Propriedades de data para uma fonte de dados

Você pode definir propriedades de data para uma fonte de dados. Para isso, clique com o botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Control no Mac) em uma fonte de dados do painel Dados e escolha Propriedades de data.

As opções na caixa de diálogo Propriedades de data são:

  • Calendário padrão - especifica qual sistema de calendário usar: gregoriano padrão ou ISO-8601 baseado em semana. Você pode alternar livremente entre os tipos de calendário com as datas em sua exibição, mas definir o calendário padrão determinará como as datas são usadas ao arrastá-las inicialmente na sua exibição. Consulte Funções de data(O link abre em nova janela).

  • Início da semana - Especifica qual dia é considerado o primeiro dia da semana. Você pode substituir o valor Início da semana definido no nível de fonte de dados, incluindo um valor start_of_week com determinadas funções de data (DATEDIFF, DATENAME, DATEPART e DATETRUNC). Consulte Funções de data(O link abre em nova janela).

    Em alguns casos, o valor inicial dessa configuração é determinado pela fonte de dados. Caso a fonte de dados não inicialize o dia de início da semana, o Tableau consulta as configurações de localidade do sistema. O dia considerado o primeiro da semana varia de região para região. Por exemplo, nos EUA, o domingo é o primeiro dia da semana, e a segunda-feira é o primeiro dia na UE.

    Essa configuração permanece desabilitada para fontes de dados multidimensionais porque essas informações são definidas quando o designer do cubo cria a dimensão de data/hora.

    Depois que uma fonte de dados é criada, o valor Início da semana não será alterado automaticamente se, por qualquer motivo, a configuração de início da semana padrão for alterada no sistema operacional (por exemplo, caso a fonte de dados seja carregada no Tableau Server em um país diferente). Os controles de calendário refletem a localidade da pasta de trabalho, e não a configuração Início da semana da fonte de dados. A exceção acontece quando um início de semana com truncamento da semana mostrando o número indicativo de semana usará a configuração Início da semana da fonte de dados para fornecer um valor de número indicativo de semana consistente no calendário.

  • Início do ano fiscal - Especifica qual mês é considerado o primeiro mês do ano fiscal. Para especificar se uma dimensão de data usa o calendário padrão (Jan. 1 - Dez. 31) ou o calendário fiscal, clique com o botão direito do mouse (clique pressionando na tecla Control do Mac) no campo do painel Dados e selecione Propriedades padrão >Tipo de calendário > e Calendário padrão ou Calendário fiscal. Para qualquer campo de data na exibição, você pode especificar se é necessário usar o calendário padrão ou o calendário fiscal. Para ver detalhes, consulte Datas fiscais(O link abre em nova janela).

  • Formato de data - Especifica o formato padrão para dimensões de data, conforme exibido, por exemplo, em dicas de ferramenta. Para substituir o formato de data padrão de uma dimensão de data, clique no botão direito do mouse (clique pressionando a tecla Control no Mac) no campo do painel Dados e selecione Propriedades padrão > Formato de data > e selecione um dos formatos disponíveis.

Classificação por dia da semana

Se você estiver trabalhando em um idioma para o qual o Tableau não oferece uma versão local, defina a localidade da sua pasta de trabalho para garantir que o Tableau possa classificar os dias da semana na ordem cronológica correta. Caso contrário, o Tableau irá ordenar os nomes dos dias por ordem alfabética. Para obter informações sobre como definir a localidade, consulte Idioma e localidade.

Se nenhum dos locais suportados for apropriado, é possível classificar os dias da semana manualmente. Consulte Classificar dados em uma visualização(O link abre em nova janela).

Formatos de data compatíveis

Ao trabalhar com datas, o Tableau recupera os formatos de data automaticamente pela fonte de dados.

Para obter uma lista de formatos de data compatíveis, consulte a tabela de símbolos de formato de data compatíveis em Formatos de data personalizados.

 

 

Agradecemos seu feedback!