Entre em contato com o representante de vendas do Tableau, se estiver interessado em usar o gerenciamento de licenças baseadas em logon.

O Gerenciamento de licenças baseadas em logon ajuda a gerenciar o licenciamento de usuários com funções Creator (Criador) no Tableau Server e no Tableau Online. Os usuários com funções Explorer ou Viewer não podem usar esse recurso. Se você estiver usando assinaturas baseadas em função com o Tableau Server ou o Tableau Online, poderá simplificar o gerenciamento de licenças usando o gerenciamento de licenças baseadas em logon para eliminar as chaves do produto separadas do Tableau Desktope do Tableau Prep Builder. Basta gerenciar uma ou mais chaves do produto do Tableau Server local ou, no caso do Tableau Online, não precisa gerenciar nenhuma chave do produto.

Você só precisa de um site Tableau Server ou Tableau Online para autorizar um indivíduo Tableau Desktop ou Tableau Prep Builder. O Gerenciamento de licenças baseadas em logon é habilitado por instância de produção da implantação do Tableau Server. Atribua funções Creator aos usuários que usam o Tableau Server, Tableau Desktop e Tableau Prep Builder para ativação de licença e gerenciamento centralizado de licenças. Além disso, o gerenciamento de licenças baseadas em logon oferece a você mais visibilidade sobre o uso da licença. Use exibições administrativas do Tableau Server e Tableau Online para ver a atribuição e uso dos assentos Creator (Criador) em um só local. As exibições administrativas fornecem informações sobre quem está usando as licenças Creator, e mostra o aluguel de licenças mais recente e a versão de ambos Tableau Desktop e Tableau Prep Builder, o que ajuda a monitorar suas implantações do Tableau.

O seguinte produtos do Tableau são compatíveis com gerenciamento de licenças baseadas em logon:

  • Tableau Online

  • Tableau Server 2020.1+

  • Tableau Desktop 2020.1+

  • Tableau Prep Builder 2020.1.3+

Como funciona o gerenciamento de licenças baseadas em logon

Quando o gerenciamento de licenças baseadas em logon está sendo usado, o Tableau Desktop ou o Tableau Prep Builder entra em contato periodicamente com o Tableau Server ou com o Tableau Online para verificar se o usuário é um Creator e para obter uma autorização de execução. O Tableau Server ou Tableau Online entra em contato com o serviço para autorizar a execução (ATR) hospedado no Tableau para verificar se o cliente do Tableau Desktop tem permissão para ativação. O serviço ATR hospedado no AWS verifica e gerencia a licença e a duração da janela de autorização. Os diagramas abaixo mostram o processo de comunicação entre o cliente, Tableau Server ou Tableau Online e o serviço de licenciamento.

Gerenciamento de licenças baseadas em logon com Tableau Online

Gerenciamento de licenças baseadas em logon com Tableau Server

  1. Você instala o Tableau Desktop ou o Tableau Prep Builder e seleciona Ativar com as credenciais. Você entra no site do Tableau Online ou do Tableau Server.

  2. O Tableau Online ou o Tableau Server verifica se você é um Creator. Se não for o Creator, você receberá um erro. Se for o Creator, o Tableau Online ou o Tableau Server se comunica com o serviço ATR.

  3. O serviço ATR retorna uma concessão ATR para o Tableau Online ou o Tableau Server.

  4. O Tableau Online ou o Tableau Server fornece uma concessão ATR para o Tableau Desktop ou o Tableau Prep Builder para finalizar a ativação.

Usar gerenciamento de licenças baseadas em logon

Para usar o gerenciamento de licenças baseado em logon, é necessário utilizar o Tableau Online ou instalar o Tableau Server e ativá-lo com uma chave do produto habilitada para gerenciamento de licenças baseado em logon. Além disso, será necessário instalar o Tableau Desktop.

Etapa 1: instalar o Tableau Server

Recomendamos remover quaisquer versões anteriores do Tableau Server do seu computador. Consulte Remover o Tableau Server do computador.

