Formatos de data personalizados

Este artigo discute o uso do campo de formato de data personalizado para formatar as datas em uma exibição. Para obter uma visão geral de como o Tableau trabalha com datas, consulte Datas e horas ou Alterar níveis de data. Para definir as propriedades de data para uma fonte de dados, consulte Propriedades de data para uma fonte de dados.

Como encontrar o campo de formato de data personalizado

Formatar um campo de data na exibição

Para formatar um campo de data na exibição, clique com o botão direito do mouse (clique pressionando Control, no Mac) no campo e escolha Formatar.

Isso abrirá o painel Formatar à esquerda da exibição. Selecione o campo Datas.

Ao formatar as datas, o Tableau apresenta uma lista de formatos disponíveis. Na maioria dos casos, o último item na lista é Personalizar. Especifique uma data personalizada usando os símbolos de formatação listados na tabela Símbolos de formatos de data compatíveis, sozinhos ou combinados.

Formatar um campo de data no painel Dados

Para formatar um campo de data no painel Dados, clique com o botão direito no campo e escolha Propriedades padrão > Formato de dados.

Os formatos de data listados na tabela são compatíveis quando a sua pasta de trabalho está conectada a uma extração de dados Tableau ou tem uma conexão em tempo real com a fonte de dados que também é compatível com o formato de data. (Consulte a documentação de sua fonte de dados para verificar se o formato de data desejado é compatível).

O Tableau recupera o formato de data na fonte de dados. O Tableau Server também pode recuperar formatos de data da conta de usuário Run As no servidor que estiver executando o Tableau Server.

Observação: os formatos de data a seguir podem não ser os mesmos que os utilizados com a função DATEPARSE. Consulte Converter um campo em um campo de data para obter mais informações.

Símbolos de formatos de data compatíveis

Use os símbolos a seguir para criar um formato de data personalizado.

Símbolo Descrição
(:) Separador de hora. Em alguns locais, um caractere diferente é usado para representar o separador de hora. O separador de hora separa horas, minutos e segundos quando os valores da hora são formatados. Na prática, o caractere que é usado como separador de hora na saída formatada é determinado pelas configurações do sistema.
(/) Separador de data. Em alguns locais, um caractere diferente é usado para representar o separador de data. O separador de data separa o dia, mês e ano quando os valores da data são formatados. Na prática, o caractere que é usado como separador de data na saída formatada é determinado pelas configurações do sistema.
c Exibe a data como ddddd e a hora como
ttttt, nesta ordem. Exibe somente as informações de data, se não houver parte fraccional no número de série da data; exibe somente as informações de tempo, se não houver parte inteira.
d Exibe o dia como um número sem um zero à esquerda (1 31).
dd Exibe o dia como um número com um zero à esquerda (01 31).
ddd Exibe o dia como uma abreviação (dom sáb).
dddd Exibe o dia como um nome completo (domingo sábado).
ddddd Exibe a data como uma data completa (incluindo dia, mês e ano), formatada de acordo com a configuração de formato de data curta do seu sistema. O formato de data curta padrão é m/d/yy.
dddddd Exibe um número de série de data como uma data completa (incluindo dia, mês e ano) formatada de acordo com a configuração de data longa reconhecida pelo seu sistema. O formato de data longa padrão é mmmm dd, yyyy.
aaaa O mesmo que dddd, mas é a versão localizada da cadeia de caracteres.
w Exibe o dia da semana como um número (1 para domingo e 7 para sábado).
ww Exibe a semana do ano como um número (1 54).
M Exibe o mês como um número sem um zero à esquerda (1 12). Se m vier logo após de h ou hh, o minuto é exibido, em vez do mês.
MM Exibe o mês como um número com um zero à esquerda (01 12). Se m vier logo após de h ou hh, o minuto é exibido, em vez do mês.
MMM Exibe o mês como uma abreviação (jan dez).
MMMM Exibe o mês como nome do mês completo (janeiro dezembro).
MMMMM Exibe o mês como uma abreviatura de uma única letra (J D)
oooo O mesmo que MMMM, mas localizado.
q Exibe o trimestre como um número (1 4).
y Exibe o dia do ano como um número (1 366).
yy Exibe o ano como um número de 2 dígitos (00 99).
yyyy Exibe o ano como um número de 4 dígitos (100 9999).
h Exibe a hora como um número sem os zeros à esquerda (0 23).
Hh Exibe a hora como um número com zeros à esquerda (00 23).
N Exibe o minuto como um número sem zeros à esquerda (0 59).
Nn Exibe o minuto como um número com zeros à esquerda (00 59).
S Exibe o segundo como um número sem os zeros à esquerda (0 59).
Ss Exibe o segundo como um número com zeros à esquerda (00 59).
000 Exibe os milissegundos. Usa um caractere de ponto final como separador, antes de especificar os milissegundos.
t t t t t Exibe uma hora como hora completa (incluindo hora, minuto e segundo), formatada usando o separador de hora definido pelo formato de hora reconhecido pelo seu sistema. Um zero à esquerda será exibido se a opção de zero à esquerda for selecionada e a hora estiver antes de 10:00 ou 22:00. O formato de hora padrão é h:mm:ss.
AM/PM Usa o relógio de 12 horas e exibe AM em letra maiúscula com qualquer hora antes do meio-dia; exibe um PM em letra maiúscula com qualquer hora entre meio-dia e 11:59 P.M.
am/pm Usa o relógio de 12 horas e exibe AM em letra minúscula com qualquer hora antes do meio-dia; exibe um PM em letra minúscula com qualquer hora entre meio-dia e 11:59 P.M.
A/P Usa o relógio de 12 horas e exibe A em letra maiúscula com qualquer hora antes do meio-dia; exibe um P em letra maiúscula com qualquer hora entre meio-dia e 11:59 P.M.
a/p Usa o relógio de 12 horas e exibe A em letra minúscula com qualquer hora antes do meio-dia; exibe um P em letra minúscula com qualquer hora entre meio-dia e 11:59 P.M.
AMPM Usa o relógio de 12 horas e exibe a cadeia de caracteres literal AM conforme definida pelo seu sistema com qualquer hora antes do meio-dia; exibe a cadeia de caracteres literal PM conforme definida pelo seu sistema com qualquer hora entre meio-dia e 11:59 P.M. AM/PM pode ser em minúscula e maiúscula, mas letra da cadeia caracteres exibida corresponde à cadeia de caracteres definida pelas configurações do seu sistema. O formato padrão é AM/PM.

