Lista de verificação de desempenho da pasta de trabalho do Tableau
Antes de começar a criar suas visualizações e painéis, saiba quais opções podem afetar o desempenho de suas pastas de trabalho no Tableau Desktop, Tableau Cloud e Tableau Server.
Essa lista de verificação se destina a lhe informar sobre as coisas que você deseja levar em consideração relacionadas ao desempenho da pasta de trabalho. Lembre-se de que todos os ambientes são diferentes e não há uma forma simples de melhorar o desempenho da pasta de trabalho. Os itens abaixo são áreas a serem exploradas. Qualquer item específico pode não se aplicar à sua situação ou ser a causa de baixo desempenho. Sempre teste o que ajudará em seu caso específico.
Saiba mais: para obter mais informações detalhadas e relacionadas além deste tópico, consulte:
Tópicos Otimizar o desempenho da pasta de trabalho(O link abre em nova janela) na ajuda do Tableau
Whitepaper Como projetar pastas de trabalho eficientes(O link abre em nova janela) no tableau.com
Apresentações em vídeo gratuitas Criar pastas de trabalho(O link abre em nova janela) eficientes (1 hora) e Práticas recomendadas para desempenho do painel(O link abre em nova janela) (50 minutos)
O Fluxograma de otimização de desempenho do Tableau(O link abre em nova janela) e a Lista de Verificação de desempenho do Tableau(O link abre em nova janela) no blog da InterWorks(O link abre em nova janela).
Dicas gerais
Essa lista geral de considerações é uma introdução no aprendizado sobre como abordar a otimização de pastas de trabalho. Ela vem da página TL;DR no whitepaper Projetar pastas de trabalho(O link abre em nova janela) eficientes.
Quanto mais limpos os dados e melhor corresponderem à estrutura de suas perguntas, mais rápido será a execução das pastas de trabalho e a sua vida será simplificada. Conecte somente aos dados que você precisa para análise.
As extrações são uma maneira rápida e fácil de tornar a execução da maioria das pastas de trabalho mais rápida. Se você não precisar de dados em tempo real e não estiver trabalhando com bilhões de linhas de dados, tente as extrações.
A maioria dos painéis lentos é causada por um design fraco, em particular, muitos gráficos em um único painel ou tentar mostrar muitos dados de uma só vez. Manter a simplicidade. Permitir que seus usuários detalhem de forma incremental, em vez de tentar mostrar tudo e depois filtrar (análise orientada).
Não trabalhe com dados que você não precisa — tanto em termos de campos que você referencia quanto a granularidade dos registros que você retorna. Use filtros, oculte campos não utilizados e agregue.
Ao reduzir os dados, certifique-se de usar os filtros de forma eficiente.
As cadeias de caracteres e datas são lentas, números e boolianos são rápidos.
Não há forma fácil de solucionar pastas de trabalho ineficientes. Comece observando o registro de desempenho para entender onde o tempo está sendo gasto. Consultas de longa execução? Muitas consultas? Cálculos lentos? Renderização complexa? Use as informações para focar seus esforços na direção certa.
A atualização para a versão mais recente pode melhorar o desempenho sem precisar de nada mais.
Se estiver lento na fonte de dados, será lento no Tableau Desktop. Se estiver lento no Tableau Desktop, será (quase sempre) será lento no Tableau Server.
O ajuste de desempenho é altamente individualizado para o contexto de seu ambiente, dados, análise e pasta de trabalho. O que funciona em uma situação pode não funcionar em outra. Teste e repita para ver o que funciona em seu caso específico.
Fonte de dados e estrutura
Prepare seus dados para corresponder à estrutura da sua análise antes de se conectar a ela no Tableau Desktop. O Tableau Prep(O link abre em nova janela) é uma ferramenta útil para preparar seus dados.
Habilitar suporte para integridade referencial(O link abre em nova janela)
Indexe as tabelas em seu banco de dados relacional.
Certifique-se de que as permissões de banco de dados sejam compatíveis com a criação de tabelas temporárias.
Conecte-se a drivers de banco de dados nativos.
Sempre que possível, conecte-se a uma extração em vez de uma fonte de dados ativa.
Limite a quantidade de dados que você coloca no Tableau para somente o necessário para sua análise.
Considere usar extrações agregadas e filtros de extração.