  1. Consulte o capítulo Implantar para instalar o Tableau Server.

  2. Durante a ativação, você deve inserir uma chave do produto do Tableau Server que seja compatível com a assinatura baseada em função e ao gerenciamento de licenças baseadas em logon.

  3. Adicione usuários ao Tableau Server e defina-os a uma das três funções Creator (Criador): Administrador de servidor, Criador de administrador de site ou Creator (Criador). Isso atribui uma licença Creator (Criador) a esses usuários no Tableau Server. Para obter mais informações, consulte Definir funções dos usuários no site(Link opens in a new window).

Etapa 2: Habilitar gerenciamento de licenças baseadas em logon

O Gerenciamento de licenças baseadas em logon é habilitado por padrão para o Tableau Online e para o Tableau Desktop a partir da versão 2020.1. Para o Tableau Server em um ambiente local, o gerenciamento de licenças baseadas em logon é um recurso de aceitação que requer a ativação de uma chave do produto especial para usá-lo. Você pode usar as seguintes etapas para habilitar o gerenciamento de licenças baseadas em logon, após obter as novas chaves do produto do Tableau Server:

Habilitar o gerenciamento de licenças baseadas em logon no Tableau Server

No Tableau Server, use o utilitário de linha de comando do Tableau Services Manager (TSM) para ativar ou desativar o gerenciamento de licenças baseadas em logon. Além disso, você pode usar o utilitário de linha de comando tsm para definir a duração de ATR.

Importante: se você usando clientes conectados e o gerenciamento de licenças baseadas em logon, não desabilite a autenticação automática do cliente(Link opens in a new window). Além disso, não saia do Tableau Server usando interface do usuário de desktop conectada após a habilitação do gerenciamento de licenças baseadas em logon. Caso contrário, o gerenciamento de licenças baseadas em logon não poderá atualizar automaticamente as credenciais de licenciamento. Para obter mais informações sobre o desktop conectado, consulte Manter o Tableau Desktop conectado ao Tableau Server ou Online(Link opens in a new window).

Para ativar o gerenciamento de licenças baseadas em logon, em um prompt de comando, digite:

tsm configuration set -k licensing.login_based_license_management.enabled -v true

tsm pending-changes apply

Para desativar o gerenciamento de licenças baseadas em logon, em um prompt de comando, digite:

tsm configuration set -k licensing.login_based_license_management.enabled -v false

tsm pending-changes apply

Altere as configurações do gerenciamento de licenças baseadas em logon no Tableau Desktop ou no Tableau Prep Builder durante a instalação

Para alterar as configurações do gerenciamento de licenças baseadas em logon na linha de comando, você pode executar o arquivo .exe do instalador na linha de comando do computador como administrador. Caso precise extrair os arquivos .msi, siga as instruções para Extrair e executar o instalador (MSI) do Windows(Link opens in a new window).

Para usar uma duração que não seja o padrão de 14 dias, inclua o switch ATRREQUESTEDDURATIONSECONDS. Por exemplo:

tableauDesktop-64bit-2020-1-0.exe /quiet /norestart ACCEPTEULA=1 ATRREQUESTEDDURATIONSECONDS=43200

Você deve executar o comando do diretório em que o arquivo .exe está localizado ou especificar um caminho completo para o local do arquivo .exe no computador. Não execute o programa de instalação em um diretório compartilhado na sua rede. Em vez disso, baixe o arquivo .exe em um diretório no computador onde a instalação está em execução.

