Ações de filtro

As ações de filtro enviam informações entre planilhas. Geralmente, uma ação envia informações de uma marca selecionada para outra planilha que mostra informações relacionadas. Em segundo plano, as ações de filtro enviam valores de dados dos campos de origem relevantes, como filtros para a planilha de destino.

Por exemplo, em uma exibição que mostra os preços de venda das casas, ao selecionar uma determinada casa, uma ação de filtro pode mostrar todas as casas comparáveis em uma exibição diferente. Os campos de origem do filtro podem conter preço de venda e metragem.

Assista a um vídeo para ver exemplos reais de ações. As ações de filtro são abordados em 2:20.

Criar uma ação de filtro

  1. Faça um dos seguintes procedimentos:

    • Em uma planilha, selecione Planilha > Ações e prossiga para a etapa 2.

    • Em um painel, selecione Painel > Ações. Ou, no menu suspenso de uma planilha, selecione Usar como filtro.

  2. Na caixa de diálogo Ações, clique em Adicionar ação e selecione Filtro. Ou selecione uma ação existente e escolha Editar.

  3. Especifique um nome para a ação.

    Dica: se você planeja iniciar uma ação usando um menu, use um nome descritivo para que os usuários entendam a finalidade da ação. É possível usar no nome variáveis baseadas nos valores do campo selecionado.

  4. Selecione uma planilha de origem ou uma fonte de dados. Se selecionar uma fonte de dados ou um painel, você poderá selecionar as planilhas relacionadas das quais deseja iniciar a ação.

  5. Especifique como a ação é executada:

    • Focalizar - repouse o ponteiro sobre uma marca na exibição para executar a ação. Esta opção é ideal para ações de destaque e filtro em um painel.

    • Selecionar - clique em uma marca na exibição para executar a ação. Selecionar várias marcas também executará essa ação. Esta opção é ideal para todos os tipos de ações.

      Se você selecionar a opção Executar somente em seleção única, a ação será executada somente quando uma única marca for selecionada. O usuário deve clicar na marca novamente para desmarcá-la.

    • Menu - clique com o botão direito do mouse (Windows) ou clique com a tecla Control pressionada (macOS) em uma marca selecionada na exibição e selecione uma opção no menu de contexto. Esta opção é ideal para ações de filtro e URL.

  6. Selecione uma planilha de destino. Ao selecionar um painel, você poderá selecionar uma ou mais planilhas dentro dele.

  7. Especifique o que acontecerá quando a seleção for desmarcada na exibição.

    • Deixar o filtro - continua a mostrar os resultados filtrados nas planilhas de destino.

    • Mostrar todos os valores - altera o filtro para incluir todos os valores.

    • Excluir todos os valores - altera o filtro para excluir todos os valores. Essa opção será útil quando você estiver criando painéis que mostrem apenas algumas planilhas se um valor em outra planilha for selecionado.

  8. Especifique os dados que você deseja mostrar nas planilhas de destino. Você pode filtrar Todos os campos ou Campos selecionados.

  9. Se escolher Campos selecionados, clique em Adicionar filtro.

    Na caixa de diálogo Adicionar filtro, selecione fontes de dados de origem e destino e campos. Ao executar a ação a partir de uma marca específica na planilha de origem, um filtro será adicionado à planilha de destino, incluindo somente valores para o campo de destino que correspondam ao campo de origem.

    No exemplo das casas comparáveis, se o Campo de origem e o Campo de destino estiverem definidos como Camas, ao clicar em um link de planilha de uma casa com três quartos, a planilha de destino mostrará apenas casas com três quartos.

Como entender os campos de destino disponíveis

Na caixa de diálogo Adicionar filtro, os campos disponíveis na lista suspensa Campo de destino estão limitados ao tipo de dados do Campo de origem. Por exemplo, se você selecionar um campo de texto para a origem, somente campos de texto ficarão disponíveis como destinos.

Se estiver conectado a uma fonte de dados relacionais, poderá adicionar links de planilha a fontes de dados mesmo se os nomes de campo não forem correspondentes. Por exemplo, se uma fonte de dados tiver um campo Latitude, enquanto outra tiver um campo Lat, será possível associar os campos usando as listas suspensas da caixa de diálogo Adicionar filtro. Ao usar uma fonte de dados multidimensional, a planilha de destino deve usar a mesma fonte de dados que a planilha de origem, além de que os nomes de campo de destino devem corresponder. (No Tableau, as fontes de dados multidimensionais são compatíveis apenas com o Windows.)

Agradecemos seu feedback! Ocorreu um erro ao enviar o feedback. Tente novamente ou envie-nos uma mensagem.