Otimize extrações e oculte campos não utilizados antes de criar uma extração.
Evitar o uso de SQL personalizado.
Identifique quando você deve unir, mesclar ou usar uma união cruzada de banco de dados.
Mantenha as uniões o mais limitadas possível. Considere usar várias fontes de dados para que cada tipo de análise seja criado a partir de uma união de colunas bem projetada.
Considere a agregação antes de mesclar.
Tópicos e recursos relacionados
Conhecer seus dados no nível de banco de dados(O link abre em nova janela)
Testar seus dados e usar extrações(O link abre em nova janela)
Criar exibições e painéis
Mantenha a simplicidade. Divida pastas de trabalho grandes em arquivos separados e considere usar menos planilhas em um painel.
Reduza o número de marcas na exibição — adicione apenas os campos necessários e use os filtros de forma criteriosa.
Desative as atualizações automáticas ao criar uma exibição. Configure várias etapas antes de solicitar que o Tableau realize as ações.
Quando possível, tente usar o mesmo nível de detalhe em várias planilhas em um painel para habilitar a consulta em lote.
Limite o número de filtros usados: use as ações de análise e filtragem orientadas quando possível.
Use painéis de controle de tamanho fixo. Eles não precisam ser renderizado novamente para diferentes tamanhos de janela.
A codificação geográfica personalizada pode aumentar significativamente o tamanho de uma pasta de trabalho.
Tópicos e recursos relacionados
Projetar para o desempenho enquanto cria uma exibição(O link abre em nova janela)
Tornar as visualizações mais rápidas(O link abre em nova janela)
Desativar as atualizações automáticas para melhorar o desempenho(O link abre em nova janela)
Como projetar pastas de trabalho eficientes(O link abre em nova janela)
Filtragem
A filtragem é uma das causas mais comuns da mal execução de pastas de trabalho e painéis de controle.
Use os filtros Extração e Fonte de dados para limitar a quantidade de dados trazidos para o Tableau.
Os filtros são mais eficientes quando a fonte de dados é indexada.
Os filtros de contexto são avaliados antes de outros filtros na exibição e devem ser usados para ajudar a forçar uma ordem de operações, mas não mais ajudam a melhorar o desempenho da consulta.
Lembre-se de que o uso de Manter somente e Excluir para filtrar itens discretos pode intensificar o desempenho.
É mais eficiente filtrar em um valor de dimensão categórico que resume muitos pontos, como filtragem de um estado em vez de todas as cidades nesse estado.
Filtrar em um intervalo de valores geralmente é mais rápido do que filtrar em listas com itens grandes de valores discretos.
Os filtros entre de banco de dados podem exigir várias consultas quando os valores são atualizados. Habilite a opção Mostrar botão Aplicar nos filtros para permitir que os usuários apliquem o filtro após fazer suas seleções.
A opção de filtro Apenas Valores relevantes cria uma consulta cada vez que os outros filtros são alterados. Para painéis que usam análises guiadas, tente usar Ações de filtro em vez disso.
Aplicar filtros a várias planilhas cria várias consultas.
Habilite a opção Mostrar botão Aplicar nos filtros. Isso permite que você e seus usuários cliquem em Aplicar para executar uma única consulta para filtros de seleção múltipla.
Cálculos
Os boolianos e inteiros são mais rápidos do que cadeias de caracteres e datas.
As funções MIN e MAX funcionam melhor do que AVG e ATTR.
Quando possível, use recursos nativos do Tableau (grupos, conjuntos, compartimentos, campos de data personalizados, campos combinados e aliases) em vez de cálculos.
Use funções otimizadas como CONTAINS, DATEPARSE ou MAKEDATE quando possível, em vez de cálculos manuais mais complicados, especialmente com datas.
COUNTD é um dos tipos de funções mais lentos, evite sempre que possível.
Se um cálculo de tabela estiver com uma mal execução, consulte se ele pode ser expresso por meio de uma expressão LOD e vice-versa.
Tópicos e recursos relacionados
Outras sugestões
Publicar no Tableau Server não melhorará o desempenho. Ajuste sua pasta de trabalho no Tableau Desktop primeiro.
Use o registro de desempenho para identificar onde focar os esforços de ajuste.
Atualize para a versão mais recente do seu produto Tableau.