O exemplo a seguir mostra o comando do instalador do Windows que desabilita o gerenciamento de licenças baseadas em logon:

tableauDesktop-64bit-2020-1-0.exe /quiet /norestart ACCEPTEULA=1 LBLM=disabled

ou

tableauPrepBuilder-64bit-2020-1-0.exe /quiet /norestart ACCEPTEULA=1 LBLM=disabled

Para definir a URL padrão para o Tableau Server que você deseja que os usuários usem para ativação ao utilizar o gerenciamento de licenças baseadas em logon, adicione a opção ACTIVATIONSERVER:

tableauDesktop-64bit-2020-1-0.exe /quiet /norestart ACCEPTEULA=1 ACTIVATIONSERVER=http://<tableau_server_url>

Observação: a opção ACTIVATIONSERVER destina-se apenas à ativação pela primeira vez. Se já fez logon para essa versão do Tableau, você não pode especificar o servidor de ativação usando essa opção. Por exemplo, se estiver usando o Tableau Desktop versão 2019.4 e já fez logon com sucesso, você não pode usar a opção ACTIVATIONSERVER para especificar um servidor de ativação. No entanto, se instalar uma versão diferente do Tableau ou estiver fazendo logon no Tableau pela primeira vez em um novo computador, você pode usar a opção ACTIVATIONSERVER para especificar o servidor de ativação.

Altere o gerenciamento de licenças baseadas em logon no Tableau Desktop editando o registro

Se o Tableau Desktop já estiver instalado, você pode alterar as configurações do gerenciamento de licenças baseadas em logon, editando o registro do Windows.

Para desativar o gerenciamento de licenças baseadas em logon:

reg.exe add HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Tableau\ATR /f /v LBLM /d disabled

Para tornar o gerenciamento de licenças baseadas em logon a única opção de logon:

reg.exe add HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Tableau\ATR /f /v LBLM /d required

Ou você pode ativar, desativar ou tornar obrigatório o gerenciamento de licenças baseadas em logon, editando o registro:

  1. Como administrador do computador com o Tableau Desktop, faça um backup do arquivo de registro antes de alterá-lo.

  2. Edite o registro e, em HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Tableau, localize a colmeia chamada ATR e modifique o valor LBLM para refletir a configuração desejada:

    1. Nome: LBLM.

    2. Dados: ativado, desativado ou obrigatório.

  3. Reinicie o Tableau para que as alterações tenham efeito.
Altere as configurações do gerenciamento de licenças baseadas em logon no Tableau Desktop no macOS

Para alterar as configurações do gerenciamento de licenças baseadas em logon no macOS, execute os comandos a seguir em uma janela de terminal para atualizar o arquivo de preferências e instale ou reinicie o Tableau Desktop.

Para desativar o gerenciamento de licenças baseadas em logon:

sudo defaults write /Library/Preferences/com.tableau.ATR LBLM "disabled"

Para tornar o gerenciamento de licenças baseadas em logon a única opção de logon:

sudo defaults write /Library/Preferences/com.tableau.ATR LBLM "required"

Configurações do Gerenciamento de licenças baseadas em logon

Você usa as seguintes configurações para alterar o gerenciamento de licenças baseadas em logon, definir a duração do ATR e definir a URL do servidor de ativação.

Configuração Valor Descrição
LBLM ativado, desativado ou obrigatório

Definido como enabled (o padrão), as telas de licenciamento apresentarão as duas opções para ativação (chave do produto ou credenciais).

Definido como disabled, o gerenciamento de licenças baseadas em logon não aparecerá nas telas de licenciamento.

Definido como required, o gerenciamento de licenças baseadas em logon é a única maneira de ativar o Tableau Desktop (quando a tela de licenciamento é exibida, ele oferecerá apenas a opção de credenciais para ativação).

Observação: quando o LBLM é definido como habilitado ou obrigatório, o relatório também é habilitado.

ATRREQUESTEDDURATIONSECONDS 1209600

Define a autorização para executar a duração (ATR) (em segundos), que é o tempo que uma instância do Tableau Desktop e Tableau Prep Builder está autorizada a executar. O padrão é de 1209600 segundos (14 dias). Não use vírgulas como separadores no valor.

ACTIVATIONSERVER

http://<tableau_server_url>

Define a URL padrão do Tableau Server que você deseja que os usuários usem para ativação.

Observação: se precisar recuperar a chave do produto Tableau Desktop, pode usar a opção RECLAIMLICENSES ao desinstalar o Tableau Desktop. Para obter mais informações, consulte Desativar a chave do produto(Link opens in a new window).