Exemplos de formatos de data personalizados

É possível usar qualquer um dos símbolos dos formatos de data na tabela acima sozinho ou combinado com outro.

Especificar um formato personalizado yyyy-MM-dd HH:mm:ss.000 criaria datas no formato 2015-05-10 11:22:16.543. Esse formato pode ser adequado para dados científicos.

Especificar um formato personalizado DDDD DD criaria datas que mostram o Dia da semana e o Dia, como mostrado abaixo.

Especificar um formato personalizado yy-mm-dd (dddd) criaria datas no formato 18-01-04 (Quinta-feira).

Especificar um formato personalizado "Q”1 YYYY criaria datas que mostram Q1 2018.

Suporte para formatos de data japoneses baseados em era

A partir da versão 9.3, o Tableau aceita os formatos de data japoneses baseados em era imperial (Wareki). Veja como aplicar um formato de data baseado em era a um campo na sua exibição:

  1. Defina a localidade da pasta de trabalho como Japonês.

  2. Clique com o botão direito do mouse no campo na exibição para o qual deseja definir o formato de data.

  3. Escolha Formatar.

  4. No painel Formatar, na lista suspensa Datas, selecione um formato.

Se o formato que você deseja não estiver listado, será possível criar seu próprio formato de data. Para fazer isso, escolha Formatação personalizada na caixa Datas, em seguida, digite seu formato usando os placeholders de data do Tableau. Os placeholders de ano baseados em era a seguir estão disponíveis:

Símbolo Descrição
g Nome de era curto (como H para a era Heisei).
gg Nome da era (como 平成).
ggg Nome de era longo (para o japonês, isso é atualmente o mesmo que o nome de era regular).
e Ano baseado em era, como 1 para o primeiro ano de uma era.
ee Ano baseado em era, como 01 para o primeiro ano de uma era. Se houver somente um dígito, o ano baseado em era terá um zero adicionado na frente.

Se a localidade da pasta de trabalho não for japonês, será possível criar um formato de data personalizado e, em seguida, inserir o código de idioma !ja_JP! na frente do seu formato, de modo que seja semelhante a:

!ja_JP! gg ee"年"mm"月"dd"日"

O código de idioma força a data a ser tratada como se fosse uma data japonesa.

As datas baseadas em era não são completamente aceitas pela exibição do navegador do Tableau Server. Particularmente, se você publicar uma pasta de trabalho que contenha filtro rápido, os placeholders e ou g não serão preenchidos:

Para evitar este problema, não mostre essas datas baseadas em era nos filtros rápidos se a sua pasta de trabalho for visualizada em um navegador.

Utilização de um texto literal em um formato de data

Você pode desejar que o seu formato de data inclua algumas palavras ou frases, como Trimestre fiscal q de yyyy. Entretanto, se você digitar este texto diretamente na caixa de formato do Tableau, ele pode tratar as letras como partes de datas:

Para evitar que o Tableau faça isso, coloque entre aspas duplas as letras e palavras que não devem ser tratadas como parte de datas: “Ano fiscal” q “de” yyyy.