Configuração adicional para implantações virtuais

O Tableau Desktop e o Tableau Prep Builder entram em contato periodicamente com o Tableau Online ou com o Tableau Server para verificar se a execução do Tableau está autorizada, com base na licença. Em seguida, o Tableau Online ou o Tableau Server entra em contato com o serviço ATR para verificar a licença e a duração da janela de autorização.

Ao configurar uma implantação virtual (não persistente) do Tableau Desktop ou do Tableau Prep Builder, a duração deve ser definida como um dos valores mais baixos, como 4 ou 8 horas, para evitar uma mensagem de erro de ativação por uso excessivo. Após o retorno da máquina virtual (VM), o serviço ATR lidará com o monitoramento de ativação.

Os seguintes sinalizadores devem ser usados em uma imagem principal antes da publicação do Tableau Desktop para os usuários finais. Cada usuário final ativará o software fazendo logon no Tableau Server ou no Tableau Online com cada nova VM entregue. Uma chave do produto não precisa ser inserida se o usuário final for um Tableau Creator no Tableau Server ou no Tableau Online.

Se estiver usando o gerenciamento de licenças baseadas em logon para o Tableau Desktop ou para o Tableau Prep Builder em uma VM, talvez você receba uma mensagem de erro afirmando que suas informações de licença foram alteradas, sempre que iniciar uma nova VM para o Tableau Desktop ou para o Tableau Prep Builder. Esse erro força uma reinicialização, que solicita que você registre o Tableau Desktop novamente. Esse erro ocorre porque o serviço ATR envia um novo token que não corresponde ao cache de licença.

Para evitar que isso ocorra, você pode usar as opções SYNCHRONOUSLICENSECHECK e SILENTLYREGISTERUSER com o instalador do Windows. Por exemplo:

tableau-setup-std-tableau-2020 SYNCHRONOUSLICENSECHECK="true" SILENTLYREGISTERUSER="true" ATRREQUESTEDDURATIONSECONDS=14400

ou

tableauDesktop-64bit-2020-1-0.exe /quiet /norestart ACCEPTEULA=1 ATRREQUESTEDDURATIONSECONDS=14400 ACTIVATIONSERVER=http://<tableau_server_url> SYNCHRONOUSLICENSECHECK="true" SILETYLYREGISTERUSER="true"

Se Tableau Prep Builder e Tableau Desktop estiverem sendo entregues em um Desktop virtual, ATRREQUESTEDDURATIONSECONDS só precisa ser definido durante a instalação do Tableau Desktop. No entanto, se você planeja instalar o Tableau Prep Builder como autônomo, precisará definir ATRREQUESTEDDURATIONSECONDS durante a instalação do Tableau Prep Builder.

Ou você pode editar as seguintes chaves do registro na imagem principal:

Reg key path: HKLM\SOFTWARE\Tableau\<Tableau version>\Settings\

Reg key (String value, need to set to true to make that feature enabled)

SynchronousLicenseCheck

SilentlyRegisterUser

(Opcional) Etapa 3: alterar a duração da autorização para executar (ATR)

O Gerenciamento de licenças baseadas em logon usa a duração padrão da autorização para executar (ATR) de 1.209.600 segundos (14 dias), que é o período que uma instância do Tableau Desktop e do Tableau Prep Builder está autorizada a executar. Isso significa que após a autorização inicial, você poderia usar o Tableau sem qualquer conexão de rede por 14 dias, antes de expirar a ativação.

O valor de duração padrão do gerenciamento de licenças baseadas em logon não é apropriado para fornecer uma solução de entrega de VM não persistente aos usuários finais. A duração do ATR deve ser reduzida para 4 ou 12 horas, dependendo do uso da VM. Quando uma nova VM for entregue a um usuário final, uma nova autorização para executar o token será criada. Quando a VM é retornada, esse token também é retornado e pode ser usado na autorização para executar a solicitação da nova VM.

Observação: o gerenciamento de licenças baseadas em logon usa a hierarquia a seguir ao determinar a duração de ATR.

  1. Serviço ATR – estabelece as durações de ATR mínima (4 horas) e máxima (3 meses) aplicáveis a todos os usuários/instalações. Especifica a duração padrão de ATR (2 semanas) se nada for especificado pelo Tableau Server ou pelo Tableau Desktop.
  2. Tableau Server - opcionalmente, é possível especificar uma duração de ATR máxima (licensing.login_based_license_management.max_requested_duration_seconds) para todas as instalações do Tableau Desktop. Essa configuração de duração de ATR substitui a configuração máxima do Serviço ATR (3 meses) e deve estar entre a mínima (4 horas) e a máxima (3 meses) do serviço ATR.
  3. Tableau Desktop – opcionalmente, é possível especificar a duração de ATR (ATRREQUESTEDDURATIONSECONDS) para o computador em que está instalado. Essa configuração deve estar entre a mínima (4 horas) e a máxima (3 meses) do serviço ATR. Essa duração de ATR local substitui todas as durações definidas pelo Serviço ATR ou pelo Tableau Server. No entanto, essa duração padrão de ATR não pode ser superior à duração máxima de ATR definida no Tableau Server.
Altere a duração ATR no Tableau Server

No Tableau Server, use o utilitário de linha de comando do Tableau Services Manager (TSM) para ativar ou desativar o gerenciamento de licenças baseadas em logon. Além disso, você pode usar o utilitário de linha de comando tsm para definir a duração de ATR.

Para definir a duração de ATR, em um prompt de comando, digite:

tsm configuration set -k licensing.login_based_license_management.default_requested_duration_seconds -v <value in seconds>

tsm pending-changes apply

Para definir a duração máxima de ATR, em um prompt de comando, digite:

tsm configuration set -k licensing. k licensing.login_based_license_management.max_requested_duration_seconds -v <value in seconds>

tsm pending-changes apply

Altere a duração ATR no Tableau Desktop editando o registro

Para usar uma duração que não seja o padrão de 14 dias, atualize a configuração de registro ATRRequestedDurationSeconds. Por exemplo:

  1. Como administrador do computador com o Tableau Desktop, faça um backup do arquivo de registro antes de alterá-lo.
  2. Edite o registro e, em HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Tableau\ATR, atualize o ATRRequestedDurationSeconds da seguinte forma (0 usa a configuração padrão):
    1. Nome: localize o valor de cadeia de caracteres chamado ATRRequestedDurationSeconds.

    2. Dados: atualize o tempo de duração em segundos. Por exemplo, adicione 43200 para definir uma duração de 12 horas.

  3. Reinicie o Tableau para que as alterações tenham efeito.
Altere a duração ATR do Tableau Desktop no macOS

Para usar uma duração que não seja o padrão de 14 dias, inclua a configuração de preferências ATRRequestedDurationSeconds. Por exemplo:

sudo defaults write /Library/Preferences/com.tableau.ATR ATRRequestedDurationSeconds -string "43200"

Etapa 4: ativar o Tableau Desktop

A versão do 2020.3 do Tableau Desktop para Windows ou macOS é compatível com o gerenciamento de licenças baseadas em logon.

  1. Execute a configuração do Tableau Desktop.

  2. A tela Ativar Tableau incluirá a opção Ativar ao fazer logon em um servidor.

  3. Clique em Ativar ao fazer logon em um servidor e siga um destes procedimentos:
    • Se estiver usando o Tableau Online, clique no link do Tableau Online.

    • Se estiver usando o Tableau Server, insira a URL do Tableau Server e clique em Conectar.

    Quando solicitado, insira credenciais válidas para um usuário com uma assinatura de função Creator (Criador) e clique em OK.

Exibir uso de licenças baseadas em logon

Você pode visualizar o uso de licenças baseadas em logon no Tableau Online ou Tableau Server. O relatório mostra usuários, hosts, função do usuário, produto, versão, ativações, licenças de Creator em uso, licenças de Creator que não estão em uso e quando uma licença de Creator foi usada pela última vez. É possível exibir os dados dos últimos 30 dias até no máximo 183 dias.