Se desejar uma citação literal dentro de uma seção citada, insira este código: “\””. Por exemplo, o formato “Fiscal “\”” Trimestre” seria formatado como Fiscal “ Trimestre.

Sintaxe de formato na função DATEPARSE para fontes de dados de extração

Se estiver usando a função DATEPARSE em uma extração, use a sintaxe definida pelo Unicode Consortium.

A tabela a seguir lista os tipos de campos que podem ser representados no parâmetro de formato da função DATEPARSE. Clique no tipo de campo para obter informações sobre os símbolos, padrões de campo, exemplos e descrições do site da Web do Unicode Consortium.

Unidade de tempo Observações
Era(O link abre em nova janela) n/d
Ano(O link abre em nova janela)

Todos os símbolos são compatíveis em extrações .hyper, exceto o "U."

Observações:

  • valores negativos representam um ano antes de Cristo (AC). Por exemplo, DATEPARSE('y',''-10') retorna o primeiro mês de janeiro de 11AC e DATEPARSE('y,'-0') retorna o primeiro mês de janeiro de 1AC.

  • Ao trabalhar com o ano do calendário "y," o padrão "yy" solicita dois dígitos de baixa ordem do ano. Para os números < 70, a função DATEPARSE retorna o ano 2000+x. Para os números >=70, a função DATEPARSE retorna o ano 1900+x.

  • Ao trabalhar com "Y" em calendários baseados em "data de semana ISO", a transição de ano ocorre em um limite de semana e pode ser diferente da transição de ano de calendário. A designação "Y" é usada em conjunto com o caractere padrão "w" no calendário de ano-semana ISO. O sistema de data de semana ISO  é efetivamente um sistema de calendário de semanas bissextas, parte da norma de data e hora de ISO 8601. Igual ao “y”, os valores negativos de “Y” representam um ano antes de Cristo (AC).

Mês(O link abre em nova janela)

Todos os símbolos são compatíveis em extrações .hyper, exceto o "I."

Observações: 

  • as designações de mês são usadas juntamente com “d” para o número do dia.

  • Em contraste com ICU, as extrações .hyper permitem valores de 1 a 12. Outros valores causarão um erro.

Semana(O link abre em nova janela)

Todos os símbolos são compatíveis em extrações .hyper, exceto o "W."

Observações:

  • ao trabalhar com "w", em contraste com ICU, as extrações .hyper permitem somente semanas válidas. Um ano tem 52 ou 53 semanas (ISO 8601). A função DATEPARSE valida a entrada. Por exemplo, um erro ocorre na 53ª semana de 2016, porque a 53ª semana não existe em 2016.

  • Ao trabalhar com "W", ICU não suporta essa designação, mas é útil para datas como a primeira segunda-feira de setembro.

Dia(O link abre em nova janela)

Observações:

  • ao trabalhar com "d", em contraste com ICU, as extrações .hyper permitem somente números de dias válidos. Por exemplo, um erro ocorre para o 31º dia de fevereiro.

  • ao trabalhar com "D", em contraste com ICU, as extrações .hyper permitem somente números de dias válidos. Por exemplo, um erro ocorre para o 366º dia de 2017.

Hora(O link abre em nova janela)

Apenas os símbolos "h" e "H" são compatíveis em exportações .hyper.

Observações:

  • ao trabalhar com "h", a extração .hyper não permite valores negativos para este campo. Valores negativos causam um erro.

  • Ao trabalhar com "H", as extrações .hyper não permitirão valores negativos para este campo. Valores negativos causarão um erro.

Minuto(O link abre em nova janela) Observação: em contraste com ICU, as extrações .hyper não permitirão valores negativos para este campo. Valores negativos causarão um erro.
Segundo(O link abre em nova janela)

Observações: 

  • em contraste com ICU, as extrações .hyper não permitirão valores negativos para este campo. Valores negativos causarão um erro.

  • Ao trabalhar com "S," DATEPARSE('ss.SSSS', '12.3456') retorna 1990-01-01 00:00:12:3456 AD.
Trimestre(O link abre em nova janela) Observação: em contraste com ICU, as extrações .hyper somente permitem valores de 1 a 4. Todos os outros valores causarão um erro.
Dia da semana(O link abre em nova janela)

Observações: 

  • ao trabalhar com "e” mais “ee”, em contraste com ICU, as extrações .hyper permitem somente valores de 1 a 7. Todos os outros valores causarão um erro.

  • Ao trabalhar com "c..cc”, em contraste com ICU, as extrações .hyper permitem somente valores de 1 a 7. Todos os outros valores causarão um erro.

Período(O link abre em nova janela) n/d

Outros artigos nesta seção

Agradecemos seu feedback!