Para visualizar a exibição administrativa de Uso de licença Gerenciamento de licenças baseadas em logon:

  1. No Tableau Online ou Tableau Server, no painel de navegação, clique em Status do site.

  2. Na página Status do site, clique em Uso de licenças baseadas em logon.

  3. Opcional. Na tela do relatório, você pode alterar a janela de tempo para mostrar quando as licenças foram usadas pela última vez, filtrar ações, filtrar o nome do usuário e classificar por colunas.

Solução de problemas

Você pode encontrar uma das seguintes mensagens de erro ao usar o gerenciamento de licenças baseadas em logon. Use as informações abaixo para resolver o problema.

O Gerenciamento de licenças baseadas em logon não está habilitado no Tableau Server

Se o gerenciamento de licenças baseadas em logon estiver disponível como opção de ativação no Tableau Desktop, mas não estiver habilitado no Tableau Server ou se o Tableau Server não tiver uma licença apta do gerenciamento de licenças baseadas em logon, a seguinte mensagem de erro poderá ser exibida:

O Gerenciamento de licenças baseadas em logon não está habilitado no servidor ao qual você se conectou. Selecione um servidor diferente para se conectar, use uma chave do produto para ativar a licença ou inicie uma avaliação para começar a trabalhar imediatamente.

Entre em contato com o administrador para ativar o gerenciamento de licenças baseadas em logon no Tableau Server e habilitar a definição de configuração do gerenciamento de licenças baseadas em logon. Além disso, verifique se você está usando uma chave do produto do Tableau Server que está habilitada para o gerenciamento de licenças baseadas em logon. As chaves do produto baseadas em função emitidas antes da versão 2019.2 não têm esse recurso. Verifique se você ativou a chave do produto apropriada. Para obter orientação sobre como ativar licenças, consulte tsm licenses activate. O Gerenciamento de licenças baseadas em logon deve ser habilitado por padrão, a menos que tenha sido desativado anteriormente por outro usuário.

O Gerenciamento de licenças baseadas em logon não está habilitado no Tableau Desktop

Se o gerenciamento de licenças baseadas em logon não estiver habilitado no Tableau Desktop, você não terá a opção de ativar o Tableau usando suas credenciais. Antes da versão 2020.1, a capacidade de usar o gerenciamento de licenças baseadas em logon no Tableau Desktop não é ativada por padrão. Verifique se a versão correta do Tableau Desktop está sendo usada.

Se a opção do gerenciamento de licenças baseadas em logon tiver sido desativada durante a instalação ou com uma atualização, consulte Etapa 2: Habilitar gerenciamento de licenças baseadas em logon(Link opens in a new window).

Você não tem uma licença do Creator

Ao tentar ativar por meio do Tableau Desktop, a seguinte mensagem de erro pode ser exibida:

Você não tem uma licença do Creator. Entre em contato com o administrador para obter uma.

Esse erro é exibido se você não foi designado a uma função do Creator. Se você pertence a vários sites do Tableau Online ou do Tableau Server, é necessário entrar no site onde tem a função Criador ao usar o gerenciamento de licenças baseadas em logon. Caso contrário, você também receberá esse erro.

Para verificar se a chave do produto que você ativou no servidor inclui licenças Creator (Criador), acesse:

http://<tableau_server>/#/server/licenses

Você ativou o número máximo de computadores

Ao tentar ativar por meio do Tableau Desktop, a seguinte mensagem de erro pode ser exibida:

Você ativou o número máximo de vezes permitidas na sua conta do Tableau. Você deve aguardar a ativação da licença em outro computador pessoal expirar, antes de ativar o Tableau novamente.

Esse erro é exibido quando você ativou o Tableau em vários computadores com as mesmas credenciais de usuário do Creator e excedeu o número máximo de ativações. Aguarde até que o token para autorizar a execução (ATR) expire em um dos computadores atuais, antes de tentar ativar um novo computador. Se você estiver usando máquinas virtuais não persistentes (VMs), será possível diminuir a duração de ATR para evitar que esse erro ocorra novamente.

Encurtar a duração do token ATR para a ativação máxima

Se você encontrar esse erro de uso máximo ao usar uma implantação virtual não persistente, é possível encurtar a duração do ATR para 4 horas (14400) segundos para evitar o erro no futuro. Como alternativa, em vez de alterar a duração em uma área de trabalho individual, você pode definir a duração padrão no Tableau Serverpara afetar todos os usuários.

  1. Abra um prompt de comando como administrador.

  2. Navegue até o diretório de binários do Tableau (\bin), usando o seguinte comando.

    cd Program Files\Tableau\Tableau <version>\bin

  3. Execute o seguinte comando para obter os segundos de duração solicitados para ATR atual e anote-os. Você restaurará essa configuração na etapa 8 abaixo.

    atrdiag.exe

  4. Execute o seguinte comando para definir a duração como 4 horas, em segundos (por exemplo, 14.400).

    atrdiag.exe -setDuration 14400

  5. Em seguida, substitua o token de ATR existente. No Tableau Desktop, selecione Ajuda > Gerenciar chaves do produto.

  6. Na caixa de diálogo Gerenciar chaves do produto, reative o Tableau Desktop por meio do Tableau Server usando o gerenciamento de licenças baseadas em logon (que substituirá o token existente).

  7. Feche o Tableau Desktop e aguarde a duração de ATR passar (por exemplo, 4 horas) para que o token de ATR expire e libere uma licença de usuário.

  8. Depois da expiração do token ATR e de você fazer logon com sucesso no Tableau Server, use o seguinte comando para definir a duração de ATR de volta ao valor original. Caso contrário, você será solicitado a fazer logon no Tableau Server todos os dias para usar o Tableau Desktop.

    atrdiag.exe -setDuration <original value>

Para retornar o computador pessoal a um estado não licenciado

  1. Abra um prompt de comando como administrador.

  2. Navegue até o diretório Binários do Tableau (\bin), usando o seguinte comando:

    cd Program Files\Tableau\Tableau <version>\bin

  3. Execute o seguinte comando:

    atrdiag.exe –deleteAllATRs

Observação: esta ação remove somente o token de ATR do computador pessoal. Isso não libera as licenças de usuário. A licença de usuário só é liberada depois que o token de ATR excluído expira.

Suas credenciais do Tableau são inválidas

Ao tentar ativar por meio do Tableau Desktop, a seguinte mensagem de erro pode ser exibida:

Suas credenciais do Tableau são inválidas. Entre em contato com o administrador para redefinir sua conta.

Este erro é exibido quando a licença Tableau não é reconhecida. Entre em contato com o administrador.

O relógio do computador não está sincronizado com a hora atual

Ao tentar ativar por meio do Tableau Desktop, a seguinte mensagem de erro pode ser exibida:

O relógio do computador não está sincronizado com a hora atual. Sincronize o relógio do computador para a hora atual e tente ativar Tableau.

Esse erro é exibido quando o relógio do computador não está sincronizado com a hora atual. Sincronize o relógio do computador com um servidor de horário na Internet ou ative a sincronização automática de hora.

Não é possível ativar com suas credenciais

Ao tentar ativar o Tableau, a seguinte mensagem de erro pode ser exibida:

O Tableau Server não pode verificar suas informações de licenciamento pela Internet. Entre em contato com o administrador para verificar a conexão com a Internet.

Este erro é exibido quando a porta atr.licensing.tableau.com:443 não está aberta em todos os nós do Servidor de aplicativos (VizPortal) ou você tem um proxy que não está configurado corretamente para encaminhar o tráfego para o servidor de licenciamento do Tableau.

Para diagnosticar a conectividade com o servidor de licenciamento do Tableau, cole a seguinte URL (https://atr.licensing.tableau.com/_status/healthz) em um navegador ou em um prompt de comando curl.

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.